Rafeiro - O cão maldito

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
pfonseka
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2003 3:31 pm

sexta ago 24, 2012 7:48 pm

Saracocas Escreveu:Vou falar por mim.
......

Na minha humilde opinião nao faz o menor sentido criação de rafeiros, é criar por criar, não se procura uma caracteristica, como os labradores para ajuda de pessoas invisuais, ou o pastor alemão para busca de drogas por exemplo, ou o podengo ou beagle para caça.
mas pessoalmente acho muito mais piada aos rafeiros (e aos pit bull claro) 8)

:mrgreen:
e quando esses "rafeiros" são filhos de pais puros, só que não têm registo...aí já faz sentido ou deixa de fazer só porque "são rafeiros na secretaria"
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta ago 24, 2012 7:54 pm

pfonseka Escreveu:Aqui está uma coisa interessante... não se pode registar rafeiros? ... porque não? Até poderia ser ineteressante do ponto de vista científico ver a "evolução"/resultado destas criações descontroladas.
Por acaso, há menor incidência de doenças genéticas entre os SRD do que entre os cães de raça apurada, devido à variedade de leque genético, que nas raças apuradas é restrito.

No caso das nomenclaturas, acho que se devia fazer distinção entre SRD, rafeiros e raças. Isto porque, e segundo os princípios aqui tão acesamente defendidos, um cão resultante de um primeiro cruzamento (ocasional ou não, não interessa para este caso) de duas raças poderá ser um rafeiro, sim, enquanto que o SRD é o produto de variadíssimos cruzamentos aleatórios desde que os cães existem.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sexta ago 24, 2012 7:58 pm

Ah... são puros? Então porque não têm LOP? Os pais são puros mas um ou ambos não tem LOP? Sabe quem são os pais e avós do cão que não tem LOP e foi progenitor da ninhada que também não tem LOP? Tem mesmo a certeza de que são puros? as iludências aparudem. Já vi aqui a foto de um cão que parecia meeeesmo um wippet aos meus olhos destreinados... e que a dona postou explicando que é rafeiro rafeirissimo.... :D vender cães sem LOP para mim é enganar o mais incauto ou inocente.
O LOP não garante, por si só, nada. Quem quer um cão de raça deve primeiro procurar um bom criador (pode ver os inumeros tópicos nos quais gente experiente explica as diferenças e como pode distinguir uns de outros) e os cães com origem aí terão sempre...mas sempre LOP.
Logo nem todos os Bs são As mas todos os As são absolutamente Bs.
Um bom criador faz por obter exemplares perfeitos minimizando o risco de doenças genéticas e os efeitos da consaguinidade.
AlexandreMqs
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm

sexta ago 24, 2012 8:13 pm

Mudem o disco, sff...
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography

sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sexta ago 24, 2012 8:33 pm

Interrogo-me sériamente: não chegam as centenas de animais abandonados nas ruas e nos canis, mais de 90% sem raça e que ninguém quer?
Não chegam os montes de cachorros que ninguém sabe se ficarão grandes ou pequenos, feios ou bonitos, pêlo comprido ou curto, calmos ou mexidos e que por isso ninguém quer ou são deixados pelo caminho quando crescem?

Gostam de ver as misturas mal sucedidas em que as cabeças não dão com as orelhas, os corpos não dão com as patas? Já vi animais que pareciam franksteins...

Para quê fazer rafeiros? Com que fim?
Saracocas
Membro Veterano
Registado: terça out 05, 2010 9:14 pm
Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes

sexta ago 24, 2012 8:40 pm

Sabe o que é um rafeiro?
Eu estava a falar de RAFEIROS não de cães de raça mas sem LOP
São cães de raça mas não sao considerados puros porque nao ha nada que o prove, mas a meu ver nao sao rafeiros.
Rafeiro é um cao SEM RAÇA DEFINIDA
pfonseka
Membro Veterano

sexta ago 24, 2012 8:52 pm

angeleyes20 Escreveu:Ah... são puros? Então porque não têm LOP? Os pais são puros mas um ou ambos não tem LOP? Sabe quem são os pais e avós do cão que não tem LOP e foi progenitor da ninhada que também não tem LOP? Tem mesmo a certeza de que são puros? as iludências aparudem. Já vi aqui a foto de um cão que parecia meeeesmo um wippet aos meus olhos destreinados... e que a dona postou explicando que é rafeiro rafeirissimo.... :D vender cães sem LOP para mim é enganar o mais incauto ou inocente.
O LOP não garante, por si só, nada. Quem quer um cão de raça deve primeiro procurar um bom criador (pode ver os inumeros tópicos nos quais gente experiente explica as diferenças e como pode distinguir uns de outros) e os cães com origem aí terão sempre...mas sempre LOP.
Um bom criador faz por obter exemplares perfeitos minimizando o risco de doenças genéticas e os efeitos da consaguinidade.
Estava a discutir um cenário cenário hipotético de pais com LOP.
Sim os ciadores evitam as doenças genéticas mas j+a vimos alguns casos que também as criam.
Quanto à consanguinidade, penso que é essa selecção rigorosa dos melhores exemplares que faz com que a consanguinidade aumente.
pfonseka
Membro Veterano

