Pucca&Bones

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta ago 30, 2012 4:51 pm

ReginaVieira Escreveu:
srYuki Escreveu:Cozido vemos que não foi...
Mas será que não teria sido melhor congelar durante 3 dias como a carne crua? Fica a pergunta.

(e acho que a ReginaVieira se vai fartar do osso andar por aí muito antes da Pucca:D )
Também acho que vou ser a primeira a fartar-me. Deixar cheiro nem deixa muito, a ração dela incomoda-me muito mais.

Cozido não, nunca cozi. Li que era melhor dar assim.
Com a carne cheguei a fazer isso, congelar entre 48h-72h, mas ela estava com um olhar sobre o osso quando o trouxe que não resisti e dei-lho logo.
Quando lhe dava a carne acrescentava um pouquinho muito pequenino de alho, pois recordo-me de ler num livro que afastava os parasitas ou lá o que era.

Mas já agora é uma boa pergunta sim.
A carne costuma-se congelar primeiro para matar germes, bactérias. Eu não o faço porque nunca dou carne crua, cozo-a primeiro. A água a ferver chega para matar as bactérias que venham nela.

No que respeita aos parasitas intestinais, cujos meios de reproução são as vias respiratórias e as digestivas, não há grande risco de os encontrar nas partes que consumimos, os músculos, a carne propriamente dita, a menos que o animal seja abatido e desmanchado em tão más condições de higiene que os ovos e larvas se insiram na carne durante o processo. Não é o que acontece com a que compramos nos talhos, as carcaças são controladas antes de serem enviadas para venda.

E hoje em dia nenhum criador se desleixa com os tratamentos do gado, pois uma rês cheia de parasitas e desleixadamente tratada não se desenvolve como deve ser e não passa na inspecção à entrada do matadouro.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
dare
Membro Veterano
Registado: sexta set 03, 2010 12:32 pm

quinta ago 30, 2012 5:36 pm

Floripes3 Escreveu:
No que respeita aos parasitas intestinais, cujos meios de reproução são as vias respiratórias e as digestivas, não há grande risco de os encontrar nas partes que consumimos, os músculos, a carne propriamente dita, a menos que o animal seja abatido e desmanchado em tão más condições de higiene que os ovos e larvas se insiram na carne durante o processo. Não é o que acontece com a que compramos nos talhos, as carcaças são controladas antes de serem enviadas para venda.
.
Os parasitas mais comuns, depois de se desenvolverem, migram para os musculos. HA sempre risco de darmos carne crua aos animais.

POrtanto, isso de nao haver risco parece contraditorio, aquilo que se vive, pois e´´´ normal uma pessoa ser infectada por lombrigas ou tenias.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta ago 30, 2012 6:40 pm

"Normal" ou "pode acontecer"? As pessoas podem ser infectadas por lombrigas e ténias de várias maneiras, mas comer carne crua deve ser a que menos se verifica.

Como já disse, com os controlos actualmente postos em prática nos matadouros duvido muito que as carnes venham infestadas de parasitas, mas alguma vez poderá acontecer, sim.

Quanto a lombrigas comuns, não me consta que possam ser encontradas nas fibras musculares. As ténias podem de facto largar anéis na altura da evisceração das rezes abatidas, mas igualmente não me consta que tenham o hábito de migrar para os músculos.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
dare
Membro Veterano

quinta ago 30, 2012 7:10 pm

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/ ... eniase.php

Esta, tambem, aqui, na parte ciclo de vida.
http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%AAnia

Apesar de nao gostar do wikipedia, pronto fica na mesma.

http://www.coladaweb.com/biologia/reino ... 29-teniase
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quinta ago 30, 2012 7:18 pm

A carne que damos aos nossos animais é própria para consumo humano e sujeita a controle sanitário.
Não sejam mais papistas que o papa!

O peixe por ex. também é muito parasitado ( e até o marisco) e no entanto não me parece que alguém hesite em comer sushi!
Petruska1
Membro Veterano
Registado: terça jul 17, 2012 2:42 pm

quinta ago 30, 2012 7:26 pm

sasquatch Escreveu:A carne que damos aos nossos animais é própria para consumo humano e sujeita a controle sanitário.

O peixe por ex. também é muito parasitado ( e até o marisco) e no entanto não me parece que alguém hesite em comer sushi!
:) Eu!
Eu não gosto!
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>A pra&ccedil;a p&uacute;blica est&aacute; cheia de moscas!</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
dare
Membro Veterano

quinta ago 30, 2012 7:27 pm

sasquatch Escreveu:A carne que damos aos nossos animais é própria para consumo humano e sujeita a controle sanitário.

Ninguem disse que nao era, apenas desmenti uma gralha que foi dita.

