Rottweilers

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

quinta out 23, 2003 1:47 pm

Viva,

Quino
....e concordo plenamente que infelizmente em Portugal não se goza ao maximo o prazer de trabalhar com os Rottweilers e a alegria de ver um Rottweiler a trabalhar.

Só tenho pena de achar quase impossivel um dia ver em Portugal o que vejo regularmente quando visito criadores e amigos na Alemanha.
É sem duvida dificil vermos no nosso país um grupo de criadores e simples proprietarios, juntarem-se varias vezes por semana num local cuidadosamente preparado por eles para em conjunto trabalhar com os seus cães e acabar o dia num agradavel lanche.

Alguem consegue imaginar isto acontecer em Portugal ?

A unica forma de alguma vez isto acontecer seria o CPC e o RCP trabalharem em conjunto para que como na Alemanha ou na Austria só se possa reproduzir oficialmente pelo clube com cães com provas de trabalho.

Até lá.........é uma alegria......triste !!!
Para o Quino e não só:

Um tópico muito interessante de ser comentado. Como tal, se me permites, darei a minha opinião em relação a algumas das coisas que escreveste:
A unica forma de alguma vez isto acontecer seria o CPC e o RCP trabalharem em conjunto para que como na Alemanha ou na Austria só se possa reproduzir oficialmente pelo clube com cães com provas de trabalho.
Fizeste referencia à criação envolvendo o CPC e de certa forma responsabilizando-o pelo que se faz neste pais em relação ao Rottweiler. Em parte é verdade, mas tem que se começar pelo princípio, pelas bases e com quem deve estabelecer a regras e dar o exemplo em relação à raça: Rottweiler Clube de Portugal

O que é que é exigido aos criadores pelo RCP? C.A.R. (Certificado de Aptidão a Reprodução) e Teste de Carácter. Este ultimo, para alem da “fonte de receita” que é para o clube, não vale nada. Nem em termos oficiais, nem na forma como é realizado/Julgado.

É triste, divulgarem este Teste e dizerem que dado a má fama que a raça atravessa em Portugal, o RCP estará disponivel para realizar esses mesmos testes. Uma atitude perigosa, levando pessoas a pensar que se passarem nesse teste tem "garantias" em relação ao cão. cuidado.

Parece-me que o RCP tem dificuldades em perceber qual é a diferença entre o temperamento e o carácter de um cão, para alem daquilo que realmente é importante fazer neste capítulo, na sua real avaliação.

O Teste de Carácter deveria ser alterado, na forma como é elaborado e julgado, e ser um complemento a outras coisas. Aí sim, acabaria por ser uma mais valia para quem quisesse submeter o seu cão a esse teste. Não me alongo mais sobre este tema, porque o Clube é que sabe e tem as competências para saber como se faz... :evil:

Desculpa-me ou desculpem-me se pareço arrogante, mas não precisei do CPC ou mesmo do RCP (com tristeza minha) para ter uma cadela reprodutora com o BH. Tal e qual se exige na Alemanha (e não sou tão viajado). Com o mérito de não a ter importado já com títulos ou mandá-la obter esses mesmos títulos a países onde todos podemos ser médicos Dentistas ou algo similar. Sim, infelizmente também se passa com os cães...Claro, não para serem dentistas mas para obterem títulos de trabalho. Mais tarde com fins comerciais surgem nas exposições em classe de trabalho. A vaidade e o negócio assim o obrigam, a raça, em nada sai beneficiada.

A minha cadela foi treinada pelas minhas mãos com o tempo e “sacrifício” que isso acarreta.

Pergunto: Qual foi o criador em Portugal que até ao dia de hoje fez algo similar?...Pois é...

Pergunto: Quantas vezes o RCP, incentivou ou deu condições para que algo do género fosse feito?...Pois é...

Resumindo, o problema de não se ver Rottweilers a trabalhar em Portugal é porque essa cultura não é transmitida pelos criadores nem tão pouco apadrinhada pelo Clube da Raça. Este é o primeiro a dar o mau exemplo.

