Cadela Agressiva... HELP ME!
Moderador: mcerqueira
Parece-me de uma grande irresponsabilidade saberem que se trata de um animal agressivo e mesmo assim deixar que ande à solta na rua.
A cadela está chipada e registada?
Se é estudante de medicina, deve saber que os vet. não abatem animais "porque sim".
Quando se tira um animal da rua tem de se ter consciência que pode ser um animal com traumas. Pode ser um animal que exige conhecimentos e experiência. Se não se tem este conhecimento, não nos devemos meter a fazer salvamentos.
A cadela precisa de um treinador, vocês não se impuseram de inicio e ela pode ser de facto um animal dominante. Os cães precisam de autoridade, muitas vezes as pessoas "salvam" um cão e depois apaparicam-no estupidamente. Resultado: passados uns dias o cão passa de coitadinho a mandão. Foram as pessoas que deram a mensagem que ele devia mandar....
Se é estudante de medicina, deve saber que os vet. não abatem animais "porque sim".
Quando se tira um animal da rua tem de se ter consciência que pode ser um animal com traumas. Pode ser um animal que exige conhecimentos e experiência. Se não se tem este conhecimento, não nos devemos meter a fazer salvamentos.
A cadela precisa de um treinador, vocês não se impuseram de inicio e ela pode ser de facto um animal dominante. Os cães precisam de autoridade, muitas vezes as pessoas "salvam" um cão e depois apaparicam-no estupidamente. Resultado: passados uns dias o cão passa de coitadinho a mandão. Foram as pessoas que deram a mensagem que ele devia mandar....
maraya Escreveu:Basicamente ela controla a zona toda e nao tem ninguém que controle as suas atitudes.
"1° depois de tais episódios eu nao deixaria a cadela vadiar sozinha. É uma cadela com porte suficiente para fazer estragos e trazer vários problemas sérios."
O problema é que a minha casa não tem uma vedação assim tão alta para a proibir de saltar... e sou contra prender um animal a uma arvore, como é obvio...
"Experimentem passea-lá á trela (de acaime) todos os dias. O passeio é um ponto importante na disciplina e na relação cão-dono."
Temos esse problema: ela detesta trelas. simplesmente deita-se no chão e não desanda....
"Ensine-lhe o senta por exemplo e faça com que ela cumpra a regra antes de lhe dar a refeição."
Ela ja sabia alguns truques de senta, deita e rebola... seguramente ela teve donos que a abandonaram... e ela só cumpre esses truques quando está bem disposta...
Concordo com o que diz.MariaChica Escreveu:catiatex, faça o que acha que tem a fazer.
Quem vive com a cadela é você, quem tem os problemas é você. Ninguém melhor que você sabe como os resolver.
As opiniões dos outros são apenas isso, opiniões.
P.S.: Desculpe tratá-la por você, foi para facilitar a escrita
Mas primeiro eu tentaria recorrer a tudo o que me fosse possível para tentar mudar o comportamento porque até é possível que nao seja um caso complicado.
Mas se a coisa piorar e nao houver recursos para tentar resolver o problema...
(ou alguém com experiência adopta a cadela ou então que se tome a decisão que se achar mais acertada)
<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
MariaChica Escreveu:catiatex, faça o que acha que tem a fazer.
Quem vive com a cadela é você, quem tem os problemas é você. Ninguém melhor que você sabe como os resolver.
As opiniões dos outros são apenas isso, opiniões.
P.S.: Desculpe tratá-la por você, foi para facilitar a escrita
Sim Maria Chica... estou a usar este forum para que por favor partilhem sugestoes e experiencias ...

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
O meu traquina: Calvin
A minha princesa: Lolita
Ao que eu tenho visto o seu nickname devia ser antibhess...antipragas Escreveu:Outra, que maneiras são essas de tratar as pessoasbhess Escreveu:Outra?![]()
Se não houvesse alguma preocupação por parte da "user" na tentativa de resolução do problema, nem sequer tinha gasto o seu tempo em registar-se no forúm, não acha
Eu sei o que você quer mas não lhe vou dar esse prazer. Em todos os meus posts tem a opção de reportar, se tem algum problema use essa opção.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."
Calvin
Calvin
-
- Membro
- Registado: quinta mai 24, 2012 9:40 am
Está enganadabhess Escreveu:Ao que eu tenho visto o seu nickname devia ser antibhess...antipragas Escreveu:Outra, que maneiras são essas de tratar as pessoasbhess Escreveu:Outra?![]()
Se não houvesse alguma preocupação por parte da "user" na tentativa de resolução do problema, nem sequer tinha gasto o seu tempo em registar-se no forúm, não acha
Eu sei o que você quer mas não vou dar-lhe esse prazer. Em todos os meus posts tem a opção de reportar, se tem algum problema use essa opção.

