Existe ou não, cães perigosos ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

segunda fev 20, 2012 11:21 pm

babyluaa Escreveu:
roquesoares Escreveu:Boas!!
Na minha modesta opinião, há raças que pelo seu porte são consideradas perigosas, sendo que muitas vezes os caes pequenos mordem muito mais que os grandes, mas na lista de cães perigosas só estão cães de grande (médio) porte.
Devido a esse grande porte e muitas vezes com donos inexperientes, resulta uma mistura explusiva com cães desiquilibrados ao nivel comportamental.
Já vi de tudo, cães considerados perigosos que muito amistosos quer com humanos quer com outros caes e outros animais, mas também já vi o inverso, ou seja, caes completamente fora de controlo.
Do que pude e que consigo observar no video, logo no inicio o cão está claramente a dizer para ela se afastar mas ela chegou-se mais perto ainda, resultando a inevitável dentada.
Até à próxima!!!!
Obrigada pelo seu esclarecimento.Fico confusa e com receio de aproximar-me de cães com grande porte, pois fico sem saber se os donos são ou não inexperientes, ou o cão desiquilibrado, correndo o risco de ser molestada.Os donos deste tipo de cães não deveriam proteger uns e outros, usando um açaime ?
Espero que tenha receio de encostar a cara ao focinho de um cão estranho daquela maneira. Qualquer pessoa com a mínima experiência com cães e com o mínimo de bom senso deveria ter.

Do ponto de vista do cão o comportamento da apresentadora é uma ameaça. Este video devia ser um exemplo de o quão bem o cão se comportou; apesar de ter passado por uma situação de stress no dia anterior, e estar no meio de luzes e barulhos, com uma estranha a enfiar-lhe a cara contra o focinho, apenas lhe deu uma dentadinha de aviso, quando podia fácilmente ter-lhe desfeito a cara.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

segunda fev 20, 2012 11:25 pm

Na minha opinião o cao estava em stress e assustado..
Penso que o lamber o nariz repetidamente e desviar o olhar sao sinais disso.
O cao estava num ambiente desconhecido, bastante movimento e com pessoas estranhas, claro que se deve ter sentido ameaçado

Noutra situação o cao provavelmente ter-se-ia afastado, mas aqui estava entre as pernas do policia e agarrado pela coleira. Quando a apresentadora se aproximou de mais o cao (sentindo-se encurralado) apenas lhe deu um "chega para lá" como aviso.

Editado para corrigir e acrescentar umas coisas
Última edição por maraya em segunda fev 20, 2012 11:31 pm, editado 3 vezes no total.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
teresa1978
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm

segunda fev 20, 2012 11:26 pm

maraya Escreveu:Na minha opinião o caiestava em stress e assustado..
Penso que o lamber o nariz repetidamente e desviar o olhar sao sinais disso.

Noutra situação o cao provavelmente ter-se-ia afastado, mas aqui estava entre as pernas do policia e agarrado pela coleira. Quando a apresentadora se aproximou de mais o cao apenas lhe deu um "chega para lá" como aviso.
concordo.
babyluaa
Membro
Registado: quinta dez 01, 2011 12:53 am

segunda fev 20, 2012 11:27 pm

Tumbleweed Escreveu:Do ponto de vista do cão o comportamento da apresentadora é uma ameaça.Este video devia ser um exemplo de o quão bem o cão se comportou;apesar de ter passado por uma situação de stress no dia anterior, e estar no meio de luzes e barulhos ,com uma estranha a enfiar-lhe a cara contra o focinho, apenas lhe deu uma dentadinha de aviso, quando podia fácilmente ter-lhe desfeito a cara.
Do ponto de vista do seu comentário, seria mais seguro para todos, se o cão estivesse protegido com um açaime.Tratando-se de um programa televisivo, em que os danos podiam ser maiores.
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

segunda fev 20, 2012 11:29 pm

babyluaa Escreveu:
Acena Escreveu:
babyluaa Escreveu:Fiquei tão preocupada, e com muitas dúvidas, se existe ou não, cães perigosos.
Preocupada com o quê? Não sabia que os cães mordem? Espero que apresentadora esteja bem, mas foi muito imprudente, também não devia saber que os cães mordem.
Sei que os cães mordem, principalmente se forem provocados.Não me parece que tenha sido o caso da apresentadora.Fiz uma pesquisa e encontrei um vídeo que mostra, a apresentadora a fazer miminhos ao cão.Não me parece que ela o tenha provocado, ao ponto de merecer em troca uma mordidela.

