Beagle com medo de crianças e idosos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

dianne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

quarta mar 28, 2012 7:26 pm

Floripes2 Escreveu:Claro que deve, e com força, mostrando-lhe o seu desagrado. Obrigue-o a virar-se para si e repreenda-o com voz firme e forte. Se for preciso, dê-lhe mesmo um piparote no focinho.

Era só que faltava, permitir-lhe ladrar seja a quem for. :evil:

Sinceramente não consegui perceber se este conselho é mesmo a sério ou se era apenas ironia. :roll:

Se calhar em vez de começar a repreender a torto e a direito o cachorro, seja mais útil tentar primeiro perceber porque apareceu esse novo comportamento. E tentar gerir a origem, de forma a que não se volte a repetir. Algo aconteceu para o cachorro ficar com medo de crianças e idosos.

Basicamente deve associar essas pessoas a algo positivo. Se tiver crianças ou idosos na família seria uma grande ajuda no treino, pois é por aí que deve começar.
Faça uma aproximação gradual do cachorro à pessoa idosa ou criança. Vá recompensando (com a própria ração, se tiver em casa, e frango na rua), se ele se manter calmo durante a aproximação. Peça à própria pessoa que lhe dê a recompensa quando chegar junto dele.

Se o repreender na presença destas pessoas, só irá associa-las a algo mau. "Ah, quando estas pessoas chegam perto de mim, a dona ralha comigo ou bate-me!" Isto não vai fazer com que o cão goste mais destas pessoas, antes pelo contrário. A repreensão vai apenas reprimir esse comportamento. E mais tarde ou mais cedo, ele pode aparecer e de forma mais agressiva.

Boa sorte :wink:
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quarta mar 28, 2012 10:05 pm

dianne Escreveu:
Floripes2 Escreveu:Claro que deve, e com força, mostrando-lhe o seu desagrado. Obrigue-o a virar-se para si e repreenda-o com voz firme e forte. Se for preciso, dê-lhe mesmo um piparote no focinho.

Era só que faltava, permitir-lhe ladrar seja a quem for. :evil:

Sinceramente não consegui perceber se este conselho é mesmo a sério ou se era apenas ironia. :roll:

...
É mesmo a sério, não foi ironia nenhuma. Mas foi dado antes de ver que o cão anda solto, mesmo ladrando a pessoas, etc., o que revela um elevado grau de inconsciência cívica do dono.

Mas eu explico: sempre que um cão nas minhas mãos adquire um desses comportamentos de agressão por medo, eu reprimo-o da maneira que disse. Não fico à espera que o animal se atire enquanto eu medito nos traumas que ele possa ter. A uma (má) reacção intempestiva, eu ajo reprimindo-a no momento em que ela é desencadeada, não durante, e antes que haja desgraça sob a forma de dentada na criancinha ou de queda de um velhote assustado.

Depois de obtido o efeito que quero, o de ele se calar e aquietar, é que passo então à análise dos motivos do comportamento e à tomada de medidas para lho extinguir. Que passam pelo que recomendou neste caso: a dessensibilização ao factor desencadeador do medo.

Mas a minhas medidas não passam pela bolachinha ou a salsichinha para premiar o que ele tem por obrigação fazer. Não sou apologista dessa técnica, lamento. E acho que ensiná-la a donos inexperientes pode até ter o efeito contrário: o de o cão passar a considerar que de cada vez que ladrar a alguém recebe uma recompensa, pois o dono engana-se a dá-lha a destempo.

