Golden Retrivier ou Labrador? Qual a melhor opção?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

segunda nov 17, 2003 7:21 pm

aisd Publicada: Sáb Nov 15, 2003 06:01 Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

Mea culpa !
Há-de ver que o teste ordena as raças por % de conformidade às suas respostas.
Mesmo assim não pergunta e, como tal, não entra no teste outros factores importantes como ladrar muito, nervoso e esse aspecto fundamental - o gosto que o dono tem pelo cão.
É um teste apenas indicativo.
Deve, de seguida, pegar nos com mais % e ver se conhece e gosta de algum deles, estudando as raças em particular.

A mim o que me ajudou a escolher foi um livro chamado "Como escolher o seu cão" que entra com mais de 30 critérios - infelizmente só tem mais ou menos o mesmo número de raças.

O que interessa é realmente o tempo de que dispõe (não se esqueça que vão ser cachorros durante algum tempo) e a vontade de "viver" com ele.

Golden ou lab são óptimas escolhas, de qualquer maneira.
Agora...vejo que fala em adoptar.
É muito difícil que apareçam cães destas raças para adopção.
Puros, pelo menos.
Felizmente, e apesar de muito populares, os donos quase nunca os abandonam - são realmente animais cinco estrelas.

Eu reparei nas percentagens!!!

;) ;)

Mas muitas raças tinham a mesma.
De qualquer forma, nós a partida temos gostos pessoais que só se fortalecem.

Na América existem instituiçõesque acolhem cães e gatos de raça que são abandonados pos mulpitlas razões.
Em relação a Goldens, a razão mais frequente de abandono é o julgarem ( ao comprar) que são bons cães de guarda. São levados pelo tamanho e depois descobrem que não servem para isso. Abandonam-os...
Também já li histórias de Goldens que foram abandonados com doenças, e felizmente acolhidos e salvos.
Existe ( em relação a Goldens) uma instituição destas por Estado. O que é muito.
Se fizeres uma pesquisa por Golden Retriever descobre umas dezesnas e muitas histórias terriveis, mas também há de muitas outras raças.
Ana_Bela
Membro Veterano
Registado: quinta nov 13, 2003 3:29 pm

terça nov 18, 2003 3:48 pm

Boas,

Qual acham que será a melhor idade para adoptar um amigo de 4 patas??
Estive a ver nos classificados e aparece um Labrador de 6 meses para adoptar. Tenho receio que já tenha certos vicios... :?: :?
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça nov 18, 2003 4:02 pm

Olá,
Com essa idade, mais do que os vicios, o receio é que possa ter displasia da anca.
Como já alguém aqui disse, o Labrador é uma raça que se encontra pouco para doação. Os exemplares que se encontram normalmente de labradores têm apenas parecenças ( são pretos ou bejes e nada mais), ou então são efectivamente labradores mas têm problemas graves de saúde ou de comportamento. O mesmo se aplica aos Golden.
Por isso tenha muito cuidado ou então prepare-se para uma das situações descritas.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

terça nov 18, 2003 5:16 pm

Só para sublinhar a mensagem do Paulo, cães de raça a serem ofercidos, não é bom sinal. Muitos têm problemas fisicos que não se vêem pelos nossos olhos.
Ana_Bela
Membro Veterano

quarta nov 19, 2003 9:30 am

Sim é verdade...ás vezes parece bom demais para ser verdade oferecerem cachorros de raça :?.
Caso adopte algum cahorro não dá para ver á 1ª vista, se tem por exemplo, displasia da anca ou outras anomalias?? :?:
Ana_Bela
Membro Veterano

quarta nov 19, 2003 9:31 am

Sim é verdade...ás vezes parece bom demais para ser verdade oferecerem cachorros de raça :?.
Caso adopte algum cahorro não dá para ver á 1ª vista, se tem por exemplo, displasia da anca ou outras anomalias?? :?:
amg
Membro
Registado: segunda set 22, 2003 12:48 pm

quarta nov 19, 2003 10:07 am

A displasia só pode ser correctamente diagnosticada através de um exame radiográfico.
Há alguns sinais mas são geralmente bastante ténues, lembro-me essencialmente de alguma dificuldade que os cachorros têm em movimentar-se depois de algum tempo deitados, um "bambolear" mais acentuado que o normal ao andar, etc.
Mas como lhe disse são sinais muito ténues e nem sempre a exixtência de displasia pressupõe estes sintomas e vice-versa.
Ana_Bela
Membro Veterano

quarta nov 19, 2003 10:13 am

Esse exame radiográfico para fazer o despiste da Displasia na anca, pode ser feito apartir de qualquer idade??
Agora estou com receio em adoptar... :? :cry:
Ana_Bela
Membro Veterano

quarta nov 19, 2003 10:14 am

Esse exame radiográfico para fazer o despiste da Displasia na anca, pode ser feito apartir de qualquer idade??
Agora estou com receio em adoptar... :? :cry:
amg
Membro
Registado: segunda set 22, 2003 12:48 pm

quarta nov 19, 2003 10:24 am

Primeiro que tudo, os meus conhecimentos veterinários sobre displasia da anca limitam-se à pesquisa fiz, depois de tal ter sido diagnosticado à minha cadela.

