Estou de acordo, quando aconselham a trela em nylon.Eu já passei por uma situação de aflição com a minha baby, precisamente por estar a usar as trelas extensíveis.A trela partiu-se.A baby, é de porte pequeno.Floripes2 Escreveu:Exacto. A trela extensível, e pior se for de cordão, é difícil de manejar quando o cão está em plena fúria para se atirar a outro. A roda que trava salta, o fio parte-se, e enquanto não se parte causa-nos abrasões se o cão a enrolar em nós ou se numa tentativa para o segurar lhe deitarmos a mão, etc.KavakoSilva Escreveu:Aconselho uma trela de nylon, não extensível, no máximo com 1,15m de comprimento.
As trelas extensíveis são pouco seguras, especialmente em cães destrambelhados.
Para esses casos, a melhor trela é mesmo a normal, como o KavacoSilva recomendou.
Ajuda com o Batuta!
Moderador: mcerqueira
Se em vez de ser de cordão, a trela extensível for de fita, não há problemas desses. Só quando as fitas estão velhas e já ratadas é que correm o risco de partir, o que ainda leva uns bons anos. A última que comprei já tem cerca de quinze anos e ainda está ali para outros tantos.
Já as de cordão, não, os malditos dos cordões esgarçam com facilidade e quando menos se espera, rompem.
Mas para cães que puxam ou se atiram a outros não são facto muito práticas. Para esses, nada como uma trela clássica.
Já as de cordão, não, os malditos dos cordões esgarçam com facilidade e quando menos se espera, rompem.
Mas para cães que puxam ou se atiram a outros não são facto muito práticas. Para esses, nada como uma trela clássica.
<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>

<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>
-
- Membro
- Registado: sábado jun 19, 2004 9:58 pm
Boas!!!
Como pode constatar, tem uma sére de soluções e de reparações que lhe fizeram e propuzeram sem conhecerem o caso verdadeiramente. Estamos a tentar ajudar,mas esta não é melhor forma de ser ajudado, pois o que resulta para mim ou para outro forista pode não resultar consigo por uma série de motivos.
Procure um profissional ou pessoa com bastante experiencia com cães, seja consistente e mantenha a calma que por norma os resultados aparecem.
Até à próxima!!!
Como pode constatar, tem uma sére de soluções e de reparações que lhe fizeram e propuzeram sem conhecerem o caso verdadeiramente. Estamos a tentar ajudar,mas esta não é melhor forma de ser ajudado, pois o que resulta para mim ou para outro forista pode não resultar consigo por uma série de motivos.
Procure um profissional ou pessoa com bastante experiencia com cães, seja consistente e mantenha a calma que por norma os resultados aparecem.
Até à próxima!!!
-
- Membro Júnior
- Registado: domingo mar 04, 2012 11:05 am
Hoje comecei a série de treinos.
Uma caminhada em passo rápido de uma hora, com o treino de "olha para mim e senta, e leva recompensa", para ver se ele começa a focar a atenção mais em mim quando estamos com outros cães.
Baseei-me neste vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=EUCl6ndLN7Q
Ainda não tenho a gentle leader, mas vou ver se compro. Alguém sabe de lojas de animais em Coimbra que vendam ou lojas on-line? E preço médio?
O teste veio logo a seguir. Não consegui que focasse a atenção em mim (obviamente é muito cedo), mas parei e obriguei-o a estar sentado a meu lado, ainda que a chiar um pouco. Depois quando os outros cães se foram embora, recomecei o passeio até casa.
À tarde, quando chegar, ignorá-lo e fazer a rotina até ao sofá e só aí lhe dou atenção. Depois meia horita depois ou assim, sair por 2 ou 3 minutos e repetir de hora e meia em hora e meia, mais ou menos, tendo um passeio de 20 minutos a meia h pelo meio. À noite depois de comer, passeio de 10 minutos e casa para dormir.
Parece-vos um bom método de treino a seguir?
Uma caminhada em passo rápido de uma hora, com o treino de "olha para mim e senta, e leva recompensa", para ver se ele começa a focar a atenção mais em mim quando estamos com outros cães.
Baseei-me neste vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=EUCl6ndLN7Q
Ainda não tenho a gentle leader, mas vou ver se compro. Alguém sabe de lojas de animais em Coimbra que vendam ou lojas on-line? E preço médio?
O teste veio logo a seguir. Não consegui que focasse a atenção em mim (obviamente é muito cedo), mas parei e obriguei-o a estar sentado a meu lado, ainda que a chiar um pouco. Depois quando os outros cães se foram embora, recomecei o passeio até casa.
À tarde, quando chegar, ignorá-lo e fazer a rotina até ao sofá e só aí lhe dou atenção. Depois meia horita depois ou assim, sair por 2 ou 3 minutos e repetir de hora e meia em hora e meia, mais ou menos, tendo um passeio de 20 minutos a meia h pelo meio. À noite depois de comer, passeio de 10 minutos e casa para dormir.
Parece-vos um bom método de treino a seguir?
A mim, parece-me bem.
Outra coisa de que me esqueci: se o seu cão for daqueles que faz uma grande festa à vista da trela e na perspectiva de sair, não alinhe. Mande-o sentar e dê-lhe ordem para se acalmar, ficar quieto. Se ele não acatar, deixe-o com o peitoral posto e vá fazer qualquer coisa. Saia só quando ele se acalmar.
Outra coisa de que me esqueci: se o seu cão for daqueles que faz uma grande festa à vista da trela e na perspectiva de sair, não alinhe. Mande-o sentar e dê-lhe ordem para se acalmar, ficar quieto. Se ele não acatar, deixe-o com o peitoral posto e vá fazer qualquer coisa. Saia só quando ele se acalmar.
</p>
<p> </p>

