Tenho ideia que stray não é bem cão sem raça, mas antes cão perdido, sem dono, abandonado...jPrudencio Escreveu:Em inglês rafeiro diz-se stray.
Isto de vez em quando revolta ...
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 21, 2011 2:44 am
Ora! Isso é como eu... Tenho um belo rafeiro. Já agora, cruzado de Golden Retriever (o pai é rafeiro). Já perdi à conta das vezes em que me perguntam "É labrador não é?" E eu lá respondo "Não é puro. A mãe é Golden mas o pai é rafeiro". E a resposta que me dão sempre "Ah, deve ser labrador". No início tentava explicar... Mas agora só respondo "Pois..." Quando adoptei o meu cão no início tinha pena dele não ser mesmo de raça e tanta vez desejei que ele ficasse mesmo igual a um Golden. A imagem que a sociedade tem e tenta passar é que os rafeiros são cães menos "dignos". Hoje admiro e adoro o meu cão por ser o que é e não pelo aspecto que tem (de qualquer modo, ele é LINDO!!). Acima de tudo, as pessoas deviam perceber que os rafeiros são tão cães, como os cães de raça!
FCachapa
"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)
"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)
"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
-
- Membro
- Registado: domingo mar 11, 2012 9:08 pm
- Localização: 3 cães: 1 epagneul breton, 1 setter inglês e 1 cão de água português
Agora que penso nisso, tem razão esse termo é mais aplicado para cães vádios.
Acho que é mongrel...marianamar Escreveu: Aliás, qual é a tradução correcta de "rafeiro" para inglês?
Tenho um familiar que adotou agora um rafeirinho, quando o levou ao vet, ele deu tantas voltas com a raça, até que esse meu familiar disse que a raça dele era rafeiro. A partir dai o discurso parece que mudou completamente, parecia que o proprio vet nao queria admitir a raça, rafeiro....

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm
É verdade, infelizmente...TheOnlyOne Escreveu:Enquanto as pessoas associarem a palavra rafeiro a algo reles e sem valor, enquanto a palavra rafeiro tiver um sentido pejurativo, as pessoas nunca vão aceitar que o seu cão é "rafeiro"... Mais vale dizer que é sem raça definida, é menos "agressivo"...
Eu tenho um orgulho enorme no meu rafeirinho.

Aliás, nunca tivemos cães com LOP por cá. Só mesmo rafeiros. E todos eles foram bem tratados e amados. Não é pelo LOP que se vê a "raça" de um cão.
Essa tarde, fui levar minha Zimt para dar a voltinha dela.
Uma Sra. que sempre vemos, hoje veio até mim e perguntou se ela era caniche ou outra raça qualquer que nem me lembro. Disse a ela que minha menina é rafeira, ela ficou muito ofendida por eu estar a falar mal da minha cachorinha...
Eu já disse aqui, tenho me divertido mais a falar que a Zimt é rafeira do que se ela fosse caniche pura.
Temos que aprender a levar na esportiva, não podemos nos chatear com a raça do cão do vizinho.
Se os donos querem fazer uma história sobre a origem dos seus cães ótimo, eu escuto e vou embora. Afinal eu não tenho nada com a raça do cão alheio. Essa é a minha opinião.
Quando me perguntam se acho que o tal cão é de raça tal, digo logo que eu não sei, porque somente os donos é que sabem o que tem em casa. Vou lá eu arrumar chatices para o cão e depois ainda acaba abandonado... Nem juiza sou para julgar nada.
Uma Sra. que sempre vemos, hoje veio até mim e perguntou se ela era caniche ou outra raça qualquer que nem me lembro. Disse a ela que minha menina é rafeira, ela ficou muito ofendida por eu estar a falar mal da minha cachorinha...
Eu já disse aqui, tenho me divertido mais a falar que a Zimt é rafeira do que se ela fosse caniche pura.
Temos que aprender a levar na esportiva, não podemos nos chatear com a raça do cão do vizinho.
Se os donos querem fazer uma história sobre a origem dos seus cães ótimo, eu escuto e vou embora. Afinal eu não tenho nada com a raça do cão alheio. Essa é a minha opinião.
Quando me perguntam se acho que o tal cão é de raça tal, digo logo que eu não sei, porque somente os donos é que sabem o que tem em casa. Vou lá eu arrumar chatices para o cão e depois ainda acaba abandonado... Nem juiza sou para julgar nada.