Embora o CPC pudesse ter um papel interessante, não tentem sacudir a agua do capote. Com o correr do tempo, ai sim, fazer ver ao CPC determinados aspectos e mais valias em alguns títulos (com averbamento no Pedigree) e a obrigatoriedade dos mesmos para os progenitores, aquando o registo de ninhada.

Até lá se querem apontar o dedo, dêem o exemplo!
É sem duvida dificil vermos no nosso país um grupo de criadores e simples proprietarios, juntarem-se varias vezes por semana num local cuidadosamente preparado por eles para em conjunto trabalhar com os seus cães e acabar o dia num agradavel lanche.

Alguem consegue imaginar isto acontecer em Portugal ?
Curioso:

Pessoalmente, embora não seja criador, sim porque não tenho 10,15,20 ou mais cães em canil (a correrem atrás das sombras e a roerem grades), e não os vendo a preços exorbitantes que para alguns é sinónimo de qualidade, não me revejo no teu comentário.

Ficas a saber e estás novamente convidado a participar activamente, nos meus fins-de-semana dedicados aos cães e ao trabalho. Sábados e Domingos de manha, levantar cedo (chova ou faça sol), rumo ao Cartaxo, Malveira ou Porto afim de ir ter com outros proprietários que igualmente trabalham os seus cães. No final, no próprio local ou em casa de alguns dos participantes à sempre um almoço, lanche ou mesmo jantar. Nessa altura em amena cavaqueira faz-se um balanço do dia e das dificuldades encontradas no treino. Muitas vezes são visionadas cassetes, para comentarmos os nossos treinos e outras vezes são visionados treinos de profissionais do meio. O ambiente é bom e agradável. Esta é uma forma de interagirmos com os nossos cães de forma activa e ficarmos a conhecê-los como ninguém. Damos-lhes valor e atenção.

Ficas igualmente a saber, embora não possa garantir o seu sucesso (nem o meu), nos próximos meses irei à Madeira, para onde vendi dois cachorros. Vou ter com os seus proprietários (um deles já esteve na minha casa) afim de os ajudar a treinar os seus cães e a prepará-los para um BH. O mesmo se irá passar com outra cachorra que se encontra no Porto.

Tudo isto acontece, fruto de um verdadeiro interesse, que tenho pela raça Rottweiler e pelos seus proprietarios.

Estou sempre disponível (na prática e não através de conselhos telefónicos que na sua maioria não passam de frases feitas) para aqueles a quem vendi cachorros. É minha obrigação fazê-lo.

Igualmente estou disponível para aqueles que querem fazer alguma coisa palpável em prol da raça Rottweiler. Nem que seja, no "mínimo", sociabilizar e educar um cão para o dia-a-dia.

Sabes?...o problema é que tudo isto não dá dinheiro, dá trabalho. Uns querem poleiro e outros fazem alguma coisa.

O exemplo tem que vir de cima e enquanto a direcção do RCP não se demitir, utilizando as tuas palavras,...Até lá.........é uma alegria......triste !!!

Sabes Quino? Deves estar farto de me ouvir e das minhas intervenções, mas é que fui, eu com muitos outros proprietarios de Rottweilers e sócios do clube, enganados e gozados durante muitos anos. O que pelos vistos querem continuar a fazer.

Chega!!!!!!!! :evil: :x :evil: :x :evil: :x :evil: :x :evil: :x :evil:

Abraço.
Azda
Membro Júnior
Registado: quarta out 15, 2003 4:51 pm

quinta out 23, 2003 3:09 pm

CMNogueira... Adorei a tua opinião... penso que pessoas como tu é que fazem a fronteira entre aqueles que amam a raça e aqueles que fazem dela uma fonte de rendimento. Obrigada.

Já agora gostava de te fazer uma pergunta: tenho um rott de 4 meses que por vezes manda umas rosnadelas quando lhe tiramos objectos ou quando o chateamos quando dorme! Já fui com ele a um treinador mas gostava de saber a tua opinião de como contornar este comportamento.

Ele já esteve pior... à custa de muito tempo e muita paciencia ele já melhorou bastante, mas mm assim gostaria de saber a opinião de alguém q conhece tão bem a raça!

