Dogue Alemão histérico

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quinta mai 03, 2012 3:42 pm

PauloNobrega Escreveu:
Floripes2 Escreveu:Se tiver possibilidades, veja os programas do Cesar Millan na SIC Mulher, à hora de almoço, ou então procure os vídeos dele no Youtube. Este treinador trata bastantes casos desses e aprende-se muito a vê-los.

E não utiliza crates nenhumas, nem isolamentos, apenas uns dedos espetados em frente do focinho dos cães e muita conversa explicativa com os donos. :wink: :lol:
Eu vejo esse programa regularmente e os episódios que dão de madrugada eu ponho a gravar para ver depois. O problema é que o César Millan tem anos de experiência enquanto a única experiência que tenho é de convívio com os 4 caes que já tive até hoje.
Verdade, sim. Mas o fundamental, nele, é a correcção que ele faz dos donos. Se ficar atento às análises que o CM faz e às orientações que dá aos donos dos cães com problemas, verificará que o importante é realmente a nossa própria atitude perante os comportamentos em geral.

Como ele diz, os nossos cães são o reflexo de nós próprios. Compreendido e aceite isto, o resto vem por acréscimo e só é preciso saber o que fazer e como fazer num dado momento: o puxar da trela para o lado e porquê fazê-lo, os toques com os dedos e com o pé, quando, como e porquê fazer o cão sentar-se e sossegar quando tocam à porta, etc.

Mais importante do que simplesmente lhe espetar um dedo em frente do focinho é, segundo ele e com toda a razão, estar relaxado, calmo, assertivo, quando o fazemos. Só ao sentir-nos assim e ao agirmos consoante é que o cão entenderá os sinais e acatará as nossas ordens.

Resumindo e abreviando: seja firme e discipline o seu cão, assumindo-se como chefe incontestável da matilha.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

quinta mai 03, 2012 3:46 pm

PauloNobrega Escreveu:
NicaJunior Escreveu:E começaria tambem por lhe ensinar o " senta" o mais depressa possivel.
Já ensinamos o senta, o deita e o busca, mas quando ele fica naquele estado de histerismo não reage a nenhum dos comandos dados.
Tente insistir no " senta" de modo a que fique focado em si, ou na pessoa que lhe dá a ordem.
Comece por o recompensar sempre que ele cumpra a ordem, depois vá retardando o momento da recompensa mas tentando sempre manter a atenção dele presa em si.
Ele é novinho, isso ainda vai alterar... mas é pesadinho, pois! :lol:
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
dianne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

quinta mai 03, 2012 6:57 pm

PauloNobrega Escreveu:Já ensinamos o senta, o deita e o busca, mas quando ele fica naquele estado de histerismo não reage a nenhum dos comandos dados.
É absolutamente normal.. Os cães não têm a capacidade para generalizar os comportamentos que aprenderam. Ele aprendeu correctamente num ambiente com poucas distracções, mas quando se encontra num ambiente com tantos estímulos e coisas à acontecer, não vai obedecer.

Tem que lhe ensinar um comportamento alternativo ao que ele apresenta agora, por exemplo sentar quando tocam à campainha, em vez de ficar eufórico, saltar nas visitas ou ladrar. É um treino demorado e que requer alguma paciência e tempo, mas no fim vale a pena, pois poderá ter visitas normalmente sem grandes stresses.
O que vai treinar é o seu auto-controle:

- peça um senta ao cachorro em frente à porta de entrada
- peça a alguém que toque à campainha
- se ele se levantar, não abra a porta e peça novamente para sentar
- finja que vai abrir a porta, se ele levantar, volte atrás
- repita isto inúmeras vezes, e depois abrindo lentamente a porta, APENAS se ele permanecer sentado, se levantar, feche a porta
- ele irá perceber que a porta só abre, se ele permanecer sentado
- quando conseguir abrir a porta, e ele permanecer quieto, peça então à visita que dê um paço em frente, e mais uma vez, se ele se levantar, feche a porta e repita inúmeras vezes

É preciso ser consistente, e só permita que ele tenha contacto com a visita se permanecer sentado, caso contrário, a porta fecha-se e deixa de haver diversão para ele! :wink:

Boa sorte e espero que tenha alguém paciente que faça de visita! :)
Responder

Voltar para “Cães”