Basf22 Escreveu:Boa tarde a todos.
O meu cao, de 6 anos, apresenta cristais na urina. Alem da medicacao adequada necessita de comer uma racao renal. Infelizmente nao tenho possibilidades para tal. Gostaria de saber junto dos que têm experiencia com alimentacao caseira, que tipo de refeicoes devo preparar?
Obrigada.
Olá! Espero que este problema tenha se resolvido, pois faz quase um ano que a pergunta foi postada. Entretanto, dou-me ao trabalho de responder, pois pode haver mais algum retardatário, a exemplo de mim.
Estou com o mesmo problema e chamou minha atenção o fato do veterinário, mencionado no fórum, ter informado que a alimentação caseira não produz efeitos contra os cálculos urinários. A informação não procede. Pelo que estudei do assunto, os cálculos urinários mais comuns em cães são:
* cristais de estruvita - tratados por meio de alimentos acidificantes;
* cristais de oxalato - tratados por meio de alimentos alcalinizantes.
É necessário avaliar o caso concreto, a fim de definir se a utilização de medicamentos se faz necessária. Caso negativo, optando-se exclusivamente por alteração da alimentação, tanto a ração industrializada quanto a alimentação natural, terão o mesmo efeito: tornar a urina mais ácida (para tratamento de cristais de estruvita).
Segue lista de alimentos acidificantes:
- carnes, aves, peixes, mariscos
- ovos
- óleos e gorduras
- cereais (exceto milho)
- leguminosas (feijão, lentilhas, grãos).
Descobri um artigo científico*** propondo dietas caseiras, uma delas para urolitíase (cálculos na urina), composta de:
30% de frango cozido
5% de ovo cozido
56% de arroz cozido
3% de farelo de trigo
1% de levedura de cerveja
5% de óleo de canola
suplemento mineral e vitamínico pobre em magnésio, na quantidade indicada pelo fabricante para o peso e idade do animal.
Vou fazer para meus cães. Espero que dê certo.
*** Artigo mencionado: NUTRIÇÃO ANIMAL E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
Webel Machado Leopoldino, São Paulo, 2009.
Disponível em:
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j ... 0616,d.dmg