Cadela Marota!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

amarg
Membro Veterano
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Contacto:

terça nov 04, 2003 5:34 pm

anjaazul Escreveu: meu deus, tiraram-na do cano de esgoto, para lá porem n? claro que estou a falar dos seus pais, uma vez que parecem ser eles os responsáveis pela cadela.

Também não consigo entender este seu comentário :?: :!:
E consigo entender muito bem que nem todas as pessoas tem possibilidades económicas para mandar esterilizar uma cadela ou uma gata.

Levando à letra as suas palavras, se a cadelinha tivesse sido tirada de um cano de esgoto, mesmo que por um descuido tivesse ficado prenha, o facto de ter sido recolhida já é uma boa acção considerável.
Última edição por amarg em terça nov 04, 2003 5:37 pm, editado 1 vez no total.
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

terça nov 04, 2003 5:37 pm

Megaran Escreveu: ...... mas eu hoje vou ao vet com ela para lhe darem um abortivo!!
Depois da "desventura" da sua cadelita, é sem dúvida a acção mais urgente a ser executada: Dirigir-se imediatamente a um Vet.

Aguardo noticias, ok?

:?
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça nov 04, 2003 9:17 pm

anjaazul escreveu:

meu deus, tiraram-na do cano de esgoto, para lá porem n? claro que estou a falar dos seus pais, uma vez que parecem ser eles os responsáveis pela cadela.

Também não consigo entender este seu comentário
E consigo entender muito bem que nem todas as pessoas tem possibilidades económicas para mandar esterilizar uma cadela ou uma gata.

Levando à letra as suas palavras, se a cadelinha tivesse sido tirada de um cano de esgoto, mesmo que por um descuido tivesse ficado prenha, o facto de ter sido recolhida já é uma boa acção considerável.
pois, não tem dinheiro para esterelizar. e se o animal adoece? eu neste momento, não nado em dinheiro e penso nisso constantemente. se na altura, estivesse sem condições, não tinha recolhido tanto animal.
se não pode esterelizar, pelo menos, pode evitar que a cadela engravide.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta nov 05, 2003 10:52 am

amarg Escreveu:
anjaazul Escreveu: meu deus, tiraram-na do cano de esgoto, para lá porem n? claro que estou a falar dos seus pais, uma vez que parecem ser eles os responsáveis pela cadela.
Também não consigo entender este seu comentário :?: :!:
Olá Amarg,
Eu juro que não tenho nada contra si ;) , mas vejo-me na obrigação de fazer alguns comentários à sua mensagem.
Em primeiro lugar até concordo que nem toda a gente tem possibilidade de mandar esterelizar uma cadela ou uma gata, embora fique preocupado com o que pode acontecer aos animais dessa pessoas se adoecerem e precisarem de um tratamento mais exigente. No entanto, há duas coisas que as pessoas que não têm essa possibilidade podem fazer:
- Ter cuidados redobrados para que a cadela ou gata não engravide;
- Adoptar uma cadela ou gata já esterelizada ( há muitas nas associações zoófilas).
Em segundo lugar, a sua afirmação de que o facto de ter sido recolhida já é uma boa acção, como se isso servisse de 'atenuante' para o resto, parece-me pouco ponderada. Com efeito, esta é uma atitude semelhante a quem alimenta os cães e os gatos de rua e acha que está a ajudar alguma coisa..." É melhor do que não fazer nada"!!
Pois bem.....na minha opinião pessoal, são atitudes com esta ( em conjunto com outros factores, como é obvio) que estão na base do problema do crescimento demográfico dos cães e gatos de rua. Como todos sabemos, e é uma das Leis da natureza, os animais reproduzem-se em maior quantidade e mais rapidamente quando têm condições favoráveis, e o contrário também se verifica. Se alguém me disser que adoptou um animal de rua, que o esterelizou e está a cuidar dele responsavelmente, eu fico contente. Mas se alguém me diz que está a dar de comer aos gatinhos lá da rua, porque não pode fazer mais e assim já ajuda qualquer coisa, eu não fico nada satisfeito. Não só não resolve o problema, como está a contribuir para que este aumente!!
De igual modo ( não personalizando a este caso que me parece que resultou um pouco da falta de informação e não de irresponsabilidade), se alguém recolhe uma cadela de rua para fazer uma 'boa acção' mas depois a deixa engravidar e colocar no mundo mais um 'bando' de cachorrinhos, onde é que está ajudar? Então e depois onde estão as pessoas para fazerem "boas acções" pelos cachorrinhos todos que nascerem? E se não esterlizarem a cadela e outro 'acidente' ou 'descuido' acontecerem, onde estão ainda mais pessoas para amis 'boas acções'? Ah...já sei....os cachorrinhos ainda não nasceram.... aliás até podem nunca nascer... ou podem morrer nas primeiras semanas.... estamos todos a fazer "futurologia"! ;)

