aisd Publicada: Sáb Nov 15, 2003 06:01 Assunto:
--------------------------------------------------------------------------------
Mea culpa !
Há-de ver que o teste ordena as raças por % de conformidade às suas respostas.
Mesmo assim não pergunta e, como tal, não entra no teste outros factores importantes como ladrar muito, nervoso e esse aspecto fundamental - o gosto que o dono tem pelo cão.
É um teste apenas indicativo.
Deve, de seguida, pegar nos com mais % e ver se conhece e gosta de algum deles, estudando as raças em particular.
A mim o que me ajudou a escolher foi um livro chamado "Como escolher o seu cão" que entra com mais de 30 critérios - infelizmente só tem mais ou menos o mesmo número de raças.
O que interessa é realmente o tempo de que dispõe (não se esqueça que vão ser cachorros durante algum tempo) e a vontade de "viver" com ele.
Golden ou lab são óptimas escolhas, de qualquer maneira.
Agora...vejo que fala em adoptar.
É muito difícil que apareçam cães destas raças para adopção.
Puros, pelo menos.
Felizmente, e apesar de muito populares, os donos quase nunca os abandonam - são realmente animais cinco estrelas.
Eu reparei nas percentagens!!!

Mas muitas raças tinham a mesma.
De qualquer forma, nós a partida temos gostos pessoais que só se fortalecem.
Na América existem instituiçõesque acolhem cães e gatos de raça que são abandonados pos mulpitlas razões.
Em relação a Goldens, a razão mais frequente de abandono é o julgarem ( ao comprar) que são bons cães de guarda. São levados pelo tamanho e depois descobrem que não servem para isso. Abandonam-os...
Também já li histórias de Goldens que foram abandonados com doenças, e felizmente acolhidos e salvos.
Existe ( em relação a Goldens) uma instituição destas por Estado. O que é muito.
Se fizeres uma pesquisa por Golden Retriever descobre umas dezesnas e muitas histórias terriveis, mas também há de muitas outras raças.