ziler Escreveu:
hoje passei me, dei com o jornal que ela tem medo mas falei duro com ela e ela parece que intendeu pois nao veio ter comigo mais
mas eles esquecem rapido e amanha vai parecer que nao fez nada e vai repetir
Olá,
Tenho duas coisas a dizer.
Primeiro: tendo em conta que a sua cadela não tinha esse tipo de comportamento e passou a ter, leva-me a querer que na primeira vez que ela fez disparates você quando chegou a casa deu-lhe atenção negativa (de salientar que a atenção pode ser negativa e para um cão isso basta, nem que seja levar uma palmada ou falar mais alto, mas para eles isso é atenção e é isso que importa porque você teve pelo menos uns minutos a falar com ela). Portanto você de certeza que quando chega a casa, e vê que está tudo de pantanas, ou lhe bate (e há muita gente que o faz, é frequente, não estou a falar nisto de uma forma negativa, apesar de achar que bater não educa e só tráz consequências negativas para o cão, mas adiante, isto são outros assuntos) ou se irrita e fala mais alto, mas isso de nada vale porque o cão já não faz ideia do que fez (apesar de muita gente achar que sim). Por isso quando chega a casa evite chatear-se porque isso só vai fazer aumentar o stress e a ansiedade da sua cadela.
Segundo: a sua cadela tem um problema que milhares de cães têm no mundo: aborrecimento em casa. A solução passará por estimulação mental, isto é, deixar ao cão coisas para ele fazer durante o tempo em que os donos estão a trabalhar. Por isso: kongs com comida lá dentro (se não sabe o que é:
http://petness.pt/lj/product_info.php?c ... cts_id=669), garrafas de plástico com comida lá dentro (sem a tampa) e brinquedos que a sua cadela goste.
E nesta fase não grite nem bata na sua cadela, de nada vale, valorize o bom comportamento com recompensas (ração, biscoitos, salsichas, etc), faça treinos em casa com ela (senta, deita, dá a pata, etc) e recompense-a pelo bom comportamento, quando ela estiver na cama dela dê-lhe um brinde e mostre o que ela está a fazer bem, quanto aos maus comportamentos... ignore-os, que ela vai deixar de os fazer!
Na minha modesta opinião estes seriam os pontos a alterar... ah e não deixar o lixo à mão dela, claro. Isso é mais que evidente. Eu desde que tenho o meu cão coloco o lixo sempre em cima da bancada, não vale a pena acharmos que um cão não vai ao lixo porque quando está aborrecido e sem nada para fazer o cheiro que o lixo deita funciona como um alerta de que ali está qualquer coisa que o pode entreter durante uns tempos.
E quando se tem um cão muita gente acha que a casa tem que estar tal e qual como queremos, só que as coisas têm que ser adaptadas e devemos evitar que fiquem "à mão de semear" coisas que ela pode destruir.
Boa sorte