Partilha de apelo, ao pessoal do Sul

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CShophie
Membro
Registado: sexta fev 03, 2012 12:30 pm

sexta jul 20, 2012 4:39 pm

Acabei de saber que os fogos estão de novo ativos e piores que nunca, na zona de Tavira e Castro Marim.
O conhecido "pego do Inferno" já era...:( já para não falar de inúmeras habitações rodeadas de vegetação, próximas da zona.
Isto é horrível! Como é possível...nunca pensei assistir a uma situação destas.
Além dos animais sem se puderem salvar, imaginem a devastação de tantas habitações, uma família despejada assim do dia para a noite.

Meu Deus...quando é que isto pára!
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

sexta jul 20, 2012 4:49 pm

Só vai parar quando a população começar a fazer justiça pelas próprias mãos! Apanhar os incendiários criminosos e mandá-los para a fogueira!

Enquanto vivermos num país em que pirómanos confessos são postos em liberdade em plena época de incêndios todos os anos será isto!

Só tenho pena dos inocentes que sofrem e que vêem as poupanças de uma vida destruídas por criminosos pseudo-doidos!

Antes do 25 de Abril de 1974 não se via nada assim. Porquê? Tudo bem que os campos eram cultivados mas ai de quem fosse apanhado a destruir património nacional!

Onde estão os meios aéreos para ajudar as populações? Ou só há dinheiro para submarinos e blindados inúteis?

Mandem os tropas ajudar as povoações!

Espero que a destruição seja apenas de mato e que não se percam vidas (humanas e animais) e habitações.

MALDITOS!
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

sexta jul 20, 2012 4:57 pm

No Algarve estão vários meios aéreos a ajudar no combate às chamas... Na Madeira não foram usados, vi muita discussão, uns diziam que era pelos declives e altitude, outros diziam que não podia ser usada água salgada, enfim, não percebo nada disso para opinar...

Ontem o jornalista da RTP Madeira disse que viu vários animais abandonados, que os donos tiveram de deixar à sua sorte, e que viu muitos serem apanhados pelo fogo... Uma tristeza, nem imagino o horror.

Nem me quero imaginar numa situação destas, acho que não seria capaz de deixar os meus cães para trás, à sua sorte...

Em 2005 também houve um grande incêndio no concelho de Pombal (no mesmo ano em que também houve o grave incêndio em Coimbra), ardiam 13 das 17 freguesias do concelho, destruiu uma boa percentagem da zona de pinhal, e um deles foi muito perto de minha casa, e toda a população se teve de unir porque um vizinho morava mesmo no meio do pinhal, tinha já zonas do terreno dele a arder, era de noite, ele tinha um armazém de gás, vários cães... Enfim, um terror... Era pessoas a encher carros com botijas e a fugir de lá, eram outros a pegar nos cães e a fugir... Outros com baldes a tentar impedir o avanço das chamas... Sei, por experiência própria, que é realmente uma sensação angustiante, um pânico total, um desespero...

PS: Isto porque os incêndios eram tantos, em tantas frentes, que os bombeiros não tinham mãos a medir... Eles simplesmente não conseguiam estar em todo o lado!
RS
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

sexta jul 20, 2012 5:46 pm

O PAN emitiu um alerta no sentido das populações em perigo soltarem os animais. Presos poderão ter morte certa. Soltos sempre podem ter, como esperamos, uma hipótese de escapar.

Quanto à Madeira, não percebendo muito da coisa, entre ver arder habitações e usar água salgada, optava pela utilização de água salgada (em vários locais poderia ter sido usada)....

Nestas alturas é importante a entreajuda de todos.
CShophie
Membro

sexta jul 20, 2012 5:58 pm

chinchilavis Escreveu:O PAN emitiu um alerta no sentido das populações em perigo soltarem os animais. Presos poderão ter morte certa. Soltos sempre podem ter, como esperamos, uma hipótese de escapar.

Quanto à Madeira, não percebendo muito da coisa, entre ver arder habitações e usar água salgada, optava pela utilização de água salgada (em vários locais poderia ter sido usada)....

