Assassinados ao nascimento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

terça nov 11, 2003 2:18 am

Pedra Escreveu:
jcachorro Escreveu: [
Até neste tipo de pensamento (ou falta dele) se vê o país de 3º Mundo em que vivemos.... :roll:
È verdade, João. Mas como eu detesto esta frase... País do 3º Mundo!
Acho que nós próprios tanto pronunciamos esta frase que já nos convencemos que é MESMO um pais do 3º Mundo e ponto final. Acabamos por nos acomodar um bocado, tipo, "enfim, é a nossa sina, que podemos nós fazer?".
È complicado sair desta fama.
Isabel
Eu tento não acomodar-me, Isabel! Até porque isso não faz parte do meu feitio, mas de qualquer forma, enquanto o "típico portuga" fôr assim....não estou a ver grandes mudanças! :roll: :?
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça nov 11, 2003 9:31 am

Na verdade, resulta da falta de informação.
As pessoas identificam-se com o animal e pensam "não vou castrar, eu também não quereria...".
Também não sabem as consequências - imaginam coisas terríveis, como já me disseram (ver o tópico sobre os "mitos") que uma cadela esterilizada contraía tumores, que ficam gordos e apáticos, etc, etc.

Mas, pe, são acessíveis quando se tratam de vadios.

Se as camâras optassem por castrar/esterilizar os vadios (em vez de os abaterem) talvez um parte destes mitos fossem pouco a pouco desaparecendo.

E podiam deixá-los vadiar que não era pior.

Há pouco tempo esterilizei uma cadela vadia que depois larguei no mesmo sítio onde a fui buscar.
Não tive outra solução.
As associações estão a abarrotar e não consegui ninguém que a adoptasse (é média/grande,vadia de raiz, não sabe o que é uma trela, nam uma ordem, nam uma casa).

Mas devo dizer - depois de ver a situação em que estão os cães nas associações (apinhados) e comparando a situação em que ela estava, achei menos cruel deixá-la na rua.

Ali ela tem comida - é alimentada com as sobras das tascas e do comércio local, tem abrigo - dorme no hall de um prédio cuja porta está sempre aberta, tem companhia - há outro cão com o qual anda sempre - é relativamente estimada - umas poucas festas e tolerância - e têm espaço.
Claro que não tem cuidados, que está sujeita a ser atropelada, está sujeita ao frio, à maldade humana, à carrinha dos cães.

As pessoas que, quando eu a fui buscar, refilaram (pensaram que era para a matar), agora estão orgulhosas ("esta foi operada") e parece ter aumentado a estima por ela.

Ela é vadia de raiz - não sabe o que é uma casa mas conhece tudo sobre carros, sobre caixotes do lixo, sobre sobrevivência.
Oxalá tenha sorte.

Penso que o principal problema com os vadios é que se reproduzem.
Se fossem impedidos de se reproduzirem terminava-se com uma parte substancial do problema e contribuía para as pessoas verem, com os seus próprios olhos, que não há problema com cães castrados/esterilizados.
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

terça nov 11, 2003 10:01 am

Olá aisd,

Eu concordo plenamente consigo. MAs sendo um bocadinho "economicista", acho que não é uma solução viável.....

Para uma camara sai muito mais barato mandar abater do que castrar um cão. Depois, certamente não é uma das prioridades das pessoas, além de que não ajuda a ganhar eleições..... as pessoas diziam logo "olha andam a gastar $$$ nos cães quando podiam gastar connosco".

Embora eu concorde consigo aisd, e acho que seria o mais correcto, penso que é muito dificil a uma camara gerir essa situação....

