Problema com outros caes

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sexta out 07, 2011 12:22 am

DieKalash Escreveu: Por uma vez habituem-se a dar a V. opinião ou a partilhar experiências e, se algo que é dito não for correcto corrijam. Mas justifiquem e fundamentem... Não digam não porque não. IMPORTANTE: por as opiniões/experiências dos outros irem contra as vossas não faz delas delas incorrectas mas sim divergentes.
E não justifiquei?
TheOne Escreveu:
As trelas tensas transmitem ainda mais insegurança ao cão.

Em primeiro lugar, não a deve deixar aproximar a um cão instável, a um cão nervoso, a um cão demasiadamente excitado ou descontrolado. Para este exercício, terá de escolher um cão calmo, tranquilo, sociável e controlado.

Como dificilmente irá encontrar este tipo de cão na rua, e pelo que deu a entender, não percebe muito de treino de cães, porque não tenta uma escola?
Há princípios básicos que são ERRADOS, seja em que cão for, e a trela tensa É um dos princípios errados.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
DieKalash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm

sexta out 07, 2011 1:32 am

TheOne Escreveu:Sim, pode e deve ser generalizada.

Uma trela tensa transmite ao cão a ideia que não confiamos nele, que estamos inseguros com a sua atitude, é isso que transmite ao cão, seja ele inseguro, seguro, agressivo, dócil, dominante ou submisso, a mensagem é a mesma, o que muda é o modo como o cão reage à sua insegurança.

A trela NÃO é para manter tensa, é para corrigir o comportamento quando necessário.
Desculpe mas generalizar significa que tal "regra" inquestionável se aplica a todos os cães. E, tal como lhe disse no post anterior, não se aplicou aos meus cães nem tão pouco aos cães com que me cruzo. Não sei em que se baseia mas se essa é a sua opinião, respeito-a. Agora não a generalize o que não se aplica a todos.
TheOne Escreveu:A trela NÃO é para manter tensa, é para corrigir o comportamento quando necessário.
Então e do que estamos aqui a falar? Não é em corrigir comportamentos agressivos?
TheOne Escreveu:E não justifiquei?
Não era para si :wink:
TheOne Escreveu:Há princípios básicos que são ERRADOS, seja em que cão for, e a trela tensa É um dos princípios errados.
Nunca disse que a trela deve ficar sempre tensa, e com esta frase é essa a idea que está a transmitir.

O que eu disse, e que é bem diferente, e que depois até "esmiucei" é que, em situações em que poderá ser necessário agir com alguma celeridade (cruzar com cães / pessoas; passar a passadeira; etc) eu coloco a trela tensa/sem folga/esticada/sem estrangular o cão! E nunca senti o Kalash inseguro nem tão pouco o seu comportamento revela alguma insegurança. Logo, a sua opinião não pode ser generalizada. O que não significa que esteja errada, diverge da minha e uma não anula a outra.

Em relação à trela transmitir sentimentos. Bom, não li todos os livros sobre cães. Nem se pode dizer que tenha lido muitos. Mas os que li explicavam, grosso modo, que a relação de confiança e aquilo que transmitimos ao animal tem origem na interacção diária: no treino, no passeio, no exercício, nas brincadeiras, nos mimos, na alimentação. Sobre a trela nunca li senão para, entre outras coisas (e aqui estamos de acordo) corrigir comportamentos!
Com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Morais

<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>

O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta out 07, 2011 11:01 am

A TheOne já explicou e tem toda a razão, falo por experiência própria.

A melhor maneira de apresentar dois cães que não se conhecem é levá-los para um território neutro para ambos, passeá-los lado a lado, nunca confrontá-los frente a frente e muito menos aplicando tensão na trela. Os cães sentem a nossa insegurança, o nosso medo e o nosso nervosismo e agem de acordo com isso. A trela deve estar lassa sem aplicar pressão no pescoço do animal. Os animais não devem ser postos frente a frente.

E mais , DieKailash, um dia que o seu cão queira fazer a folha a outro NÃO VAI CONSEGUIR afastá-lo a curta distância por muita força que faça a puxar a trela. :| O seu cão não é um canito de 20 kgs que se consiga puxar com facilidade. Mais uma vez, falo por experiência própria.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Arguidaa
Membro Veterano
Registado: terça jun 07, 2011 8:32 am

sexta out 07, 2011 11:17 am

Osafi Escreveu:A minha cadela se está de trela e um cão vem ter connosco ela é logo a mostrar os dentes, rosnar e às vezes tenta mesmo morder-lhes... :roll:

Quando está solta...nem parece a mesma. Vai ter com o outro cãozinho, cheiram-se e às vezes até brincam um com o outro!

