Cada vez mais pedidos de eutanásia indignam veterinários

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

terça out 04, 2011 6:55 pm

aisd Escreveu:
Seria bom que os vet pudessem apresentar alternativas : contactos com associações, com pessoas dedicadas à protecção dos animais ou mesmo com o canil (nem todos são de abate). .
Não sabe mesmo do que fala. Essas pessoas querem soluções instantâneas. Se vão ao Veterinário às 10 da noite, querem ter uma associação já lá caída para resolver naquele instante.Não esperam pelo dia seguinte.

O grande problema que existe é de ordem moral.Nada mais.

A culpa? È de associações que dão animais para adopção sem o minimo controlo ou que fazem adopções por impulso em hipermercados ou feiras. É a justiça como em tudo não funcionar e não punir quem maltrata animais.È das pessoas que defendem a criação de cães de raça low cost ( vulgo canicheiros) que dão a sensação de status de ter um cão da raça X sem ter dinheiro para manter um periquito empalhado.

Mas, para variar, os veterinários são responsabilizados. Meus meninos e minhas meninas..se os veterinários do privado deste país parassem de fazer borlas, facilidades e apoios a pessoas sem grandes meios e a associações, neste momento o problema de saúde pública com dezenas de milhares de animais mais na rua era uma realidade.

Mudem as mentalidades que os veterinarios fazem muito mais de serviço social e pro bono do que as "amigalhaços dos animais" que os criticam e se armam ao pingarelho farão alguma vez quer por animais quer pelo seu semelhante.
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

terça out 04, 2011 7:36 pm

Praziquantel Escreveu:
aisd Escreveu:
Seria bom que os vet pudessem apresentar alternativas : contactos com associações, com pessoas dedicadas à protecção dos animais ou mesmo com o canil (nem todos são de abate). .
Não sabe mesmo do que fala. Essas pessoas querem soluções instantâneas. Se vão ao Veterinário às 10 da noite, querem ter uma associação já lá caída para resolver naquele instante.Não esperam pelo dia seguinte.

A culpa? È de associações que dão animais para adopção sem o minimo controlo ou que fazem adopções por impulso em hipermercados ou feiras. É a justiça como em tudo não funcionar e não punir quem maltrata animais.È das pessoas que defendem a criação de cães de raça low cost ( vulgo canicheiros) que dão a sensação de status de ter um cão da raça X sem ter dinheiro para manter um periquito empalhado.

Mas, para variar, os veterinários são responsabilizados. Meus meninos e minhas meninas..se os veterinários do privado deste país parassem de fazer borlas, facilidades e apoios a pessoas sem grandes meios e a associações, neste momento o problema de saúde pública com dezenas de milhares de animais mais na rua era uma realidade.

Mudem as mentalidades que os veterinarios fazem muito mais de serviço social e pro bono do que as "amigalhaços dos animais" que os criticam e se armam ao pingarelho farão alguma vez quer por animais quer pelo seu semelhante.
Por incrivel que pareça, até estou de acordo consigo :wink:
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

terça out 04, 2011 7:59 pm

Isso não quer dizer que não hajam MAUS veterinários, como já foi referido aqui. Alias não creio que se tenham expressado aqui opiniões contra a profissão em si mas contra casos pontuais de maus profissionais.

Além do mais as mentalidades mudam com ajuda dos veterinários, se estes prestarem todos os esclarecimentos necessários MESMO que os donos não peçam estes esclarecimentos.
naturiis
Membro Júnior
Registado: segunda out 03, 2011 6:05 pm

terça out 04, 2011 8:18 pm

Praziquantel Escreveu:
aisd Escreveu:

Absolutamente. Concordo.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça out 04, 2011 8:37 pm

Era a isso mesmo que eu me referia : dar contactos, apontar alternativas.
Posso apontar 2 ou 3 vets que fazem isto (são bastantes, se pensarmos que conheço alguns 6).
Simplesmente recusar, não é nada.
É mera indiferença pelo animal e pelo problema dos donos.

O apoio que alguns vets dão a associações resulta em salas cheias.
É boa publicidade - chama-se, em gestão, interesse próprio esclarecido.
As pessoas preferem ir a um vet que tem fama de ajudar, onde são ouvidas e os vet são humanos, ié, tentam entender os donos.

Porque, embora existam bestas em todo o lado, estou convencida que a maioria dos donos que pede eutanásia têm razões - normalmente monetárias.
Pex, aqui, os donos de cães com leish, normalmente pedem eutanásia porque não tem posses para pagar os tratamentos iniciais (a última vez que fiz isto, a preços de associação, paguei 500 €).

Outras vezes, são cães agressivos.
Culpa dos donos sem dúvida mas não das crianças que são mordidas...
Mais uma vez não há dinheiro para escolas de treino nem disponibilidade para tal.

