Cortar os bigodes aos cães?!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

sábado abr 21, 2012 7:13 pm

Para ajudar a compreender o papel das vibrissas dos cães:
...

A função desses pêlos táteis, que alguns expositores costumam aparar para exibir seu exemplar bem barbeado e "limpo", por influência da cinofilia americana, na realidade, são verdadeiros órgãos, suas ferramentas de trabalho. Por exemplo: os do queixo, permitem que o cão possa seguir uma trilha de quase um quilômetro sem ralar seu queixo no chão. Os das faces, em conjunto com os dos supercílios, bigodes e os do queixo, permitem ao cão saber se, ao enfiar sua cabeça num buraco, poderá retirá-la depois. Aparar os bigodes é amputá-los, é privar seu cão dessas ferramentas naturais de trabalho.
Bruno Tausz, em http://www.saudeanimal.com.br/bigodes.htm

...

24. Tacto Além das terminações nervosas sensoriais existentes em todo o corpo, os cães possuem pêlos especiais, denominados vibrissas, que se localizam acima dos olhos, debaixo da mandíbula e no focinho. Os vibrissas são fortemente irrigados por vasos sanguíneos e possuem um elevado número de terminações nervosas, conferindo-lhe uma sensibilidade especial. Os bigodes ou vibrissas funcionam como verdadeiras antenas. São elas as responsáveis pela manutenção da distância, quase constante, do focinho do cão dos objectos cheirados. Quando o animal está a farejar um rasto, ele mantém o focinho a uma pequena distância do chão, sem o tocar.
http://www.slideshare.net/hospvetporto/ ... idos-do-co

Este tema também já foi discutido aqui na Arca:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... c&start=60
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sábado abr 21, 2012 7:31 pm

Então explique-nos por favor como se faz uma tosquia higiénica, já nem falo nas de raça, sem cortar os bigodes aos cães? Daqueles que se mete a máquina numa ponta e sai o pelo tipo casaco e que quando se acaba a tosquia faz um belo tapete.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

sábado abr 21, 2012 7:36 pm

Não sou tosquiadora, Kittten. E já respondi a isso no meu post anterior. Lamento que a minha opinião não a satisfaça, mas é a que tenho, e bem baseada, como viu.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

sábado abr 21, 2012 7:57 pm

Tive a ler o outro topico e para nao variar nao se chegou a conclusao nenhuma. eu continuo a achar que nao se deve tirar os bigodes aos animais.
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa s&atilde;o os animais...
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

sábado abr 21, 2012 8:00 pm

Mas a forista __dani__ é groomer e já viu a resposta dela?

O meu cão que é um "caniche" tem os bigodes frequentemente cortados (quando vai à tosquia, de 3 em 3 meses) continua com o olfacto igual :)
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
kittten
Membro Veterano

sábado abr 21, 2012 8:13 pm

Claro que continua. Por isso eu fiz a pergunta, como se faz uma tosquia higiénica, já nem quero falar nas de raça, sem cortar os bigodes aos cães.
Tal como disse a _Dani_ faz tanto mal cortar os bigodes aos cães, como cortar o pelo por cima dos olhos ...

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

sábado abr 21, 2012 8:48 pm

Estive a ler o outro tópico e houve algo que me ficou entalado:

Disseram várias vezes que o dono quer cortar o pêlo ao cão por motivos estéticos. Ora, não sei quanto aos outros, mas como dona de uma caniche devo dizer que se há coisa que eu não gosto é de cortar o pêlo à cadela. Gosto de vê-la com um pêlo grande, volumoso, encaracolado. Gosto de ter uns caracóis para "brincar" quando estamos as duas deitadas no sofá, ela com a cabeça encostada ao meu peito, quase a dormir, no "relax". Gosto de dar uns puxõesitos ao de leve nas "barbas" quando brincamos às lutas. Nunca gostei de ver as "carecadas" que dão aos caniches. No entanto no Verão corto o pêlo à minha cadela. Se puder vou a uma tosquiadora profissional, se não faço aquela treta que está ali mais atrás no meu outro post. Porque o faço? É muito simples. Faço-o porque a minha cadela sofre muito com o calor e eu quero atenuar esse sofrimento o máximo possível. Eu bem sei a alegria dela quando se livra daquele cobertor. E o focinho? O focinho é rapado mais vezes durante o ano, por questões higiénicas. Se não fosse rapado ficaria a comida agarrada, a lama sujaria o pêlo, cheiraria mal, teria muitos micróbios... e é uma cadela de apartamento, que convive com uma criança que passa a vida agarrada a ela, muitas vezes dormindo com a cabeça da cadela deitada por cima da dele. Portanto o corte do focinho é feito a pensar nela e na criança que ela tanto adora.