http://www.youtube.com/watch?v=lD3zT0x5 ... re=related
Babylua o cão esteve no gelo, sabe-se lá por que mais traumas passou, eu nunca me aproximaria assim de um cão que não conheço, nem que fosse um minorca. O cão não conhecia a senhora, vê-se no meio de um estúdio, luzes, câmaras e todo o aparato, ela sempre a mexer-lhe na boca (no excerto que colocou não se vê), ele desvia-se, ela insiste, mesmo ao morder ele desvia-se, não queria confronto, estava a defender-se.
Tumbleweed
Membro Veterano

segunda fev 20, 2012 11:32 pm

babyluaa Escreveu:
Do ponto de vista do seu comentário, seria mais seguro para todos, se o cão estivesse protegido com um açaime.Tratando-se de um programa televisivo, em que os danos podiam ser maiores.
Não acho que o cão necessitasse de açaime. A mulher foi completamente idiota em fazer o que fez. O comportamento do cão é perfeitamente normal, o dela é que não é.
teresa1978
Membro Veterano

segunda fev 20, 2012 11:32 pm

insisto, pobre cao.
babyluaa
Membro
Registado: quinta dez 01, 2011 12:53 am

segunda fev 20, 2012 11:37 pm

Acena Escreveu:
babyluaa Escreveu:
Acena Escreveu:
babyluaa Escreveu:Fiquei tão preocupada, e com muitas dúvidas, se existe ou não, cães perigosos.
Preocupada com o quê? Não sabia que os cães mordem? Espero que apresentadora esteja bem, mas foi muito imprudente, também não devia saber que os cães mordem.
Sei que os cães mordem, principalmente se forem provocados.Não me parece que tenha sido o caso da apresentadora.Fiz uma pesquisa e encontrei um vídeo que mostra, a apresentadora a fazer miminhos ao cão.Não me parece que ela o tenha provocado, ao ponto de merecer em troca uma mordidela.

Babylua o cão esteve no gelo, sabe-se lá por que mais traumas passou, eu nunca me aproximaria assim de um cão que não conheço, nem que fosse um minorca. O cão não conhecia a senhora, vê-se no meio de um estúdio, luzes, câmaras e todo o aparato, ela sempre a mexer-lhe na boca (no excerto que colocou não se vê), ele desvia-se, ela insiste, mesmo ao morder ele desvia-se, não queria confronto, estava a defender-se.
Acena, eu não estou a culpabilizar o cão.Culpabilizo os donos do cão e os organizadores do programa, precisamente pelo cenário poder vir a tornar-se hostil e stressante para o animal, podendo este causar riscos e danos, tanto para ele, como para terceiros, tornando-se num animal perigoso.Aceito todas as opiniões, como válidas.
ana-carla
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm

segunda fev 20, 2012 11:38 pm

Cães perigosos? Mas que raio de mito que surgiu e parece que assola as mentes de quem não tem e não sabe lidar com cães.
Um cão é aquilo que o dono o ensina a ser.
Se os cães fossem perigosos não estariam a conviver com o homem ao longo de milhares de anos.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

segunda fev 20, 2012 11:46 pm

babyluaa Escreveu: Sei que os cães mordem, principalmente se forem provocados.Não me parece que tenha sido o caso da apresentadora.Fiz uma pesquisa e encontrei um vídeo que mostra, a apresentadora a fazer miminhos ao cão.Não me parece que ela o tenha provocado, ao ponto de merecer em troca uma mordidela.

Da nossa perspectiva pode nao ter havido provocações ou ameaças mas na perspectiva do cão houve certamente algo que nao lhe agradou e o fez agir daquela forma.

Ora tentemos ver isto da perspectiva do cão:
Há algo que o deixa desconfortável, que ele toma como uma "ameaça" - a atitude e proximidade de um estranho (a apresentadora)

O cao começa por demonstrar o seu desconforto, tenta depois evitar a ameaça tentando-se afastar, após ver que isso nao é possível vê que a "ameaça" se aproxima e sente-se encurralado, resta-lhe tentar enfrentar o que o assusta...

Na minha perspectiva o cao até foi muito tolerante e nem teve a intenção de magoar mas sim de assustar e afastar o que o deixava desconfortável.

A atitude da apresentadora foi errada assim como a atitude de quem decidiu levar o coitado do cao para ali depois da situação stressante a que tinha estado sujeito no dia anterior...
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Tumbleweed
Membro Veterano

segunda fev 20, 2012 11:50 pm

babyluaa Escreveu:
Acena, eu não estou a culpabilizar o cão.Culpabilizo os donos do cão e os organizadores do programa, precisamente pelo cenário poder vir a tornar-se hostil e stressante para o animal, podendo este causar riscos e danos, tanto para ele, como para terceiros, tornando-se num animal perigoso.Aceito todas as opiniões, como válidas.
Não há nada neste video que mostre um "cão perigoso". Mostra um cão a reagir a ser encurralado e "ameaçado" (os tais "miminhos", da prespectiva de um cão, são uma ameaça).