<p> </p>
-
- Membro Júnior
É exactamente desses meninos! Mas nós já começámos a fazer isso 
Ele fica todo doido e nós mandamos sentar e só depois de se acalmar é que lha pomos. A mesma coisa para sair de casa e do prédio, só depois de sentar e, então pelo que aprendi aqui, só depois de nós sairmos

Ele fica todo doido e nós mandamos sentar e só depois de se acalmar é que lha pomos. A mesma coisa para sair de casa e do prédio, só depois de sentar e, então pelo que aprendi aqui, só depois de nós sairmos

O objectivo de todos estes treinos é tornar o cão menos excitável e levá-lo a tomar as actividades do dia como rotinas normais que não vão transformar a sua vida num luta constante.
Sair em segundo lugar, sentar-se quando o manda e todas as restantes manobras apenas se destinam a eliminar a instabilidade que ele sente em relação aos donos e à casa e a mostrar-lhe que tanto uns como os outros são estáveis, que não há razão para ansiedades, mais nada.
Tudo o resto é teoria, e como todas as teorias, pode levar-nos a compreender melhor os processos mentais de um cão, dando-nos assim bases para o educar, mas mais nada. Em educação nunca se deve tomar nada à letra, sob pena de não termos sucesso.
Sair em segundo lugar, sentar-se quando o manda e todas as restantes manobras apenas se destinam a eliminar a instabilidade que ele sente em relação aos donos e à casa e a mostrar-lhe que tanto uns como os outros são estáveis, que não há razão para ansiedades, mais nada.
Tudo o resto é teoria, e como todas as teorias, pode levar-nos a compreender melhor os processos mentais de um cão, dando-nos assim bases para o educar, mas mais nada. Em educação nunca se deve tomar nada à letra, sob pena de não termos sucesso.
</p>
<p> </p>

<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm
aisd Escreveu:
Pôr o animal preso não me parece cura para a ansiedade da separação.
correcto!
nem tal foi sugerido aisd

o treino com crate é uma das formas mais simples e eficazes de amenizar ansiedade de separaçao en cães.
há estudos feitos e resultados demonstrados. é questao de pesquisa e um pouco de vontade de aprofundar o tema.
volto a frisar que a crate é uma barreira fisica, facimente substituivel por outra barreira com menos "impacto visual" ( foram dados exemplos )
a mim a crate não me choca nada, é um instrumento de trabalho!
mas como pessoa de bom senso

