Cushing

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

quarta fev 29, 2012 12:35 pm

Floripes2 Escreveu:
TIRI Escreveu:
Floripes2 Escreveu:Tive um cão com Cushing e não me lembro de nenhum teste especial, mas isso não quer dizer que o não haja.

Quando se descobriu o Cushing foi através de uma ecografia, na qual se viu uma supra-renal aumentada. A ecografia foi pedida directamente por mim a um veterinário, depois de os sintomas físicos que o cão apresentava terem sido sistematicamente desprezados pelo médico que o tratava.

A sua vet não lhe explicou em que consiste o teste que vai fazer à cadela?
E já agora quais eram os sintomas físicos que o seu caozinho apresentava?
A minha a vet diz que tem a barriga um pouco dilatada e o pêlo muito fino, mas sinceramente não acho nada.
A barriga dilatada era o mais evidente, a certa altura quase lhe dificultava o andar. Cheguei a temer que tivesse algum tumor nos intestinos. Também tinha um apetite insaciável, mas como não sabia do Cushing, não dei a devida importância a isso, apenas o controlava nas saídas, para não ir direitinho ao lixo. Como comia muito, também bebia muito.

Perdia muito pêlo e fazia peladas, redondas e lisas, fazia longos xixis e por vezes a urina saía-lhe muito escura. Houve mesmo uma vez em que o levei a correr ao vet porque lhe vi uma urina castanha.

De momento não me recordo de mais, tudo se passou há mais de dez anos e o meu cão morreu há quatro.

Tal re qual estes sintomas. O beber muito, a barriga dilatada e as peladas
Todos estes sinais foram desprezados por esse vet a que o levava, por isso acho que a sua é uma profissional muito atenta, o que nos dias que correm é de valorizar. Confie nela.
Argguida
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 12:18 pm

quarta fev 29, 2012 12:44 pm

tiabela Escreveu:
Beaucie Escreveu:Bom dia..não tenho a certeza mas deve ser para tirar uma amostra de sangue, depois uma dose pequena de Dexamethasone e passado umas horas fazer novo teste ao sangue (aos 4 h e as 8 h depois da injecção) Este teste tem volta de 90 % certeza se o cão tem Cushing ou não. Mas penso que há mais testes.

Espero que tudo corre bem com a sua menina!
Exactamente, a semana passada a minha cadela fez essa análise, mas como moro perto do vet que a fez, fui lá das 3 vezes. Felizmente deu negativo
Tiabela qual das miúdas é que tinha suspeita de cushing? :roll: Fico muito feliz pelo resultado ter sido negativo. :wink: :wink: :wink: Ainda bem ...
TIRI
Membro
Registado: quinta out 27, 2011 1:51 pm
Localização: Nikita (Podenga) e Fofa (Caniche) * Lulu, Solita, Sissi e Mimi (gatas)

quarta fev 29, 2012 12:48 pm

Forista Argguida, pode fazer o favor de me enviar o link? Terei todo o gosto em o ler.
TIRI
Membro
Localização: Nikita (Podenga) e Fofa (Caniche) * Lulu, Solita, Sissi e Mimi (gatas)

quarta fev 29, 2012 12:50 pm

tiabela Escreveu:
Beaucie Escreveu:Bom dia..não tenho a certeza mas deve ser para tirar uma amostra de sangue, depois uma dose pequena de Dexamethasone e passado umas horas fazer novo teste ao sangue (aos 4 h e as 8 h depois da injecção) Este teste tem volta de 90 % certeza se o cão tem Cushing ou não. Mas penso que há mais testes.

Exactamente, a semana passada a minha cadela fez essa análise, mas como moro perto do vet que a fez, fui lá das 3 vezes. Felizmente deu negativo
E quais eram os sintomas que ela tinha?

Todo este processo da minha Nikita começou porque a vet aconselhou a fazer umas análises por causa de um sopro que ela tem e ela queria ver como estava a parte renal e fígado.
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quarta fev 29, 2012 2:34 pm

TIRI Escreveu:...

