Maternidade

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

JRMPinto
Membro
Registado: quarta out 28, 2009 9:13 pm

segunda jul 23, 2012 12:59 am

Eu pensava que as maezinhas tratavam dos partos sozinhas e no dia seguinte de manhazinha lá estavam os cachorrinhos...
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda jul 23, 2012 4:26 am

JRMPinto Escreveu:Eu pensava que as maezinhas tratavam dos partos sozinhas e no dia seguinte de manhazinha lá estavam os cachorrinhos...
Tipo é Natal! :D

No caso de daquelas de rua, deve ser mesmo assim, não têm outra hipótese, coitadas, mas nos casos de cadelas de criadores, estes têm muito cuidado com a contagem dos dias para o parto, verificam os sinais de parto e alguns dormem junto das cadelas para se aperceberem que a hora está a chegar! Depois disto, alguns criadores continuam a dormir junto da família, para se certificarem que os bebes não sao esmagados pela mae e comem devidamente.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

segunda jul 23, 2012 6:59 am

Um bom criador até deve seguir a gestação por ecografia... e eventualmente, após mineralização do esqueleto um raio-x (por eco não dá para contar de forma segura o número... enquanto que por raio-x, se não estiverem uns por cima dos outros é facilmente contável)
Um bom criador e que queira saber a melhor altura para cruzar vai ao veterinário com a cadela para fazer citologia vaginal e eventualmente medição de hormonas... e conta os dias apartir daí.
Ou seja... um bom criador gasta balúrdios de dinheiro durante a gestação... (suponho que os vets façam atençãozinha nas ecografias de seguimento..)

Ser criador dá muito trabalho...

As de rua... ou parem, ou se tiverem algum problema e não tiverem ninguém que cuide delas... morrem ou devido a exaustão por trabalho de parto, ou porque algum cachorro ficou lá dentro e depois morreu e causou uma infecção...
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

segunda jul 23, 2012 11:34 am

srYuki Escreveu:Então e uma outra curiosidade, é expelida agarrada ao saco ou só uns minutos mais tarde (como num parto humano?)
Julgo que cada um sai dentro da sua placenta, depois as mamãs lambem para "abrir"... :D
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

segunda jul 23, 2012 1:02 pm

Abrir o saco, não a placenta ;)

Há cadelas que fazem tudo, a minha whippet faz.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Charlie3
Membro Veterano
Registado: terça mar 27, 2012 2:01 pm

segunda jul 23, 2012 2:22 pm

eu corto sempre com um tesoura estilizada
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda jul 23, 2012 2:51 pm

srYuki, volto a referir que estou a falar de gatos, porque são deles os únicos partos que "domino".

Umas vezes a placenta vem junto, outras não. Umas vezes o saco rebenta por si, outras não. Num parto pode acontecer de tudo. O que me ensinaram foi a contar sempre as placentas para saber se ficou alguma lá dentro. Se ficou, as fêmeas por norma expulsam num prazo de uns dias. Nunca tive problemas com isso portanto não sei bem o que acontece se não expulsam.

Aproveito para dizer, e julgo que os criadores de cães concordarão comigo, que o cortar os cordões é coisa mínima se comparado com os que saem de pés, os que ficam entalados, os que temos que "reviver".

Cada pessoa resolve estas situações à sua maneira (quando consegue) e eu faço isto com as minhas mãos (que são desinfectadas à primeira contracção da fêmea) e sem luvas porque me dá mais jeito. Para aspirar as vias respiratórias uso um aspirador de bebé humano.

Aprendi também que nunca devemos desistir de um bebé e já tive a minha cunhada a fazer respiração e massagem cardíaca durante mais de 20 minutos, comigo a dizer "pára, ele morreu" e de repente o bebé tossiu e começou a respirar. Hoje deve ter uns 6/7 anos. :D
Responder

Voltar para “Cães”