Reprodução, prós e contras

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta mai 02, 2012 3:38 pm

As cadelas com cio fazem o possivel para ter um macho. Os cães inteiros ficam doidos se sentem uma cadela com cio.

Perguntei porque me pergunto o que será melhor: ter um animal cujo impulso da natureza o manda acasalar mas cujo dono não permite ou ter animais que pura e simplesmente não possuem esse impulso porque a carga hormonal foi anulada.

Quanto a equilibrio psicológico :lol: não existe em cães, no que diz respeito a sexo! Não humanizem as coisas!

Os cães se tem fonte hormonal, querem montar, se não tem, não querem. É só. Uma cadela com cio, tem vontade de acasalar, foge, fica ansiosa, mas se algo anular esse impulso hormonal, desaparece toda a ânsia.

Um animal se fosse apenas tornado esteril e continuasse a querer acasalar mas infértil teria algumas desvantagens: continuaria a fugir, a marcar território, a ficar ansioso (há animais que ficam muito ansiosos) a envolver-se em lutas com outros machos, a ser disputado (as cadelas) a contrair doenças relacionadas com o sistema reprodutor.
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quarta mai 02, 2012 3:55 pm

FBC Escreveu:Sou totalmente contra a castração. Aceito a esterilização desde que não implique castração. É uma crueldade que modifica todo o sistema psicologico e hormonal do animal. Tantos direitos dos animais (a maioria não passa de tretas) e depois castram-nos!
Os direitos dos animais são dos assuntos com mais hipocrisia que podem existir

Cumprimentos
Francisco Bica
Concordo inteiramente.

Nos direitos dos animais inclui-se a sua integridade física e o respeito e aceitação das suas especificidades. São nossos companheiros de vida, nossos colaboradores e auxiliares em diversas actividades, não objectos que podemos manipular ao sabor dos nossos caprichos e das nossas conveniências e comodismos.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

quarta mai 02, 2012 3:58 pm

sasquatch Escreveu:As cadelas com cio fazem o possivel para ter um macho. Os cães inteiros ficam doidos se sentem uma cadela com cio.

Perguntei porque me pergunto o que será melhor: ter um animal cujo impulso da natureza o manda acasalar mas cujo dono não permite ou ter animais que pura e simplesmente não possuem esse impulso porque a carga hormonal foi anulada.

Quanto a equilibrio psicológico :lol: não existe em cães, no que diz respeito a sexo! Não humanizem as coisas!

Os cães se tem fonte hormonal, querem montar, se não tem, não querem. É só. Uma cadela com cio, tem vontade de acasalar, foge, fica ansiosa, mas se algo anular esse impulso hormonal, desaparece toda a ânsia.

Um animal se fosse apenas tornado esteril e continuasse a querer acasalar mas infértil teria algumas desvantagens: continuaria a fugir, a marcar território, a ficar ansioso (há animais que ficam muito ansiosos) a envolver-se em lutas com outros machos, a ser disputado (as cadelas) a contrair doenças relacionadas com o sistema reprodutor.
Como teremos chegado aos dias de hoje com cães? Parece-lhe honestamente, que os animais ficam mais equilibrados depois de castrados?
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta mai 02, 2012 4:01 pm

pfonseka Escreveu:
É bem provável que venha a ter uma ninhada e que até me torne criador...quem sabe. Vou procurar o melhor macho que encontrar/pagar para fazer a reprodução.
Prepare-se para a saraivada...

Este tema é recorrente.
Mas gostava de ver o mesmo em humanos. Depois de 1 filho ou 2, esterilizar para não ter problemas do sistema reprodutor. Em mulheres e homens! Alías, algumas pessoas não deveriam ter filhos mesmo, sendo que nem vão ter filhos nem bonitos, nem obedientes, nem inteligentes...

Posso vir a mudar de ideias, mas com o que sei hoje, acho completamente anti-natura. As coisas têm uma razão de ser. Para "prevenir" doenças, não me convence. É aliás essa carga hormonal que pretendem eliminar que mantém a vitalidade dos animais...

O problema não está na reprodução dos animais, mas na falta de consciencia e de maturidade por parte de quem os adquire. Não vivemos numa sociedade civilizada e para ter a certeza disso, basta sair à rua.

Existirem canis e formas de "eliminar" os animais... vá... excedentários é algo que acontece pelo menos já desde meados do século passado. Talvez existam mais agora, pq se evita essa "eliminação" até á última hora e porque, mal ou bem, os animais não morrem tanto de causas naturais, porque até são mais vacinados, do que eram nessa altura. O problema não cresceu, modificou-se.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta mai 02, 2012 4:14 pm

Sou completamente a favor da castração e da esterilização. Nunca nestes anos todos notei alguma alteração "psicológica" nos meus cães e gatos e confesso que até torcia pela dita alteração.