sexta ago 24, 2012 8:56 pm

Saracocas Escreveu:Sabe o que é um rafeiro?
Eu estava a falar de RAFEIROS não de cães de raça mas sem LOP
São cães de raça mas não sao considerados puros porque nao ha nada que o prove, mas a meu ver nao sao rafeiros.
Rafeiro é um cao SEM RAÇA DEFINIDA
Pois, mas sem LOP, pelo que leio aqui também é um rafeiro.
E felei nesses casos porque é uma "zona cinzaenta" em que as opiniões serão mais divididas ...acho eu.
Katy500
Membro Veterano
Registado: sábado mar 14, 2009 4:22 pm

sexta ago 24, 2012 9:02 pm

pfonseka Escreveu:
angeleyes20 Escreveu:Ah... são puros? Então porque não têm LOP? Os pais são puros mas um ou ambos não tem LOP? Sabe quem são os pais e avós do cão que não tem LOP e foi progenitor da ninhada que também não tem LOP? Tem mesmo a certeza de que são puros? as iludências aparudem. Já vi aqui a foto de um cão que parecia meeeesmo um wippet aos meus olhos destreinados... e que a dona postou explicando que é rafeiro rafeirissimo.... :D vender cães sem LOP para mim é enganar o mais incauto ou inocente.
Estava a discutir um cenário cenário hipotético de pais com LOP.
Sim os ciadores evitam as doenças genéticas mas j+a vimos alguns casos que também as criam.
Quanto à consanguinidade, penso que é essa selecção rigorosa dos melhores exemplares que faz com que a consanguinidade aumente.
Sim, dai existirem doenças que afetam mais uma raça do que outra, porque no passado os cães com as características pretendidas eram cruzados entre sim, para dar origem a filhotes com as mesmas características, criando assim raças distintas umas das outras. Mas hoje em dia um criador decente sabe que um cão com alguma doença que pode ser transmitida aos cachorros não deve procriar, e cães da mesma família NUNCA devem ser cruzados (pais com filhas, filhos com mães, irmão com irmã, etc, etc...) isto sim dá origem a consanguinidade e como consequência cachorros com problemas físicos e/ou psicológicos.
unknownfmost
Membro
Registado: terça jul 31, 2012 10:54 pm

sexta ago 24, 2012 9:05 pm

pfonseka Escreveu:Gostava de saber a vossa opinião sobre as constantes tentativas aqui no fórum de acabarem com os cães sem raça definida.

Só porque não têm LOP, ou porque não estão listados como raça num livro qualquer, toda a gente apregôa que não devem reproduzir esses animais. Porquê?
Não têm esses animais e os donos os mesmos direitos que os outros?

Até pode haver a justificação do controle de doenças genéticas, etc..., mas esses problemas também acontecem nos cães considerados de raça pura, onde vemos muitos animais que nem são submetidos a nenhum teste e outros que até atrofiam devido à nossa selecção.
Muito simples, são os interesses instalados no fórum.

1º Os criadores com LOP não querem concorrência

2º Os fanáticos pelos direitos dos animais querem acabar com a criação de animais, para "obrigar" as pessoas a irem aos canis e associações.

3º Muito fundamentalismo e demasiada gente fanática.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta ago 24, 2012 9:08 pm

pfonseka, tanto quanto tenho lido, aqui desencorajam de reproduzir cães qualquer pessoa que não saiba o que está a fazer.

A questão não é se são rafeiros ou porcos pigmeus da Transilvânia, se a pessoa se lembra de reproduzir porque sim, as pessoas de bom senso desencorajam.

Quem reproduz com sensatez e objectivo não vem para aqui colocar questões. Quando o faz pela primeira vez (e na verdade pela segunda, terceira e por aí fora) conta com o apoio de quem está dentro do assunto, quanto mais não seja o seu vet, e não anda em fóruns a fazer perguntas.