Pronto, mas isto é o que acho e pratico, e nunca nenhum cão falhou a aprendizagem nem ficou pior por eu fazer assim. Eles não são estúpidos nem uma massa amorfa que moldemos segundo as teorias em moda, eles aprendem bem quando nós lhes mostramos quem manda.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
bernardaao
Membro
Registado: sexta jul 02, 2010 10:32 am

quarta mar 28, 2012 10:26 pm

Concordo completamente com a Floripes, para além de não gostar desse método (que não vele a pena discutir, cada um sabe de si), acho bastante complexo e para donos inexperientes dar apenas essa dica vai induzir os cães em erro e consequentemente, irá ter os resultados contrários :evil:

Já um familiar meu que tem cerca de dez cães diz "Eles precisam de amor e porrada", e a prova de como resulta é que todos os dias os solta no mato e eles o seguem religiosamente ! :)
dianne
Membro Veterano

quinta mar 29, 2012 11:07 am

Floripes2 Escreveu:Mas a minhas medidas não passam pela bolachinha ou a salsichinha para premiar o que ele tem por obrigação fazer. Não sou apologista dessa técnica, lamento. E acho que ensiná-la a donos inexperientes pode até ter o efeito contrário: o de o cão passar a considerar que de cada vez que ladrar a alguém recebe uma recompensa, pois o dono engana-se a dá-lha a destempo.

Pronto, mas isto é o que acho e pratico, e nunca nenhum cão falhou a aprendizagem nem ficou pior por eu fazer assim. Eles não são estúpidos nem uma massa amorfa que moldemos segundo as teorias em moda, eles aprendem bem quando nós lhes mostramos quem manda.
Obviamente cada um tem as suas opiniões, e penso que não vale muito a pena discutir isso. Pelo menos neste tópico. Eu também já utilizei o treino tradicional até há bem pouco tempo, até que descobri o treino positivo, e só me arrependo de não ter conhecido à mais tempo.

É verdade que o timming é essencial, neste tipo de treino, mas e também não é no treino tradicional? Se não repreender no momento exacto, não está a ensinar nada ao seu cão, está apenas a maltrata-lo e ele nem percebe porquê.

E aconselhar o treino tradicional a pessoas inexperientes, acha que terá um melhor resultado? Caso não consigam um bom timming e uma intensidade adequada da repreensão, também poderão reforçar maus comportamentos.

O treino positivo não é apenas dar biscoitinhos ao cão. Há inúmeras formas de recompensar bons comportamentos. E é um treino que permite ao cão pensar por ele próprio, fazer decisões de acordo com as consequências do comportamento, sem ter que gritar com ele ou bater-lhe.
No treino tradicional, é como se tivessemos um robot a viver connosco, que tem medo de fazer determinados comportamentos porque será repreendido.

É apenas a minha opinião, e cada um terá a sua. Quem ouve os conselhos aqui dados, deverá decicidir o que acha melhor. :)
bernardaao
Membro
Registado: sexta jul 02, 2010 10:32 am

quinta mar 29, 2012 4:51 pm

dianne, claro que cada um tem de escolher conforme a sua preferência mas também não seguir à risca .. nem 8 nem 80.

por exemplo, usando o reforço positivo, se o cão está a roer os pés da mesa e simplesmente o tirar de lá não vai ter efeito nenhum, e da próxima vez que lá estiver e não roer (por mero acaso) e lhe der um petisco ou um "lindo menino", ele não perceberá porque está a ser recompensado, digo eu.
dianne
Membro Veterano

quinta mar 29, 2012 7:52 pm

Sim, quem fizer o que disse, não terá qualquer efeito na aprendizagem do cão em não roer o pé da mesa.

Primeiro é sempre importante perceber porque acontece esse comportamento. Todos os cães adoram roer coisas, pois é também assim que interagem com o que está à sua volta e conhecem novos objectos (obviamente que o olfacto e a visão também contribuem). Faz parte do comportamento inato deles. Também podem roer coisas porque estão aborrecidos, excitados, stressados.. Nestes casos passa muito por proporcionar um ambiente mais estimulante e mais exercício físíco e mental.