Isto é um cão perigoso:

http://www.youtube.com/watch?v=XiL524_K ... ata_player

O comportamento deste cão não tem nenhuma semelhança com o outro. Este cão "marca" e ataca quando tem oportunidade para tal.
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

segunda fev 20, 2012 11:53 pm

Não sei se os donos estavam em estúdio, se o cão tinha sequer donos ou se eles tinham conhecimento que o cão estava ali.
Mas acha a atitude da apresentadora normal?
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

terça fev 21, 2012 12:12 am

Este caso deu que falar no noticiário do Yahoo, que é a minha front page.

O cão foi salvo do banho no gelo pelo polícia que vemos em estúdio. Os dois homens que estão sentados com o cão em frente da apresentadora são esse polícia e o dono, que esteve sempre a segurá-lo pela coleira. O cão é um dogue argentino, já agora.

A apresentadora não percebe nada de cães, senão não lhe fazia os tais "miminhos" como fez. Um estúdio de televisão, com os seus ruídos, as suas luzes brilhantes e o calor que elas geram, não é o melhor sítio para levar cães no dia a seguir ao que aconteceu a este. E nem sequer teria sido preciso levá-lo para lá para falarem do acontecimento, pois há um vídeo do salvamento em que se vê perfeitamente o cão a nadar dentro do buraco no gelo e o polícia a meter-se à água para o puxar de lá para fora. Mas é sabido que a vaidade pode mais que o bom senso.

A factura de tanta inépcia vai ser o cão quem a paga: está recluso em canil enquanto e decide se o abatem por ser perigoso, apesar de todas as evidências, ou se se cede aos apelos e diligências da associação protectora lá do sítio. A apresentadora fartou-se de ganir, pois ficou com um lenho no lábio e, imagine-se, teve de fazer uma estética ao dito cujo lábio. Como desculpa para ter uma cirurgia estética de borla não há melhor, convenhamos.

Enfim, é o mundo que temos. Quanto aos receios da Babbylua, olhe, se não for fazer "miminhos" daqueles aos cães que encontra nada lhe acontecerá. Só é preciso ter um pouco do bom senso que faltou àquele trio da televisão. E também aprender como se faz festas a cães, tenham eles o tamanho que tiverem.
Última edição por Floripes2 em terça fev 21, 2012 12:19 am, editado 2 vezes no total.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
teresa1978
Membro Veterano

terça fev 21, 2012 12:15 am

gente estupida :evil:
RottZeus
Membro Veterano
Registado: sexta jan 13, 2012 11:20 am
Átila [Sem Raça Definida]
Picolina [Pequinês]

terça fev 21, 2012 1:22 am

Floripes2 Escreveu:O cão foi salvo do banho no gelo pelo polícia que vemos em estúdio.[...]

A apresentadora não percebe nada de cães, senão não lhe fazia os tais "miminhos" como fez. Um estúdio de televisão, com os seus ruídos, as suas luzes brilhantes e o calor que elas geram, não é o melhor sítio para levar cães no dia a seguir ao que aconteceu a este.[...]

A factura de tanta inépcia vai ser o cão quem a paga: está recluso em canil enquanto e decide se o abatem por ser perigoso[...]
Era precisamente o que eu ia referir...

O cão passou por uma situação extremamente stressante, que provavelmente o marcará para o resto da vida, e qual a bela da atitude do ser humano? Espetá-lo num estúdio de televisão, onde qualquer pessoa dá em maluca com a movimentação e ruído que lá tem, quanto mais o pobre do cão!

Outra coisa não se esperava, e a idiota da apresentadora, viu que o cão estava a rosnar e a mostrar-lhe os dentes e ainda se aproxima mais do focinho do cão? Pensou que o cão lhe estava a sorrir para de seguida lhe dar uma lambidela?

É inacreditável que uma pessoa com acesso a tanta informação, como são os apresentadores, tenha uma atitudes destas, ainda por cima em frente às câmaras!

E no final, quem paga a fava? O pobre do cão, que já não lhe bastou a sua situação em que quase perdia a vida, e ainda tem de gramar um julgamento porque aquela besta não soube ocupar o seu lugar.

Fosse por falta de aviso do dono ou de um profissional, qualquer pessoa minimamente inteligente sabe que quando um cão mostra dos dentes, não é a sorrir, nem a pedir para ser levado ao dentista.

Sinceramente, não tenho pena nenhuma do que aconteceu à senhora, porque graças a ela, o pobre do cão poderá ser abatido, e se não for, vai ser um cão muito marcado... Só espero que corra tudo bem para o cão e que lhe seja dado o amor e carinho necessário para fazer esquecer ou tentar, toda a situação por que tem passado.

Enfim, cada vez mais concordo com a assinatura de um/uma user:

"Quanto mais conheço o ser humano, mais eu gosto dos animais!"
Responder

Voltar para “Cães”