Ajuda com o Batuta!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

babyluaa
Membro
Registado: quinta dez 01, 2011 12:53 am

domingo mar 04, 2012 10:47 pm

Floripes2 Escreveu:
KavakoSilva Escreveu:Aconselho uma trela de nylon, não extensível, no máximo com 1,15m de comprimento.

As trelas extensíveis são pouco seguras, especialmente em cães destrambelhados.
Exacto. A trela extensível, e pior se for de cordão, é difícil de manejar quando o cão está em plena fúria para se atirar a outro. A roda que trava salta, o fio parte-se, e enquanto não se parte causa-nos abrasões se o cão a enrolar em nós ou se numa tentativa para o segurar lhe deitarmos a mão, etc.

Para esses casos, a melhor trela é mesmo a normal, como o KavacoSilva recomendou.
Estou de acordo, quando aconselham a trela em nylon.Eu já passei por uma situação de aflição com a minha baby, precisamente por estar a usar as trelas extensíveis.A trela partiu-se.A baby, é de porte pequeno.
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

domingo mar 04, 2012 11:10 pm

Se em vez de ser de cordão, a trela extensível for de fita, não há problemas desses. Só quando as fitas estão velhas e já ratadas é que correm o risco de partir, o que ainda leva uns bons anos. A última que comprei já tem cerca de quinze anos e ainda está ali para outros tantos.

Já as de cordão, não, os malditos dos cordões esgarçam com facilidade e quando menos se espera, rompem.

Mas para cães que puxam ou se atiram a outros não são facto muito práticas. Para esses, nada como uma trela clássica.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
roquesoares
Membro
Registado: sábado jun 19, 2004 9:58 pm

domingo mar 04, 2012 11:32 pm

Boas!!!
Como pode constatar, tem uma sére de soluções e de reparações que lhe fizeram e propuzeram sem conhecerem o caso verdadeiramente. Estamos a tentar ajudar,mas esta não é melhor forma de ser ajudado, pois o que resulta para mim ou para outro forista pode não resultar consigo por uma série de motivos.
Procure um profissional ou pessoa com bastante experiencia com cães, seja consistente e mantenha a calma que por norma os resultados aparecem.
Até à próxima!!!
MartaMartins
Membro Júnior
Registado: domingo mar 04, 2012 11:05 am

segunda mar 05, 2012 9:51 am

Hoje comecei a série de treinos.

Uma caminhada em passo rápido de uma hora, com o treino de "olha para mim e senta, e leva recompensa", para ver se ele começa a focar a atenção mais em mim quando estamos com outros cães.

Baseei-me neste vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=EUCl6ndLN7Q

Ainda não tenho a gentle leader, mas vou ver se compro. Alguém sabe de lojas de animais em Coimbra que vendam ou lojas on-line? E preço médio?

O teste veio logo a seguir. Não consegui que focasse a atenção em mim (obviamente é muito cedo), mas parei e obriguei-o a estar sentado a meu lado, ainda que a chiar um pouco. Depois quando os outros cães se foram embora, recomecei o passeio até casa.

À tarde, quando chegar, ignorá-lo e fazer a rotina até ao sofá e só aí lhe dou atenção. Depois meia horita depois ou assim, sair por 2 ou 3 minutos e repetir de hora e meia em hora e meia, mais ou menos, tendo um passeio de 20 minutos a meia h pelo meio. À noite depois de comer, passeio de 10 minutos e casa para dormir.

Parece-vos um bom método de treino a seguir?
Floripes2
Membro Veterano

segunda mar 05, 2012 10:31 am

A mim, parece-me bem.

Outra coisa de que me esqueci: se o seu cão for daqueles que faz uma grande festa à vista da trela e na perspectiva de sair, não alinhe. Mande-o sentar e dê-lhe ordem para se acalmar, ficar quieto. Se ele não acatar, deixe-o com o peitoral posto e vá fazer qualquer coisa. Saia só quando ele se acalmar.
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
MartaMartins
Membro Júnior

segunda mar 05, 2012 10:51 am

É exactamente desses meninos! Mas nós já começámos a fazer isso :)

Ele fica todo doido e nós mandamos sentar e só depois de se acalmar é que lha pomos. A mesma coisa para sair de casa e do prédio, só depois de sentar e, então pelo que aprendi aqui, só depois de nós sairmos :)
Floripes2
Membro Veterano

segunda mar 05, 2012 11:58 am

O objectivo de todos estes treinos é tornar o cão menos excitável e levá-lo a tomar as actividades do dia como rotinas normais que não vão transformar a sua vida num luta constante.