Eu acho que quando ela está de trela pensa que é "a melhor do bairro" porque tem a protecção da dona.

Agora quando estamos a passear e aparece um cão eu solto-a logo (não se preocupem porque nós só costumamos passear em locais onde não passam carros).

Ainda bem que não mora para os meus lados pois garanto-lhe que íamos ter sérios problemas. :roll:

A sua "preocupação" é "só" o não existirem carros??? Solta a sua cadela para ela ir "disparada" ter com outro animal sem ao menos saber como é que o outro pode reagir? :twisted: :twisted:

Uma coisa lhe digo ... se isso acontecesse com a minha cadela ... acredite que iria acabar mal pois quer-me parecer que muito poucos animais, gostam de ver outro ir "disparado" na sua direcção.

Eu realmente fico :o :o
dinodane
Membro Veterano

sexta out 07, 2011 11:19 am

No entanto o post da Osafi ilustra muito bem o que queria explicar ao DieKailash.

DieKalash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm

sexta out 07, 2011 11:54 am

Aceito todas as opiniões e experiências e umas não anulam as outras porque não há duas situações nem personalidades iguais. As situações não podem ser todas colocadas em pé de igualdade nem aplicadas com régua e esquadro porque nem sempre as planeamos ou controlamos na totalidade.

Ex. 1: Quando formos de férias e não pudermos levar o Kalash ele vai ficar com familares da minha mulher que têm uma Boxer de 11 anos. Condição: os animais darem-se bem ou, no mínimo, não se atacarem. Foram apresentamos. Como? Passeio no paredão nas condições que TheOne e dinodane referem. É algo planeado e não um cruzamento de circunstancia.

Ex. 2:
Estamos a passear no paredão e cruzamos-nos com outro cão atrelado. O kalash normalmente ignora e não investe na direcção do outro. Quando muito olha ou pára por alguns segundos. Mas se o outro cão (e dono) vêm na nossa direcção vocês acham que dá tempo para dizer ao outro dono que devemos passeá-los lado a lado, etc? Aí, e desde que o dono do outro cão o consinta, dão-se as normais cheiradelas do olá, porque como já disse anteriormente eu quero que o meu cão seja sociável, tanto com pessoas como com outros cães. Na vossa opnião devo deixar a trela laça e correr o risco de os cães se pegarem e não o conseguir afastar antes que abocanhe o outro ou vice versa? É que, como disse a dinodane e muito bem eu não tenho um cão com 20 Kg.

A trela bem tensa não significa que esteja a fazer pressão no pescoço do cão. E parece-me que o busílis está aqui.
Com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Morais

<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>

O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
dinodane
Membro Veterano

sexta out 07, 2011 12:04 pm

Amigo DieKalash, pois estando a trela tensa pode ter a certeza que essa tensão é transmitida ao animal. Pode ter a trela curta na mesma sem que a mesma esteja esticada ao limite, parece-me. O comando junto é muito importante nesta situação e um dos mais úteis no treino básico.
E mais uma vez, com trela lassa ou tensa, dificilmente vai conseguir controlar a situação caso ela se apresente se os cães não estiverem a uma distância segura um do outro. A menos de 2 metros se o seu Kalash decidir investir simplesmente arrasta-o numa fracção de segundo antes de o dieKalash sequer perceber qual a intenção dele. O melhor mesmo é guardar distância dos outros cães e promover a sociabilização num local controlado com donos conhecidos onde tenha espaço de manobra, não num corredor estreito onde os cães têm obrigatoriamente de se cruzarem num espaço limitado.

vfrusso
Membro
Registado: sexta jul 16, 2010 9:18 pm

sexta out 07, 2011 2:04 pm

Estou a ficar elucidado de algumas sugestões dos user's, agradeço por isso. Focando no meu problema, tenho plena consciência de que a minha cadela não foi corretamente socializada com outros cães por várias circunstâncias, erro meu. Mas sei que ela não é agressiva, apenas desconfiada e ansiosa, dai o meu receio na abordagem dela a outros da mesma especie. Já uma vez ela deixou-se cheirar por um cão já de idade e quando o foi para cheirar o cão tentou ataca-la mas ela não respondeu apenas afastou-se(também puxei logo a trela) e quis ir lá novamente.
Outro episodio que achei estranho foi no vet, com um cachorrinho de 4 meses, ela tinha á volta de 11 e queria ir ter com ele mas quando chegou rosnou-lhe um pouco, não é normal. Tenho dúvidas que esses rosnars sejam de agressividade, suspeito que sejam um rosnar de tipo quero ir lá brincar deixa-me, mas as dúvidas impedem-me de deixá-la á vontade, pois os riscos são grandes.
mfpuscas
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 4:29 pm

sexta out 07, 2011 6:22 pm

Peço desculpa à autora do tópico pela intromissão, mas tenho uma duvida que penso que se enquadre aqui.

