sheep23 Escreveu:O meu foi quase atacado por uns, e isto mais a falta de oportunidades de socialização (doença atrasou vacinas que atrasaram as saídas) levou com que ele reaja cada vez mais agressivamente a outros cães (só brinca com os poucos cães que conhece desde pequeno). Agora ele fica maluco cada vez que vê um cão na rua (com os seus 30kg), e até irmos a um treinador, teremos que ter muito cuidado quando o passeamos.
Quando foi um rafeiro que correu para nós a ladrar, não tivemos coragem para fazer nada porque receámos que se tentássemos intimidá-lo, ele morderia mesmo. Mas quando foram cães da vizinhança, quando eles abusaram mesmo, chamava-os atenção com um "hey!!" ou um "shhh!" enquanto olhava para o cão e me punha entre ele e o meu cão (mas claro eram cães pequenos/médios). Irritava-me um pouco na altura porque os donos não chamaram atenção aos seus cães soltos que estavam a ser mauzinhos, enquanto que o meu a ladrar para eles mas atrelado já era mau... Houve umas vezes que estava eu e o meu cão sentados no café sem chatear ninguém quando de repente corriam a ladrar para ele! Mas enfim, quando foram aqueles cãezinhos pequenuchos que nunca fizeram mal a ninguém a atacarem ninguém quis saber, mas quando foi o meu grandalhão a ladrar (atrelado e à distância) olharam para nós como se fossemos os perturbadores da paz.
pois e as minhas questoes sao as seguintes: o que fazer numa situaçao dessas?
onde e a quem apresentar queixa?
e quais as medidas que as autoridades competentes sao obrigadas a tomar?