O que temos então que ensinar, é um comportamento alternativo a este, ou seja, roer um osso, um Kong, etc.. E supervisionar sempre o cão, quando está perto de mobília, para não se reforçar a ele próprio roendo-a. Quando não pudermos supervisionar, mantemos o cão afastado dos objectos ou damos-lhe algo adequado para roer. Se fizermos isto consistentemente o comportamento extinguir-se-á.

Se ralhar-mos com ele, estamos apenas a reprimir o comportamento. Ele continua a querer/precisar de roer alguma coisa, e vai fazê-lo quando for seguro. O que vai acontecer é que vai roer quando não estiver perto dele, e não o pode repreender.

Já estamos a fugir MUITO ao tema do tópico.. :oops:
Mas aconselho sinceramente a pesquisarem um pouco mais sobre este tipo de treino. Podem ficar bastante surpreendidos.. Tal como eu fiquei. :wink:
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quinta mar 29, 2012 8:16 pm

dianne Escreveu:Se ralhar-mos com ele, estamos apenas a reprimir o comportamento. Ele continua a querer/precisar de roer alguma coisa, e vai fazê-lo quando for seguro. O que vai acontecer é que vai roer quando não estiver perto dele, e não o pode repreender.
Ou não. Da mesma forma que o d. positivo não é apenas dar biscoitos ao cão, o d. tradicional não consiste em dar cacetadas ao cão, parece que os dois lados insistem em não entender isso, discussão após discussão... Como já aqui foi referido nem 8 nem 80, o que resulta depende do cão, conhecermos o nosso cão é essencial, a partir daí é que definimos as estratégias que melhor se adequam.
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quinta mar 29, 2012 8:29 pm

Pois, Acena, tem toda a razão. Mas quando se usa antolhos e se passa de um piparote a um espancamento, o que fazer? :roll:

De qualquer das maneiras, gostaria é que o forista viesse cá dar notícias sobre o cão, mas dá-me a ideia de que não as teremos.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
dianne
Membro Veterano

quinta mar 29, 2012 8:45 pm

Acena Escreveu:
dianne Escreveu:Se ralhar-mos com ele, estamos apenas a reprimir o comportamento. Ele continua a querer/precisar de roer alguma coisa, e vai fazê-lo quando for seguro. O que vai acontecer é que vai roer quando não estiver perto dele, e não o pode repreender.
Ou não. Da mesma forma que o d. positivo não é apenas dar biscoitos ao cão, o d. tradicional não consiste em dar cacetadas ao cão, parece que os dois lados insistem em não entender isso, discussão após discussão... Como já aqui foi referido nem 8 nem 80, o que resulta depende do cão, conhecermos o nosso cão é essencial, a partir daí é que definimos as estratégias que melhor se adequam.
Obviamente, que é essencial conhecermos o cão e definir um plano de treino. Eu sei que o treino tradicional não é apenas dar cacetadas ao cão, eu própria já passei por ele. Mas sinceramente não deu resultado com a minha cadela, talvez pela minha inexperiência e poucas bases nesse treino. Aliás, só fiz pior em alguns comportamentos.
Mas desde que comecei a pesquisar e querer aprender sobre treino e aprendizagem animal, o treino positivo faz muita lógica e no meu caso, bastantes resultados. :wink:

Mas pronto, cada um utiliza aquilo que acha melhor e com melhores resultados com os seus canitos.
Acena
Membro Veterano

quinta mar 29, 2012 9:45 pm

Não é que não seja apenas dar cacetadas no cão, é que não consiste mesmo em dar cacetadas ao cão.
Pois concordo que é óbvia a necessidade de conhecermos o nosso próprio cão, mas o que mais leio são relatos em que esse conhecimento parece não existir de todo.
yaken
Registado: segunda set 19, 2011 5:57 pm

