sexta jul 20, 2012 4:57 pm
No Algarve estão vários meios aéreos a ajudar no combate às chamas... Na Madeira não foram usados, vi muita discussão, uns diziam que era pelos declives e altitude, outros diziam que não podia ser usada água salgada, enfim, não percebo nada disso para opinar...
Ontem o jornalista da RTP Madeira disse que viu vários animais abandonados, que os donos tiveram de deixar à sua sorte, e que viu muitos serem apanhados pelo fogo... Uma tristeza, nem imagino o horror.
Nem me quero imaginar numa situação destas, acho que não seria capaz de deixar os meus cães para trás, à sua sorte...
Em 2005 também houve um grande incêndio no concelho de Pombal (no mesmo ano em que também houve o grave incêndio em Coimbra), ardiam 13 das 17 freguesias do concelho, destruiu uma boa percentagem da zona de pinhal, e um deles foi muito perto de minha casa, e toda a população se teve de unir porque um vizinho morava mesmo no meio do pinhal, tinha já zonas do terreno dele a arder, era de noite, ele tinha um armazém de gás, vários cães... Enfim, um terror... Era pessoas a encher carros com botijas e a fugir de lá, eram outros a pegar nos cães e a fugir... Outros com baldes a tentar impedir o avanço das chamas... Sei, por experiência própria, que é realmente uma sensação angustiante, um pânico total, um desespero...
PS: Isto porque os incêndios eram tantos, em tantas frentes, que os bombeiros não tinham mãos a medir... Eles simplesmente não conseguiam estar em todo o lado!
RS