Convém ser feito após a estrutura óssea estar completamente formada, ou seja, após os 12-18 meses. Casos existem, quando há sintomatologia que o justifique, onde o exame é feito antes disso (a partir dos 5/6 meses). O cão nasce sem qualquer sinal da doença (radiográfico ou outro) e esta vai-se manifestando/agravando ao longo do período de crescimento.

Realmente parece bom demais. Mas poderá ser por outras razões que as pessoas resolvem dar os cães. De qualquer forma não é só a adoptar que tem riscos, eu conhecia já a doença, sabia que era frequente em goldens, tentei obter garantias por parte do criador, e mesmo assim...
De qualquer forma é sempre bom estar ciente dos riscos.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta nov 19, 2003 12:35 pm

Ana_Bela Escreveu: Esse exame radiográfico para fazer o despiste da Displasia na anca, pode ser feito apartir de qualquer idade??
Agora estou com receio em adoptar... ? cry
Há muita coisa que o cão pode ter e você não saber. Mas os donos podem saber e por isso podem estar a oferecer. Há um caso destes que aconteceu com um membro deste fórum. Normalmante ninguém dá um cão de raça. Se têm coragem para se desfazer dele, então vendem-o porque ainda lucram. Mas se o cão está mal, então mais vale dar e despachar. Muitos querem o cão porque é giro ter cão, não porque amam o cão. Se o cão tiver problemas logo em jovem e tiver de ser operado, isso é muito dinheiro para quem não liga a cães...

Se não tem dinheiro para comprar um cão de raça, então devo avisá-la que seja qual for o cão, você pode ter que pagar despesas veterinárias bem mais elevadas que o valor material de um cão de raça. Não há segurança social para animais, embora haja seguros, mas com asteriscos...
Se quer um cão de raça e tem dinheiro para comprá-lo, então compre mesmo e a um bom criador que nós indicamos onde procurar.
Se a raça não lhe interessa, vá a um canil e adopte um cachorro ou um cão adulto, como preferir.
Se não tem dinheiro para comprar um cão de raça, então não adquira cão algum.

Agora cães de raça oferecidos por estranhos ou cães de raça vendidos por falsos criadores, fuja...
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quarta nov 19, 2003 12:46 pm

Olá Ana_bela!

Eu sugeria que se informasse de outras raças de cães! Então, puxando a brasa à minha Luninha :lol: ;) , recomendo que leia e se informe sobre os schnauzer, em particular os miniatura! Estes cães têm um aspecto muito particular e nem toda a gente lhes acha muita graça! No entanto devo dizer-lhe que têm um temperamento fantástico, são bastante adaptáveis á vida dos donos, dão-se lindamente em apartamentos entre outras características que eu considero muito boas para um AMIGO de 4 patitas! É uma raça que aprecio, com um temperamento que vai muito ao encontro da minha maneira de ser! Leia e...apaixone-se!!! ;) ;) :lol:
Ana_Bela
Membro Veterano

quarta nov 19, 2003 4:04 pm

Tenho passado os dias a visitar sites de Associações de animais, pois penso que é uma injustiça comprar um cachorro, quando há tantos a precisar de amor e carinho :cry:
... continuando a conversa...
Enquanto estava na minha pesquisa, encontrei a Associação de Protecção de Cães Abandonados ( www.apca.org.pt ) e vi lá uma cachorra lindaaaaa :D ;). Liguei logo para lá e a Sra disse-me que a cachorra é linda, mas tem um pequeno problema :?, tem um dos olhos meio fechados. Ela informou-me também que o veterinário já a viu e diz que basta uma pequena cirúrgia para "descolar" a pálpebra e que não vai haver mais problemas nem vai ficar cega, mas quem me garante?? Tenho receio que esse "pequeno" problema no olho possa ser bem maior!! :(
O nome dela na Associação é Estrela ( para o caso de alguém ter curiosidade... ).
Acham que realmente não vai haver grande problema??
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta nov 19, 2003 4:16 pm

É o canil de S.Pedro de Sintra.
Eu tenho boa opinião da directora (Natália Correia).
Acho que se foi ela que lhe disse que não vai haver mais problemas, pode confiar.
Já vi a fotografia e é uma cadelinha muito fôfa.
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quarta nov 19, 2003 4:26 pm

Também conheço pessoal da APCA e é tudo gente séria. ;)
A cadelinha é muito fofa!!! :D
Responder

Voltar para “Cães”