E quando se pede 180 euros pela esterilização de uma gata, é assim tão de espantar que se prefira abandonar os gatinhos à porta do Jardim de Oeiras ?
Ora, podia-se evitar algumas destas situações dando, pex, contacto de associações - esterilizar, pex., passa a custar bem menos...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
bernas_setter
Membro
Registado: sexta abr 07, 2006 10:47 pm

quarta out 05, 2011 12:34 am

Boa noite

Isto é sempre um tema muito complicado, e na minha opinião ter animais domésticos é algo muito dispendioso e nos tempos que correm dispensável, pois na prática é mais uma grande despesa. Eu sinceramente, não penso em ter mais animais de estimação, mas agora não era capaz de abandonar ou mandar matar os que tenho, não era mesmo.
Claro que acho terrível ver alguém matar os animais domésticos, não os tivessem, mas nem sempre as coisas são assim tão simples. Sei de pessoas que matam os gatos em baldes de agua logo quando nascem. Mas por outro lado, sei que a pessoa em questão a morar no Portugal profundo não tem poses para os manter nem pagar esterilizações à gata, não tem mesmo. Nestas situações nem sei o que pensar, apesar de me fazer muita impressão, pergunto-me que outras opções tem a Srª, num sitio onde já há montes de gatos?? Resumindo: o problema dessas situações é a falta de €, e quanto mais falta houver mais situações dessas vão aparecer, porque ninguém vai morrer de fome para sustentar um gato ou um cão.
Praziquantel
Membro Veterano

quarta out 05, 2011 12:59 am

aisd Escreveu:
O apoio que alguns vets dão a associações resulta em salas cheias. ...
Sim..de borlistas...quase todos os vets que conheço metidos em apoio associativo debatem-se com o efeito rebound..quem adopta um animal numa associação muitas vezes assume que o veterinario que apoia a associação tem de fazer trabalho gratuito no animal que adoptou até ao final da vida..ah... e quando ele envelhece ou adoece...quem tem de pagar ? O vet ou a associação...com um bocado de sorte, vão, como fazem muitos meter o pobre do velhote á porta da dita porque "já não podem tratar dele"
Última edição por Praziquantel em quarta out 05, 2011 1:12 am, editado 1 vez no total.
Praziquantel
Membro Veterano

quarta out 05, 2011 1:01 am

aisd Escreveu: E quando se pede 180 euros pela esterilização de uma gata, é assim tão de espantar que se prefira abandonar os gatinhos à porta do Jardim de Oeiras ?
Ora, podia-se evitar algumas destas situações dando, pex, contacto de associações - esterilizar, pex., passa a custar bem menos...
Sim, há uma alternativa..é ir ao vet de vez em quando para ter uma relação de proximidade e pagar em 2 ou mais vezes em vez de surgir do desconhecido com animais que nunca viram um veterinario na vida.

E..achei curiosa a sua desculpabilizaçãodo " se não posso esterilizar é aceitável que abandone o animal".Tenho duas gatas não esterilizadas..e uau. estão bem.
Praziquantel
Membro Veterano

quarta out 05, 2011 1:02 am

bernas_setter Escreveu: o problema dessas situações é a falta de €, e quanto mais falta houver mais situações dessas vão aparecer, porque ninguém vai morrer de fome para sustentar um gato ou um cão.
Não diga assim, diga antes #ninguem vai abdicar do telemóvel ou do MEO para sustentar um gato# :arrow:
Praziquantel
Membro Veterano

quarta out 05, 2011 1:07 am

aisd Escreveu: Porque, embora existam bestas em todo o lado, estou convencida que a maioria dos donos que pede eutanásia têm razões - normalmente monetárias. ...
Mais uma vez fala por falar sem saber a realidade. A maioria dos donos que pedem, melhor "exigem tentam chantagear o vet a fazer eutanásia de conveniência" não o fazem por razões monetárias por terem pouco dinheiro, fazem-no porque não querem gastar dinheiro, porque os animais 99,9% dos casos foram dados ou comprados a canicheiros ou online e nunca tiveram meios para manter animais além de comprar ração barata ou dar restos e se este tiver de dar custos..vai-se e venha outro mais novo ou saudável.

O seu argumento é o mesmo que se usava antigamente de "tadinhos dos cães, são abandonados no verão porque os donos não têm onde os deixar nas férias" e além de demonstrar falta total de conhecimento, é uma total desculpabilização de quem abandona animais com justificações espúrias.

Há duas razões porque as pessoas abandonam animais ou os mandam eutanasiar sem razão clinica.Por tudo e por nada. O resto é especulação por parte de quem, desculpe que diga, deconhece em absoluto do que quer falar.

