o meu cao morde-me

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Rafaeldias
Membro Júnior
Registado: quinta mar 22, 2012 9:01 am

quinta mar 22, 2012 3:34 pm

Argay Escreveu:
Rafaeldias Escreveu:é bom ter contacto com outros caes ? mais velhos e da mesma idade? eu sou novato nunca tive um cao em casa normalmente o meu pai prendia os caes.
Então mas diz que os outros davam beijinhos.
pois o meu pai prendiaos mesmo em pequenos eram rafeiros um era raçado de pastor alemao com serra da estrela e outro era epanhol betron com pelo de arame. em pequenos ficavam no meu armazem e quando la ia era bem recebido com beijinhos.
dianne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

quinta mar 22, 2012 3:35 pm

Floripes2 Escreveu: Concordo com tudo, menos com o que destaquei a bold. É o cachorro que deve ser expulso do território do dono quando se porta mal, não o dono a deixar-lhe o seu território à disposição.

É melhor, nessa altura, pô-lo fora da sala e deixá-lo sozinho até se acalmar, mesmo que se ponha a ganir.
Floripes, cada um terá a sua opinião como é obvio. Mas penso que a minha faz sentido, na medida em que, se observar cachorrinhos a brincar, mordendo a mãe, ela simplesmente levanta-se e vai para outro lado, ignorando completamente maus comportamentos. Ela não pega neles e isola-os.
Rafaeldias
Membro Júnior

quinta mar 22, 2012 3:41 pm

obrigado a todos estão ajudar me imenso.
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quinta mar 22, 2012 3:48 pm

dianne Escreveu:
Floripes2 Escreveu: Concordo com tudo, menos com o que destaquei a bold. É o cachorro que deve ser expulso do território do dono quando se porta mal, não o dono a deixar-lhe o seu território à disposição.

É melhor, nessa altura, pô-lo fora da sala e deixá-lo sozinho até se acalmar, mesmo que se ponha a ganir.
Floripes, cada um terá a sua opinião como é obvio. Mas penso que a minha faz sentido, na medida em que, se observar cachorrinhos a brincar, mordendo a mãe, ela simplesmente levanta-se e vai para outro lado, ignorando completamente maus comportamentos. Ela não pega neles e isola-os.
Mas nós não somos as cadelas, Dianne, somos os humanos com quem os cachorros têm de aprender a viver.

Os cachorros, a partir do momento em que saem de junto dos irmãos de ninhada e da mãe para casa dos donos, começam a aprendizagem do convívio com os humanos, têm de ser educados segundo as nossas regras e de adquirir os hábitos da coabitação connosco.

Note que não digo que não resulte a táctica da imitação da cadela, mas, quanto a mim e segundo a experiência que tenho, é mais eficaz a que lhe indica o que é admissível para nós e o que não é, pois ele aprende mais depressa essas regras.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
dianne
Membro Veterano

quinta mar 22, 2012 4:20 pm

O que diz, sobre eles aprenderem as regras dos humanos faz todo o sentido.

Penso que ambas as formas darão resultado.
Apenas acho que não é necessário obrigar o cão a mudar de divisão, porque muitas pessoas poderão ter a tendência para os empurrar, ralhar com eles entre outras formas de "intimidação" para o retirar do local onde estão. E para quê? Para os excitar ainda mais, e morderem, ladrarem e rosnarem mais?

Não vejo problema numa saída neutra e calma da nossa parte, acabando de imediato com a brincadeira e não havendo mais qualquer contacto físico ou verbal.
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quinta mar 22, 2012 5:35 pm

Eu também não vejo problema nessa saída, só acho que não vai ensinar o cão como se pretende, pois nós saímos e ele vem atrás de nós a morder-nos os calcanhares porque não percebe porque é que nos vamos embora. :lol:

A idade do cachorro deste tópico é a ideal para se lhes ensinar as nossas regras, e eles para as aprenderem. Quanto mais precoce for o ensino, mais vasto será o leque de factos aprendidos.

Claro que ao exilá-lo para outra sala devido a um comportamento que não queremos que tenha ou se instale, não convém adoptarmos nós comportamentos que reforcem o dele. Pegar nele com calma e levá-lo para o "exílio" ensina-lhe mais rapidamente a não fazer o que não queremos que faça do que virarmos-lhe as costas: ensina-lhe que se não quer ficar sozinho e fechado (coisa que todos detestam em todas as idades), tem de deixar de fazer aquilo que o leva ao dito "exílio", que é o morder.

Mas, como já disse, esta é só a minha opinião e prática, nada o transforma em lei.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

quinta mar 22, 2012 11:27 pm

Essas brincadeiras (morder, rosnar, puxar) são normais em bebés...
Quando a minha Bubas era bebé, pedi conselho a um treinador sobre isso. O conselho dele foi: quando ele morder, dar um berro tipo "AI!", para eles sentirem que magoaram e passaram o limite.
Com a minha Bubas resultou, ela em pouco tempo deixou de morder daquela maneira louca :)
vitorina
Membro Veterano
Registado: quarta abr 29, 2009 4:41 pm
Localização: duas cadelas Pura e Becas. Duas caturras o Zé e a Rosa

sexta mar 23, 2012 12:19 am

Aminha até aos 6 meses era igual, pelo menos não roeu nada de imprtante em casa mas os meus braços e pés pareciam uns passadores, depois passou essa fase e porta-se muito bem :D
Rafaeldias
Membro Júnior

