Cortar orelhas , opinião

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

sábado mai 12, 2012 11:17 am

indigo003 Escreveu:
Dvicente Escreveu:acho que se os boxer devem ter as orelhas como tem, se não nasciam com elas cortadas...
nesse caso todos os cães tb deviam estar inteiros e as cadelas com o sistema reprodutor completo... se nascem com eles!!
Mas as castrações e esterilizações não são feitas por motivos estéticos, acho eu :lol: :wink:

O que tenho ouvido dizer é que o corte das orelhas é doloroso para o animal, já o corte do rabo , não será tão doloroso pois é feito com eles ainda miuito jovens e são cartilagens. Não sei se é verdade ou não, mas já ouvi de mesmo muita gente

As minhas estão inteiras de rabos e orelhas eheheheh
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

sábado mai 12, 2012 11:19 am

Voltando ao tema do tópico:

Do estalão oficial do boxer, citado do site da FCI:
Ears: The natural ears are of appropriate size. They are set on wide apart on highest part of skull. In repose they lie close to the cheeks and turn forward with a definite crease, especially when the dog is alert.

TAIL : Set on high rather than low. The tail is of normal length and left natural.
Destaques meus.

De notar, no entanto, que o corte de cauda continua a ser permitido em Portugal.

Da lei portuguesa:
Artigo 18.º

Amputações

1 - Os detentores de animais de companhia que os apresentem com quaisquer amputações que modifiquem a aparência dos animais ou com fins não curativos devem possuir documento comprovativo, passado pelo médico veterinário que a elas procedeu, da necessidade dessa amputação, nomeadamente discriminando que as mesmas foram feitas por razões médico-veterinárias ou no interesse particular do animal ou para impedir a reprodução. "
http://www.pgdlisboa.pt/pgdl/leis/lei_m ... abela=leis

De notar, também, que há aqui criadores de boxers, que os levam a exposições e cumprem todos os requisitos legais e éticos na sua criação, que já não cortam as orelhas aos seus boxers.

Ao Himura13 compete agora escolher entre a satisfação de um capricho estético pessoal que nada traz de útil ao seu cão e obedecer ao estalão oficial da raça e à lei portuguesa.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Himura13
Membro Júnior
Registado: domingo abr 15, 2012 6:42 am
Piriquito

sábado mai 12, 2012 11:22 am

o pessoal que fala aqui do ilegal e legal , internet , downloads , todos nos ja fizemos e fazemos , e nem sabemos que é ilegal aquele download em particular .

mas nao alongar muito, eu ja tenho veterinario e tudo , o veterinario que cortou as orelhas do doberman do meu primo , sem problemas e muito cuidadoso
130€ (como nunca cortei nao sei se é barato ou caro)

Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

sábado mai 12, 2012 11:26 am

Himura13 Escreveu:o pessoal que fala aqui do ilegal e legal , internet , downloads , todos nos ja fizemos e fazemos , e nem sabemos que é ilegal aquele download em particular .
:o O que quer dizer com isto?
mas nao alongar muito, eu ja tenho veterinario e tudo , o veterinario que cortou as orelhas do doberman do meu primo , sem problemas e muito cuidadoso
130€ (como nunca cortei nao sei se é barato ou caro)
Pois, há caprichos caros. E veterinários que para fazerem dinheiro pisam o risco que separa o legal do ilegal sem quaisquer pruridos. É que basta o estalão determinar como se devem apresentar os cães para que esses cortes se tornem proibidos.

O meu conselho é que guarde esse dinheiro para fazer face às despesas de saúde reais e inevitáveis que o seu boxer lhe trará mais para diante e deixe as orelhas do cão em paz.
Última edição por Floripes2 em sábado mai 12, 2012 11:29 am, editado 1 vez no total.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sábado mai 12, 2012 11:27 am

tiabela Escreveu:
indigo003 Escreveu:
Dvicente Escreveu:acho que se os boxer devem ter as orelhas como tem, se não nasciam com elas cortadas...
nesse caso todos os cães tb deviam estar inteiros e as cadelas com o sistema reprodutor completo... se nascem com eles!!
Mas as castrações e esterilizações não são feitas por motivos estéticos, acho eu :lol: :wink:
mas não está aqui em causa o facto de ser estético ou não! nalguns casos eu tb concordo com as esterelizações, quando o fim das mesmas é o controlo do numero de animais de rua.

o que está em causa é que as castrações, tal como o corte de orelhas, são cirurgias e devem ser encaradas com o zelo e a preocupação inerente a tak acto médico!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Marcinho12
Membro Júnior
Registado: sábado mai 12, 2012 11:28 am

sábado mai 12, 2012 11:31 am

Himura13 Escreveu:Boas pessoal eu ando fugido daqui porque a minha pequena tem-me dado muito trabalho , consegui que dormisse sozinha de noite e de dia , já ando com progressos , o que venho hoje aqui deixar no ar é... cortar orelhas , dos cães , a vossa opinião , eu sou sincero , acho bonito e estou a pensar , mas tenho medo que lhe doa e como é uma coisa irreversível deixa-me assim um pouco com o pé atrás .

dói-lhes muito ?
a vossa opinião sobre o assunto.

por favor pessoal não me julgem mal ,como nunca cortei a nenhum cão meu não sei se é muito doloroso ou que causa sofrimento aos animais .