Sair em segundo lugar, sentar-se quando o manda e todas as restantes manobras apenas se destinam a eliminar a instabilidade que ele sente em relação aos donos e à casa e a mostrar-lhe que tanto uns como os outros são estáveis, que não há razão para ansiedades, mais nada.

Tudo o resto é teoria, e como todas as teorias, pode levar-nos a compreender melhor os processos mentais de um cão, dando-nos assim bases para o educar, mas mais nada. Em educação nunca se deve tomar nada à letra, sob pena de não termos sucesso.
<p>&nbsp;</p>
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

segunda mar 05, 2012 12:35 pm

aisd Escreveu:
Pôr o animal preso não me parece cura para a ansiedade da separação.

correcto!

nem tal foi sugerido aisd ;) foi sugerido isso sim, um metodo simples de alternancia entre presença e ausencia como uma finalidade especifica!!

o treino com crate é uma das formas mais simples e eficazes de amenizar ansiedade de separaçao en cães.

há estudos feitos e resultados demonstrados. é questao de pesquisa e um pouco de vontade de aprofundar o tema.

volto a frisar que a crate é uma barreira fisica, facimente substituivel por outra barreira com menos "impacto visual" ( foram dados exemplos )

a mim a crate não me choca nada, é um instrumento de trabalho!
mas como pessoa de bom senso :D, sei que a ideia da jaula mexe com algumas pessoas, daí ter sugerido opçoes.

Alias em termos de ansiedade de separaçao, os processos mentais do cão e dos bebés humanos até aos dois anos, tendem a convergir.

daí a corrente de pensamento em pedopsicologia que defende ( e bem na minha opiniao ) que não devemos responder ao primeiro choro de "abandono" do bebé, sim monitorizar e esperar alguns minutos ate pegar ao colo ou acalmar no berço, playpen, etc.... a mente precisa de ganhar mecanismos de controlar a ansiedade e os momentos de solidao.

mas tudo isto sao prismas de cada um, este é o meu... e por isso a partilha de algo amplamente aceite por quem treina diariamente.

o topico tem boas sugestoes, é questao de dedicaçao dos donos para aligeirar o nervosismo do animal.
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
Floripes2
Membro Veterano

segunda mar 05, 2012 2:28 pm

Netherwing Escreveu:...
Alias em termos de ansiedade de separaçao, os processos mentais do cão e dos bebés humanos até aos dois anos, tendem a convergir.

daí a corrente de pensamento em pedopsicologia que defende ( e bem na minha opiniao ) que não devemos responder ao primeiro choro de "abandono" do bebé, sim monitorizar e esperar alguns minutos ate pegar ao colo ou acalmar no berço, playpen, etc.... a mente precisa de ganhar mecanismos de controlar a ansiedade e os momentos de solidao.

...
Essas correntes da pedopsicologia não fazem mais, na maior parte dos casos, do que pegar nos comportamentos maternais que existem desde que há mães e filhos e aplicá-los para justificar os cada vez mais numerosos casos de adultos infelizes, tímidos e desequilibrados que a desatenção maternal criou e enche os consultórios dos psiquiatras.

Aplicar a crate para curar casos de ansiedade por separação em cães adultos não me parece realmente o melhor método, por muito que venham os defensores citar casos de sucesso: a Netherwing importa-se de fornecer links para os estudos que diz haver?

Até aceito que a crate possa ser um instrumento de educação de um cachorro, mas para mais do que isso custa-me a perceber que resulte.
<p>&nbsp;</p>
MartaMartins
Membro Júnior

segunda mar 05, 2012 2:54 pm

Vou comprar uma gentle leader, que já as encontrei cá em Coimbra. Vou experimentar o método de "mostra GL, petisco. mostra GL, petisco. Mete focinho na GL, petisco. Ponho GL e fecho-a, petisco" e repito para que ele associe a GL a uma coisa boa e vou começar já hoje a passeá-lo com ela posta para treinar o focus de atenção em mim.

No que toca à ansiedade de separação, vou deixar a crate de parte e testar a ausência de 2 ou 3 minutos e ir aumentando.
Floripes2
Membro Veterano

segunda mar 05, 2012 7:35 pm

Ainda é o melhor sistema. A reeducação é sempre o melhor, embora dê trabalho.

E nessa tarefa da recompensa com guloseimas, não exagere, não as torne sistemáticas, para o cão não ficar dependente delas e depois mandar às urtigas as ordens quando não houver nenhuma recompensa alimentar, ou quando não tiver apetite para ela.

Por mim, acho preferível dar guloseimas apenas nos primeiros dias e mesmo assim alternadas com palavras afectuosas ou uma festa, ou as duas coisas em simultâneo, sempre que fizer bem o que se lhe manda.