Algumas das minhas cadelas podiam ter ficado mais calmas e borrifaram-se nas teorias continuando amalucadas. Alguns dos meus gatos machos podiam ter deixado de montar, mas pronto não leram os manuais e continuaram até hoje a tentar.

Mais, dentro do que está ao meu alcance obrigo mesmo à esterilização ou à castração: nenhum gato meu é vendido ou oferecido sem contrato que especifique claramente que o animal tem que ser castrado em idade a definir pelo vet da pessoa.

Os meus cães sempre foram de companhia, nunca tive uma ninhada e não terei. Não sou criadora, não percebo do assunto e nunca me passaria pela cabeça substituir-me a quem sabe.
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

quarta mai 02, 2012 4:16 pm

srYuki Escreveu:Existirem canis e formas de "eliminar" os animais... vá... excedentários
Uma forma perfeitamente adequada deduzo. Uma espécie de eliminação de detritos sólidos digamos.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quarta mai 02, 2012 4:21 pm

Floripes2 Escreveu:
FBC Escreveu:Sou totalmente contra a castração. Aceito a esterilização desde que não implique castração. É uma crueldade que modifica todo o sistema psicologico e hormonal do animal. Tantos direitos dos animais (a maioria não passa de tretas) e depois castram-nos!
Os direitos dos animais são dos assuntos com mais hipocrisia que podem existir

Cumprimentos
Francisco Bica
Concordo inteiramente.

Nos direitos dos animais inclui-se a sua integridade física e o respeito e aceitação das suas especificidades. São nossos companheiros de vida, nossos colaboradores e auxiliares em diversas actividades, não objectos que podemos manipular ao sabor dos nossos caprichos e das nossas conveniências e comodismos.
Exactamente e, para quem não quer assim, há os cães de loiça, que tambem são muito bonitos

Cumprimento
Francisco Bica
pfonseka
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2003 3:31 pm

quarta mai 02, 2012 4:23 pm

WaterMonitor Escreveu: ...

Mais, dentro do que está ao meu alcance obrigo mesmo à esterilização ou à castração: nenhum gato meu é vendido ou oferecido sem contrato que especifique claramente que o animal tem que ser castrado em idade a definir pelo vet da pessoa.
Obrigar à esterilização, porquê? Porque é que se acha no direito de fazer reprodução e as outras pessoas não?
WaterMonitor Escreveu:...
Os meus cães sempre foram de companhia, nunca tive uma ninhada e não terei. Não sou criadora, não percebo do assunto e nunca me passaria pela cabeça substituir-me a quem sabe.
Essa resposta fica bem a quem de facto não tem interesse nenhum na reprodução canina, mas como sabe, todos temos que passar pela primeira vez para depois sermos os ditos "criadores".

Não se passou o mesmo consigo em relação aos gatos? Nessa primeira vez achou que estava a substituir-se aos criadores? Não valeu a pena ter passado por ela?
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta mai 02, 2012 4:51 pm

Se a pessoa é uma criadora, reserva-se o direito de os animais que saem do seu gatil com qualidade pet não serem reprodutores mas apenas companhia.

Porque um criador digno desse nome não vai arriscar ver animais com o seu afixo mas sem qualidade de reprodutores, a reproduzirem. Isto é algo tão óbvio!

Se fossemos a "respeitar" as particularidades dos cães:
não os obrigávamos a conter esficteres para nossa conveniência, dávamos carne e não ração, que os cães comem porque coitados, não tem outro remédio,
deixávamos que corressem á vontade sem trelas,
não impediamos que ladrasse e uivassem quando querem,
perseguiam e filavam tudo o que lhes apetecesse
e eram sem dúvida eles que mandavam dentro das nossas casas.

E claro, não impediamos a reprodução. :lol: Ele há lá coisa mais divertida!

Ou julgam que os vossos bóbis se pudessem não trocavam as saias das donas para poder fazer tudo isto?
WaterMonitor
Membro Veterano

quarta mai 02, 2012 4:52 pm

Deve estar a brincar comigo ...

1º- Nunca "reproduzi" e não é com esta idade que o o vou fazer. Não porque me achasse no direito ou no torto, mas porque nunca quis. É pessoal.