**obrigada :lol:
Azda
Membro Júnior
Registado: quarta out 15, 2003 4:51 pm

quinta out 23, 2003 3:12 pm

CMNogueira... Adorei a tua opinião... penso que pessoas como tu é que fazem a fronteira entre aqueles que amam a raça e aqueles que fazem dela uma fonte de rendimento. Obrigada.

Já agora gostava de te fazer uma pergunta: tenho um rott de 4 meses que por vezes manda umas rosnadelas quando lhe tiramos objectos ou quando o chateamos quando dorme! Já fui com ele a um treinador mas gostava de saber a tua opinião de como contornar este comportamento.

Ele já esteve pior... à custa de muito tempo e muita paciencia ele já melhorou bastante, mas mm assim gostaria de saber a opinião de alguém q conhece tão bem a raça!

**obrigada :lol:
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta out 23, 2003 3:20 pm

Estmado Nogueira:
Parabéns pela excelente lição que nos deu sobre o que é ser dono ou criador de cães de trabalho!
Um exemplo a seguir, realmente.

Um abraço

José Carlos
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta out 23, 2003 4:27 pm

Claudio, como sempre, uma excelente intrevenção! São pessoas assim que fazem toda a diferença!
Continuação do excelente trabalho!
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
CMNogueira
Membro Veterano
Contacto:

sexta out 24, 2003 10:28 am

Viva,

Para AZDA e não só:

O método de correcção para o caso que relata encontra-se “explicado” na seguinte página:

http://www.amigodorottweiler.com/bo/con ... &pag_num=3

A determinação e persistência no método utilizado, trazem resultados a curto prazo. A continuação, ao longo de todo o processo de crescimento, minimizará essas atitudes.

Não se preocupe, porque é bom o cão em cachorro ter essa atitude. Preocupante, seria não a ter. É mais fácil, “empurrar” um cão para baixo (retirar-lhe dominância) do que “puxar” um para cima (Dar-lhe confiança). O primeiro em condições normais, bem sociabilizado e educado, será em adulto (a partir dos 3 anos) um cão tranquilo, confiante e respeitador. Saberá, com naturalidade, diferenciar uma situação estranha de uma situação normal. O segundo, um cão receoso ou submisso em demasia, poderá trazer problemas em adulto, para alem de que o processo de sociabilização se torna mais complicado e moroso. O Cão tem tendência para evitar situações novas, refugiando-se atrás do dono ou tentando mesmo fugir. Para não se “perder” um cão assim, é necessária paciência e conhecimentos.

Infelizmente, este é um problema de muitos proprietários que ao adquirirem um Rottweiler, dado a fama que a raça tem, procuram os mais calmos e isolados da ninhada. Errado.

Devemos procurar os mais activos e atentos, os que não fogem em pânico a ruídos (palmas, bater dos pés, queda de objectos) aqueles que nos procuram, aqueles que quando os “empurramos” ou agarramos nos tentam mordiscar e aqueles que ao os beliscar (apertar uma pata aumentando gradualmente a força) resistem até à ultima e antes de ganirem, tentam morder para se libertar.

Dentro deste tipo de escolha e atendendo ao perfil do futuro proprietário, o criador tem obrigação de fazer uma selecção cuidada e responsável. Alertar para o tipo de cão que (à partida) irá ter.

Se reparar nas primeiras fotos da página que recomendei, são os cachorros de uma ninhada que fiz, antes do período de entrega, a serem integrados no “meu” dia-a-dia. Desta forma, para alem dos cães já irem ambientados aos movimentos e ruídos dentro de uma casa (aspiradores, Pratos, arrastar de cadeiras, etc), tenho a possibilidade de os ir observando e fazendo as primeiras correcções aos seus comportamentos. Os futuros proprietários, já levam um pouco a “papinha” feita. Dá trabalho.

Já imaginou cachorros de 2 meses, espalhados por todo o lado (ver foto) a quererem morder tudo e a fazerem as suas necessidades? Para já, segundo os relatos dos actuais donos, os resultados formam positivos. Dizem que quando chegaram a suas casas, os cachorros, andavam confiantes sem grandes receios do que os rodeava. Isto é o que se pretende e não o cachorro esconder-se ou ficar nas primeiras horas deitado e assustado.