Treinando-o a não stressar com as saídas e a obedecer, e mudando também a sua própria atitude para com ele, a ansiedade de separação desaparecerá por si.
<p>&nbsp;</p>
MartaMartins
Membro Júnior

quarta mar 07, 2012 6:46 pm

No que toca aos passeios, estamos a cumprir religiosamente o plano :) Brincamos também em casa quando ele pede e por nossa iniciativa própria e, pelo menos, na rua já não está a puxar tanto :9 Mas de vez em quando, ainda tenta e nós paramos e recomeçamos só quando a trela está larga.

No que toca aos outros cães, aqui há volta há poucos cães novos com que ele possa lidar, mas temo-lo forçado a sentar e estar quieto quando os vemos e depois seguimos logo em frente e ele, depois de chorar um bocadito, acalma-se e segue. Mas não nos chegamos perto ainda, é muito cedo, certo?

Apenas no que toca à ansiedade de separação, ainda não vimos melhoras De manhã uiva um pouco, mas uiva de maneira diferente do que se fizermos ausência de 2 ou 3 minutos. Nota-se que o uivar de manhã é do tipo "eu sei que tu costumas sair sempre de manhã, mas eu não gosto disso" e à tarde é uivar de quem não está à espera que haja uma ausência naquela altura, é um uivar mais agressivo. Mas tem alturas que está os 2 minutos inteiros a uivar e tem alturas em que só uiva um pouco.

Acham que deva aumentar o período de ausência ou manter os 2 minutos durante mais uns dias?
MartaMartins
Membro Júnior

quarta mar 07, 2012 6:47 pm

No que toca aos passeios, estamos a cumprir religiosamente o plano :) Brincamos também em casa quando ele pede e por nossa iniciativa própria e, pelo menos, na rua já não está a puxar tanto :9 Mas de vez em quando, ainda tenta e nós paramos e recomeçamos só quando a trela está larga.

No que toca aos outros cães, aqui há volta há poucos cães novos com que ele possa lidar, mas temo-lo forçado a sentar e estar quieto quando os vemos e depois seguimos logo em frente e ele, depois de chorar um bocadito, acalma-se e segue. Mas não nos chegamos perto ainda, é muito cedo, certo?

Apenas no que toca à ansiedade de separação, ainda não vimos melhoras De manhã uiva um pouco, mas uiva de maneira diferente do que se fizermos ausência de 2 ou 3 minutos. Nota-se que o uivar de manhã é do tipo "eu sei que tu costumas sair sempre de manhã, mas eu não gosto disso" e à tarde é uivar de quem não está à espera que haja uma ausência naquela altura, é um uivar mais agressivo. Mas tem alturas que está os 2 minutos inteiros a uivar e tem alturas em que só uiva um pouco.

Acham que deva aumentar o período de ausência ou manter os 2 minutos durante mais uns dias?
Floripes2
Membro Veterano

quarta mar 07, 2012 7:37 pm

MartaMartins Escreveu:No que toca aos passeios, estamos a cumprir religiosamente o plano :) Brincamos também em casa quando ele pede e por nossa iniciativa própria e, pelo menos, na rua já não está a puxar tanto :9 Mas de vez em quando, ainda tenta e nós paramos e recomeçamos só quando a trela está larga.

Uma vez que ele já se mostra calmo diante dos outros, pode começar a deixá-lo aproximar-se, para cheirar, cumprimentar, etc. A socialização com outros cães é-lhe muito necessária e foi, provavelmente, o vosso medo de aborrecimentos que lhe passou a mensagem de que os outros cães são inimigos.

Só precisa é de ficar atenta a possíveis retrocessos, para poder intervir de novo, mandando sentar-se, ficar quieto, etc.
É de todo aconselhável que aumente as ausências. Passe agora para os cinco minutos, depois para dez, depois para um quarto de hora, e assim por diante até uma hora completa.

Experimente também dizer-lhe, quando já estiver a abrir a porta para sair, dizer-lhe num tom de voz firme e calmo "A dona já vem", ou algo equivalente. Muitos cães reagem mal a ver os donos saírem porta fora sem dizerem nada, com indiferença. Por vezes, uma frase deste tipo, dita rotineiramente, num tom de voz normal e calmo, sempre ao sair, acalma-os e deixa-os ficar à espera que os donos regressem.
<p>&nbsp;</p>
MartaMartins
Membro Júnior

quarta mar 07, 2012 8:06 pm

Ele fica mais calmo se seguirmos viagem, mas antes disso chia um bom bocado.

Vou ver como reage amanhã ao aproximar-se de um cão novo, mas estou um pouco pessimista, penso que ele ainda vai tentar agarrar, ladrar, morder, rosnar... :(

Boa, essa da frase rotineira não conhecia, vou tentar :)

Obrigada!
Responder

Voltar para “Cães”