sexta mar 30, 2012 5:27 pm

Desculpem se só agora respondo, tenho dado uma vista de olhos nas respostas mas como esta semana não estive com o meu cão ainda não deu para experimentar nada no entanto hoje ao passeá-lo voltou a acontecer o mesmo das ultimas vezes, na maior parte das vezes que vê uma criança ele ladra e eriça o pelo das costas, ainda que quando se aproximam dele ele fuja. Na segunda feira vou passear com ele pela trela para junto da escola perto de minha casa e tentar utilizar a técnica das recompensas quando fica calado e repreender verbalmente e dar um puxãozinho na trela quando ladra para ver se surte efeito, concordam?
yaken

sábado mar 31, 2012 12:07 pm

Hoje enquanto via uma loja online de produtos para animais encontrei uma coleira anti-latido que funciona por vibrações ou sons, será esta uma boa solução para resolver o problema do meu cão?
Acena
Membro Veterano

sábado mar 31, 2012 1:25 pm

yaken Escreveu:Hoje enquanto via uma loja online de produtos para animais encontrei uma coleira anti-latido que funciona por vibrações ou sons, será esta uma boa solução para resolver o problema do meu cão?
Não, não é boa ideia, a não ser que goste de gastar dinheiro em vão, essas coleiras não resolvem o problema do seu cão, podem até agravá-lo.

Yaken não vai resolver o problema do seu cão de um dia para o outro, é um processo demorado e não há biscoitinho, coleira, nem nenhuma engenhoca que faça milagres. Se quer corrigir o problema do seu cão, terá primeiro que se corrigir a si. Que faz o cão na varanda a receber pedradas? Não acha normal que ele pense que as crianças são um perigo? Qual a lógica de lhe meter uma coleira para o impedir de se defender do perigo? Ele tem é de perceber que não há perigo (o que é difícil se continuar exposto às pedradas). Porque anda o cão solto a ladrar às crianças? Não vê o perigo que isso representa para os outros (pessoas e animais) e para o seu próprio cão? Ele sabe andar à trela? Se não sabe esse é o primeiro passo, não vai arrastar um cão que não está habituado a andar à trela para o meio das crianças que ele acha que são diabos. Ele alguma vez teve experiências agradáveis com crianças? E os idosos? Onde entram no meio da história?

Por mais técnicas que lhe sugiram, se não tiver uma base de conhecimentos, não será capaz de as aplicar, vai perder tempo, stressar, o cão não entende nada…

Eduque-se, leia muito sobre educação canina, dá trabalho, leva o seu tempo, mas é mesmo assim, saiba interpretar o que lê, não se agarre muito ás técnicas, não entre em extremismos. O meu conselho é que peça ajuda a um bom treinador, não aconselho mais nada... porque empanturrar cães com biscoitos ou dar puxões á trela é muito fácil, mas educar é muito mais que isso. Infelizmente com estas coisas do d. positivo e d. tradicional parece que agora é isso que as pessoas fixam: biscoito, puxão. E não é nada disso... Boa sorte!
yaken

sábado mar 31, 2012 6:29 pm

Também não me agrada o facto de ele estar exposto às brincadeiras das crianças mas é o espaço que tenho para ele, para solucionar isto só se o trouxer para o interior da casa.
Ele sabe andar à trela sim e tem experiências agradáveis com crianças, está sempre disposto a brincar com as que conhece, com estranhos é que não, o que acho estranho é que nem sempre ladra às crianças, hoje por exemplo enquanto o passeava à trela parámos por algum tempo junto a um jardim onde estavam cerca de 5 crianças e ele nada fez, ficou simplesmente a olhar, enquanto que quando passámos por uma criança a jogar à bola com o pai ele já começou a ladrar. Passando para os idosos, não sei de onde vem o problema dele, talvez encontre semelhanças com as crianças, de qualquer modo é notório que ele ladra muito menos a idosos que a crianças.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sábado mar 31, 2012 9:34 pm

A Floripes é cá das minhas. A Floripes e a pessoa (cujo nick não recordo) que escreveu por aí num post que as criancinhas asquerosas de hoje em dia são o resultado dos "reforços positivos".
Responder

Voltar para “Cães”