Artigo: Cães de Guarda que Não Guardam

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Misha
Membro
Registado: quarta dez 12, 2001 10:29 am
Contacto:

quinta mai 09, 2002 5:42 pm

Olá, KROZ,
Eu também tenho uma Pinscher legítima e uma mestiça de Pinscher com Chihuahua, e elas são excelentes cães de alarme!
Olha, o FCI (Federação Cinológica Internacional) classifica o Pinscher Miniatura no Grupo 2 - Pinscher e Schnauzer, Molossóides, Boiadeiros e Montanheses Suícos e Raças assemelhadas.

Veja uma parte da descrição do Pinscher Miniatura pelo FCI:

Seção 1 - Tipo Pinscher e Schnauzer

1.1 - Pinscher

Padrão FCI no 185 - 11 de agosto de 2000.

País de origem: Alemanha

Nome no país de origem: Zwergpinscher

Utilização: Companhia, guarda e trabalho

Sem prova de trabalho

He he he! GUARDA, vê?
Se quiser mais informações, e a descrição completa do Padrão da Raça de acordo com o FCI, acesse o site: www.cbkc.com.br/padroes/principal.html e selecione o Pinscher Miniatura no Grupo 2 (mesmo grupo do Rottweiler :o )
Um abraço,
Andrea
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta mai 09, 2002 6:11 pm

Última edição por SeaLords em segunda nov 17, 2008 4:47 pm, editado 1 vez no total.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta mai 09, 2002 8:36 pm

Oi!

Mas esse Pinscher não será o pinscher alemão? É que o nosso é o mini... não consegui aceder ao site para verificar.

Misha Escreveu: Olá, KROZ,
Eu também tenho uma Pinscher legítima e uma mestiça de Pinscher com Chihuahua, e elas são excelentes cães de alarme!
Olha, o FCI (Federação Cinológica Internacional) classifica o Pinscher Miniatura no Grupo 2 - Pinscher e Schnauzer, Molossóides, Boiadeiros e Montanheses Suícos e Raças assemelhadas.

Veja uma parte da descrição do Pinscher Miniatura pelo FCI:

Seção 1 - Tipo Pinscher e Schnauzer

1.1 - Pinscher

Padrão FCI no 185 - 11 de agosto de 2000.

País de origem: Alemanha

Nome no país de origem: Zwergpinscher

Utilização: Companhia, guarda e trabalho

Sem prova de trabalho

He he he! GUARDA, vê?
Se quiser mais informações, e a descrição completa do Padrão da Raça de acordo com o FCI, acesse o site: www.cbkc.com.br/padroes/principal.html e selecione o Pinscher Miniatura no Grupo 2 (mesmo grupo do Rottweiler :o )
Um abraço,
Andrea
Misha
Membro
Registado: quarta dez 12, 2001 10:29 am
Contacto:

quinta mai 09, 2002 10:19 pm

KROZ,
É o Pinscher Miniatura que consta no grupo 2 do FCI.
Lá tem o padrão desta raça, fotos, e tudo mais.
Um abraço,
Andrea
Ines2002
Membro
Registado: quinta abr 25, 2002 8:05 pm

quinta mai 09, 2002 10:39 pm

A questão de cão de trabalho é muito subjectiva; não se prende com raças nem com grupos da FCI. Tanto é cão de trabalho o border collie que conduz rebanhos, como o podengo que caça, como o labrador que guia cegos, etc etc

Já os cães de guarda, pertencem só ao Grupo 2! Cães de guarda são aqueles animais cuja função original e principal era guardar. (fossem rebanhos, pessoas ou bens) É essa a semelhança entre cães do grupo 2, sejam exteriormente parecidos ou não.

