quinta mai 09, 2002 10:48 pm
[quote=SeaLords]
Já por diversas vezes tenho visto (aqui e não só) que o Rott e afins são cães de trabalho, por oposição aos outros, como se só o trabalho de guarda e defesa fosse trabalho. Não são cães de trabalho os cães pastores? Não trabalham os cães de caça? Os cães de trenó, é só para aquecer?
1º-como já disse antes ( e tenho pena q não leia as coisas até ao fim e comece logo a bombardear) eu não inventei o q disse, e não é o único livro a afirmar isso.quer + exemplos? - beverly cuddy e chris bell, livro "cães", edições plátano. pág 95 :
cão de pastor alemão
58-64 cm
F.C.I.-GRUPO 1 EST.166
depois, na pág . 8
NOMENCLATURA DE GRUPOS F.C.I.
1º grupo- cães de pastor e boeiros( excepto boeiros suíços)
os cães de caça, são cães de caça, e dentro da "caça" há os de cobro, os de perseguição, os de parar, e os levantadores de caça.
os cães q puxam trenó, como o alaskan malamute, estão, para sua informação e segundo o livro q 1º mencionei, entr os cães de trabalho.
mais...
" ROTTWEILER * CÃES DE TRABALHO
Imensamente forte e musculada, esta raçapossui uma expressão calma e confiante, q reflecte o seu temperamento tranquilo.A pelagem é...(...).O Rottweiler aceita bem o treinamento e é um trabalhador incansável.
HISTÓRIA o rott. foi seleccionado na Alemanha, na cidade de Rottweiler, onde era utilizado para conduzir e guardar gado.Hoje é 1 das 5 raças + populares nos E.U., no inicio do séc. XIX chegou quase á extinção."
sabe q mais... já q sabe mais do q os autores q escrevem livros sobre cães, podia escrever 1 livro...seria bem + útil do q atacar assim as pessoas q vêm a este fórum.
Quanto aos pastores alemães, e discordando um bocado da Ana_link, efectivamente, na sua origem, eram cães pastores, no sentido verdadeiro do termo (condução de rebanhos). Aliás, os primeiros exemplares eram bem mais ligeiros que os actuais (mais adequados para esse tipo de trabalho). Só que mais tarde a selecção foi orientada para outras utilizações.
Quanto às mordiscadelas, um cão pastor mordisca as patas das ovelhas ou das vacas mas apenas para se fazer obedecer por elas e as conduzir para onde é necessário, sem as aleijar e só no caso dos animais mais recalcitrantes. Aliás, nos concursos de cães pastores, as mordidelas são altamente penalizadas. Por isso, não se espere ver os cães pastores a morder tudo feitos parvos, como parece depreender-se da observação da luisa. não foi observação, foi 2º informação obtida através da leitura de livros sobre cães, e não sobre culinária.
Deixem-se lá de chavões ou realmente passo a achar que todas as louras são burras ...
[/quote][color=darkred][/color]
finalmente...
começo a saturar-me. não é a 1ª vez q uma troca de ideias, opiniões, informações aqui no forum, acabe em total arrogância , e troca de ,embora subtis, insultos.
minha amiga , há formas bem + simpáticas de se discordar, e bem + pacíficas.
em sei lá quantas mensagens q já deixei aqui no forum, q não são muitas mas já são bastantes, nunca precisei de boquinhas idiotas nem de insultos, excepto ao sr. paulo caetano da revista focus, e por razões bem explícitas, e bem mais graves q 1 simples discordância de opiniões.
aconselho-a a ter mais tento nas palavras e a olhar 1º para si, antes de começar po aí a pôr rótulos ( eu até nem sou loira..), e além do mais, não quero deixar de dizer q o q você me atribuir, passa-me ao lado,pois se aqui estou acima de tudo é para falar de cães , e não de mim nem de si, q não me interessa nada, e para conversar com pessoas simpáticas e q saibam conversar, e aceitar as opiniões dos outros sem agressões, o q ao q me parece, não é o seu caso.
passe bem.