Homem atacado por cão perigoso

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
filipe3
Membro Júnior
Registado: terça ago 14, 2012 8:18 pm

quinta ago 16, 2012 9:03 am

Em primeiro lugar devia estar devidademente açaimado o respectivo cão. Mas acho que o mesmo se aplica para os outros cães já que com maior ou menor violência e dano todos eles têm dentes.
suprem0
Membro Veterano
Registado: terça jul 03, 2012 8:38 am

quinta ago 16, 2012 9:06 am

filipe3 Escreveu:Em primeiro lugar devia estar devidademente açaimado o respectivo cão. Mas acho que o mesmo se aplica para os outros cães já que com maior ou menor violência e dano todos eles têm dentes.
Penso que lhe falte convivência com cães.
Talvez nós, humanos devêssemos usar luvas, caneleiras e boquilha, visto que temos um pontapé super forte, os ossos da mão bastante rijos para dar uns valente murros e dentes também, maiores do que certos cães até...
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quinta ago 16, 2012 9:09 am

Eu ensinei aos meus 3 filhos e aos meus netos que NUNCA se mexe num cão errante que não se conhece, nem se mexe num cão atrelado sem autorização do dono e nunca, por nunca ser, se encosta a cara ao focinho dum cão, até dos nossos, a culpa é efectivamente do dono do cão que não o trazia açaimado, mas digamos que o homem mordido também não teve qualquer cuidado.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
zorra
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 4:56 am

quinta ago 16, 2012 9:12 am

Cada caso destes enterra e faz recuar a luta contra a BSL que milhares de donos conscientes e responsáveis em todo o mundo travam, todos os dias.

Contra factos não há argumentos.
Sim, é verdade que estes casos só aparecem nos 'media' porque são cães ditos PP.
Não penso que, para já, vá haver alterações da lei (somos servis em relação à UE) mas certamente que é de esperar outra atitude da polícia e dos tribunais.

Os donos de PP tem de redobrar de atenção em relação aos seus cães e não se devem permitir cair em armadilhas emocionais - com isto quero dizer evitar discussões, preparar de antemão argumentos em serenidade e espírito de compreensão.

Isto são factos.
Não vale de nada negar ou desvalorizar.

Existem dramas humanos - é impensável fazer piadas ou minorizar levianamente.
Devemos, penso eu, salientar o papel da educação e dos donos no comportamento do bicho e nunca, nunca desvalorizar a situação.
Podia ser um irmão, um amigo nosso.
suprem0
Membro Veterano

quinta ago 16, 2012 9:15 am

kittten Escreveu:e nunca, por nunca ser, se encosta a cara ao focinho dum cão
Faço isso com frequência ao meu, mas de maneira a que perceba que é a única parte do corpo onde não pode ferrar (entenda-se ferrar de brincadeira) nem passar as patas.
filipe3
Membro Júnior
Registado: terça ago 14, 2012 8:18 pm

quinta ago 16, 2012 9:16 am

suprem0 Escreveu: Penso que lhe falte convivência com cães.
Talvez nós, humanos devêssemos usar luvas, caneleiras e boquilha, visto que temos um pontapé super forte, os ossos da mão bastante rijos para dar uns valente murros e dentes também, maiores do que certos cães até...
Acredite, convivência com cães é coisa que não me falta, nunca faltou e nunca faltará. O que defendo é que as "regras" devem ser iguais para todos. Como podemos extinguir o racismo, se o acabamos por aplicar até aos animais?
PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

quinta ago 16, 2012 9:21 am

zorra Escreveu: Existem dramas humanos - é impensável fazer piadas ou minorizar levianamente.
Devemos, penso eu, salientar o papel da educação e dos donos no comportamento do bicho e nunca, nunca desvalorizar a situação.
Podia ser um irmão, um amigo nosso.
A zorra tinha de vir meter a farpa como faz habitualmente, por causa daquilo que escrevi mais acima.

De facto tem razão... existem dramas humanos.

Existe o drama daqueles que pagam pela irresponsabilidade alheia.

E neste sentido, pergunto-lhe:

Quando solta a sua cadela, coloca-lhe o açaimo ?

Deixe estar, não precisa de responder, eu sei a resposta.

Eu além de não poder soltar os meus, tenho de os passear de açaimo, tenho de pagar um seguro, registos na junta, e cumprir mais uma série de procedimentos que, felizmente, a senhora não está obrigada e ainda assim, nem o minimo que lhe é exigido cumpre.

A si é-lhe permitido continuar a ser irresponsável, porque se a sua cadela, que tanto gosta de soltar na rua, se dirigir a um Rott, ou a um destes cães da moda chamado Dogo Argentino, e este lhe morder, sabemos bem que é o bombo da festa.
<strong>Paulo Santos</strong>
suprem0
Membro Veterano

quinta ago 16, 2012 9:23 am

filipe3 Escreveu:Acredite, convivência com cães é coisa que não me falta, nunca faltou e nunca faltará. O que defendo é que as "regras" devem ser iguais para todos. Como podemos extinguir o racismo, se o acabamos por aplicar até aos animais?
Percebo de certa forma, mas generalizar e obrigar todos a usar açaime parece-me retroceder no tempo e não avançar.

