TheOne Escreveu:Sim, pode e deve ser generalizada.
Uma trela tensa transmite ao cão a ideia que não confiamos nele, que estamos inseguros com a sua atitude, é isso que transmite ao cão, seja ele inseguro, seguro, agressivo, dócil, dominante ou submisso, a mensagem é a mesma, o que muda é o modo como o cão reage à sua insegurança.
A trela NÃO é para manter tensa, é para corrigir o comportamento quando necessário.
Desculpe mas generalizar significa que tal "regra" inquestionável se aplica a todos os cães. E, tal como lhe disse no post anterior, não se aplicou aos meus cães nem tão pouco aos cães com que me cruzo. Não sei em que se baseia mas se essa é a sua opinião, respeito-a. Agora não a generalize o que não se aplica a todos.
TheOne Escreveu:A trela NÃO é para manter tensa, é para corrigir o comportamento quando necessário.
Então e do que estamos aqui a falar? Não é em
corrigir comportamentos agressivos?
TheOne Escreveu:E não justifiquei?
Não era para si
TheOne Escreveu:Há princípios básicos que são ERRADOS, seja em que cão for, e a trela tensa É um dos princípios errados.
Nunca disse que a trela deve ficar sempre tensa, e com esta frase é essa a idea que está a transmitir.
O que eu disse, e que é bem diferente, e que depois até "esmiucei" é que, em situações em que poderá ser necessário agir com alguma celeridade (cruzar com cães / pessoas; passar a passadeira; etc)
eu coloco a trela tensa/sem folga/esticada/sem estrangular o cão! E nunca senti o Kalash inseguro nem tão pouco o seu comportamento revela alguma insegurança. Logo, a sua opinião não pode ser generalizada. O que não significa que esteja errada, diverge da minha e uma não anula a outra.
Em relação à trela transmitir sentimentos. Bom, não li todos os livros sobre cães. Nem se pode dizer que tenha lido muitos. Mas os que li explicavam, grosso modo, que a relação de confiança e aquilo que transmitimos ao animal tem origem na interacção diária: no treino, no passeio, no exercício, nas brincadeiras, nos mimos, na alimentação. Sobre a trela nunca li senão para, entre outras coisas (e aqui estamos de acordo) corrigir comportamentos!