Gostaria que lhe falassem nos mesmos modos

... por acaso eu acho que sei porque é que a forista bhess disse isso...
Eu também pensei... só que não disse...

... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
Catiatex, eu acho que ela ainda está a tentar compreender o lugar dela aí em casa, provavelmente vê a si como líder e está a testar os outros elementos da famíla. Será que esterilizar a cadela não ajudaria? Digo eu...
Pelo que diz a ela deve ter muitos traumas do tempo passado na rua, no fundo não passa de mais uma vítima do abandono...
Se a repreender com uma voz calma ela também reage agressivamente?
Uma outra ideia seria premiar os comportamentos positivos, com uma guloseima por exemplo, ao invés de repreender. Penso que é o método que aconselham com as raças ditas "perigosas".
Passeá-la junto com outros dos seus cães e outros elementos da família julgo que também ajudaria a reforçar laços. Mas são só ideias!
Pelo que diz a ela deve ter muitos traumas do tempo passado na rua, no fundo não passa de mais uma vítima do abandono...
Uma outra ideia seria premiar os comportamentos positivos, com uma guloseima por exemplo, ao invés de repreender. Penso que é o método que aconselham com as raças ditas "perigosas".
Passeá-la junto com outros dos seus cães e outros elementos da família julgo que também ajudaria a reforçar laços. Mas são só ideias!
talvez tenha sido esse um erro da nossa parte, de facto... e estamos a tentar soluciona-lo da melhor forma possivel... Nao foi uma cadela estupidamente apaparicada... foi um bocadinho apaparicada, apenassasquatch Escreveu:Parece-me de uma grande irresponsabilidade saberem que se trata de um animal agressivo e mesmo assim deixar que ande à solta na rua.
pelo facto de ser uma grande responsabilidade, estamos a fazer tudo por tudo para encontrar uma boa soluçao... ate a data felizmente nao ha registos de vitimas de ataques da cadela... todos os vizinhos gostam dela aparentemente por ser uma cadela muito activa e por dar muito sinal de alerta quando algo anormal na rua se passa, mas ate a data nunca atacou ninguem...
sim, esta chipada, vacinada, tudo em ordem
o "porque sim" aqui significa o perigo que ela possa apresentar aos outros... como ja referi, quantos e quantos caes de raça perigosa que foram sempre muito amaveis, foram abatidos porque atacaram pessoasmas vou fazer o que? abandona-la de novo? mete-la no canil "so porque sim", sabendo que infelizmente ha mais caes para adoptar que adoptantes?
exacto... tem toda a razao... simplesmente somos demasiado boas pessoas e somos contra a venda de caes quando podemos salvar alguns... a cadela foi sempre fantastica ate ao dia em que demonstrou essa agressividade...

-
- Membro Veterano
MiCas2011 Escreveu:... por acaso eu acho que sei porque é que a forista bhess disse isso...![]()

Calvin
Calvin
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am
Acho que a verdadeira razão de ser do tópico está à vista...catiatex Escreveu:Porque motivos retiramos a cadela da rua? Porque simplesmente, eu na condição de ser humana e de boa cidadã sempre tentei dar uma oportunidade a quem precisa...Coisa que muita gente prefere gastar centenas de euros a comprar um cão de raça, eu optei por adoptar uma cadela vadia, do qual não conheço o seu historial... mereço respeito por isso, não mereço?
Todos os meus animais de estimação são seguidos por veterinarios... eu propria sou estudante de Medicina, logo tento zelar pela saúde quer dos meus animais quer dos adultos que vivem com eles...
Quantos e quantos pit bull e rotweillers são saudaveis e mesmo assim são abatidos por comportamentos perigosos, sra Madalena e Minuxa?... o veterinário, amigo meu, desde o inicio disse-me que esta cadela teria um comportamento muito territorial... mas nunca pensamos que ela ficasse agressiva com os humanos....
Estou desesperada a tentar encontrar alguma alternativa para este caso que não seja o abate e que não me faça dispender muito dinheir. Dispenso ja criticas...
De qualquer modo, e dando o benefício da dúvida, e com base em informações como estas:
a cadela sente-se atordida porque a minha mae nem um bom dia lhe desejou...
Mas ela ja me mordeu como sinal de aviso (nada de muito grave)
alguns olhares de furia quando é repreendida...
O único conselho razoável é: CONSULTE UM TREINADOR.A questão mesmo é como impor-lhe regras, visto que se falarmos com ela de mansinho ela é super amorosa, mas se falarmos de uma forma mais séria ela fica mesmo agressiva (mostra os dentes e até os seus olhos ficam de uma cor avermelhada, como de fúria)...
Se não tem dinheiro para um, das duas uma, ou abata ou assuma as consequências dos actos da cadela.
Não posso deixar passar este acto de total irresponsabilidade e falta de civismo:
Ela tem toda a liberdade de sair para a rua
Só espero que nenhuma pessoa adulta ou criança "corra o risco" de fazer uma "simples festa na cabeça", porque lhe garanto que se isso se passasse comigo ou com um dos meus filhos, a sra. ia ter problemas muito sérios...E este comportamento agressivo esta a deixar-nos com medo de que ela possa eventualmente atacar algum vizinho ou alguém de casa... porque se alguém se atreve a fazer uma simples festa na cabeça corre o risco de ser mordido por ela...
-
- Membro Veterano
A minha pergunta é uma falta de respeito? Ok.antipragas Escreveu:Está enganadabhess Escreveu:Ao que eu tenho visto o seu nickname devia ser antibhess...antipragas Escreveu:Outra, que maneiras são essas de tratar as pessoasbhess Escreveu:Outra?![]()
Eu sei o que você quer mas não vou dar-lhe esse prazer. Em todos os meus posts tem a opção de reportar, se tem algum problema use essa opção., sou anti-faltas de educação e respeito pelos outros
![]()
Gostaria que lhe falassem nos mesmos modosé só isso mais nada