Embora haja no grupo 1 (e noutros grupos) cães que são também óptimos guardas, esta actividade não é a sua principal característica.
saudações caninas
fabi
Membro
Registado: quarta abr 03, 2002 7:09 pm
Localização: yorkshire terrier,schnauzer gigante, galgo afegão, tartarugas,coelhos

quinta mai 09, 2002 10:41 pm

...conselho... tendencioso (claro)!
Um bom cão de guarda e amigo dos donos? Um Schnauzer gigante, claro! Sempre alerta, mas amistoso com quem entre ou chegue com o dono! Quem o vê , com uma vedação de distância, parece-lhe um monstro!Mas , se chegarmos perto, só quer mesmo é umas festinhas e carinhos.
Cães de guarda...killers? Só nos filmes ou então, aqueles desgraçados que nascem, crescem e vivem presos a uma corrente, com água e comida q.b. (ás vezes nem isso).
ESSES acabam por não ser nem de guarda, nem de companhia, nem de nada.
São bichos. Destinados A NÃO SER SEQUER ANIMAIS.
Se um de vocês (pessoas do forum) crescessem pendurados de uma corrente, como seriam? Ponham-se lá no lugar do animal...
fabi
Membro
Registado: quarta abr 03, 2002 7:09 pm
Localização: yorkshire terrier,schnauzer gigante, galgo afegão, tartarugas,coelhos

quinta mai 09, 2002 10:47 pm

Este forum é realmente VIPO...
Nota: O: owner.
luisa_seabra
Membro
Registado: sábado abr 20, 2002 12:26 pm

quinta mai 09, 2002 10:48 pm

[quote=SeaLords]
Já por diversas vezes tenho visto (aqui e não só) que o Rott e afins são cães de trabalho, por oposição aos outros, como se só o trabalho de guarda e defesa fosse trabalho. Não são cães de trabalho os cães pastores? Não trabalham os cães de caça? Os cães de trenó, é só para aquecer?

1º-como já disse antes ( e tenho pena q não leia as coisas até ao fim e comece logo a bombardear) eu não inventei o q disse, e não é o único livro a afirmar isso.quer + exemplos? - beverly cuddy e chris bell, livro "cães", edições plátano. pág 95 :

cão de pastor alemão
58-64 cm
F.C.I.-GRUPO 1 EST.166

depois, na pág . 8

NOMENCLATURA DE GRUPOS F.C.I.
1º grupo- cães de pastor e boeiros( excepto boeiros suíços)

os cães de caça, são cães de caça, e dentro da "caça" há os de cobro, os de perseguição, os de parar, e os levantadores de caça.
os cães q puxam trenó, como o alaskan malamute, estão, para sua informação e segundo o livro q 1º mencionei, entr os cães de trabalho.
mais...
" ROTTWEILER * CÃES DE TRABALHO

Imensamente forte e musculada, esta raçapossui uma expressão calma e confiante, q reflecte o seu temperamento tranquilo.A pelagem é...(...).O Rottweiler aceita bem o treinamento e é um trabalhador incansável.

HISTÓRIA o rott. foi seleccionado na Alemanha, na cidade de Rottweiler, onde era utilizado para conduzir e guardar gado.Hoje é 1 das 5 raças + populares nos E.U., no inicio do séc. XIX chegou quase á extinção."

sabe q mais... já q sabe mais do q os autores q escrevem livros sobre cães, podia escrever 1 livro...seria bem + útil do q atacar assim as pessoas q vêm a este fórum.

Quanto aos pastores alemães, e discordando um bocado da Ana_link, efectivamente, na sua origem, eram cães pastores, no sentido verdadeiro do termo (condução de rebanhos). Aliás, os primeiros exemplares eram bem mais ligeiros que os actuais (mais adequados para esse tipo de trabalho). Só que mais tarde a selecção foi orientada para outras utilizações.

Quanto às mordiscadelas, um cão pastor mordisca as patas das ovelhas ou das vacas mas apenas para se fazer obedecer por elas e as conduzir para onde é necessário, sem as aleijar e só no caso dos animais mais recalcitrantes. Aliás, nos concursos de cães pastores, as mordidelas são altamente penalizadas. Por isso, não se espere ver os cães pastores a morder tudo feitos parvos, como parece depreender-se da observação da luisa. não foi observação, foi 2º informação obtida através da leitura de livros sobre cães, e não sobre culinária.