Abraços aguardo respostas
Já que tem assim tantas dúvidas, comece por experimentar em si. Como gosta tanto, comece por cortar as suas próprias orelhas - eu também acho que vai ficar linda. Se vir que é seguro, passe a seguir para o animal.

Há gente que tem um conceito de estética deveras suigeneris.
indigo003
Membro Veterano

sábado mai 12, 2012 11:32 am

Floripes2 Escreveu:
Pois, há caprichos caros. O meu conselho é que guarde esse dinheiro para fazer face às despesas de saúde reais e inevitáveis que o seu boxer lhe trará mais para diante e deixe as orelhas do cão em paz.
você é mesmo inconveniente, mas acha mesmo que tem alguma coisa a ver com as despesas do forista? :o
</p>
Marcinho12
Membro Júnior

sábado mai 12, 2012 11:40 am

indigo003 Escreveu:
tiabela Escreveu:
indigo003 Escreveu:
mas não está aqui em causa o facto de ser estético ou não! nalguns casos eu tb concordo com as esterelizações, quando o fim das mesmas é o controlo do numero de animais de rua.

o que está em causa é que as castrações, tal como o corte de orelhas, são cirurgias e devem ser encaradas com o zelo e a preocupação inerente a tak acto médico!
Mas o que é que as esterilizações têm a ver com a amputação dos membros de um animal?
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

sábado mai 12, 2012 11:48 am

Na minha opinião os cães ficam mais bonitos sem as orelhas cortadas, não gosto, nem bem nem mal cortadas, não gosto. Tal como não gosto das caudas cortadas. E acho que não vale a pena sujeitar os animais a essa cirurgia por questões estéticas. É a minha opinião :)
Himura13
Membro Júnior
Registado: domingo abr 15, 2012 6:42 am
Piriquito

sábado mai 12, 2012 11:51 am

saraestrelo Escreveu:Na minha opinião os cães ficam mais bonitos sem as orelhas cortadas, não gosto, nem bem nem mal cortadas, não gosto. Tal como não gosto das caudas cortadas. E acho que não vale a pena sujeitar os animais a essa cirurgia por questões estéticas. É a minha opinião :)
acho que foi a única pessoa que discordou de uma maneira correcta nestes posts todos.

sábado mai 12, 2012 11:59 am

Himura13 Escreveu:
saraestrelo Escreveu:Na minha opinião os cães ficam mais bonitos sem as orelhas cortadas, não gosto, nem bem nem mal cortadas, não gosto. Tal como não gosto das caudas cortadas. E acho que não vale a pena sujeitar os animais a essa cirurgia por questões estéticas. É a minha opinião :)
acho que foi a única pessoa que discordou de uma maneira correcta nestes posts todos.
Desculpe lá Himura, mas há alguém que no seu juizo perfeito resolva começar a cortar as orelhas os animais? Que barbárie. Estamos no século XXI. Se você quer um bibelot, compre um peluche.
indigo003
Membro Veterano

sábado mai 12, 2012 12:40 pm

Himura13 Escreveu:
ia dizer isso mesmo!! :wink:
</p>
indigo003
Membro Veterano

sábado mai 12, 2012 12:41 pm

Marcinho12 Escreveu: Desculpe lá Himura, mas há alguém que no seu juizo perfeito resolva começar a cortar as orelhas os animais? Que barbárie. Estamos no século XXI. Se você quer um bibelot, compre um peluche.
vá lá pesquisar porque razão se cortavam orelhas e cauda aos cães, para ver se percebe que não é uma coisa que se vai começar a fazer agora! informe-se antes de mandar para o ar comentários errados e desinformados!! ;)
</p>
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sábado mai 12, 2012 1:12 pm

Se o seu boxer tem LOP e se pretende levá-lo a exposições NÃO PODE ter nem cauda nem orelhas amputadas, se não é e se pretende mandar cortar força.
Tenha é cuidado com o veterinário que escolhe e certifique-se que ele sabe qual é o corte dos boxers, nem todos os cortes são iguais ...

Marcinho12 Escreveu:Mas o que é que as esterilizações têm a ver com a amputação dos membros de um animal?
Tudo, porque 95% das esterilizações são feitas para comodidade do dono, ou é menos amputação tirar os ovários e o utero a uma cadela para ela não ter cios e não sujar a carpete lá de casa?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
TheOnlyOne
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am

sábado mai 12, 2012 1:42 pm

Marcinho12 Escreveu:Mas o que é que as esterilizações têm a ver com a amputação dos membros de um animal?
Membros??? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Tenho visto por aí tanto boxer a coxear das orelhas 8)

Estou com a Kitten. Se for para expos, esqueça, se não for, força nisso, mas escolha muito bem o veterinário :wink: -

Se 130€ é caro? Não, eu paguei há 2 anos, 180€ pelo corte do meu Dobermann :wink:
Responder

Voltar para “Cães”