Então já sabe, aqui em baixo do lado direito...
Calvin
Calvin
Ela convive com outro cão (de porte muito mais pequeno que ela e sénior) e ela tem uma excelente relação com ele à excepçao da hora da comida em que a temos que separar do mais pequeno porque senão ela come a sua comida e a do pequeno... no entanto estão sempre na brincadeira e ela protege muito o amiguinho. o mais pequenote já tem 12 anos e já é invisual (cataratas) e volta e meia ela o auxilia a subir escadas por exemplo...Sasha9 Escreveu:Catiatex, eu acho que ela ainda está a tentar compreender o lugar dela aí em casa, provavelmente vê a si como líder e está a testar os outros elementos da famíla. Será que esterilizar a cadela não ajudaria? Digo eu...
A cadela foi esterelizada quando a adoptei... mas estima-se que a cadela quando foi adotada teria uns 15 meses... segundo o veterinario, talvez se ela fosse esterelizada mais cedo, nao teria estas atitudes tao territoriais
se a repreender com uma voz calma, ela limita-se a deitar de barriga pra cima a espera de festas... isto é o que acontece quando se fala com ela em tom normal...
ela regra geral é sempre premiada pelos seus comportamentos positivos...
o problema é o que fazer com os seus comportamentos negativos... como dizer SAI DO SOFA sem que ela não mostre as presas nem que ela pense que estamos a brincar...
tentamos passear com ela pela trela nas nossas caminhadas vespertinas, mas ela recusa-se a andar de trela...
Nunca disse que não me responsabilizava pelos actos da cadela...Por isso mesmo esta vacinada, chipada, desparasitada e tudo o resto... Se eu não vivesse numa aldeia e numa rua com apenas tres casas, e sabendo que a cadela não sai dessa rua, nunca a teria adoptado... Simplesmente estou a pedir sugestões que não envolvam eutanásia...TheOnlyOne Escreveu:Acho que a verdadeira razão de ser do tópico está à vista...catiatex Escreveu:Porque motivos retiramos a cadela da rua? Porque simplesmente, eu na condição de ser humana e de boa cidadã sempre tentei dar uma oportunidade a quem precisa...Coisa que muita gente prefere gastar centenas de euros a comprar um cão de raça, eu optei por adoptar uma cadela vadia, do qual não conheço o seu historial... mereço respeito por isso, não mereço?
Todos os meus animais de estimação são seguidos por veterinarios... eu propria sou estudante de Medicina, logo tento zelar pela saúde quer dos meus animais quer dos adultos que vivem com eles...
Quantos e quantos pit bull e rotweillers são saudaveis e mesmo assim são abatidos por comportamentos perigosos, sra Madalena e Minuxa?... o veterinário, amigo meu, desde o inicio disse-me que esta cadela teria um comportamento muito territorial... mas nunca pensamos que ela ficasse agressiva com os humanos....
Estou desesperada a tentar encontrar alguma alternativa para este caso que não seja o abate e que não me faça dispender muito dinheir. Dispenso ja criticas...
De qualquer modo, e dando o benefício da dúvida, e com base em informações como estas:
a cadela sente-se atordida porque a minha mae nem um bom dia lhe desejou...Mas ela ja me mordeu como sinal de aviso (nada de muito grave)alguns olhares de furia quando é repreendida...O único conselho razoável é: CONSULTE UM TREINADOR.A questão mesmo é como impor-lhe regras, visto que se falarmos com ela de mansinho ela é super amorosa, mas se falarmos de uma forma mais séria ela fica mesmo agressiva (mostra os dentes e até os seus olhos ficam de uma cor avermelhada, como de fúria)...
Se não tem dinheiro para um, das duas uma, ou abata ou assuma as consequências dos actos da cadela.
Não posso deixar passar este acto de total irresponsabilidade e falta de civismo:
Ela tem toda a liberdade de sair para a ruaSó espero que nenhuma pessoa adulta ou criança "corra o risco" de fazer uma "simples festa na cabeça", porque lhe garanto que se isso se passasse comigo ou com um dos meus filhos, a sra. ia ter problemas muito sérios...E este comportamento agressivo esta a deixar-nos com medo de que ela possa eventualmente atacar algum vizinho ou alguém de casa... porque se alguém se atreve a fazer uma simples festa na cabeça corre o risco de ser mordido por ela...