Cumprimentos
Paulo C.
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quarta nov 05, 2003 12:21 pm

PauloC Escreveu:Mas se alguém me diz que está a dar de comer aos gatinhos lá da rua, porque não pode fazer mais e assim já ajuda qualquer coisa, eu não fico nada satisfeito. Não só não resolve o problema, como está a contribuir para que este aumente!!
:o :o :o :o
Ah não? Então o que sugere? Deixá-los morrer à fome?
Pois olhe, eu alimento os gatos (e cães) que posso, e se o não fizesse é que me sentia mal! Para mim o sofrimento de um animal toca-me. Pela sua lógica, deviamos deixar morrer à fome os animais supervenientes para equilibrar!
Boa solução não haja dúvida!! :roll: :roll: :roll:
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta nov 05, 2003 12:38 pm

Talvez se pegasse no dinheiro que gasta a alimentá-los e esterilizasse UM que fosse, estivesse a contribuir muito mais para que o sofrimento dos animais não lhe tocasse tanto.
Isabel
Miadores
Membro Veterano

quarta nov 05, 2003 2:25 pm

Olá!
Isso para mim é muito discutível. Íamos dar ao mesmo. tratava de um, e deixava os outros.
E não me parece que o sofrimento dos animais possa ser motivo de ironia.
Considero que foi "infeliz" no seu comentário.
<p>&nbsp;</p>
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta nov 05, 2003 5:39 pm

Olá!
Isso para mim é muito discutível. Íamos dar ao mesmo. tratava de um , e deixava os outros
Olhe, você pode fazer o que quiser, mas faça-o por sua conta e risco e responsavelmente. Se quer ajudar os animais, leve-os para sua casa, esterelize-os e trate deles. Se não pode fazê-lo individualmente, increva-se numa associação idônea que o faça. Se acha que não pode fazê-lo sozinho e não lhe agrada o trabalho das associações, então seria bem melhor ficar quieta.
E a resposta é sim, eu preferia que deixásse os animais à sua sorte do que que os ajude DESSA maneira simplista e inconsequente.
Se pensar um bocadinho na sua frase supra vai chegar à conclusão que quando estereliza uma gata não está a ajudar UM gato!! Está a ajudar dezenas de gatos que vão nascr do ventre dessa gata no futuro!! E ao ajudar 10 gatos não está a ajudar 10 gatos, está sim a condenar ao sofrimento ( porque você não chega para todos) centenas de gatos que vão nascer a partir desses 10!!! Entende agora porque é que eu prefiro outra forma de acção? Ou pode e faz qualquer coisa de jeito ou então mais vale que mora um hoje do que morram 100 amanhã!!!
Para a proxima vez não pense que VOCÊ se vai sentir mal porque no imediato não está a ajudar aqueles gatos que estão ali à sua frente. Pense antes no mal que se vão sentir as dezenas ou centenas de ANIMAIS que está a condenar para o futuro!

Cumprimentos
Paulo C.
Miadores
Membro Veterano

quarta nov 05, 2003 5:49 pm

Não vou entrar em discussão consigo, porque estou a ver que você se acha dono da verdade.
Pensa que eu precisei que viesse dizer isto para eu o saber?
Está a ajudar dezenas de gatos que vão nascr do ventre dessa gata no futuro!!
!
Quer dizer, só você sabe pensar, não é?
Não adianta tentar explicar-lhe porque mostrou que só sabe atacar quem pensa de maneira diferente.
Volto a dizer-lhe, apesar de tudo, que para o animal que está a sofrer com fome, é ele que conta, e para mim também.
<p>&nbsp;</p>
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta nov 05, 2003 5:56 pm