sexta mar 23, 2012 9:26 am

ja estou a experimentar o "ai" ele fica confuso pára uns instantes mas sempre com a boca na minha camisola depois dou lhe o ossinho e ele la se entretem ate se lembrar que os meus braços são mais fofos. ontem levei o a rua e entretanto encontrei um rafeiro para ai com 5 meses soltei o brutus e eles brincaram um pouco so que o meu ja estava a morder e a rosnar parecia uma briga mas fez bem aos dois porque assim o meu percebe que magoa. tenho o cachorro a 2 semanas e ele ja faz as necessidades na rua nao foi preciso dar lhe com o jornal ou biscoitos simplesmente quando ele fazia em casa levava uma palmada no traseiro e depois ia a rua para ele perceber que era na rua que se fazia agora quando ele tem vontade de fazer começa a farejar entao levo a rua e ele faz :D tou muito contente com ele. e pena que ainda nao consigo ensinar o senta digo lhe senta e ele fica a olhar para mim xD

sei que este topico nao é o mais apropriado mas doi lhe por um chip?
Última edição por Rafaeldias em sexta mar 23, 2012 12:22 pm, editado 1 vez no total.
Eddy17
Membro
Registado: quinta fev 16, 2012 11:59 am

sexta mar 23, 2012 9:42 am

Esse cão rafeiro que refere, teria dono ou era um cachorrinho abandonado?
É preciso ter cuidado com essas interações, pelo que li o seu cachorro tem ainda 2 meses, ainda nao completou portanto a vacinação e é bastante arriscado deixa-lo conviver assim de perto com cachorros abandonados que muito provavelmente nao tem vacinas e podem transmitir doenças ao seu, pois ainda nao tem as defesas necessárias.

Em relação ao chip, nao sei por experiencia propria pois o meu ainda não o colocou mas pelo que me disseram no vet. é colocado com seringa como se fosse uma vacina mas a agulha é bem mais grossa e presumo que deva doer um pouco.
Rafaeldias
Membro Júnior

sexta mar 23, 2012 12:26 pm

o rafeiro tinha dono mas decerteza que nao tinha vacinas. nao o volto deixalo com outros animais.
dianne
Membro Veterano

sexta mar 23, 2012 12:34 pm

Não conhece ninguém com outros cães ou cachorros, que sejam saudáveis e equilibrados? Pode começar por aí.
Convide amigos com cães para ir a sua casa, ou vá até à deles! :)

Se encontrar alguém na rua com um cão, pergunte primeiro se está vacinado, e explique a situação do seu cachorrinho. Que ainda não tem o plano de vacinação completo mas que precisa ir interagindo com outros cães.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sexta mar 23, 2012 12:38 pm

Rafaeldias Escreveu:o rafeiro tinha dono mas decerteza que nao tinha vacinas. nao o volto deixalo com outros animais.
Leu esta minha resposta?
Rafaeldias Escreveu:é bom ter contacto com outros caes ? mais velhos e da mesma idade? eu sou novato nunca tive um cao em casa normalmente o meu pai prendia os caes.
É bom sim, mas só depois de levar as vacinas todas (pergunte ao vet)
Até lá pode passea-lo ao colo para que ele comece a conhecer o mundo exterior. Assim evita que na altura de começar a sair de casa ele se assuste com tudo.
Deixe-o ver os caes, as pessoas, os carros, todo o movimento, mas ao colo até ter as vacinas. (isto é a minha opinião)
Procure sobre a sociabilizacao de cachorros :wink:
Nao diga que nao volta a deixa-lo com outros caes. Isso vai ser importante e bom desde que seja feito de forma controlada e depois das vacinas (fale com o vet)
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Rafaeldias
Membro Júnior

sexta mar 23, 2012 12:50 pm

maraya Escreveu:
Rafaeldias Escreveu:o rafeiro tinha dono mas decerteza que nao tinha vacinas. nao o volto deixalo com outros animais.
Leu esta minha resposta?
É bom sim, mas só depois de levar as vacinas todas (pergunte ao vet)
Até lá pode passea-lo ao colo para que ele comece a conhecer o mundo exterior. Assim evita que na altura de começar a sair de casa ele se assuste com tudo.
Deixe-o ver os caes, as pessoas, os carros, todo o movimento, mas ao colo até ter as vacinas. (isto é a minha opinião)
Procure sobre a sociabilizacao de cachorros :wink:
Nao diga que nao volta a deixa-lo com outros caes. Isso vai ser importante e bom desde que seja feito de forma controlada e depois das vacinas (fale com o vet)
Li só que tive curiosidade em ver a reaçao dele perante outro cao. :C nao batem mais no ceguinho
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sexta mar 23, 2012 1:26 pm

O que me parece é que para quem não tem experiência com cães você foi-se meter com uma raça um bocado dominante e que necessita de uma boa aprendizagem e socialização.
Os terriers são todos teimosos e se não forem bem treinados podem dar muita chatice.

Eu não deixo nunca os cachorros rosnarem ou morderem. Isso é um principio básico de autoridade e mostrar quem manda.

E nem pense nessa de deixar o cão no armazém com o seu pai fazia.
Aconselho uma escola de treino.
Responder

Voltar para “Cães”