Não, eu não corto os bigodes à minha cadela por razões estéticas. Se nem sequer o meu cabelo eu corto por razões estéticas, mas sim por questões práticas (cabelo curto, lava-se, passa-se o pente e voilá) porque havia de fazer tal coisa à minha cadela? Acho uma estupidez falarem como se fossem donos da razão e julgarem as pessoas sem as conhecerem de lado nenhum.

Já cortei os bigodes à minha cadela vezes sem conta e nunca vi nenhuma alteração no comportamento dela. Nem no dela nem no de outros cães que conheço e levam o mesmo tratamento. Portanto aquilo que dizem no outro tópico... não me diz nada. E visto que confio bastante na tosquiadora da minha cadela (que já anda nisto há 20 e poucos anos) e ela rapa tudo, não me parece que vá mudar de ideias em relação a isso. Continuarei a cortar os bigodes à minha cadela e não considero isso uma "estupidez".
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sábado abr 21, 2012 8:55 pm

GSfanatic,

Não posso deixar de concordar consigo. Já vi dezenas de vezes amigos cortarem bigodes aos cães por questões de exposição e nunca vi nenhum cão ficar afectado por isso.

Nos gatos é outra conversa, mas desde já informo que são as mães que muitas vezes cortam os bigodes aos bebés. Para mim era um mistério porque é que os bebés me apareciam sem bigodes e o meu vet disse-me que eram elas. Ele supõe que seja para os impedir de se afastarem muito e a verdade é que isto acontece sempre na fase em que eles decidem explorar o mundo e fazer asneiras sem conta. :lol: :lol:
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sábado abr 21, 2012 9:07 pm

comparar o corte dos bigodes com uma amputação é a coisa mais ridicula que li nos ultimos tempos!!! :o :o

apesar de não cortar a nenhum dos cães que apresento em expo (abençoados sejam, que teem pêlo que não precisa de tosquia!), conheço várias pessoas que cortam... e os cães não me parecem diferentes por isso!!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sábado abr 21, 2012 9:11 pm

Honestamente, nem sei bem porque é que os meus amigos cortam. Eu não consigo perceber a diferença estética, mas pronto sou ignorante na matéria.

Agora os cães? Estão-se completamente a borrifar para o assunto. Ficam na mesma.
Suesca
Membro Veterano

sábado abr 21, 2012 9:37 pm

Mas entao se os bogodes sao orgaos sensoriais e tal se os cortarem alguma diferenca ha.de fazer nao?
Eu gostava de ouvir uma resposta a serio a explicar o porque de nao fazer mal. para entao deixar de pensar que é mau fazer isso.
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa s&atilde;o os animais...
kittten
Membro Veterano

sábado abr 21, 2012 10:16 pm

Mas qual é o problema da Suesca? Os seus cães não se tosquiam, não têm tosquia. O spitz o mais que pode é aparar o pelo, mais nada.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado abr 21, 2012 11:09 pm

Com bigodes ou sem eles sempre vi os cães a cheirar tudo. E eles voltam a crescer tal como o pêlo.
kittten
Membro Veterano

sábado abr 21, 2012 11:12 pm

Claro que cheiram e fazem a vida normal!!!!

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
Suesca
Membro Veterano

sábado abr 21, 2012 11:28 pm

Ja vi que civilizadamente nao vao la. Parecem peixeiras. tudo bem. eu é que nao sou. fiquem bem.
Responder

Voltar para “Cães”