Sabes quais sao os cuidados que se tem com o peixe antes de ser sushi??
AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

quinta ago 30, 2012 7:31 pm

A maior parte do Sushi que se come em Portugal não é feito de forma correta. O verdadeiro sushi usado pelos grandes mestres até é ultracongelado e chega a ficar assim 3 anos.

Quanto á afirmação da Floripes, lamento informar, mas a verdade sobre parasitas acaba por ser muito diferente do que ela diz.Por isso é que sempre se disse que a carne deve ser bem cozinhada...Ninguém de controlo sanitario refere que se deve comer bife tártaro ou carne mal passada.

dare Escreveu:

Ninguem disse que nao era, apenas desmenti uma gralha que foi dita.

Sabes quais sao os cuidados que se tem com o peixe antes de ser sushi??
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

quinta ago 30, 2012 7:41 pm

O vet que cuida dos meus animais disse-me para lhes dar carne crúa sem congelar. Percebi que os ácidos do estômago deles "matam" as bactérias. Será que entendi mal? :roll:
AQuartelmar
Membro Veterano

quinta ago 30, 2012 7:54 pm

Joie2 Escreveu:O vet que cuida dos meus animais disse-me para lhes dar carne crúa sem congelar. Percebi que os ácidos do estômago deles "matam" as bactérias. Será que entendi mal? :roll:
È um bocadinho diferente das afirmações da floripes, certo ?
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quinta ago 30, 2012 7:54 pm

Os cães tem ácidos estomacais muito mais fortes que os nossos.
Além disso os meus pelo menos são desparasitados com regularidade.

Carne mal passada, bife tártaro ou carpaccio são pratos muito conhecidos em qualquer país.
AQuartelmar
Membro Veterano

quinta ago 30, 2012 8:09 pm

sasquatch Escreveu:Os cães tem ácidos estomacais muito mais fortes que os nossos.
Além disso os meus pelo menos são desparasitados com regularidade.

Carne mal passada, bife tártaro ou carpaccio são pratos muito conhecidos em qualquer país.
Mas as autoridades sanitárias não aconselham o seu consumo ;)
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

quinta ago 30, 2012 8:51 pm

Sim fteixeira, pelo menos a mim cortam-me na perfeição como pode ver nas fotos. O osso original era o triplo daquele.
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quinta ago 30, 2012 11:41 pm

fteixeira Escreveu:
ReginaVieira Escreveu:
fteixeira Escreveu:Ando bastante tentada em dar um osso cru desse género à Pandora mas tenho receio por ela ser tão pequena e o osso relativamente grande... Acham que é boa ideia?
Isso é fácil e resolve-se. Onde for comprar o osso peça para cortar.
Pedi do joelho, e quando o senhor me mostrou era enorme, por isso cortou-me. E ficou direitinho :)
Então vamos lá ver, peço um osso do joelho da vaca cortado. Certo? :)
Ando na mesma.
A Amy e a Pandora são as 2 muito mais pequenas que a Pucca. Na volta temos que pedir "uma lasquinha de 1 osso" de tão cortado que tem que ficar...

Tb li algures que alguns podem partir dentes... Deduzo que possa acontecer se o osso for desproporcionalmente maior, ainda assim menor que a gula deles! :D A amy não tem a dentuça do yuki e também fico na dúvida. Mas cão é cão, certo? Se calhar é só mariquice minha!
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

sexta ago 31, 2012 8:55 am

srYuki Escreveu:
fteixeira Escreveu:
ReginaVieira Escreveu:
fteixeira Escreveu:Ando bastante tentada em dar um osso cru desse género à Pandora mas tenho receio por ela ser tão pequena e o osso relativamente grande... Acham que é boa ideia?
Isso é fácil e resolve-se. Onde for comprar o osso peça para cortar.
Pedi do joelho, e quando o senhor me mostrou era enorme, por isso cortou-me. E ficou direitinho :)
Então vamos lá ver, peço um osso do joelho da vaca cortado. Certo? :)
Ando na mesma.
A Amy e a Pandora são as 2 muito mais pequenas que a Pucca. Na volta temos que pedir "uma lasquinha de 1 osso" de tão cortado que tem que ficar...

Tb li algures que alguns podem partir dentes... Deduzo que possa acontecer se o osso for desproporcionalmente maior, ainda assim menor que a gula deles! :D A amy não tem a dentuça do yuki e também fico na dúvida. Mas cão é cão, certo? Se calhar é só mariquice minha!
Ó Sryuki experimente lá 1º e depois diga-me como correu! :) Agora a sério, receios e tamanhos à parte, cão é cão e penso que não haverá problemas de maior... Além disso, pretendo vigiar esta "brincadeira", não só por receio mas também para não se ir lambuzar com o osso para onde não deve... :)
Responder

Voltar para “Cães”