Se me perguntar se acho correcto reproduzir srd, digo-lhe de caras que acho uma idiotice. Não tem sentido, não tem objectivo e é meramente carregar uma pobre cadela com uma ninhada para nada. Mas isto é a minha opinião pessoal.
unknownfmost
Membro

sexta ago 24, 2012 9:17 pm

É pena que as pessoas não possam vir aqui partilhar algo tão interessante como a reprodução de cães.
Ia dizer qualquer coisa no outro tópico sobre criação e já estava bloqueado.
Devem ter sido poucos os insultos.
Eu já tive uma cadela que pariu num apartamento e não teve nenhum mistério. Pode-se dar uma ajuda, mas os animais sabem o que fazem por instinto. Qualquer dúvida é sempre melhor falar com um profissional, o vet.
De resto é não ligar aos comentários do tipo " criação é para quem sabe" :)
MariaChica
Membro Veterano
Registado: terça jun 01, 2010 12:18 pm

sexta ago 24, 2012 9:29 pm

unknownfmost Escreveu:É pena que as pessoas não possam vir aqui partilhar algo tão interessante como a reprodução de cães.
Eu já tive uma cadela que pariu num apartamento e não teve nenhum mistério. Pode-se dar uma ajuda, mas os animais sabem o que fazem por instinto. Qualquer dúvida é sempre melhor falar com um profissional, o vet.
Mas isso não é criação. É criadeirice.
&#1071; &#1085;&#1077;&#1085;&#1072;&#1074;&#1080;&#1078;&#1091; &#1088;&#1099;&#1073;&#1086;&#1081; &#1080; &#1083;&#1086;&#1078;&#1085;&#1099;&#1093; &#1076;&#1088;&#1091;&#1079;&#1077;&#1081; &#1078;&#1080;&#1074;&#1086;&#1090;&#1085;&#1099;&#1093;. &#1053;&#1077;&#1085;&#1072;&#1074;&#1080;&#1078;&#1091; &#1077;&#1097;&#1077; &#1073;&#1086;&#1083;&#1100;&#1096;&#1077; &#1077;&#1074;&#1072;&#1085;&#1075;&#1077;&#1083;&#1080;&#1089;&#1090;&#1086;&#1074; &#1077;&#1088;&#1091;&#1085;&#1076;&#1072;.
unknownfmost
Membro

sexta ago 24, 2012 9:44 pm

MariaChica Escreveu:
unknownfmost Escreveu:É pena que as pessoas não possam vir aqui partilhar algo tão interessante como a reprodução de cães.
Mas isso não é criação. É criadeirice.
E quem é você para dizer isso?
Que é criadeirice? Espero que seja bom, pois os cachorros foram muito desejados, quase como "filhos".
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta ago 24, 2012 9:47 pm

Podemos partilhar neste fórum e discutir assuntos como a criação de cães. Mas há que entender que esta raramente é feita como deve ser e nós alertamos sempre para isso. Porque a maior parte dos tópicos aqui na Arca são pessoas a pedir '' namorados e namoradas '' para os seus cães e cadelas, pedir conselhos sobre uma possível cruza que envolve rafeiros ou ninhadas cujas crias nem donos têm assegurados.

Nós não dizemos isto porque nos apetece ou sem razões.

Quando vem aqui uma pessoa que, por exemplo, pede conselhos sobre uma cadela que recolheu da rua ou de um canil que veio grávida temos todo o gosto em ajudar, pois não foi uma cruza propositada, aconteceu no passado e o dono decidiu recolher a cadela, mesmo sabendo que iria ter de acarretar com as despesas, o trabalho, etc.

Agora, cruzar animais a torto e a direito não faz sentido! E é aí que entra o comentário do tipo '' criação é para quem sabe ''. Porque a criação responsável e planeada é apenas para quem sabe! E essa é a verdade.
O unknownfmost sabe por acaso que despesas, trabalho, tempo, disponibilidade, dinheiro, conhecimento acarretam uma criação responsável ?
Só mesmo quem tem muito amor por uma raça e uma vida estável e que permite dispensar tempo para uma criação pode realmente fazer uma criação.
Os criadores responsáveis estão inscritos em clubes da raça, no CPC, etc. Não precisam de anunciar a venda dos seus cães em sites de compra e venda ou em jornais, pois têm sempre compradores e fazem o que gostam porque gostam e não por lucro.

Os criadeiros, por sua vez, criam a torto e direito. Pouco ou nada sabem de genética, despiste de doenças, entre outros assuntos. Não contactaram nenhum criador nem trocaram conhecimentos e experiências com ninguém. Não sabem o que pode acontecer ( http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=95778& ).
Não pesquisaram durante anos como os criadores responsáveis fazem.
Não dão as mínimas condições aos animais.
E depois ainda se metem a vender rafeiros ( mais raramente puros, mas maus exemplares ) a 100€, 200€ ou 300€, que é aquilo a que eu costumo chamar '' preço de criadeiro ''.

Estamos sempre a tentar explicar isto, fartamo-nos de repetir isto, não só aqui, mas também no dia-a-dia, quando vemos criadeiros e nos apercebemos daquilo que fazem. É repugnante o que os criadeiros fazem. É uma afronta aos verdadeiros criadores e amantes de raças.
Responder

Voltar para “Cães”