P-S

Esqueci-me do seguinte. Uma das grandes razões de tentarem abater animais é porque estes ficam velhos e precisam de medicação porque têem dificuldades de locomoção, ficam incontinentes, surdos e fazem barulho.
Praziquantel
Membro Veterano

quarta out 05, 2011 1:15 am

aisd Escreveu:
Culpa dos donos sem dúvida mas não das crianças que são mordidas...
Mais uma vez não há dinheiro para escolas de treino nem disponibilidade para tal. ...
Pela sua argumentação o problema é dos vets, das associações, das escolas de treino..nunca é dos donos tadinhos que se debatem cronicamente com a falta de dinheiro, mas não sabem ser adultos o suficiente para saber que um animal respira, sente e tem custos a manter. Os donos tadinhos somente vão dizer "ai são todos ladrões, ninguém nos ajuda, não temos dinheiro".

Mas depois vamos a ver e todos têm carro...vários telemóveis, sport tv... não se conta é com o cão.

Alguém vê boxes da Zon abandonadas nas ruas?
:lol:
Praziquantel
Membro Veterano

quarta out 05, 2011 1:20 am

lsgl Escreveu: Além do mais as mentalidades mudam com ajuda dos veterinários, se estes prestarem todos os esclarecimentos necessários MESMO que os donos não peçam estes esclarecimentos.
:roll: Sério ? Experimente ter esse diálogo inovador com umas centenas de donos porreiraços que não o querem ouvir sequer, se recusam a ouvir o que tem a dizer. Se neste fórum temos pessoas que são capazes literalmente de criar ruído de fundo para tapar mensagens de que não gostam..imagine na vida real no atendimento ao público com clientes seus que se recusam a ouvir o que tem a dizer...

Não leve a mal, mas se atendesse público...não diria isso.
Praziquantel
Membro Veterano

quarta out 05, 2011 1:26 am

Vejamos desculpas reais..perdão..a"rgumentos válidos "de quem que abater o seu cão.

"é para pô-lo a dormir QUE NÃO PARA DE LADRAR".

" Epá, não me convém agora gastar dinheiro ponha-o a dormir"

"Quero abatê-lo "prontes" que tenho uma criança pequena, "prontes""

"Não tenho vagar para aqui vir dar as injecções"
"Vou mudar de casa e nao tenho espaço".
"está velho e deve tar a sofrer, dê-lhe uma coisa para morrer".

"Não o posso ter mais, o sô dr abata...ah não abate ? Atão dou-lhe uma sacholada, prontes"

Tudo como podem ver justificações válidas.

E depois há os bananas que dizem " Olhe dr, ele como o sr diz, está a sofrer muito, a medicação já não o alivia, por favor faça-o parar de sofrer".

Mas estes últimos são bananas...os de cima é que são os tadinhos...
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quarta out 05, 2011 11:17 am

Praziquantel Escreveu:
lsgl Escreveu: Além do mais as mentalidades mudam com ajuda dos veterinários, se estes prestarem todos os esclarecimentos necessários MESMO que os donos não peçam estes esclarecimentos.
:roll: Sério ? Experimente ter esse diálogo inovador com umas centenas de donos porreiraços que não o querem ouvir sequer, se recusam a ouvir o que tem a dizer. Se neste fórum temos pessoas que são capazes literalmente de criar ruído de fundo para tapar mensagens de que não gostam..imagine na vida real no atendimento ao público com clientes seus que se recusam a ouvir o que tem a dizer...

Não leve a mal, mas se atendesse público...não diria isso.
Olhe, eu nunca disse que não há bestas como donos... mas não acha que um veterinário tem um papel importante na mudança de mentalidades? Nem todos os donos são bestas, alguns são simplesmente ignorantes.
E não estou aqui a dizer que a maioria é ou não uma besta quadrada que não dá ouvidos, só estou a dizer que mentalidades também se mudam com ajuda do veterinário. Ou acha que n\ao vale a pena sequer tentar? :roll:
bernas_setter
Membro
Registado: sexta abr 07, 2006 10:47 pm

quarta out 05, 2011 11:48 am

Praziquantel Escreveu:
bernas_setter Escreveu: o problema dessas situações é a falta de €, e quanto mais falta houver mais situações dessas vão aparecer, porque ninguém vai morrer de fome para sustentar um gato ou um cão.
Não diga assim, diga antes #ninguem vai abdicar do telemóvel ou do MEO para sustentar um gato# :arrow:
Correcto, dei um exemplo de um extremo.
Agora eu posso preferir ter um telemóvel xpto e o MEO em vez de ter que sustentar um gato, ou não? O problema será mais quando se tem tudo e não se pode ter. Mas lá está, as situações mudam, e uma pessoa até podia ter condições para isso tudo e actualmente não ter, mas dai a levar um gato/cão para abater só porque sim é criminoso, pois os animais não precisam de rações e vet's xpto para viver. O gato de um conhecido de certa idade, só come restos de comida, e ás vezes come um bocado de comida de lata para gato das mais ranhosas que existe, e ainda não morreu por isso.

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Cães”