Como se defender de cães de grande porte que passeiam soltos
Moderador: mcerqueira
Argay:
Vejo muito melhor dar um tiro num cão grande (contra o qual não tenho hipóteses de lutar só com mãos e pés) que está a matar o meu, do que ir tentar salvar o meu cão com pontapés e acabar arriscando a minha vida também. Claro que não me passaria pela cabeça fazer isso com um cão de porte médio que se afasta com uns pontapés.
Sem armas desse tipo, mais uma vez dentro da legalidade, alguém sabe de formas eficazes de resolver uma situação com um animal de grande porte?
Ontem por exemplo, tive uma situação pouco grave com um golden retriever. Infelizmente afastei-o tarde demais, não me apercebi que a coisa ia seguir por ali. Mandei-lhe não sei quantos pontapés, ele não desistia e apanhou-a e começou a sacudir. Felizmente o dono chegou pouco depois e conseguimos afastá-lo. A minha cadela não precisou de pontos apesar de ter ficado com um "furo".
Vejo muito melhor dar um tiro num cão grande (contra o qual não tenho hipóteses de lutar só com mãos e pés) que está a matar o meu, do que ir tentar salvar o meu cão com pontapés e acabar arriscando a minha vida também. Claro que não me passaria pela cabeça fazer isso com um cão de porte médio que se afasta com uns pontapés.
Sem armas desse tipo, mais uma vez dentro da legalidade, alguém sabe de formas eficazes de resolver uma situação com um animal de grande porte?
Ontem por exemplo, tive uma situação pouco grave com um golden retriever. Infelizmente afastei-o tarde demais, não me apercebi que a coisa ia seguir por ali. Mandei-lhe não sei quantos pontapés, ele não desistia e apanhou-a e começou a sacudir. Felizmente o dono chegou pouco depois e conseguimos afastá-lo. A minha cadela não precisou de pontos apesar de ter ficado com um "furo".
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am
Já tentou localizar os donos e falar com eles?
Não costumo fazer isso. Não considero seguro aproximar-me de alguém que passeia um cão de grande porte solto, quando estou acompanhado do meu. O que faço sempre é desaparecer dali rapidamente e sem chamar a atenção do cão solto.
Quando isso é complicado porque quando dou por isso já estou demasiado próximo berro "Segure o cão!". Aí sim, depois do cão na trela, falo. Dependendo da situação digo "É melhor andar com ele preso" ou "Para a próxima chamo a policia".
Já falei com outras pessoas que passeiam cães na mesma zona sobre o assunto. Um tipo andava com uma navalha para se defender, mas penso que isso também é ilegal. Talvez uma chave de fendas para situações mais graves que a corrente de ferro não resolva.
Quando isso é complicado porque quando dou por isso já estou demasiado próximo berro "Segure o cão!". Aí sim, depois do cão na trela, falo. Dependendo da situação digo "É melhor andar com ele preso" ou "Para a próxima chamo a policia".
Já falei com outras pessoas que passeiam cães na mesma zona sobre o assunto. Um tipo andava com uma navalha para se defender, mas penso que isso também é ilegal. Talvez uma chave de fendas para situações mais graves que a corrente de ferro não resolva.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
ó Marcinho, você é mesmo parvo como mostra aqui, ou é simplesmente um provocador?Marcinho12 Escreveu:Com tanto ataque, já lhe passou pela cabeça que o problema pode estar na cadela?Ardeus Escreveu:Boas.
Tenho uma cadela de porte médio e estou farto de ser atacado por cães cujos donos os passeiam soltos.
Alguém sabe o que é que é considerado legal e eficaz como meio de defesa, principalmente contra cães de grande porte?
Já levei com pitbulls, mas também labradores, golden retrievers, tudo cães que "nunca fizeram mal a ninguém". Eu já fui parar ao hospital (mordido por um labrador, mas nada muito sério) e a minha cadela mordida com muito mais gravidade várias vezes. Isto já chegou a um ponto em que estou a pensar adquirir licença para porte de arma.
Uma coisa é defender-se com pontapés de um cão de porte médio, mas isso é impossível com raças maiores.
Só no último mês tive situações complicadas com um são bernardo, um rotweiller e dois pastores alemães e numa zona turistíca onde andam sempre muitas pessoas a passear.
Agradeço sinceramente sugestões.
Só acredito na parte do rot, o resto deve ter sido você a provocar

<p>ex Omega2,3,4,5, etc... Não adopte, compre
</p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>

<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Arranje um cajado. Quando os cães se aproximam, basta interpô-lo à frente do cão. Com a surpresa, ele pára, desvia-se, ou pelo menos abranda. E se o agitar diante dele, o cão acobarda-se e vai-se embora. Nem é preciso bater-lhe, e não é uma arma ilegal.
<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>

