Ração fora de validade

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quarta ago 08, 2012 9:03 am

eu não dou aos outros o que não dou aos meus! faz lembrar aquela frase "eu, quando o leite se me azeda, dou-o aos gatitos da rua e, se sobra algum, dou-o aos pobrezinhos"....

se tem dúvidas, não dê. Use como adubo, como sugeriram.
Piranhita
Membro Veterano
Registado: segunda mai 14, 2012 8:31 am

quarta ago 08, 2012 9:05 am

S2000 Escreveu:Os meus cães estão a comer ração da 1st Choice que comprei a preço muito especial por estar fora de prazo, e estão a adorar. Mas certamente não são tão esquisitos como certos membros deste fórum.
:o
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

quarta ago 08, 2012 9:30 am

:lol: :lol: :lol: :o
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quarta ago 08, 2012 9:47 am

Desde que a ração tenha sido mantida em boas condições após a abertura do saco não vejo problemas... se estivesse tudo bem eu daria aos meus cães, sem problema. Também bebo leite fora da validade (a última vez que me aconteceu foram uns pacotes que tinham passado 2 meses da validade... leite UHT). A ração devido ao seu baixo teor em água aguenta-se... agora se for mal armazenada pode ganhar humidade e aí começam a desenvolver-se os bolores e outros fungos... mesmo uma ração dentro da validade poderia estar imprópria para consumo se o armazenamento não fosse bem feito.
Quanto à doença do cão... normalmente os cães não comem directamente do saco... é o dono que lá vai e tira com o copinho para a taça... em princípio não há-de haver problema.
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

quarta ago 08, 2012 9:58 am

Nunca comeram nada fora de prazo? :o Pois eu já!

Uns amigos que têm uma pet shop dão-me sempre sacos de ração prestes a acabar o prazo de validade (alguns até já passaram) para eu distribuir pelas associações que muito agradecem. Desde RC a outras. Se me perguntarem porque não as dou aos meus animais direi que, felizmente, eles podem comer a de sempre, pois ainda não cheguei ao ponto de economizar na alimentação deles.
Há ricos e pobres e sempre haverá. Antes ter comida, mesmo fora de prazo, do que não haver nada para comer.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta ago 08, 2012 10:01 am

chinchilavis Escreveu:
Floripes3 Escreveu: Por mim, desde que ela me parecesse em boas condições não teria qualquer hesitação em a doar a uma associação ou dá-la a outro cão que precisasse.
E daria esta ração aos seus cães?
Daria, sim. Aliás, já o tenho feito com ração oferecida em alturas de nenhum dinheiro.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
BgReflex
Membro Veterano
Registado: sábado mai 07, 2011 9:45 pm
Ratazanas;
Mandarins;
Porquinhos-da-Índia;

quarta ago 08, 2012 10:11 am

Isto né de certa forma simples.

A data de validade não é a que aparece na embalagem... É maior que esse. É colocada uma data mais curta por questões de segurança.
eu já comi iogurtes, leite, entre outros que desde que tenham coloração normal e cheiro normal, tal como o sabor claro, eu como.

Se dava essa ração ao meu animal? Desde que não apresente sinais de humidade dou sem problema. Tal como qualquer outra ração que um animal meu tenha e que passe a validade.

Basta ver bem como se encontra, e não considero arriscar.
http://baratasparaamigos.blogspot.pt/
Alimento vivo com preço de amigo para os amigos e para todos.
Ruphio
Membro
Registado: quarta mai 23, 2012 2:06 pm

quarta ago 08, 2012 2:16 pm

Aparentemente, a ração parece estar bem conservada. Exprimentei partir dois/três pedaços de parte mais próxima da abertura, e um pouco mais abaixo, e parecem ter a mesma consistência!

Vou ligar para a instituição em causa e pergunto, se aceitam a ração nestas condições!
De certo, que já lidaram com algo semelhante!
JP
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

quarta ago 08, 2012 2:26 pm

Às vezes, faz mal quando no prazo, qto mais fora do prazo ;)

Eu não arriscaria nos meus cães ;)
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quarta ago 08, 2012 2:32 pm

Flashorde Escreveu:Às vezes, faz mal quando no prazo, qto mais fora do prazo ;)

Eu não arriscaria nos meus cães ;)
Pois, fora de prazo e aberta... devidamente embaladas e fechadas, tb aceito até 3 meses fora do prazo, mas abertas não. Nem para os meus nem para nenhum.
Petruska1
Membro Veterano
Registado: terça jul 17, 2012 2:42 pm

quarta ago 08, 2012 2:35 pm

Pois eu nunca comi nada fora de prazo, nem dou aos meus ou a outros. Lixo com o que está fora de prazo. Tenho a mania de estar sempre a verificar o prazo de validade.
Conheci uma pessoa que esteve quase a "patinar" com essa mania de não ligar aos prazos de validade e ter tomado uma aspirina fora do prazo recomendado.
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>A pra&ccedil;a p&uacute;blica est&aacute; cheia de moscas!</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
BgReflex
Membro Veterano
Ratazanas;
Mandarins;
Porquinhos-da-Índia;

quarta ago 08, 2012 2:49 pm

Petruska1 Escreveu:Pois eu nunca comi nada fora de prazo, nem dou aos meus ou a outros. Lixo com o que está fora de prazo. Tenho a mania de estar sempre a verificar o prazo de validade.
Conheci uma pessoa que esteve quase a "patinar" com essa mania de não ligar aos prazos de validade e ter tomado uma aspirina fora do prazo recomendado.
Calma, medicação nunca arrisco.
Acho que é diferente, uma explosão de químicos laboratoriais e comida. Perigos diferentes na minha opinião.
Piranhita
Membro Veterano
Registado: segunda mai 14, 2012 8:31 am

quarta ago 08, 2012 3:02 pm

Petruska1 Escreveu:Tenho a mania de estar sempre a verificar o prazo de validade.
Eu também :lol: já faço isso naturalmente em todos os produtos que compro.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quarta ago 08, 2012 3:04 pm

Com tanta gente a passar fome... se a minha comida estiver em boas condições apesar de estar fora do prazo, não deito nada fora! E se não me faz mal porque é que haveria de ser picuinhas com a comida do meu cão?
Agora medicação é diferente... fora do prazo vai recambiado para a farmácia para ser tratado convenientemente...
BgReflex
Membro Veterano
Ratazanas;
Mandarins;
Porquinhos-da-Índia;

quarta ago 08, 2012 3:12 pm

MiMoo Escreveu:Com tanta gente a passar fome... se a minha comida estiver em boas condições apesar de estar fora do prazo, não deito nada fora! E se não me faz mal porque é que haveria de ser picuinhas com a comida do meu cão?
Agora medicação é diferente... fora do prazo vai recambiado para a farmácia para ser tratado convenientemente...
x2
Responder

Voltar para “Cães”