<p> </p>
-
- Membro
- Registado: quarta mai 23, 2012 10:10 am
Por vezes é preciso perceber qual o sentido da palavra rafeiro para cada uma das pessoas, para muitos tem sentido depreciativo. Dai o "sem raça definida" ser mais politicamente correcto para responder a quem nunca irá perceber a diferença entre um LOP e um Titulo da divida publica. 

FMoreira Escreveu:acham que explicar a alguém o que é o LOP é difícil? tentem explicar a um policia que 0,10 é menor que 0,5.
Aconteceu comigo... sry o off topic mas teve de ser... há gente que não nasceu para aprender...

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
O meu traquina: Calvin
A minha princesa: Lolita
FMoreira Escreveu:acham que explicar a alguém o que é o LOP é difícil? tentem explicar a um policia que 0,10 é menor que 0,5.
Aconteceu comigo... sry o off topic mas teve de ser... há gente que não nasceu para aprender...

"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."
Calvin
Calvin

A começar por aqui, pela Arca...
São tantos e tantos os que se aborrecem porque lhes dizem que afinal o que têm são lindos rafeirinhos.
O problema é mesmo a má conotação que a palavra tem. Eu digo sempre que são puríssimos street dogs.
Sofia
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am
Epá conseguiste ir buscar o teu nick original!!! Grande feito, depois do BOB aparecer, este é o momento da noite!!!nicosa Escreveu:![]()
![]()
![]()
![]()
São tantos e tantos os que se aborrecem porque lhes dizem que afinal o que têm são lindos rafeirinhos.
O problema é mesmo a má conotação que a palavra tem. Eu digo sempre que são puríssimos street dogs.

Se as pessoas se convenceram de que tem um cão de raça, porquê insistir em demovê-las do contrário?
A consequência em fazer valer os nossos conhecimentos sobre o dos outros, pode acarretar maus-tratos e abandono de animais.
Será então que valeu a pena ensinar o que é um LOP para depois o cão ser despejado por não ter nenhum?
Não vale a pena e pode inclusivamente prejudicar.
Então para quê bater-se no ceguinho?
Deixem andar esses belos e imponentes cães de uma pureza rafeira, que deixam os seus donos orgulhosos por onde passam.
A consequência em fazer valer os nossos conhecimentos sobre o dos outros, pode acarretar maus-tratos e abandono de animais.
Será então que valeu a pena ensinar o que é um LOP para depois o cão ser despejado por não ter nenhum?
Não vale a pena e pode inclusivamente prejudicar.
Então para quê bater-se no ceguinho?
Deixem andar esses belos e imponentes cães de uma pureza rafeira, que deixam os seus donos orgulhosos por onde passam.

TheOnlyOne Escreveu:Epá conseguiste ir buscar o teu nick original!!! Grande feito, depois do BOB aparecer, este é o momento da noite!!!nicosa Escreveu:![]()
![]()
![]()
![]()
O problema é mesmo a má conotação que a palavra tem. Eu digo sempre que são puríssimos street dogs.![]()
![]()
![]()
![]()

Sofia
nicosa Escreveu:TheOnlyOne Escreveu:Epá conseguiste ir buscar o teu nick original!!! Grande feito, depois do BOB aparecer, este é o momento da noite!!!nicosa Escreveu:![]()
![]()
![]()
![]()
O problema é mesmo a má conotação que a palavra tem. Eu digo sempre que são puríssimos street dogs.![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()