<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>
Neste forum não se liga muito á lei pois não. TODOS os cães têm de andar atrelados. NINGUÉM pode andar aos tiros na rua.
Chame a Policia e resolva as coisas com civismo, para cowboys e foras da lei já chega este fórum.
Chame a Policia e resolva as coisas com civismo, para cowboys e foras da lei já chega este fórum.
<p>"Se a tourada é cultura, canibalismo é gastronomia"</p>
<p> </p>
<p> </p>
Aligeirando a coisa... Quando vou passear os meus (atrelados) e vejo algum solto, direito a eles, finjo que me baixo para pegar numa pedra para lhes atirar e eles, habitualmente, páram, olham e piram-se. Ladrarem uns aos outros... não ligo; cheirarem-se também deixo, atenta mas sem mostrar stress. Às vezes, até digo: " o cão e lindo!!! É amiguinho..." e tal. O S. Bernardo daqui
ladra mas fica afastado; só tenta aproximar-se quando levo as minhas fêmeas (esterilizadas, claro) mas elas correm com ele 

Pois, eu também sei que quando os cães estão com trela ficam mais agressivos e faço isso mesmo, dou trela e vou dizendo umas palavras amigáveis. Ajuda.
O cajado é capaz de ser uma boa opção
Às vezes é difícil ser razoável quando se passa repetidamente por experiências perigosas.
Já fui assaltado e já depois de ter levado uns murros e pontapés, os miudos que estavam com um pitbull atiçaram-no para mim. O cão estava com vontade de se mandar mas parecia estar na dúvida, de alguma forma tinha a noção que não devia fazer aquilo, olhava para o dono e para mim, agachado em posição de arranque. Mas não veio.
Depois deste tipo de coisas, andar armado deixa de parecer uma hipótese assim tão descabida.
O cajado é capaz de ser uma boa opção

Às vezes é difícil ser razoável quando se passa repetidamente por experiências perigosas.
Já fui assaltado e já depois de ter levado uns murros e pontapés, os miudos que estavam com um pitbull atiçaram-no para mim. O cão estava com vontade de se mandar mas parecia estar na dúvida, de alguma forma tinha a noção que não devia fazer aquilo, olhava para o dono e para mim, agachado em posição de arranque. Mas não veio.
Depois deste tipo de coisas, andar armado deixa de parecer uma hipótese assim tão descabida.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am
Se for um PP então, ui ui, é chamar a polícia e não perder o cão de vista...Argay Escreveu:Neste forum não se liga muito á lei pois não. TODOS os cães têm de andar atrelados. NINGUÉM pode andar aos tiros na rua.

Pode crer que é, e é legal.Ardeus Escreveu:...
O cajado é capaz de ser uma boa opção![]()
...
E se puder aprender a manejá-lo num ginásio que tenha essa modalidade, também serve para enfrentar putos dreads.

<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>

<p> </p>
Não percebo a dúvida de chamar a policia. O cão vai parar ao canil sim. E depois? Se o dono não queria que isso acontecesse, não se armasse em bom.
Um animal que ataca outros vai para o canil, qual é a dúvida? Ou teria agora que me preocupar com o que se vai passar com o bóbi dos chungas da vizinhança?
É claro que sei que se for um pp vai lá mais direitinho que os outros. E????
Por isso vou hesitar?
Um animal que ataca outros vai para o canil, qual é a dúvida? Ou teria agora que me preocupar com o que se vai passar com o bóbi dos chungas da vizinhança?
É claro que sei que se for um pp vai lá mais direitinho que os outros. E????
Por isso vou hesitar?
Melhorou imenso para quem? Para os donos não melhorou. Em que ajuda o seu comentário ao tema em questão? Agora falta é uma lei para donos perigosos. Essa urge.TheOnlyOne Escreveu:Se for um PP então, ui ui, é chamar a polícia e não perder o cão de vista...Argay Escreveu:Neste forum não se liga muito á lei pois não. TODOS os cães têm de andar atrelados. NINGUÉM pode andar aos tiros na rua.
Chame a Policia e resolva as coisas com civismo, para cowboys e foras da lei já chega este fórum.A vida melhorou imenso desde a saída da lei dos PP, não foi Argay?
<p>"Se a tourada é cultura, canibalismo é gastronomia"</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado mai 12, 2012 11:28 am
Dos poucos comentários que se aproveita.Floripes2 Escreveu:Arranje um cajado. Quando os cães se aproximam, basta interpô-lo à frente do cão. Com a surpresa, ele pára, desvia-se, ou pelo menos abranda. E se o agitar diante dele, o cão acobarda-se e vai-se embora. Nem é preciso bater-lhe, e não é uma arma ilegal.

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Será que sou só eu que acho este tópico demasiado estranho??
1º, todos os cães das redondezas atacam a cadela do user. Depois, dá-me ideia que ele até acha que trazer uma arma para apontar aos cães é perfeitamente razoável e uma boa ideia (nem é mandar 1 tiro para o ar é para os cães!)
Ok, esperar que a polícia venha resolver é uma utopia, mas... uma arma de fogo?!?!
Não será que existe aqui um dono e uma cadela, ambos muuuuuito stressados?
1º, todos os cães das redondezas atacam a cadela do user. Depois, dá-me ideia que ele até acha que trazer uma arma para apontar aos cães é perfeitamente razoável e uma boa ideia (nem é mandar 1 tiro para o ar é para os cães!)
Ok, esperar que a polícia venha resolver é uma utopia, mas... uma arma de fogo?!?!
Não será que existe aqui um dono e uma cadela, ambos muuuuuito stressados?