passear cadela medrosa na rua?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

terça nov 22, 2011 11:47 am

Eu também adoptei uma cadela adulta de um canil e vinha cheia de medos. No primeiro dia até tinha medo do barulho do vento nas árvores. Agora, ao fim de 4 meses, está muito melhor, quase que nos esquecemos dos ataques de pânico (de vez em quando ainda tem, mas mais fracos e muito menos vezes).

O que resultou connosco foi simplesmente parar no sítio onde ela estava com medo e ficar lá durante algum tempo parado e sem lhe ligar nenhuma. Ficavamos parados a ver a paisagem em cima da ponte do comboio, debaixo de passagens subterrâneas, na esplanada da padaria, e em todo o lado em que ela tinha medo, 5 minutos, 30 minutos... Ficávamos de pé, não lhe ligávamos muito, nada de festas, falávamos apenas um pouco com ela e íamos olhando para a paisagem... Aos poucos ela ia vendo que não se passava nada e ia acalmando. Hoje em dia já não liga muito a comboios e fica uns minutos sozinha à porta da padaria.

Este "método" funcionava quando ela estava com medo, porque quando estava em pânico (a tentar fugir, a tremer, a respirar com força), o melhor era ir para outro lado e voltar ao sítio uns dias mais tarde a ver se não se assustava tanto.

Quanto ao medo de cães, fomos ver (apenas ver) uma aula de obediência em grupo. Tivemos de a arrastar para lá, mas ao fim de uma hora ela lá se acalmou e ficou com vontade de brincar com os outros. Parecia outro cão. Começámos a levá-la às aulas (desta vez a participar), 4 vezes por semana, e no fim os cães brincavam todos juntos uns 5 minutos. Ficou muitíssimo melhor.

E ao fim deste tempo todo está mais confiante e finalmente percebeu para que servem os brinquedos. Gosta sobretudo de coisas que possa perseguir, caçar e puxar.

O que funcionou melhor para nós foi mesmo expô-la à situação e não lhe ligar muito, até ela ver que não se passa nada.

Claro que continua assustadiça e ainda tem alguns medos fortes (tem pânico de homens e de multidões), mas pelo menos a maior parte das vezes até está normal. :-)
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

terça nov 22, 2011 11:50 am

uma cadela medrosa ficaria a ladrar encostada ás pernas da dona.. não me parece ser o caso!

qual é a postura corporal dela quando ladra? cauda erguida ou entre as pernas? orelhas erguidas ou viradas para trás?
vickybarroso
Registado: domingo nov 20, 2011 6:25 pm

terça nov 22, 2011 4:12 pm

indigo003 Escreveu:uma cadela medrosa ficaria a ladrar encostada ás pernas da dona..
porque é que acha que o medo só se exprime dessa forma sistemática? nem nós reagimos da mesma forma quando temos medo ..
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça nov 22, 2011 6:56 pm

A "agressividade por medo" consiste em morder ou ameaçar morder por medo.

Nem todos os cães agem assim, mesmo com medo.
É preciso um certa dose de dominância para isso acontecer.
Um cão tímido opta por atitudes submissas (pôr-se de barriga para o ar, urina-se,etc.) ou foge e esconde-se (atrás do dono, debaixo de um móvel, pex.).
Cito
Dogs with a low level of dominance and a high level of fear are the classical fear-biters. Dogs with a high level of dominance and a high level of fear are some of the most dangerous dogs around.
Normalmente é a proximidade do elemento que causa o medo que provoca a atitude.
Daí que funcione passear o cão a horas e em sítios onde este elemento escasseia.

Podem ler o seguinte artigo (em inglês) que me pareceu bastante bom e que dá vs pistas (leiam com sentido critico)

http://www.petplace.com/dogs/inter-dog- ... page1.aspx
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
indigo003
Membro Veterano

quarta nov 23, 2011 5:08 pm

vickybarroso Escreveu:
indigo003 Escreveu:uma cadela medrosa ficaria a ladrar encostada ás pernas da dona..
porque é que acha que o medo só se exprime dessa forma sistemática? nem nós reagimos da mesma forma quando temos medo ..
pois não, mas nos temos um raciocinio mais complexo do que o do cão! os cães são simples e fáceis de entender, para quem se preocupar em conhece los!
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta nov 23, 2011 6:47 pm

Raciocínio durante uma reacção de medo? Onde? :o

Se há coisa irracional, é mesmo o medo...
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
indigo003
Membro Veterano

quarta nov 23, 2011 7:18 pm

eu não disse que o cão raciocina durante a reacção de medo, disse que nós (pessoas) temos um raciocinio complexo que os cães não teem! :wink:
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta nov 23, 2011 9:37 pm

Sim, mas esse raciocínio não actua quando estamos cheios de medo, só a posteriori, quando a situação que o desencadeou se resolve, é que podemos então analisar o que fizemos. O que não falta é relatos das reacções mais estranhas sob o domínio do medo.

Por isso, não é lá muito adequado falar de raciocínio em casos e situações de medo, e ainda menos estabelecer a comparação entre nós e eles.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
vickybarroso
Registado: domingo nov 20, 2011 6:25 pm

quarta nov 23, 2011 10:05 pm

concordo com a Lulub ainda não percebi o que é que o facto de nós racicionarmos está relacionado com o facto dos cães não reagirem todos da mesma forma ao medo ????
CupCakes
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 9:16 am
1 Papagaio Snurf

quarta nov 23, 2011 10:12 pm

É que o medo é um sentimento altamente racional. Não percebem nada disto :lol:
<p>"O Hip&oacute;potamo comanda o sistema digestivo e o hip&oacute;talamo&nbsp;&eacute; um bicho muito perigoso." <a href="http://www.youtube.com/watch?v=E5OXKRIy ... axQ</a></p>
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta nov 23, 2011 10:17 pm

indigo003 Escreveu:qual é a postura corporal dela quando ladra?
Também fiquei na dúvida se a reacção da cadela fosse por medo, até coloquei algumas questões, sem resposta... não vale a pena... :roll:
indigo003
Membro Veterano

quarta nov 23, 2011 11:53 pm

esqueçam... percebi que afinal não percebo nada de cães! :roll: :roll:
indigo003
Membro Veterano

quarta nov 23, 2011 11:54 pm

vickybarroso Escreveu:concordo com a Lulub ainda não percebi o que é que o facto de nós racicionarmos está relacionado com o facto dos cães não reagirem todos da mesma forma ao medo ????
a primeira pessoa a comparar o medo e a reacção dos cães à reacção de uma pessoa foi você... :wink:
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

quinta nov 24, 2011 12:21 am

vickybarroso Escreveu: para ver se encontramos poucas pessoas e cães na rua, mas mesmo assim é difícil porque quando encontra fica tão medrosa que ladra, puxa na trela e atira-se.
É uma medo estranho, este! A mim parece-me mais agressividade.... mas ... tambem não percebo nada de cães! :roll:
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

quinta nov 24, 2011 12:25 am

vickybarroso Escreveu: Quanto a treinadores, estive num treinador que ensinou o senta, deita, e comando normais, mas o medo dela andar na rua continua. Ele conseguiu melhor controlo nela mas ela continuava com aquela ar apavorado...
Por curiosidade: o que a levou , inicialmente, a procurar o treinador foi o medo que ela demonstrava, ou outra razão?
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
Responder

Voltar para “Cães”