Miadores Escreveu: Não vou entrar em discussão consigo, porque estou a ver que você se acha dono da verdade.
Pensa que eu precisei que viesse dizer isto para eu o saber?
Está a ajudar dezenas de gatos que vão nascr do ventre dessa gata no futuro!!
!
Quer dizer, só você sabe pensar, não é?
Não adianta tentar explicar-lhe porque mostrou que só sabe atacar quem pensa de maneira diferente.
Volto a dizer-lhe, apesar de tudo, que para o animal que está a sofrer com fome, é ele que conta, e para mim também.
Dono da verdade não sou eu nem é ninguém!!! Não percebo minimamente porque afirma isso, porque tudo o que eu aqui disse é a minha opinião pessoal. Nisto há muito de subjectivo, e a única coisa objectiva é que o numero de animais de rua não para de aumentar. Não será causa única disso os actos como o seu, mas lá que ajuda......
Não tenho interesse particular em discutir consigo, mas não deixarei de argumentar em assuntos que acho que o deva fazer, quer seja para concordar ou discordar. Neste assunto, opiniões e argumentos não me faltam, por isso esteja descansada que não vou dizer que "não adianta explicar-lhe" alguma coisa. É que eu aqui no forum não escrevo só para si, escrevo também para os outros. Caso contrário teria enviado uma PM em seu nome e não postado a minha resposta aqui.

Cumprimentos
Paulo C.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta nov 05, 2003 6:17 pm

lá voltamos nós à conversa do costune. será que alguém é tão ingénuo ou cínico, que pense que aos animais basta comida? então, era óptimo. alimentava os meus e ficava descansada. infelizmente, também os animais de casa adoecem, por mais cuidados que se tenha. imagine-se os da rua. qual a sua esperança de vida? é evidente que ao alimentá-los se está a favorecer a reprodução. mas quantos sobrevivem e durante e quanto tempo?

eu pratico/já pratiquei todas as modalidades. confesso que ainda não cheguei a uma conclusão definitiva. no caso em questão, eu não disse que a forista ou os pais iriam maltratar os cachorrros. mas ao dá-los, mesmo que encontrem bons donos, se eles acharem que não vale a pena esterelizá-los, duvido que nas próximas gerações não haja abandonos.
Miadores
Membro Veterano

quarta nov 05, 2003 6:53 pm

PauloC Escreveu:tudo o que eu aqui disse é a minha opinião pessoal. Nisto há muito de subjectivo, e a única coisa objectiva é que o numero de animais de rua não para de aumentar.
Assim entendemo-nos. Mas não foi essa a ideia que deu, inclusivamente pelos "epítetos" utilizados.
Claro que o número de animais abandonados é assustador! Claro! Claro que são necessárias medidas! Claro, também!
Mas estas medidas já não podem ser tomadas a nível individual, certo?
Individualmente, tudo o que possamos fazer é uma gota no oceano, mas mais vale uma gota que nenhuma. Penso eu!

E, anja, é óbvio que alimentar é o mínimo, mas é o mínimo essencial! É uma das necessidades básicas.
Às vezes, se estiver razoavelmente alimentado, o animal pode combater algumas doenças pelas suas defesas naturais. Aliás, muitas doenças começam pela fragilidade do organismo provocada pela deficiente alimentação.
Eu tenho um caso concreto. Nos tais telhados donde cairam os meus bébés, andava um gatinho muito mal. Coriza de certeza. É preciso dizer que não há acesso a esses telhados. Se houvesse tinha pegado nele para o levar a um vet. Assim, a única coisa que pude fazer, foi passar a ir diariamente alimentá-lo. (só costumo ir alguns dias por semana). Por isso, e por o tempo também ter ajudado, o certo é que ele lá anda, já não dá mostras do que tinha e engordou (estava magrinho que até afligia). Para mim, deu-me satisfação.
<p>&nbsp;</p>
amarg
Membro Veterano
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Contacto:

quarta nov 05, 2003 7:03 pm

PauloC Escreveu: Olá Amarg,
Eu juro que não tenho nada contra si ;) , mas vejo-me na obrigação de fazer alguns comentários à sua mensagem.

