Fraccionar correctamente as refeições

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

quarta abr 04, 2012 9:44 am

Geight Escreveu:o caso de um dos meus cães é o mesmo que o seu fteixeira, também tem sempre comida à disposição para comer quando quiser :)
acho que isso é bastante comum em cães de raças pequenas por nunca comerem muito, exepto alguns que têm tendência para engordar ou devido certos casos clínicos

eu próprio também já tentei fraccionar a comida e sinceramente não acho que, no meu caso, faça muito sentido pois em vez de lhe encher a tigela de dois em dois dias iria apenas dar uma pequena porção duas vezes por dia... também acho que se lhe passasse a dar a comida faseada ele comeria mais e mais depressa, o que não tem melhoria alguma! :?
Olá! Pois, a verdade é que mesmo tendo a comida à disposição nunca come tudo! Eu meço a dose diária e ponho metade antes de sair de casa. E quando chego ainda tem comida! Entretanto depois ponho a outra metade e normalmente nunca come tudo... Por isso a questão de engordar está fora de questão pois ela come pouquinho e mesmo quando está com mais apetite nunca passa da dose diária recomendada... E é por isso que me custa tirar a comida... Claro que certamente teria vantagens a nível de controlar os cocós... Mas vamos andando e vamos vendo! :P
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

quarta abr 04, 2012 9:48 am

drilldown1 Escreveu:Aos meus, um grande e um pequeno dou duas refeições a horas certas.

Em tempos, também deixava à disposição uma taça cheia de ração. Notei que o meu cão habituado a ter sempre a comida à disposição, comia mais devagar. Era menos sofrego.
Toda a gente lá em casa lhe enchia a taça, sempre que tinha pouca quantidade. Acontece, que o Pompeu estava muito doente, deixou de comer e ninguém se apercebeu que ele não estava a comer. Cada um de nós pensava que era o outro que tinha enchido a taça.

Para quem está a tentar fornecer a ração a horas certas, deve fornecer à hora que pretende e ao fim de 20 minutos retira a taça. (Os meus, comem em segundos)
É natural que tenha pena, mas se não ceder eles aprendem rápido.
No meu caso, como meço diariamente a dose diária no copinho e é daí que coloco na taça (só eu) sei exactamente o que ela come. E há uns dias que come menos, outros mais. Consigo controlar perfeitamente... A única questão é mesmo se a nível de saúde é conveniente fraccionar a refeição, porque se não for não me importo de continuar assim...
Eu sei que eles aprendem e não morrem à fome, mas custa-me ... :p Mas se for o melhor para ela, obviamente que o farei!
dogville
Membro Veterano
Registado: quinta abr 21, 2005 1:42 pm
Romeu e Juliet (2 gatos asiamesados)
Horacio e Stein faleceram

quarta abr 04, 2012 10:21 am

Eu ja tive cães pequenos tipo pincher e comia de manha a sua dose e eu retirava a malga e o mesmo acontecia á noite. E apetite era coisa que nunca lhe faltou ate morrer aos 11 anos, Agora tenho um cachorro que vai ser medio e depois da hora das refeições o recepiente é retirado. Por um lado serve para eu saber se o apetite é saudável e por outro a comida muito tempo fora da caixa ou da embalagem perde qualidade.
Espero ter sido útil.
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

quarta abr 04, 2012 2:17 pm

Acho que não faz mal nenhum. Se tiver mais do que um cão, é dificil saber quem comeu o quê, agora se só tem um, não vejo qq inconveniente.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”