Sociedade Protectora dos Animais - Porto

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Rozza
Membro
Registado: quarta ago 22, 2012 11:03 am
Nikita
Yoshi

quarta ago 22, 2012 3:49 pm

Ser voluntário numa associação de animais não é fácil!

E não falo apenas do esforço físico, como andar a esfregar boxes ou comedouros, tratar de feridas, dar banhos, etc. Falo essencialmente a nível emocional. Ver a quantidade de animais aumentar de dia para dia, o estado físico e mental em que muitos chegam, saber que muitos deles estarão ali anos e anos, os casos em que não é possível fazer nada... É muito esgotante, e muitas das vezes vai-se para casa de coração partido.

Mas acreditem que é igualmente muito compensador. A felicidade dos animais quando têm um bocadinho de atenção é impagável!

Por isso Fteixeira, aconselho-a vivamente a aceitar o desafio e voluntariar-se para a associação. Comece devagar, pois como disse não é fácil. Se verificar que é demasiada gestão de emoções para si, pode sempre ajudar de outras forma, nomeadamente nas campanhas de recolha de alimentos ou angariação de donativos. E porque não voluntariar-se para dinamizar a associação, gerindo a página da internet ou facebook!
<p class="fr0">O homem implora a miseric&oacute;rdia de Deus mas n&atilde;o tem piedade dos animais, para os quais ele &eacute; um deus. Os animais que sacrificais j&aacute; vos deram o doce tributo de seu leite, a maciez de sua l&atilde; e depositaram confian&ccedil;a nas m&atilde;os criminosas que os degolam. Ningu&eacute;m purifica seu esp&iacute;rito com sangue. Na inocente cabe&ccedil;a do animal n&atilde;o &eacute; poss&iacute;vel colocar o peso de um fio de cabelo das maldades e erros pelos quais cada um ter&aacute; de responder. <strong>Buda</strong></p>
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

quarta ago 22, 2012 3:53 pm

Chiii Escreveu:"

Obviamente que também desconheço a situação que relatou no seu primeiro post, mas soa-me estranho: se o cão tinha dona, porque voltou à SPA em primeiro lugar? Estava desidratado porquê? Enfim, adiante.
Pormenores também eu gostava de saber... O que sei é que essa cadelinha foi abandonada. Os donos pararam o carro, tiraram a cadelinha (bebé) e seguiram a sua vida... A minha amiga não foi capaz de deixar a cadelinha na rua e levou-a para sua casa até arranjar uma família o que felizmente aconteceu e estavam todos muitos felizes (a minha amiga via a cadelinha regularmente). Ontem encontrou a dona na rua sem a cadela e perguntou-lhe por ela... A sra disse que a cadela tinha morrido. Que estava com diarreia e vómitos e foram à SPA (porquê à SPA não sei) onde lhe disseram que estava desidratada e teria que ficar a soro... Posteriormente não deram à família mais nenhuma informação, nem atenderam o telefone e mais tarde disseram (não sei como, se a família se dirigiu à SPA ou se ligaram) que a cadela não tinha resistido... Causa da morte: não se sabe... Disseram qualquer coisa que podia ter sido algo que comeu ou um osso...
Obviamente que fiquei chocada com esta situação mas também não me vou agora fiar no "diz que disse", ainda por cima nem conheço a senhora...
Mas seja como for, alguma coisa não bate certo...
fteixeira
Membro Veterano

quarta ago 22, 2012 3:56 pm

Rozza Escreveu: E porque não voluntariar-se para dinamizar a associação, gerindo a página da internet ou facebook!
Foi exactamente isso que pensei... Pois parece-me que a informação na internet é insuficiente e não está actualizada... Agora vamos ver como me recebem e se haverá ou não abertura da parte deles para esse tipo de iniciativas porque eu ideias tenho muitas!
No entanto, também quero ter contacto com os animais... Espero que não ponham entraves a isso...
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

quarta ago 22, 2012 4:37 pm

Chiii Escreveu:botas96, chocava-o eu dizer que não sinto que me "estiquei" como referiu?

Isto porque: na hora de visitas a um canil (de associação, municipal não faço a mínima), os voluntários acompanham as pessoas. Começam, ou deveriam, logo perguntar que tipo de cão procura (vê, logo por aqui está-se a dar a mais completa liberdade de escolha ao adoptante).

Este responde: vamos ver todos, eu e o meu marido/mulher/filho/neta gostamos muito de animais, não temos nenhuma ideia formada ainda - ou algo do género.

Circulamos por cães e cães e cães, o voluntário que acompanha tenta sempre, resumidamente, apresentar os animais, fazendo conversa. Cara dos adoptantes: desprezo, torcem o nariz, apressam-se a seguir em frente. Os cães mais simpáticos a quererem dar lambidelas e as pessoas retiram a mão, enojadas.

Quando vêm os bebés, já se derretem todos de amores.

Isto a mim, não me fica indiferente, botas96.