E so estou estou aqui a debater este problema hoje com quem quiser participar, porque simplesmente passou da ameaça ao acto de morder a propria dona...
Se você tem cães, não me venha dizer que nenhum deles nunca lhe tentou morder...
Esse seu comentario deu a sensaçao de que esta a insurgir de que sou uma pobretanas que so adopta caes vadios e nao esta para gastar dinheiro em caes de raça...
Gosto imenso de cães de raça... eu propria ja tive tres yorkshires. Mas sempre soube que ha rafeiros que são muito melhores que certas raças... alias, nao sei se tem noçao, os rafeiros existem devido ao cruzamento de caracteristicas viaveis de caes de raça...
Não sou nenhuma pobretanas, porque como referi, todos os meus animais sao seguidos pelos srs veterinarios... e quantos e quantos orgulhosos donos de yorkshires, rotweillers etc que nunca puseram os pes no sr veterinario porque nao podem gastar 40 euros com o seu bichinho... (talvez voce conheça casos desses, nao?), agora ha uma coisa... quando assumo que tenho um animal, eu estabeleço um budget de quanto poderei gastar com eles (ou seja, claro que os meus caes não sao tosquiados em hoteis caninos ou lhes fazem manicure...) se a soluçao tiver que ser treinamento profissional, que seja... EU APENAS PEDI SUGESTOES/ EXPERIENCIAS DE OUTROS ORGULHOSOS DONOS DE CÃES Se puderem fornecer contactos de treinadores especializados na zona norte, tanto melhor... Prescindo as criticas... Muito obrigada pelo seu comentario
Eu acho que deve começar a passear com a cadela... o meu cão também está solto (também é de "aldeia") e no entanto não saí de casa sozinho... gosta mais de ir acompanhado... Portanto os cães necessitam de ser passeados! 30-45 min por dia!
Não gosta da trela?... ponha-lhe a trela e vá dando biscoitos e dizendo que é bonita e bem muito bem... atraia-o com biscoitos para ela se esquecer que está com a trela...
Ou seja, treine-a a andar de trela... esse é um dos pontos a trabalhar e que pode melhorar a relação.
Comida: na hora da refeição, não leva comida se não estiver sentada... vá descendo a taça e suba se ela se levantar. O objectivo é conseguir pousar a taça com a cadela sentada.
Perfeito era contratar um treinador profissional para dar opinião e ajudar... na falta de melhor vá fazendo algumas coisas básicas.
Editado: não tinha visto que queria treinador... na zona do Porto não conheço... mas se encontrar algum certifica-se que usar métodos de treino positivo. Pode não acreditar, mas estes métodos podem ajudar a resolver problemas de agressividade... (e talvez sou capaz de "ouvir" de alguns users do forum... mas não há só uma forma de resolver as coisas, e vá, esta é a que prefiro.)
Não gosta da trela?... ponha-lhe a trela e vá dando biscoitos e dizendo que é bonita e bem muito bem... atraia-o com biscoitos para ela se esquecer que está com a trela...
Ou seja, treine-a a andar de trela... esse é um dos pontos a trabalhar e que pode melhorar a relação.
Comida: na hora da refeição, não leva comida se não estiver sentada... vá descendo a taça e suba se ela se levantar. O objectivo é conseguir pousar a taça com a cadela sentada.
Perfeito era contratar um treinador profissional para dar opinião e ajudar... na falta de melhor vá fazendo algumas coisas básicas.
Editado: não tinha visto que queria treinador... na zona do Porto não conheço... mas se encontrar algum certifica-se que usar métodos de treino positivo. Pode não acreditar, mas estes métodos podem ajudar a resolver problemas de agressividade... (e talvez sou capaz de "ouvir" de alguns users do forum... mas não há só uma forma de resolver as coisas, e vá, esta é a que prefiro.)
Última edição por MiMoo em segunda jun 11, 2012 5:47 pm, editado 1 vez no total.