Está a imaginar os caniches de açaime na rua? =P

A lei não é a melhor, concordo, mas definir leis onde é impossível generalizar pois todos eles são diferentes é difícil, por isso diferenciaram algumas raças que até certo ponto faz sentido.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quinta ago 16, 2012 9:26 am

Claro! Olhe a titulo de exemplo, eu tive uma serra da estrela, enorme e pesada, com uma cabeçorra bem grande, que não fazia mal a uma mosca, um doce com crianças mas desconfiada com desconhecidos (em casa) na rua e à trela calmissima e sem se ralar minimamente com quem com ela se cruzava. Quando levava as minhas cadelas à rua as pessoas que se cruzavam connosco fugiam da serra da estrela, houve gente que atravessou a rua por causa da cadela, pois essas mesmas pessoas que fugiam da serra da estrela eram as 1ªs. a tentar fazer festas à teckel que é refilona e que se não conhecer a pessoa pode morder!

Se mordesse de quem era a culpa? Da cadela que estava descansadamente em passeio e houve alguém que lhe quis fazer uma festa? Minha que até cumpro a lei e a levo devidamente atrelada? Ou da pessoa que sem fazer perguntas se chega e mexe?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

quinta ago 16, 2012 9:27 am

suprem0 Escreveu:Está a imaginar os caniches de açaime na rua? =P

A lei não é a melhor, concordo, mas definir leis onde é impossível generalizar pois todos eles são diferentes é difícil, por isso diferenciaram algumas raças que até certo ponto faz sentido.
Devo confessar que tenho mais medo de caniches do que de muitos cães grandes que por aí andam... :P
RS
AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

quinta ago 16, 2012 9:34 am

Vamos a ver o seguinte. A Zorra anda a dizer aqui que deixa a sua cadela andar solta e que ela vai ter com os outros cães. Eu tenho um cão PP. Extremamente bem treinado, mas na rua tem de andar como se fosse um criminoso. Pagar seguros e incluso já me pediram o certificado de treino que é exigido por lei...apesar de não haver nenhum treinador credenciado para os dar

A zora nem faz o minimo que é obrigatorio por lei ainda por cima que é levar a sua cadela pela trela e vem com estas lições de moralismo aos cães donos de cães perigosos ? É que se a sua cadela vier solta e contente ter com as pessoas sem você ter mão como confidenciou aqui na arca e um cão PP reagir a ver a sua cadela aos pulos para brincar, quem fica mal é o cão PP e o dono..e quem não cumpriu a lei ?

Você.

Quando cumprir a lei venha com esses moralismos.Antes não.

quote="zorra"]

Os donos de PP tem de redobrar de atenção em relação aos seus cães e não se devem permitir cair em armadilhas emocionais - com isto quero dizer evitar discussões, preparar de antemão argumentos em serenidade e espírito de compreensão.

Isto são factos.
Não vale de nada negar ou desvalorizar. .[/quote]
PauloSantos1
Membro Veterano

quinta ago 16, 2012 9:34 am

suprem0 Escreveu:
filipe3 Escreveu:Acredite, convivência com cães é coisa que não me falta, nunca faltou e nunca faltará. O que defendo é que as "regras" devem ser iguais para todos. Como podemos extinguir o racismo, se o acabamos por aplicar até aos animais?
Percebo de certa forma, mas generalizar e obrigar todos a usar açaime parece-me retroceder no tempo e não avançar.

Está a imaginar os caniches de açaime na rua? =P
Eu concordo com isto, sinceramente concordo.

Mas retroceder já retrocedemos ao termos uma lista de raças potencialmente perigosas.

Ao entendermos que, um Rott deve ter um seguro de responsabilidade civil e um Labrador ou um Cocker não.

Obrigar um cão a usar açaimo, faz todo o sentido, quando se tem consciência que esse animal, idependentemente da raça, pode causar perigo para terceiros.

Obrigar um cão a andar de açaimo com base numa lista de raças que se entende PP's, é ridiculo e cria uma imagem negativa.
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

quinta ago 16, 2012 9:35 am

kittten Escreveu: Se mordesse de quem era a culpa? Da cadela que estava descansadamente em passeio e houve alguém que lhe quis fazer uma festa? Minha que até cumpro a lei e a levo devidamente atrelada? Ou da pessoa que sem fazer perguntas se chega e mexe?

A resposta é óbvia mas quem se tramaria, em caso de acidente, seria a cadela. Justo?, claro que não.
AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

quinta ago 16, 2012 9:37 am

suprem0 Escreveu: Está a imaginar os caniches de açaime na rua? =P .
Gostava de os imaginar de trela. Já fui atacado por um yorkshire na rua. A criaturinha sai de uma vivenda a correr morde as calças de ganga na barriga da perna e foge. Se fosse o meu filho na altura tinha-lhe mordido a cara. A dona do cão nem desculpa pediu.

Chamei a policia e não deu em nada. Se fosse um Pitbull era logo confiscado.

A lei devia ser igual para todos.
PauloSantos1
Membro Veterano

quinta ago 16, 2012 9:37 am

Joie2 Escreveu:
kittten Escreveu: Se mordesse de quem era a culpa? Da cadela que estava descansadamente em passeio e houve alguém que lhe quis fazer uma festa? Minha que até cumpro a lei e a levo devidamente atrelada? Ou da pessoa que sem fazer perguntas se chega e mexe?

A resposta é óbvia mas quem se tramaria, em caso de acidente, seria a cadela. Justo?, claro que não.
Joie2

E é por causa disso mesmo que a Lei é completamente desajustada, pois pune o cão e não o dono ou o responsável pelo acidente.

Este é o cerne da questão, não há volta a dar.
Responder

Voltar para “Cães”