Deixem-se lá de chavões ou realmente passo a achar que todas as louras são burras ...
[/quote][color=darkred][/color]

finalmente...
começo a saturar-me. não é a 1ª vez q uma troca de ideias, opiniões, informações aqui no forum, acabe em total arrogância , e troca de ,embora subtis, insultos.
minha amiga , há formas bem + simpáticas de se discordar, e bem + pacíficas.
em sei lá quantas mensagens q já deixei aqui no forum, q não são muitas mas já são bastantes, nunca precisei de boquinhas idiotas nem de insultos, excepto ao sr. paulo caetano da revista focus, e por razões bem explícitas, e bem mais graves q 1 simples discordância de opiniões.
aconselho-a a ter mais tento nas palavras e a olhar 1º para si, antes de começar po aí a pôr rótulos ( eu até nem sou loira..), e além do mais, não quero deixar de dizer q o q você me atribuir, passa-me ao lado,pois se aqui estou acima de tudo é para falar de cães , e não de mim nem de si, q não me interessa nada, e para conversar com pessoas simpáticas e q saibam conversar, e aceitar as opiniões dos outros sem agressões, o q ao q me parece, não é o seu caso.
passe bem.
SeaLords
Membro Veterano

sexta mai 10, 2002 10:19 am

Última edição por SeaLords em segunda nov 17, 2008 4:49 pm, editado 1 vez no total.
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

sexta mai 10, 2002 11:15 am

Oi

Não vale a pena estarem a discutir por assuntos que não valem a pena.

Cães de guarda, acabam por ser todos, seja por ladrarem quando ouvem um barulho estranho, seja pelo aspecto fisico que intimida, seja porque pelo treino sabem guardar o que pertence ao dono.

Quanto aos pastores alemães, eu sei que estão inseridos no 1º grupo da FCI e isso tudo. O que eu estava a dizer é que neste momento não se pode exactamente considerar um cão de condução de rebanho, devido ao tamanho queeste possui, e sobretudo ao seu peso. Sendo um cão extremamente inteligente e multifacetado pode ser treinado para tudo e mais alguma coisa.
O primeiro cão guia de cegos foi uma pastora alemã. Isto não seria possivel se fosse um animal nervoso e que mordisca as pernas. Os cães-guia têm de ser calmos, não demasiado protectores visto que o cego tem contacto com diversas pessoas durante o dia, e muitas vão "ajudar" o cego, chegando a atrapalhar o trabalho do cão. Um cão nervoso facilmente perderia a concentração, falhando no seu trabalho, e um cão que mordisca, facilmente morderia ou rosnaria às pessoas.
Se não me engano, o cão de pastor dos Pirinéus também faz parte do grupo 1. Não sei porqué mas não estou a ver u cão com aquele corpinho elegante a correr atrás de ovelhas ou vacas, pela montanha fora :D
Quanto aos grupos da FCI... servem apenas para agrupar raças de forma a facilitar a vida aos juizes ;) . São apenas cães com aspectos fisicos ou funções semelhantes, agrupados e claro, com um nome... tinham de dar um nome a cada grupo, algo que distinguisse um do outro.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
SeaLords
Membro Veterano

sexta mai 10, 2002 11:37 am

Última edição por SeaLords em segunda nov 17, 2008 4:50 pm, editado 1 vez no total.
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

sexta mai 10, 2002 11:42 am

Oi

Eu não me enxofro com nada, e até agradeço as criticas....
É assim que se aprende coisas novas!

A unica coisa que me chateia é os maus tratos nos animais.. e a ignorancia de algumas pessoas...

Se calhar tou a confundir os dois.... o nome é tão parecido! Mas enfim.. espero que a ideia tenha sido correctamente transmitida desta vez!