Tudo bem, podia-se pensar num plano experimental, tipo proj piloto....
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça nov 11, 2003 1:36 pm

Abandonar nunca
É ÓBVIO que não! Nem sequer se põe essa hipótese, mas mais uma vez digo que sou 100% a favor da esterlização e da castração, mas o dinheiro é uma barreira muitas vezes intransponível.
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

terça nov 11, 2003 2:06 pm

Eu vivo num pais onde a excepcao e ter caes e cadelas nao castrados ou esterilizados.
O Oscar esta inteiro, mas nunca causou problemas dado que nao ha cadelas em cio aqui nas redondezas e se considerarmos que todos os meus vizinhos tem pelo menos dois caes e dois gatos e obra!
Aqui na Holanda, quando se faz um seguro de saude para o cao (que toda a gente faz!), o proprio seguro financia a esterilizacao ou castracao do animal (deve ficar mais barato do que tratar piometras, cancros e afins...). Tambem, se um animal for abandonado e acolhido por um asilo, nunca e entregue ao novo dono sem antes ser castrado ou esterilizado.

Pode ser naif da minha parte, mas se pelo menos as esterilizacoes e castracoes pudessem ser descontadas do IRS, se se falasse sobre o assunto normalmente nas escolas e nos media, e se o governo subsidiasse esterilizacoes de vadios e abandonados talvez a medio ou longo prazo a populacao nos canis reduzisse muito...
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

terça nov 11, 2003 4:41 pm

Como já foi dito é tudo na mentalidade de cada um.

Pior é o que eu vejo em Ilhavo, muitas pessoas naquela zona que têm cães preferem esterilizar as cadelas a castrar os cães!!! :roll:

Perguntam porquê?
Uma questão de masculinidade, um cão castrado já não é macho!!!
Podem achar esquesito, mas já me deparei com esta situação muitas vezes, e sempre com a mesma resposta.
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

terça nov 11, 2003 6:34 pm

Uma questão de masculinidade, um cão castrado já não é macho!!!
Podem achar esquesito, mas já me deparei com esta situação muitas vezes, e sempre com a mesma resposta.
Eu não acho nada esquisito, aliás oiço essa lindíssima lógica imensas vezes! É inacreditável! Isso faz-me sempre lembrar a polémica sobre o aborto: quado se pergunta a um homem o que é que ele acha e ele responde "Ah, isso não sei, é lá com elas". Pois, e nós (mulheres) saltámos para cima de nós próprias e engravidámos sozinhas! :evil:
Speaker
Membro Veterano
Registado: quinta jul 04, 2002 10:53 pm

terça nov 11, 2003 10:30 pm

Eu não concordo que seja só pela masculinidade dos cães que as pessoas não os esterilizam. Acho normal que deva haver mais cadelas esterilizadas porque quem as tem é que depois tem que "arcar" com os filhotes dela... Os machos pronto... Não dão esse problema de engravidar :)
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta nov 12, 2003 12:10 am

Aqui na Holanda, quando se faz um seguro de saude para o cao (que toda a gente faz!), o proprio seguro financia a esterilizacao ou castracao do animal (deve ficar mais barato do que tratar piometras, cancros e afins...)

em portugal, para variar, os seguros contemplam (quase) tudo. à excepção da esterelização/castração. aliás, o prémio do seguro daria para pagar uma esterelização e pouco mais. isto claro, num ano.
quanto ao problema da esterelizaç~sao/castração dos animais. entre outros, os argumentos ~têm muito a ver com a identificação com os donos. quantos não perguntam - também gostavas que te fizessem isso? depois, dizem que animal é animal :o :o
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

quarta nov 12, 2003 3:20 am

Este desgraçado não foi assassinado à nascença, portanto está a assassinar-me o sono a cada par de horas. Foi encontrado com menos de um dia numa lavagem de carros, portanto fica desde já o aviso, lavar o carro pode causar graves perturbações do sono...

Imagem
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

quarta nov 12, 2003 4:13 am

Tá bem gordinho o malandreco!!

boa sorte e vai ver que o esforço compensa! ;)
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

quarta nov 12, 2003 11:59 am

Ziggy, parabéns pelo grande esforço que está a fazer e pela sua iniciativa! Continue! E dê-nos notícias do bicharoco, ok? :)
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta nov 12, 2003 2:19 pm

eles acham mal operar. até há quem considere pecado. mas depois, vêem-se brutalçidades destas. abandonos de recem nascidos. pois se até de humanos :o
Responder

Voltar para “Cães”