Floripes2 Escreveu:Claro que deve, e com força, mostrando-lhe o seu desagrado. Obrigue-o a virar-se para si e repreenda-o com voz firme e forte. Se for preciso, dê-lhe mesmo um piparote no focinho.
Era só que faltava, permitir-lhe ladrar seja a quem for.
Sinceramente não consegui perceber se este conselho é mesmo a sério ou se era apenas ironia.

Se calhar em vez de começar a repreender a torto e a direito o cachorro, seja mais útil tentar primeiro perceber porque apareceu esse novo comportamento. E tentar gerir a origem, de forma a que não se volte a repetir. Algo aconteceu para o cachorro ficar com medo de crianças e idosos.
Basicamente deve associar essas pessoas a algo positivo. Se tiver crianças ou idosos na família seria uma grande ajuda no treino, pois é por aí que deve começar.
Faça uma aproximação gradual do cachorro à pessoa idosa ou criança. Vá recompensando (com a própria ração, se tiver em casa, e frango na rua), se ele se manter calmo durante a aproximação. Peça à própria pessoa que lhe dê a recompensa quando chegar junto dele.
Se o repreender na presença destas pessoas, só irá associa-las a algo mau. "Ah, quando estas pessoas chegam perto de mim, a dona ralha comigo ou bate-me!" Isto não vai fazer com que o cão goste mais destas pessoas, antes pelo contrário. A repreensão vai apenas reprimir esse comportamento. E mais tarde ou mais cedo, ele pode aparecer e de forma mais agressiva.
Boa sorte