É que às vezes penso nas coisas mais depressa do que escrevo, e depois não me exprimo bem..
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
luisa_seabra
Membro

sexta mai 10, 2002 12:19 pm

para si, a ana link não se "enxofrou" se calhar porque não a contradiz...é mais fácil, não é?
eu tb prefiro realmente ouvir pessoas a concordarem comigo em vez de discordarem...é realmente mais fácil...mas se não concordarem, e me mostrarem os seus argumentos sem arrogância, e simpáticamente, é possivel manter 1 conversa.
a diferença entre a ana link e a sealords, é q a ana link sabe conversar, sem andar para aí toda picada a espingardar, porque enfim, alguém lhe ofendeu a sua infinita sabedoria, como é ocaso da sealords.a ana link discorda comigo, e contradisse-me,mas sem arrogância e com simpatia :com ela estarei pronta para discutir mais vezes, e concordar e discordar as vezes q for preciso, e assim se calhar aprender coisas q não sei.
já com a sealords, e como não vim para este forum para ser enxovalhada, termino a conversa.eu não vim aqui para atacá-la , até porque para mim é só + 1 humano q para aqui anda, eu vim aqui, como já disse , porque amo os animais (irracionais, note-se), e é sobre eles, principalmente cães, q eu quero conversar, trocar ideias , aprender coisas novas.
e como não vim para atacá-la, agradeço q guarde a sua arrogância e espingarda para si q eu não preciso delas para nada, ok?
SeaLords
Membro Veterano

sexta mai 10, 2002 1:01 pm

Última edição por SeaLords em segunda nov 17, 2008 4:51 pm, editado 1 vez no total.
luisa_seabra
Membro

sexta mai 10, 2002 2:26 pm

yap.

assim como burro velho não aprende.
já viu q nem argumentar consegue? tem de pegar em coisas q outros já disseram para se fazer valer?
você é de ideias fixas!!
já lhe disse, se sabe + q todo o mundo, publique 1 livro e pare de me atacar!!! caramba, o q é demais irrita.
você deve ser 1 pessoa muito só, a tratar os outros da maneira como trata, principalmente pessoas q não conhece de lado algum para fazer qualquer tipo de juízo de valor.
você boicota tudo o q a contrariar??
vamos lá a esclarecer 1 coisa , até para as pessoas q estão a ler estes tristes posts :
1ºeu deixei 1 comentário, uma opinião (q eu saiba sou livre de as ter), q nem sequer foi dirigido a si, muito menos a ataquei.
2º nem a própria autora do post inicial viu necessidade de me atacar de forma alguma
3º estou ciente q não sou detentora da verdade absoluta ( ao contrário de si.)
4º não fui eu q escrevi os livros q mencionei, e portanto se não concorda, vá disparatar com eles.
5ºvocê se calhar já teve cães de todas as raças e não só, para saber tanto sobre eles através da experiência. pois eu sou humilde e digo q a minha vida toda, só tive boxers, labradores e agora 1 beagle, e rafeiros, e não sei tudo o q há para saber sobre eles, e sou apologista de q se aprende até morrer.por isso, se quero saber mais sobre esses e outros cães, recorro a livros ( sabe, aquelas coisas q até são pedagógicas, e q até se aprende algo com eles??não??).
6º eu , além do mais, não disse q você não tinha razão. eu apenas disse q as minhas afirmações tinham sido tiradas de livros.
7º mas para mim, a partir do momento q você resolveu atirar galhardetes e me atacar E MUITO MAL-EDUCADAMENTE, vinda do nada, perdeu TODA e qualquer razão.
8º, e finalmente, agradeço q ficamos por aqui, pois você tem vindo a baixar o nível, e eu não gostaria de entrar por aí.ao contrário de si, respeito quem não conheço , e prefiro ser bem educada a não sê-lo.

a todos os outros, fiquem bem , e agradeço as opiniões ( é assim q se aprende e se alargam os horizontes )
Responder

Voltar para “Cães”