O meu Cachorro está com cerca de 7 meses e o relacionemento com outros cães não tem sido muito pacifico. Uma coisa estranha que aconteceu foi quando o meu cão conheceu outro cão (macho) e o outro cheirou-o enquanto o meu ficou um pouco petrificado. Depois o meu pôs as duas patas por cima do dorso do outro cachorro. Isso demonstra dominância?
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sexta out 07, 2011 6:40 pm

O rosnar é um aviso, não me aprece que haja rosnares simpáticos e rosnares ameaçadores. Rosnar é sempre um aviso de que o animal está desconfiado, inseguro com algo e pode vir a atacar.
vfrusso
Membro

sexta out 07, 2011 8:25 pm

moslie Escreveu:O rosnar é um aviso, não me aprece que haja rosnares simpáticos e rosnares ameaçadores. Rosnar é sempre um aviso de que o animal está desconfiado, inseguro com algo e pode vir a atacar.
Permita-me discordar do que disse, no geral concordo consigo plenamente, mas no meu caso várias vezes que brinco com a minha cadela e ela rosna, mas não é a avisar nem sinal de agressividade, é apenas alegria e brincadeira.
ovcharka
Membro Veterano
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm

sexta out 07, 2011 8:47 pm

vfrusso Escreveu:
moslie Escreveu:O rosnar é um aviso, não me aprece que haja rosnares simpáticos e rosnares ameaçadores. Rosnar é sempre um aviso de que o animal está desconfiado, inseguro com algo e pode vir a atacar.
Permita-me discordar do que disse, no geral concordo consigo plenamente, mas no meu caso várias vezes que brinco com a minha cadela e ela rosna, mas não é a avisar nem sinal de agressividade, é apenas alegria e brincadeira.
Eu nao sei dizer que tipo de som faz o seu cao, mas como o moslie disse, o rosnar é sempre um sinal de instabilidade do sistema nervoso, logo nao pode nunca ser associado a alegria. O rosnar acontece quando o cao está com medo, irritado ou pronto a atacar. È sempre um aviso. Um cao que rosne a brincar, provavelmente nao está a gostar da brincadeira e apenas nao morde porque aceita o outro lado com o lado dominante. Talvez o seu cao faça um som semelhante, mas que nao é um rosnar.
vfrusso
Membro

sexta out 07, 2011 9:04 pm

ovcharka Escreveu:
vfrusso Escreveu:
Eu nao sei dizer que tipo de som faz o seu cao, mas como o moslie disse, o rosnar é sempre um sinal de instabilidade do sistema nervoso, logo nao pode nunca ser associado a alegria. O rosnar acontece quando o cao está com medo, irritado ou pronto a atacar. È sempre um aviso. Um cao que rosne a brincar, provavelmente nao está a gostar da brincadeira e apenas nao morde porque aceita o outro lado com o lado dominante. Talvez o seu cao faça um som semelhante, mas que nao é um rosnar.

Talvez se enquadre nessa situação, mas se não é rosnar é muito parecido.Mas friso que em brincadeira ela faz isso constamemente, e não é nunhum aviso nem sinal de agressividade é mesmo alegria lol
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

sexta out 07, 2011 9:06 pm

vfrusso Escreveu:
Nesse caso nunca ouviu um cão a rosnar.
vfrusso
Membro

sexta out 07, 2011 9:07 pm

Estando bastante incompreesnivel sobre este assunto, comigo o "rosnar" dela sei que é alegria, mas então com os outros caes poderá ser agressividade e sinal de aviso para os mesmos, mas será normal ela querer ir ter com eles rosnar e voltar lá?seja para um cão mais velho,seja um cão brincalhão ou até mesmo um indefensável cachorro???

Sei que o melhor é ir a um treinador mas por enquanto por motivos geográficos não posso.
Responder

Voltar para “Cães”