Alias em termos de ansiedade de separaçao, os processos mentais do cão e dos bebés humanos até aos dois anos, tendem a convergir.
daí a corrente de pensamento em pedopsicologia que defende ( e bem na minha opiniao ) que não devemos responder ao primeiro choro de "abandono" do bebé, sim monitorizar e esperar alguns minutos ate pegar ao colo ou acalmar no berço, playpen, etc.... a mente precisa de ganhar mecanismos de controlar a ansiedade e os momentos de solidao.
mas tudo isto sao prismas de cada um, este é o meu... e por isso a partilha de algo amplamente aceite por quem treina diariamente.
o topico tem boas sugestoes, é questao de dedicaçao dos donos para aligeirar o nervosismo do animal.
An ye harm none, do what ye will
Essas correntes da pedopsicologia não fazem mais, na maior parte dos casos, do que pegar nos comportamentos maternais que existem desde que há mães e filhos e aplicá-los para justificar os cada vez mais numerosos casos de adultos infelizes, tímidos e desequilibrados que a desatenção maternal criou e enche os consultórios dos psiquiatras.Netherwing Escreveu:...
Alias em termos de ansiedade de separaçao, os processos mentais do cão e dos bebés humanos até aos dois anos, tendem a convergir.
daí a corrente de pensamento em pedopsicologia que defende ( e bem na minha opiniao ) que não devemos responder ao primeiro choro de "abandono" do bebé, sim monitorizar e esperar alguns minutos ate pegar ao colo ou acalmar no berço, playpen, etc.... a mente precisa de ganhar mecanismos de controlar a ansiedade e os momentos de solidao.
...
Aplicar a crate para curar casos de ansiedade por separação em cães adultos não me parece realmente o melhor método, por muito que venham os defensores citar casos de sucesso: a Netherwing importa-se de fornecer links para os estudos que diz haver?
Até aceito que a crate possa ser um instrumento de educação de um cachorro, mas para mais do que isso custa-me a perceber que resulte.
</p>
<p> </p>

<p> </p>
-
- Membro Júnior
Vou comprar uma gentle leader, que já as encontrei cá em Coimbra. Vou experimentar o método de "mostra GL, petisco. mostra GL, petisco. Mete focinho na GL, petisco. Ponho GL e fecho-a, petisco" e repito para que ele associe a GL a uma coisa boa e vou começar já hoje a passeá-lo com ela posta para treinar o focus de atenção em mim.
No que toca à ansiedade de separação, vou deixar a crate de parte e testar a ausência de 2 ou 3 minutos e ir aumentando.
No que toca à ansiedade de separação, vou deixar a crate de parte e testar a ausência de 2 ou 3 minutos e ir aumentando.
Ainda é o melhor sistema. A reeducação é sempre o melhor, embora dê trabalho.
E nessa tarefa da recompensa com guloseimas, não exagere, não as torne sistemáticas, para o cão não ficar dependente delas e depois mandar às urtigas as ordens quando não houver nenhuma recompensa alimentar, ou quando não tiver apetite para ela.
Por mim, acho preferível dar guloseimas apenas nos primeiros dias e mesmo assim alternadas com palavras afectuosas ou uma festa, ou as duas coisas em simultâneo, sempre que fizer bem o que se lhe manda.
Treinando-o a não stressar com as saídas e a obedecer, e mudando também a sua própria atitude para com ele, a ansiedade de separação desaparecerá por si.
E nessa tarefa da recompensa com guloseimas, não exagere, não as torne sistemáticas, para o cão não ficar dependente delas e depois mandar às urtigas as ordens quando não houver nenhuma recompensa alimentar, ou quando não tiver apetite para ela.
Por mim, acho preferível dar guloseimas apenas nos primeiros dias e mesmo assim alternadas com palavras afectuosas ou uma festa, ou as duas coisas em simultâneo, sempre que fizer bem o que se lhe manda.
Treinando-o a não stressar com as saídas e a obedecer, e mudando também a sua própria atitude para com ele, a ansiedade de separação desaparecerá por si.
</p>
<p> </p>

