Terapias assistidas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quarta ago 29, 2012 11:07 pm

Não querendo puxar a brasa para sardinha nenhuma... :lol:
Mas se houvesse mais divulgação deste tipo de actividades as pessoas ficariam surpreendidas com as raças nelas envolvidas e talvez olhassem para certos cães com outros olhos.
Sofia
vanerodrigues
Membro Veterano
Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am

sexta ago 31, 2012 9:22 am

já vi este tipo de terapias, feitos com pitbuls, no entanto é preciso que entender que dado á fama que os média lhe atribuem, eles ainda assustam muito utentes, especialmente os idosos que passam muito tempo a ver noticias...
Petruska1
Membro Veterano
Registado: terça jul 17, 2012 2:42 pm

sexta ago 31, 2012 9:36 am

Em que consiste estas terapias?
Pelas imagens, parece-me, que consiste em deixar-se manusear. Será?
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>A pra&ccedil;a p&uacute;blica est&aacute; cheia de moscas!</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
Petruska1
Membro Veterano

sexta ago 31, 2012 9:38 am

vanerodrigues Escreveu:já vi este tipo de terapias, feitos com pitbuls, no entanto é preciso que entender que dado á fama que os média lhe atribuem, eles ainda assustam muito utentes, especialmente os idosos que passam muito tempo a ver noticias...
Eu substituiria o que está a bold por: é preciso que entender que dado á fama que os donos irresponsáveis lhes provoca.
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
vanerodrigues
Membro Veterano

sexta ago 31, 2012 9:41 am

As terapias assistidas na prespectiva do cão consistem exactamente nisso: deixar-se manusear, ficar quieto durante algum tempo ou por exemplo ir buscar coisas que os utentes atirem.
no entanto na prespectiva do Utente consistem em muito mais. pessoas com dificuldades motoras beneficiam imenso deste tipo de terapias uma vez que o simples acto de escovar um cão, dar festinhas ou atirar coisas, estimula a coordenação motora, e o movimento de certos musculos já paralisados.

para os idosos, especialmente os institucionalizados, o facto de acariciar um cão diminui a solidão e a depressão, promove a socialização entre utentes (pois iniciam conversas sobre este cão, ou cães que já tiveram no passado), entre diversos outros beneficios
Petruska1
Membro Veterano

sexta ago 31, 2012 9:43 am

Obrigada, vanerodrigues.
Era mesmo na prespectiva do cão. :)
vanerodrigues
Membro Veterano

sexta ago 31, 2012 9:44 am

Eu substituiria o que está a bold por: é preciso que entender que dado á fama que os donos irresponsáveis lhes provoca.[/quote]

concordo que a culpa dos cães serem como são é dos donos irresponsáveis, no entanto acredito que as noticias e jornais, dão um sencionalismo muito grande a este tipo de ataques,em prol das audiências, o que mais não faz do que fazer com que uma situação já de si má pior ainda aos olhos do publico (da maior parte dele).
vanerodrigues
Membro Veterano

sexta ago 31, 2012 9:47 am

então sim Petruska1. é ser de uma forma geral permissivo no manuseamento, mas atenção embora o que os cães façam não seja particularmente exigente a nivel fisico, este tipo de terapias leva muito dele a nivel mental. por isso as sessões nunca podem ser mais do 30 ou 45 m. todos os cães que participaram no curso mostrado nas fotos, embora fosse só uma sessão de 5 ou 10 minutos, dormiram o resto da tarde e alguns mal sairam da sala adormeceram..
nicosa
Membro Veterano

sexta ago 31, 2012 3:40 pm

Petruska1 Escreveu:Em que consiste estas terapias?
Sim. Deixar-se manusear é uma das partes. Mas tambem têm de saber dosear a intensidade com que se aproximam da pessoa, como se devem colocar, manterem-se quase sem reação perante movimentos incontrolados ( a titulo de exemplo: pessoas com parelesia cerebral, por muitas razões têm inumeras vezes espamos musculares de uma força incrivel. Isso pode traduzir-se, por exemplo, numa palmada fortíssima no cão ).
Um cão " terapeuta" :lol: faz muuuuuuito mais que deixar-se manusear. Pode crer!
Sofia
vanerodrigues
Membro Veterano

sexta ago 31, 2012 5:55 pm

nicosa , foi uma explicação mt simplificada. em relação ás pessoas com paralisia cerebral, na foto em que se ve a zaphira a ser escovada, esse rapaz tentou pega-la ao colo, pela parte mole da barriga, fazendo uma força tremenda e claramente magoando a cadela, no entanto ela manteve-se passiva só olhando para mim como quem diz por favor ajuda-me (foi um momento complicado para conseguir solta-la), mas é aqui que se vê que cães medrosos ou facilmente reactivos, dificilmente conseguiriam fazer este trabalho... é preciso um temperamento mt especifico
Petruska1
Membro Veterano

sexta ago 31, 2012 6:27 pm

nicosa Escreveu:
Petruska1 Escreveu:Em que consiste estas terapias?
Sim. Deixar-se manusear é uma das partes. Mas tambem têm de saber dosear a intensidade com que se aproximam da pessoa, como se devem colocar, manterem-se quase sem reação perante movimentos incontrolados ( a titulo de exemplo: pessoas com parelesia cerebral, por muitas razões têm inumeras vezes espamos musculares de uma força incrivel. Isso pode traduzir-se, por exemplo, numa palmada fortíssima no cão ).
Um cão " terapeuta" :lol: faz muuuuuuito mais que deixar-se manusear. Pode crer!
Acredito que sim. Até porque não é qq animal que suporta estar constantemente a ser "importunada".
Para os animais, quais os beneficios para além da submissão.
nicosa
Membro Veterano

sexta ago 31, 2012 6:43 pm

Petruska1 Escreveu:
Acredito que sim. Até porque não é qq animal que suporta estar constantemente a ser "importunada".
Para os animais, quais os beneficios para além da submissão.
Posto dessa maneira pode parecer de algum modo desagradável para o cão.
Eu acho que não, não lhe é completamente desagradável. Quanto mais não seja porque recebe doses extra de atenção. :lol:
Nos que tenho visto a " trabalhar" ,além dessa submissão, a que eu chamo calma extraordinária, vejo alegria no contacto com as pessoas, vejo, de algum modo, a percepção dos laços criados e com isso a satisfação de saber que agradou ao dono ou ao terapeuta que está a trabalhar com ele.
Penso que estes cães " terapeutas" tiram o mesmo beneficio do " trabalho" que outros cães treinados para outros fins tiram. Acho que o melhor bem para eles é o gozo de conseguirem corresponder àquilo que lhes é pedido.
Sofia
Petruska1
Membro Veterano

sexta ago 31, 2012 7:45 pm

Obrigada, nicosa pela explicação.
Pensava que para eles fosse um "frete" e para o treinador, um veículo de stress, por ter que estar atento aos animais e atenção redobrada às crianças.
Responder

Voltar para “Cães”