Desejo-lhe boa sorte, a si e ao seu pequeno grande Rottweiler!

Obs – Disponha sempre que precisar.
pedro_adr
Membro Veterano
Registado: terça out 14, 2003 7:02 pm
Contacto:

sexta out 24, 2003 6:22 pm

Ola pessoal,

Desta vez nao concordo consigo, Sr Nogueira, quando diz que um Rottweiler dominante pode-se "empurrar para baixo" e dominar facilmente o carater dele quando fore maior; tenho experiencia de adestramento de caes de ataque e na segurança privada, e ainda tenho algumas cicatrizes para me lembrar disso, mas posso-lhe dizer que ha linhas de Rottweilers, principalmente de trabalho que teêm um carater muito forte e duro, e com certeza esses caes nao servem para familia.
Eu conheço varios colegas que tiveram problemas de dominancia, e nao ha nada a fazer. Penso que em Portugal, os Rottweilers conservaram o carater de Rottweiler ??? Ha testes para saber do carater do cao (testes de Campbell), e acho esses testes importantes para determinar o destino do cachorro (trabalho com um dono, ou entao para familia), mas nunca iria indicar um Rottweiler dominante para uma familia o
Esses caes medrosos, na raça Rottweiler, se nasceram de pais equilibrados e selecionados, nao fazem problemas para mais tarde e é facil dar mais dominancia a esses caes. Tudo é questao de psicologia canina para o dono dar mais segurança a um cao submisso, mas você nunca vai conseguir tirar a dominancia dum Rottweiler de carater muito forte, isso garanto-lhe ;) , e até era perigoso.

Abraços,
Pedro.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

sexta out 24, 2003 7:01 pm

Ora viva,
Como sempre o Claudio presenteia-nos com sábias palavras e o bom senso que desde sempre nos habituou. Concordo inteiramente com tudo o que disse.
Quanto ao comentário anterior, acho que não se deve confundir um cão confiante com um cão dominante, e é claro que uma avaliação previa do caracter tem de ser feita( nomeadamente com o teste de Campbell...embora este seja falível se não for feito nas melhores condições... e repetido várias vezes).
O que não posso concordar é que um cão medroso possa ser o recomendado para cão de familia!!! Um cão medroso é um cão que necessita de muita correcção, sob pena de se tornar um "Fear biter" ( mordedor por medo) e com isso poder ser um grave risco para uma familia e para as demais pessoas que o rodeiam.
O ideal para uma familia é um cão confiante, mas não excessivamente dominante. Talvez o "Brincalhão" da ninhada que não se intimida com o ambiente que o rodeia, mas também não procura consecutivamente demonstrar a sua dominância frequentemente com os irmãos.
Os medrosos ou os dominantes aconselho-os apenas a pessoa bastante experientes e que saibam exactamente o que é necessário fazer para moldar comportamentos.
Concordo com o Claudio que é mais fácil domar um cão dominante do que um medroso, e mais facilmente se desiste dos segundos. Note que estamos a falar de cachorros e de tudo aquilo que se pode fazer até atingirem a idade adulta. Como é obvio um cão adulto que se tornou demasiado dominante, e mesmo até agressivo, em função de um mau treino ou da ausência deste, é muito dificil de quebrar em função da força que um animal destes possui!!

Já agora gostava de saber o que é um 'cão de ataque' e a que função se destina!! É treinado para atacar quem, e em que circunstâncias?