<p> </p>
-
- Membro Júnior
No que toca aos passeios, estamos a cumprir religiosamente o plano
Brincamos também em casa quando ele pede e por nossa iniciativa própria e, pelo menos, na rua já não está a puxar tanto :9 Mas de vez em quando, ainda tenta e nós paramos e recomeçamos só quando a trela está larga.
No que toca aos outros cães, aqui há volta há poucos cães novos com que ele possa lidar, mas temo-lo forçado a sentar e estar quieto quando os vemos e depois seguimos logo em frente e ele, depois de chorar um bocadito, acalma-se e segue. Mas não nos chegamos perto ainda, é muito cedo, certo?
Apenas no que toca à ansiedade de separação, ainda não vimos melhoras De manhã uiva um pouco, mas uiva de maneira diferente do que se fizermos ausência de 2 ou 3 minutos. Nota-se que o uivar de manhã é do tipo "eu sei que tu costumas sair sempre de manhã, mas eu não gosto disso" e à tarde é uivar de quem não está à espera que haja uma ausência naquela altura, é um uivar mais agressivo. Mas tem alturas que está os 2 minutos inteiros a uivar e tem alturas em que só uiva um pouco.
Acham que deva aumentar o período de ausência ou manter os 2 minutos durante mais uns dias?

No que toca aos outros cães, aqui há volta há poucos cães novos com que ele possa lidar, mas temo-lo forçado a sentar e estar quieto quando os vemos e depois seguimos logo em frente e ele, depois de chorar um bocadito, acalma-se e segue. Mas não nos chegamos perto ainda, é muito cedo, certo?
Apenas no que toca à ansiedade de separação, ainda não vimos melhoras De manhã uiva um pouco, mas uiva de maneira diferente do que se fizermos ausência de 2 ou 3 minutos. Nota-se que o uivar de manhã é do tipo "eu sei que tu costumas sair sempre de manhã, mas eu não gosto disso" e à tarde é uivar de quem não está à espera que haja uma ausência naquela altura, é um uivar mais agressivo. Mas tem alturas que está os 2 minutos inteiros a uivar e tem alturas em que só uiva um pouco.
Acham que deva aumentar o período de ausência ou manter os 2 minutos durante mais uns dias?
-
- Membro Júnior
No que toca aos passeios, estamos a cumprir religiosamente o plano
Brincamos também em casa quando ele pede e por nossa iniciativa própria e, pelo menos, na rua já não está a puxar tanto :9 Mas de vez em quando, ainda tenta e nós paramos e recomeçamos só quando a trela está larga.

Uma vez que ele já se mostra calmo diante dos outros, pode começar a deixá-lo aproximar-se, para cheirar, cumprimentar, etc. A socialização com outros cães é-lhe muito necessária e foi, provavelmente, o vosso medo de aborrecimentos que lhe passou a mensagem de que os outros cães são inimigos.MartaMartins Escreveu:No que toca aos passeios, estamos a cumprir religiosamente o planoBrincamos também em casa quando ele pede e por nossa iniciativa própria e, pelo menos, na rua já não está a puxar tanto :9 Mas de vez em quando, ainda tenta e nós paramos e recomeçamos só quando a trela está larga.
Só precisa é de ficar atenta a possíveis retrocessos, para poder intervir de novo, mandando sentar-se, ficar quieto, etc.
É de todo aconselhável que aumente as ausências. Passe agora para os cinco minutos, depois para dez, depois para um quarto de hora, e assim por diante até uma hora completa.Acham que deva aumentar o período de ausência ou manter os 2 minutos durante mais uns dias?
Experimente também dizer-lhe, quando já estiver a abrir a porta para sair, dizer-lhe num tom de voz firme e calmo "A dona já vem", ou algo equivalente. Muitos cães reagem mal a ver os donos saírem porta fora sem dizerem nada, com indiferença. Por vezes, uma frase deste tipo, dita rotineiramente, num tom de voz normal e calmo, sempre ao sair, acalma-os e deixa-os ficar à espera que os donos regressem.
</p>
<p> </p>

<p> </p>
-
- Membro Júnior
Ele fica mais calmo se seguirmos viagem, mas antes disso chia um bom bocado.
Vou ver como reage amanhã ao aproximar-se de um cão novo, mas estou um pouco pessimista, penso que ele ainda vai tentar agarrar, ladrar, morder, rosnar...
Boa, essa da frase rotineira não conhecia, vou tentar
Obrigada!
Vou ver como reage amanhã ao aproximar-se de um cão novo, mas estou um pouco pessimista, penso que ele ainda vai tentar agarrar, ladrar, morder, rosnar...

Boa, essa da frase rotineira não conhecia, vou tentar

Obrigada!