Todo este processo da minha Nikita começou porque a vet aconselhou a fazer umas análises por causa de um sopro que ela tem e ela queria ver como estava a parte renal e fígado.
Como também referiu que a vet acha que a sua cadelinha tem o pêlo demasiado fino, e depois de descartada (ou confirmada) a hipótese de Cushing, sugira-lhe uma análise à tiróide, se é que ainda não a fez.

O hipotiroidismo é comum em cadelas mais velhas e esterilizadas - supondo que a sua o esteja - e tem efeitos sobre a qualidade do pêlo, sobre o ritmo cardíaco, entre outras funções, e fá-las engordar.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Argguida
Membro Veterano

quarta fev 29, 2012 2:44 pm

Tiri, já lhe enviei o link do tópico da Joaninha.

As melhoras da Ni e, assim que souber os resultados diga.

As melhoras da miúda. :wink:
Ritazza
Membro
Registado: terça dez 27, 2011 1:08 pm

quarta fev 29, 2012 3:00 pm

Eu tenho uma caniche com cushing.
Não revelava sintomas a não ser a lipáse muito elevada.
TIRI
Membro

quarta fev 29, 2012 3:20 pm

...
O hipotiroidismo é comum em cadelas mais velhas e esterilizadas - supondo que a sua o esteja - e tem efeitos sobre a qualidade do pêlo, sobre o ritmo cardíaco, entre outras funções, e fá-las engordar.

Obrigada pela dica, vou sim falar nisso à vet.
Última edição por TIRI em quarta fev 29, 2012 3:28 pm, editado 1 vez no total.
TIRI
Membro

quarta fev 29, 2012 3:25 pm

Mas é engraçado, pois tenho uma outra cadela caniche, a Fofa, que quando veio para minha casa trazia de ambos os lados dos flancos grandes peladas, sem pêlo nenhum mesmo, e na altura a vet também pensou que era da tiróide e depois também falou em Cushing.
Fez análises só à tiròide e não se confirmou nada de anormal e veio-se a resolver o problema com lavagem de 15 em 15 dias com Betad... e com a aplicação diária de um spray.
Só queria que desta vez não fosse também nada de grave e que as coisas se resolvessem.
TIRI
Membro

quarta fev 29, 2012 3:27 pm

Ritazza desejo tudo de bom para a sua menina. :wink:
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

quarta fev 29, 2012 3:30 pm

Argguida Escreveu:
tiabela Escreveu:

Tiabela qual das miúdas é que tinha suspeita de cushing? :roll: Fico muito feliz pelo resultado ter sido negativo. :wink: :wink: :wink: Ainda bem ...
A minha Snappy. A doença dela está controlada, parece que nãon tem metastases e o cushing deu negativo. Tem um coração do tamanho do mundo que lhe está a comprimir a traqueia, mas também já está medicada. Enfim a minha pequenita é uma vencedora :D
Argguida
Membro Veterano

quarta fev 29, 2012 4:51 pm

Xi, caramba Tiabela. :roll: :roll: Realmente tem aí uma lutadora. :wink: :wink: As melhoras da miúda. :wink:
pupyylab
Membro Veterano
Registado: quinta jul 14, 2011 1:15 pm

quarta fev 29, 2012 6:26 pm

Não posso ajudar qt à doença, que nunca ouvi falar, mas quero deixar um abraço e uns mimos a todos patudos que estão doentitos e que melhorem rapidamente!
TIRI
Membro

quinta mar 01, 2012 12:33 pm

Já falei com a vet e já está tudo tratado para se fazer o teste.
Em principio amanhã ou segunda já vai fazer.
Quero tratar disto o quanto antes, TOU MUITO ANSIOSA.
Quando souber alguma coisa mais concreta venho cá dizer.
Torçam pela minha velhinha boa :wink:
Argguida
Membro Veterano

quinta mar 01, 2012 12:53 pm

Tiri é natural que esteja ansiosa mas, vai ver que vai correr tudo bem. :wink: Se Deus quiser a Ni não terá cushing. :wink:

Calminha ... pensamentos positivos. :D :D

Asim que tiver notícias, diga.

Uma beijoca para si e outra para a NI. :wink:
Responder

Voltar para “Cães”