Cumprimentos
Paulo C.
pedro_adr
Membro Veterano
Contacto:

sexta out 24, 2003 8:14 pm

Sim, enganei-me em definir exatamente o que eu queria dizer; eu falei de cao medroso, porque o Sr Nogueira falou de cao medroso, bem que na raça seria dificil encontrar muitos casos desses, mas na verdade queria dizer um cao que nao demostre qualquer dominancia;
No que diz respeito aos caes de ataque, é assim que nos em França chamamos, na nossa linguagem de utilizadores de caes de trabalho e nas empresas de segurança privada, os caes de intervençao na via publica ou privada; desculpe la se a palavra pode chocar em Portugal, mas é assim que costumamos chamar esses caes, e pelos vistos nao tem a mesma definiçao em Portugal :oops:

Até,
Pedro.
CMNogueira
Membro Veterano
Contacto:

sábado out 25, 2003 10:54 pm

Viva,

Para o PEDRO e não só:
Desta vez nao concordo consigo, Sr Nogueira, quando diz que um Rottweiler dominante pode-se "empurrar para baixo" e dominar facilmente o carater dele quando fore maior; tenho experiencia de adestramento de caes de ataque e na segurança privada, e ainda tenho algumas cicatrizes para me lembrar disso, mas posso-lhe dizer que ha linhas de Rottweilers, principalmente de trabalho que teêm um carater muito forte e duro, e com certeza esses caes nao servem para familia.
Antes de mais obrigado pelo seu comentário e pela sua “critica”. Num próximo post, quando referir o meu nome, pode tirar o Sr.

Atendendo à sua área de actividade e às suas cicatrizes, percebo do que está a falar. No entanto, não tenho, nem quero ter esse tipo de experiência. São cães que estão num “patamar” diferente e com objectivos diferentes. Já vi (ao vivo e a cores) Rottweilers, bem como cães de outras raças ( que nesses moldes também deixam cicatrizes) e que se enquadram no perfil desse tipo de funções.

Conheço algumas pessoas que estão e estiveram em funções “similares” e que me contam histórias “engraçadas” (vistas de fora) sobre esse tipo de situações e sobre esse tipo de cães. Maioritariamente, a raça não é Rottweiler (aliás uma minoria) mas sim uma outra também com grandes tradições no mundo do trabalho, em forças policiais e de Ordem pública: O Pastor Alemão. O Pedro, igualmente a conhecerá muito bem.

A Dominância que refere, é uma dominância muito elevada e que está na fronteira com a agressividade. Os cães que a possuem, são na realidade muito difíceis de lidar e não estão ao alcance de qualquer um. Como disse e muito bem no seu post, desafiar ou tentar manipular um cão desses, pode ser muito mas muito perigoso. Tem que se respeitar para ser respeitado. Ao mínimo deslize...

A “necessidade”, (será que a há com os meios actuais?) de cães de intervenção ou de ataque, leva a que se dê continuidade, ou se crie essas linhagens a que chamam de duras ou de “trabalho”. Estas, por vezes saem dos meios, onde única e exclusivamente deviam de estar, indo parar onde não devem. Depois, depois nascem as histórias e os casos isolados que difamam as raças.

A história da raça Rottweiler, conta-nos que foram exactamente as forças policiais, que em determinada altura salvaram a raça da sua extinção. Aproveitaram as suas aptidões para o trabalho e fizeram desta raça uma raça de utilidade. Mais tarde, dado o equilíbrio que esses cães apresentavam, apesar das funções que desempenhavam, começaram a ser levados para casa, tornando-se simultaneamente, cães de companhia.

O Estalão da raça Rottweiler promove o equilíbrio. A vaidade de uns (cães de beleza – “burros” que nem uma porta) e o machismo de outros (cães dominantes e pouco sociáveis) promove o desequilíbrio com consequências nefastas para a raça. Um problema desta e de outras raças.

Nos dias de hoje e atendendo ao conhecimento que existe, é possível dar utilidade aos cães, sem ter que os tornar agressivos ou explorar a sua dominância nesse sentido. Existe o desporto canino e todo um conjunto de funções como a busca e salvamento, detecção de drogas, etc que podem tornar os cães numa fonte infindável de prazer/utilidade e não numa fonte de preocupações.

Falou igualmente em Psicologia Canina. Sem duvida, algo de muito importante. “Infelizmente”, o que tem de importante tem de complexo. No meu caso, tenho muito para aprender, no entanto e apesar das palavras simpáticas do Paulo C., nunca me convencerei que sou ou serei um sábio. Será um processo de aprendizagem contínuo e que não terá fim. Apenas, serei (se conseguir), mais experiente mas nunca sábio.