Uma pessoa que se apresenta como "gosto muito de animais", tem uma atitude destas? E quando o bebé deixar de ser bebé e ser adulto, como vai ser?

Sabe o que acontece nalguns casos? Voltam mais tarde ao mesmo canil para devolver o cão, porque cresceu muito, porque faz muitas asneiras, porque deixaram de lhe achar piada.

É claro que as pessoas têm liberdade de escolha, e haverá muitas que não se enquadram naquilo que digo.

Agora, gato escaldado...creio que sabe o resto. ;)

X2
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quarta ago 22, 2012 4:45 pm

A SPA tem uma clinica veterinária, daí terem levado lá a cadela.

De resto, não conheço o funcionamento nem da clinica, nem da associação em si.
AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

quarta ago 22, 2012 9:09 pm

Eu acho que não devia compratilhar hist+orias de "diz que disse".Não há melhor que pegar nos sapatos e ir até lá, ver como é na realidade e depois, se estiver satisfeita,fforça a ser voluntária :)
fteixeira Escreveu:
Ainda não fui lá nem falei com ninguém...
Ontem soube por uma amiga que uma cadela por ela resgatada e adoptada por uns conhecidos morreu na SPA. Supostamente estava desidratada, ficou internada e 2º a dona da cadela (não sei até que ponto devo ou não acreditar) acabou por falecer e a SPA não deu qualquer ponto de situação do estado da cadela nem atendia as chamadas. Só sei que a cadela morreu e supostamente a dona nem sabe bem de quê...
Ora, não vou tomar partidos porque não conheço a pessoa em questão nem sei até que ponto os relatos serão verdadeiros. .
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta ago 23, 2012 1:35 am

Desculpe a demora...problemas técnicos...
Pois, chiii, isso é tudo verdade mas é capaz de haver mais...
De qualquer maneira, discordo consigo.
1º- Porque não pode generalizar dessa maneira, tipo, (gostas muito de animais mas depois não não levas velhos, ou coxos, etc, então não gostas.) Aqui e noutros assuntos.
2º-Apesar de quem não tem uma ideia pré concebida, uma mente aberta, a realidade é que já tem expectativas, falta é colar um cão às expectativas que entretanto foram criadas, e muitas vezes as expectativas não vão de encontro com o que a oferta tem para dar. E é aqui que um bocado de conhecimento pode marcar a diferença e não só as intenções por parte dos novos donos.
Mas ao mesmo tempo (pelo menos a impressão que me dá) é que os grandes "salvadores" são pessoas completamente inexperientes, sem ideias pré concebidas sobre raças de cães, etc, Querem um cão e pronto. O que pode ser uma faca de dois gumes.
Por último, há outros factores em ter em conta (sem por em causa as associações e associados).Quem não vai preparado, pode (é o mais certo) ficar completamente subterrado com barulhos, cheiros, movimentos, etc.
E acaba por não ver nada, porque até pode ter que lidar com uma situação que não estava nada preparado. Ora quem trabalha lá, já está dessensibilizado além de conhecer melhor os "terroristas".
Claro que há imenso joio mas há algum trigo no meio disto tudo, mas uma coisa é certa, trabalhar lá "no terreno" não é para todos, e quem vai lá principalmente pela primeira vez (seja ele quem for, trigo ou joio) fica claramente em desvantagem/diminuído. (apesar da ajuda que lhes dão).
E lá por bestas serem bestas, não implica que outra pessoa não possa tentar ter as expectativas realizadas e não ter que pagar por outros terem sido mentecaptos.
Por isso não concordo, e continuo achar que as generalizações são perigosas.
P.s. Claro que os bebés são giros, fomos construídos para achar isso mesmo
fteixeira
Membro Veterano

quinta ago 23, 2012 8:53 am

AQuartelmar Escreveu:Eu acho que não devia compratilhar hist+orias de "diz que disse".Não há melhor que pegar nos sapatos e ir até lá, ver como é na realidade e depois, se estiver satisfeita,fforça a ser voluntária :)
Exactamente, é isso que vou fazer...
Chiii
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2011 4:37 pm

quinta ago 23, 2012 11:13 am

botas96, parece-me que está a interpretar de uma forma errada o que eu disse inicialmente e tentei explicar a seguir.

Não se trata de uma pessoa não adoptar um cão adulto, cego, velho, trata-se de uma pessoa nem sequer olhar para um, não lhe dar um carinho, uma palavra meiga.

Apenas isto. ;)
<p>JackRussel Terrier DESAPARECIDO no dia 18 de Junho de 2012 na Guia (Albufeira), visto dia 19 em Alcantarilha, continua desaparecido.</p>
<p>An&uacute;ncio no Encontra-me, com FOTO: http://www.encontra-me.org/anuncio/21955</p>
<p>Por favor, contactar-me caso descubram o seu paradeiro!</p>
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta ago 23, 2012 12:39 pm

Percebi, está percebido.
No geral concordo consigo, só achei por bem chamar atenção a esse pormenor que não me pareceu o mais correcto. (completo).
Responder

Voltar para “Cães”