PauloC,

Fico contente por saber que não tem nada contra mim! Se tivesse era muito injusto porque nunca lhe dei razão para tal ;)

Compreendo o seu ponto de vista e concordo, mas não consigo deixar de dar valor àquelas pessoas que recolhem animais abandonados ou tentam ajudar os que estão na rua. É óbvio que estas ajudas nem sempre funcionam. Alternativas?! Adopções? Abates? Sinceramente não sei o que é melhor.
:(

Cps,

Ana
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quarta nov 05, 2003 7:40 pm

Esta questão é complicada porque mexe com sentimentos. Eu tenho em minha casa alguns rafeiros e gatos recolhidos da rua. Fiz o que pude, não posso ter mais. As minhas filhas comovem-se muito com a situação dos animais abandonados - como todos nós aqui no fórum, penso... - e às escondidas (pensan elas...) vão dar de comer a um ou outro que deambula perto de casa. Ora bem - eu não lhes critico nem coarcto de nehuma maneira esse "segredo", porque é a generosidade que está na base dele...

Eu percebo o que o Paulo diz, mas não criticaria ninguém por dar de comer aos animais vadios, pelos motivos que expus.

Vou fazer de advogado do diabo e tentar desmontar a argumentação do Paulo:

1. Não se deve alimentar cães vadios, para evitar que se reproduzam;

2. O problema estaria assim solucionado - todos morreriam de fome e a coisa resolvia-se!

3. No entanto... não morreriam no imediato, sobreviveriam como vira-latas e nesse entretanto continuariam a reproduzir-se. Ou não?

4. Então, onde é que está a vantagem de não lhes dar de comer? Eu não entendo, assim como não acredito que o Paulo queira ver resolvido o problema dos cães vadios através da morte por sub-nutrição.

Concordo que se possível é melhor adoptar que alimentar;
Concordo que um trabalho organizado numa associação pode ser mais eficaz do que isolado;
Acho que o problema devia requerer das autoridades competentes campanhas de esterilização massiva (ora aqui está um exemplo em que concordo com a esterilização)
Penso que a identificação por chip poderá ser um bom instrumento para estancar o abandono de cães.

Mas... que diabo, no mundo tão racional que vivemos, custa-me ver criticar a generosidade que alguns ainda teimam em ter!

Para que conste... eu ainda ajudo os pobres que pedem esmola! Se calhar não o devia fazer, mas, que querem, cada um é como cada qual...

Cumprimentos a todos

José Carlos
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta nov 05, 2003 8:58 pm

Parece-me que aqui só se lêm algumas partes das intervenções dos foristas!!! O que eu defendo não é deixar os animais morrerem com solução para isto!!! Você leram o que eu escrevi? Se não leram eu faço um copy+paste:
Olhe, você pode fazer o que quiser, mas faça-o por sua conta e risco e responsavelmente. Se quer ajudar os animais, leve-os para sua casa, esterelize-os e trate deles. Se não pode fazê-lo individualmente, increva-se numa associação idônea que o faça. Se acha que não pode fazê-lo sozinho e não lhe agrada o trabalho das associações, então seria bem melhor ficar quieta.
1º Esterelização e adopção
2 º Acção responsável e integrada no seio de uma associação de animais
Isto é o que eu defendo. E é isto que EU ACHO que se deve fazer! Se não for para fazer o correcto, então mais vale estar quietos!

Eu já falei 500.000.924.364 vezes no que se passou e passa aqui na minha zona, e por isso desta vez vou resumir:
- Apareceu um gato e foi alimentado
- Depois apareceu uma gata junto com o gato
- Passados alguns anos temos aqui dezenas de gatos
- Já vi gatos mortos, atropelados, feridos por lutas entre eles, doentes, mortos por cães, etc.
É certo que como primeira opção ( a ideal) preferia que quem teve a ideia de alimentar aquele primeiro gato, o tivesse adoptado. Mas à parte disso, pensando racionalmente, preferia ter visto aquele gato morto (por exemplo atropelado) do que ver agora todos os que já vi desde então. Em conclusão, acredito que a pessoa em causa estivesse muito bem intencionada e que até hoje não se arrependa por ter ajudado o gatinho esfomeado, mas em termos práticos para além de ter ajudado aquele gato, quantos condenou?

Os sentimentos?...pois...eu sei! Mas de certeza que se agora a pessoa que fez a boa acção visse um dos gatos mortos ou feridos resultantes da sua 'ajuda' também ia ficar cheio de sentimento de pena....pena é que se esqueça que, mesmo que sem maldade, foi uma das causas disso.

Cumprimentos
Paulo C.
Responder

Voltar para “Cães”