A falta de conhecimento e de interesse pela Psicologia Canina, está na origem de muitos, se não todos, os incidentes e comportamentos negativos causados pelos cães.

Em Portugal, grande parte dos criadores, não identifica (através do teste de campbell) os cachorros para uma melhor selecção dos seus futuros proprietários. Acredite que muitos deles nem sabem o que isso é. A entrega é feita na base da “ignorância”. O interessado, leva aquele para o qual aponta. O Clube da raça que deveria ter um papel educativo e de sensibilização nesta matéria, nada faz. Alguns dos seus elementos descuram este aspecto e outros nem sabem “pegar” num cão.

O verdadeiro temperamento e carácter do Rottweiler têm se vindo a perder em Portugal e não só. Por falta de conhecimento e no sentido de fugir às preocupações (aconselhamento, acompanhamento, etc), os criadores reproduzem com exemplares “atípicos” em termos de temperamento e carácter. Cães submissos e afins.

Pedro:
...mas posso-lhe dizer que ha linhas de Rottweilers, principalmente de trabalho que teêm um carater muito forte e duro, e com certeza esses caes nao servem para familia.
Bom...Quando me referia em “empurrar para baixo” ou “puxar para cima” um exemplar da raça (mantenho a minha opinião, pelo menos até ao dia de hoje) estava a referir-me a cães “equilibrados” e não a cães que apresentem graus exagerados de dominância, de submissão ou falta de confiança. Para o “comum” dos proprietários é mais fácil repreender um cão, levando-o a perceber qual é o seu lugar, do que perceber os seus receios e fazê-lo recuperar a sua confiança. A tal falta de Psicologia Canina, levará muitas vezes a tratar um cão receoso, como um “coitadinho”, “bonzinho”, aumentando-lhe os índices de insegurança. Quem nunca presenciou uma criança, que após cair no chão fica séria a olhar para os pais e se estes entrarem em “histeria” (ai o meu menino, meu rico filho, etc), a criança de imediato chora. Se dos pais vier calma e “indiferença”, a criança levanta-se e continua a sua brincadeira ou passeio.

A terminar:

Um amigo meu, em tempos e em relação ao trabalho, dizia-me: “Atenção: Há os cães de trabalho e há outros que fazem trabalho.”

O Pedro, “melhor do que ninguém”, deve perceber o alcance desta frase. No entanto, posso-lhe dizer, no que depender de mim (se conseguir), os meus cães serão sempre cães que fazem trabalho e não de trabalho.

Rottweiler = Equilíbrio (Beleza, Carácter, Companheirismo, Lealdade, Sociabilidade, Polivalência funcional)
pedro_adr
Membro Veterano
Contacto:

domingo out 26, 2003 9:57 am

Olá Claudio,

Você agora determinou bem o assunto, e já não tenho críticas; mas acostumado com esse tipo de Rottweiler, que temos de respeitar e não dominar por ter um carater muito forte, reparei que tinha esquecido esse tipo de Rottweilers ou então que não conhecia; mas pelos vistos, você falou bem do assunto. ;)

Até,
Pedro
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

domingo out 26, 2003 8:17 pm

Vejam aqui um Rottweiler:
Imagem
Afonso da Casa de S.Domingos
International Champion
Portuguese Champion
Klub Champion 96
Klub Champion 97
RCI I
Father of several Champions
and so on...

É o pai do meu Furst....hehehehehe! ;)
nynf
Membro Veterano
Contacto:

domingo out 26, 2003 10:25 pm

PauloC Escreveu: Vejam aqui um Rottweiler:
Imagem
Afonso da Casa de S.Domingos
International Champion
Portuguese Champion
Klub Champion 96
Klub Champion 97
RCI I
Father of several Champions
and so on...

É o pai do meu Furst....hehehehehe! ;)
Babado :lol: :lol: :lol: e com muita razão ;)
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo out 26, 2003 11:12 pm

Pedro, antes demais seja bem vindo e parabéns a si e ao Claúdio por esta discussão. Ensinou-me vários pontos que desconhecia sobre a raça. Não parem, continuem :)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Responder

Voltar para “Cães”