Nestas alturas é importante a entreajuda de todos.
´

Concordo plenamente...aqui no Algarve já tenho visto passar helicópteros com água (penso eu salgada), pois não há agua doce próxima e em tanta quantidade.
Essa gente deveria era arder também para sentirem na pele, o desespero de todos aqueles que estão a passar por esta situação.
É incrível a falta de humanismo...uma autêntica tristeza! :(
bearock
Membro Veterano
Registado: segunda jan 10, 2011 9:05 pm

sexta jul 20, 2012 6:02 pm

Não sabem a razão por não se poder usar água salgada.. Não se deve falar do que não se sabe. Acredito que fazem o melhor que podem
CShophie
Membro

sexta jul 20, 2012 6:09 pm

bearock Escreveu:Não sabem a razão por não se poder usar água salgada.. Não se deve falar do que não se sabe. Acredito que fazem o melhor que podem
Eu apenas estou a apontar fatos! Estou a dizer o que vi...não sei porquê usar ou não, ou se se usa ou não. Mas já vi passar o helicóptero varias vezes.
Provavelmente como não há agua doce (devido à seca) usam salgada!
kelinhapbl
Membro Veterano

sexta jul 20, 2012 6:10 pm

Pelo que vi ontem tinha algo a ver com o que a água salgada iria provocar na flora, nos próprios terrenos... Apagava o fogo mas iria provocar sérios danos no ecossistema... Como se pode ler aqui:

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?ar ... &visual=49

NO ENTANTO... o LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) levou a cabo um estudo que dizia que se podia recorrer a água salgada no combate a incêndios sem causar danos ambientais significativos...

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... -incendios

Mas como não sou técnica... Tenho de me calar em relação a esse assunto :|
RS
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

sexta jul 20, 2012 6:16 pm

Eu tou em choque com isto tudo. Eu vivo em albufeira mas sou de olhao e conheco bem a zona. É uma *** que eu e o meu namorado trabalhamos sem folgas e ate tardissimo pq poderiamos ajudar a transportar caes dumas ass. Para outras se fosse preciso. Mas vou falar com um casal amigo e com o meu irmao q ta em olhao para ver isso!!!
Eu que nunca saiba quem fez isto...

Sophie es de onde?
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
CShophie
Membro

sexta jul 20, 2012 6:16 pm

Eu também não sou técnica, mas segundo o que tenho visto, mais uma vez digo, só estou a falar do que vi...
Acho que há pessoas encarregues de estudar o impacte ambiental destas situações...mas que todo o mundo pode comentar, lá isso pode!
CShophie
Membro

sexta jul 20, 2012 6:19 pm

Suesca Escreveu:Eu tou em choque com isto tudo. Eu vivo em albufeira mas sou de olhao e conheco bem a zona. É uma *** que eu e o meu namorado trabalhamos sem folgas e ate tardissimo pq poderiamos ajudar a transportar caes dumas ass. Para outras se fosse preciso. Mas vou falar com um casal amigo e com o meu irmao q ta em olhao para ver isso!!!
Eu que nunca saiba quem fez isto...

Sophie es de onde?

Eu tenho imensa pena de não poder ajudar...mas não tenho como me deslocar :(
Sou de Monte Gordo, mas estou a residir em Faro neste momento.
Suesca
Membro Veterano

sexta jul 20, 2012 6:23 pm

Pois... Em faro ja sentem o fumo e assim? É que em olhao sim. E hoje de manha o meu namorado de uma zona alta de albufeira csguia ver escuro pros lados de faro :-(
Suesca
Membro Veterano

sexta jul 20, 2012 6:24 pm

Alias eu fui agora a rua e da janela ve.se uma escuridao sobre a zona :-(:-(
kelinhapbl
Membro Veterano

sexta jul 20, 2012 6:25 pm

Vista de Vila Real de Santo António:

Imagem

Vista de Playa de Punta Umbría (Huelva):

Imagem

Entretanto foi criado no facebook um grupo para quem queira ajudar a resgatar estes animais:

https://www.facebook.com/groups/283951205045661/
Última edição por kelinhapbl em sexta jul 20, 2012 6:26 pm, editado 1 vez no total.
RS
bearock
Membro Veterano
Registado: segunda jan 10, 2011 9:05 pm

sexta jul 20, 2012 6:26 pm

Sinceramente não sei, e por isso também não vou comentar. Mas acredito que a Protecção Civil não goste de ver as pessoas a ficarem sem habitações, e que, por isso, faça tudo ao seu alcance.

É tal e qual como as pessoas na televisão a dizerem mal dos Bombeiros por não apagarem o incêndio. Não compreendem que não é assim tão fácil.
Responder

Voltar para “Cães”