2º - Na "primeira vez" (o que pensando bem até é um bocado pessoal :lol: ) que tive uma ninhada de gatos, estava mais do que bem orientada e apoiada no que aos reprodutores diz respeito. Não cruzei o Bijou ou a Léquinhas porque queria ver o "milagre da vida" ou dar bebés ao vizinho e ao tio, ou ainda porque queria um filho deles. Tinha um mentor experiente com 15 anos de criação à época, que me incentivou a cruzar determinados indivíduos. O resultado ficou muito acima das nossas melhores expectativas e continuei, mas sempre criando muito, mas mesmo muito, pouco.
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

quarta mai 02, 2012 4:59 pm

sasquatch Escreveu:As cadelas com cio fazem o possivel para ter um macho. Os cães inteiros ficam doidos se sentem uma cadela com cio.

Esse comportamento faz parte de ser cão/cadela, quando adquirimos um cao dizem-nos que temos de estar conscientes de que um cão larga pêlo, suja, precisa de passeios, etc, entao e porque nao dizem que um cão é um animal que quer garantir a sua descendência? É um comportamento normal, elimina-lo é estar a tornar a situação cómoda para nós.
Tal como aceitamos o facto de o cão ser um animal social, que larga pêlo, suja, precisa de passear e ladra, também temos de aceitar a sua natureza sexual.
WaterMonitor
Membro Veterano

quarta mai 02, 2012 5:08 pm

Então pela vossa teoria, eu que tinha um macho e uma fêmea Terranova devia deixá-los reproduzir até lhes dar na bolha.

Dois anos depois do primeiro cio da cadela eu teria "produzido" qualquer coisa como uns 20 cãezinhos no mínimo, que como todos sabemos são pequeníssimos e andava para aí a distribui-los ao pessoal.

Seguindo sempre essa teoria, a pobre teria vivido um bocado menos (com tanta paridela e amamentação) e eu teria a responsabilidade de ter trazido ao mundo "n" animais impossíveis de dar ou vender todos.

Multipliquem o meu caso pelo número que quiserem e imaginem a quantidade de animais que, desculpem lá, irresponsáveis traziam ao mundo só porque ... sim.

Por favor.
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

quarta mai 02, 2012 5:10 pm

sasquatch Escreveu:Se a pessoa é uma criadora, reserva-se o direito de os animais que saem do seu gatil com qualidade pet não serem reprodutores mas apenas companhia.

Porque um criador digno desse nome não vai arriscar ver animais com o seu afixo mas sem qualidade de reprodutores, a reproduzirem. Isto é algo tão óbvio!

Se fossemos a "respeitar" as particularidades dos cães:
não os obrigávamos a conter esficteres para nossa conveniência, dávamos carne e não ração, que os cães comem porque coitados, não tem outro remédio,
deixávamos que corressem á vontade sem trelas,
não impediamos que ladrasse e uivassem quando querem,
perseguiam e filavam tudo o que lhes apetecesse
e eram sem dúvida eles que mandavam dentro das nossas casas.

E claro, não impediamos a reprodução. :lol: Ele há lá coisa mais divertida!

Ou julgam que os vossos bóbis se pudessem não trocavam as saias das donas para poder fazer tudo isto?
Uma coisa é ensinar o cão, outra completamente diferente é mutilar o animal para nos dar menos trabalho.
o meu cão fica ansioso porque quer acasalar, esteriliza-se; o meu cão ladra, cortam-se as cordas vocais; o meu cão persegue coisas em movimento, cega-mo-lo; etc... porque que se condena o corte de orelhas e caudas por razoes estéticas, mas defende-se a esterilização por comodismo, ambos são fruto do egoísmo humano...
WaterMonitor
Membro Veterano

quarta mai 02, 2012 6:42 pm

Para mim é mais: a minha cadela corre o risco (sério) de fazer uma piometra e eu esterilizo-a.

O meu macho vai passar a vida a tentar perpetuar os seus genes e a sofrer por não conseguir efectuar o comando que tem no disco rígido e eu esterilizo-o (ou castro ou lá o que quiserem chamar).
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

quarta mai 02, 2012 7:02 pm

O facto de o cão largar pêlo, estragar, sujar, exigir tempo e dinheiro só incomodam ao dono. Um cão que quer perpetuar os seus genes mas que é impedido stressa e, como tal, não incomoda apenas o dono.

A minha cadela não é esterelizada. Quando está com o cio comporta-se exactamente da mesma maneira de sempre. É uma taralhoca, parece que nem repara.

Por outro lado, no caso dos gatos machos inteiros, quando marcam território, é simplesmente insuportável tê-los em casa, a maioria das vezes, não só pelo comportamento mas pelo cheiro terrível que se entranha nos sofás e cortinados. E o estar sempre a lavar. Para mim é incompatível com uma vivência normal. Já aqui foram colocados testemunhos de pessoas cuja rotina quando chegam a casa do trabalho é andar a esfregar tepetes e paredes e sofás.
Responder

Voltar para “Cães”