Quino
Para o Quino e não só:....e concordo plenamente que infelizmente em Portugal não se goza ao maximo o prazer de trabalhar com os Rottweilers e a alegria de ver um Rottweiler a trabalhar.
Só tenho pena de achar quase impossivel um dia ver em Portugal o que vejo regularmente quando visito criadores e amigos na Alemanha.
É sem duvida dificil vermos no nosso país um grupo de criadores e simples proprietarios, juntarem-se varias vezes por semana num local cuidadosamente preparado por eles para em conjunto trabalhar com os seus cães e acabar o dia num agradavel lanche.
Alguem consegue imaginar isto acontecer em Portugal ?
A unica forma de alguma vez isto acontecer seria o CPC e o RCP trabalharem em conjunto para que como na Alemanha ou na Austria só se possa reproduzir oficialmente pelo clube com cães com provas de trabalho.
Até lá.........é uma alegria......triste !!!
Um tópico muito interessante de ser comentado. Como tal, se me permites, darei a minha opinião em relação a algumas das coisas que escreveste:
Fizeste referencia à criação envolvendo o CPC e de certa forma responsabilizando-o pelo que se faz neste pais em relação ao Rottweiler. Em parte é verdade, mas tem que se começar pelo princípio, pelas bases e com quem deve estabelecer a regras e dar o exemplo em relação à raça: Rottweiler Clube de PortugalA unica forma de alguma vez isto acontecer seria o CPC e o RCP trabalharem em conjunto para que como na Alemanha ou na Austria só se possa reproduzir oficialmente pelo clube com cães com provas de trabalho.
O que é que é exigido aos criadores pelo RCP? C.A.R. (Certificado de Aptidão a Reprodução) e Teste de Carácter. Este ultimo, para alem da “fonte de receita” que é para o clube, não vale nada. Nem em termos oficiais, nem na forma como é realizado/Julgado.
É triste, divulgarem este Teste e dizerem que dado a má fama que a raça atravessa em Portugal, o RCP estará disponivel para realizar esses mesmos testes. Uma atitude perigosa, levando pessoas a pensar que se passarem nesse teste tem "garantias" em relação ao cão. cuidado.
Parece-me que o RCP tem dificuldades em perceber qual é a diferença entre o temperamento e o carácter de um cão, para alem daquilo que realmente é importante fazer neste capítulo, na sua real avaliação.
O Teste de Carácter deveria ser alterado, na forma como é elaborado e julgado, e ser um complemento a outras coisas. Aí sim, acabaria por ser uma mais valia para quem quisesse submeter o seu cão a esse teste. Não me alongo mais sobre este tema, porque o Clube é que sabe e tem as competências para saber como se faz...

Desculpa-me ou desculpem-me se pareço arrogante, mas não precisei do CPC ou mesmo do RCP (com tristeza minha) para ter uma cadela reprodutora com o BH. Tal e qual se exige na Alemanha (e não sou tão viajado). Com o mérito de não a ter importado já com títulos ou mandá-la obter esses mesmos títulos a países onde todos podemos ser médicos Dentistas ou algo similar. Sim, infelizmente também se passa com os cães...Claro, não para serem dentistas mas para obterem títulos de trabalho. Mais tarde com fins comerciais surgem nas exposições em classe de trabalho. A vaidade e o negócio assim o obrigam, a raça, em nada sai beneficiada.
A minha cadela foi treinada pelas minhas mãos com o tempo e “sacrifício” que isso acarreta.
Pergunto: Qual foi o criador em Portugal que até ao dia de hoje fez algo similar?...Pois é...
Pergunto: Quantas vezes o RCP, incentivou ou deu condições para que algo do género fosse feito?...Pois é...
Resumindo, o problema de não se ver Rottweilers a trabalhar em Portugal é porque essa cultura não é transmitida pelos criadores nem tão pouco apadrinhada pelo Clube da Raça. Este é o primeiro a dar o mau exemplo.
Embora o CPC pudesse ter um papel interessante, não tentem sacudir a agua do capote. Com o correr do tempo, ai sim, fazer ver ao CPC determinados aspectos e mais valias em alguns títulos (com averbamento no Pedigree) e a obrigatoriedade dos mesmos para os progenitores, aquando o registo de ninhada.
Até lá se querem apontar o dedo, dêem o exemplo!
Curioso:É sem duvida dificil vermos no nosso país um grupo de criadores e simples proprietarios, juntarem-se varias vezes por semana num local cuidadosamente preparado por eles para em conjunto trabalhar com os seus cães e acabar o dia num agradavel lanche.
Alguem consegue imaginar isto acontecer em Portugal ?
Pessoalmente, embora não seja criador, sim porque não tenho 10,15,20 ou mais cães em canil (a correrem atrás das sombras e a roerem grades), e não os vendo a preços exorbitantes que para alguns é sinónimo de qualidade, não me revejo no teu comentário.
Ficas a saber e estás novamente convidado a participar activamente, nos meus fins-de-semana dedicados aos cães e ao trabalho. Sábados e Domingos de manha, levantar cedo (chova ou faça sol), rumo ao Cartaxo, Malveira ou Porto afim de ir ter com outros proprietários que igualmente trabalham os seus cães. No final, no próprio local ou em casa de alguns dos participantes à sempre um almoço, lanche ou mesmo jantar. Nessa altura em amena cavaqueira faz-se um balanço do dia e das dificuldades encontradas no treino. Muitas vezes são visionadas cassetes, para comentarmos os nossos treinos e outras vezes são visionados treinos de profissionais do meio. O ambiente é bom e agradável. Esta é uma forma de interagirmos com os nossos cães de forma activa e ficarmos a conhecê-los como ninguém. Damos-lhes valor e atenção.
Ficas igualmente a saber, embora não possa garantir o seu sucesso (nem o meu), nos próximos meses irei à Madeira, para onde vendi dois cachorros. Vou ter com os seus proprietários (um deles já esteve na minha casa) afim de os ajudar a treinar os seus cães e a prepará-los para um BH. O mesmo se irá passar com outra cachorra que se encontra no Porto.
Tudo isto acontece, fruto de um verdadeiro interesse, que tenho pela raça Rottweiler e pelos seus proprietarios.
Estou sempre disponível (na prática e não através de conselhos telefónicos que na sua maioria não passam de frases feitas) para aqueles a quem vendi cachorros. É minha obrigação fazê-lo.
Igualmente estou disponível para aqueles que querem fazer alguma coisa palpável em prol da raça Rottweiler. Nem que seja, no "mínimo", sociabilizar e educar um cão para o dia-a-dia.
Sabes?...o problema é que tudo isto não dá dinheiro, dá trabalho. Uns querem poleiro e outros fazem alguma coisa.
O exemplo tem que vir de cima e enquanto a direcção do RCP não se demitir, utilizando as tuas palavras,...Até lá.........é uma alegria......triste !!!
Sabes Quino? Deves estar farto de me ouvir e das minhas intervenções, mas é que fui, eu com muitos outros proprietarios de Rottweilers e sócios do clube, enganados e gozados durante muitos anos. O que pelos vistos querem continuar a fazer.
Chega!!!!!!!!

Abraço.