cão para principiante

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta ago 30, 2012 8:07 pm

Miketica.Eu acho que não é uma boa ideia, aliás na minha modesta opinião, acho péssima ideia. Por stress,etc.
Não se deixem levar por romantismos.
Mas poderá levar um cão da associação a passear e levar o dela.
Depois do cão da associação extravasar um pouco cá fora, apresentá-lo ao outro em terreno neutro, com precauções devidas.

P.s.- Olhe, por exemplo, um Parson Terrier. É a antítese de um cão calmo...
mas permita-me o comentário, não me leve a mal.
...mas quem quer um cão calmo, pode ter um gato.
Última edição por botas96 em quinta ago 30, 2012 8:13 pm, editado 1 vez no total.
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

quinta ago 30, 2012 8:11 pm

Pois essa questão é outra... vai para uma associação ajudar (dar comida, lavar boxe's, tratar dos cães, etc) e ainda leva o seu cão? Normalmente os cães das associações precisam de muita atenção, o cão da sua amiga só vai atrapalhar. Mas esta é a minha opinião :)
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quinta ago 30, 2012 8:15 pm

Eu hesitaria muito em levar um animal meu para uma associação onde por vezes grassam doenças ou os animais chegam adoentados.

Ela é independente ou vive com os pais? É que nesse caso deveriam ser os pais a ter uma palavra a dizer. Já que são geralmente eles que limpam o que os cães sujam e pagam os estragos (e os cuidados veterinários e a alimentação).

Ele sabem da decisão da filha? Concordam?

Pessoalmente acho uma pena as pessoas não se lembrarem das nossas raças: os podengos pequenos de pêlo cerdoso são muito bons cães de companhia, vivos, espertos, o pêlo não dá trabalho e é uma raça saudável.
Convém não escolher uma linha de caça mas se optar por um criador a sério, ele terá isso em conta. Os podengos médios e grandes são definitivamente para caça, nãoa conselho como cão de companhia.

Cão de água: uma belissima escolha. Mas tem de estar pronto a ter trabalho com a pelagem e fazer exercício.

Um perdigueiro português, mas sempre escolhendo uma linha que não seja de caça. São dóceis, meigos e uma boa companhia para correr.

Sendo ela principiante, não vou sugerir os pesos pesados das nossas raças, que são regra geral dominantes.

Como já me enjoa tanta raça estrangeira, fico-me por aqui.

Não compre em lojas ou anúncios olx. Vá a um criador de confiança e coloque todas as dúvidas. Eu sugiro consultar o calendário de exposições e falar com criadores.
Rozza
Membro
Registado: quarta ago 22, 2012 11:03 am
Nikita
Yoshi

quinta ago 30, 2012 8:15 pm

miketica Escreveu: Acabei de lhe ligar a fazer essas perguntas e as respostas foram:

Ela vive com os pais logo o tempo que ela não está em casa o cão está com os pais, ela trabalha das 9h às 18h e aos sábados e domingos vai ajudar numa associação.

Ela quer um cão calmo.

Ela também me disse que gostaria de poder levar o cão para a associação para ele brincar com os outros cães.
Será boa ideia?
Se ela vai para uma associação ajudar que esqueça a ideia de um cão de raça... Vai-se apaixonar num instante por um rafeirinho, e só vai lamentar não poder levar mais...
<p class="fr0">O homem implora a miseric&oacute;rdia de Deus mas n&atilde;o tem piedade dos animais, para os quais ele &eacute; um deus. Os animais que sacrificais j&aacute; vos deram o doce tributo de seu leite, a maciez de sua l&atilde; e depositaram confian&ccedil;a nas m&atilde;os criminosas que os degolam. Ningu&eacute;m purifica seu esp&iacute;rito com sangue. Na inocente cabe&ccedil;a do animal n&atilde;o &eacute; poss&iacute;vel colocar o peso de um fio de cabelo das maldades e erros pelos quais cada um ter&aacute; de responder. <strong>Buda</strong></p>
jPrudencio
Membro
Registado: domingo mar 11, 2012 9:08 pm
Localização: 3 cães: 1 epagneul breton, 1 setter inglês e 1 cão de água português

quinta ago 30, 2012 8:17 pm

Porque é que não se deve escolher uma linha de caça?
Nessas linhas é que residem as verdadeiras caracteristicas da raça, não é nas linhas de beleza.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quinta ago 30, 2012 8:23 pm

Porque são animais demasiado irrequietos e que vão ser dificies de treinar numa função diferente daquela para a qual foram apurados.
Ao mínimo cheiro interessante disparam a correr sem querer saber do dono e são muito fugitivos.
Tornam-se perigosos para outros animais domésticos e é uma complicação desabituá-los disso.

Um bom criador sabe muito bem qual a linha que cria: se de caça, se de companhia.

Se não se é caçador, duvido que se consiga ter em casa um podengo de caça, dos médios. Além de que são cães de matilha.

Conheço quem tenha perdigueiros lindíssimos, que não são aptos para a caça e são lindos, fieis e meigos.
botas96
Membro Veterano

quinta ago 30, 2012 8:26 pm

jPrudencio, no meu humilde entender...
Porque, geralmente os cães de linha de trabalho são muito mais energéticos, pode ser um desperdício, principalmente para o animal, se o dono for uma pessoa que não tenha o "hobby" para qual o cão está vocacionado.
Nas linhas de beleza, geralmente o cão não é tão energético, ou não tem os instintos tão apurados, ou ambos e então sendo assim, o "casamento" pode resultar melhor e serem todos felizes para sempre até que a morte os separem.
jPrudencio
Membro
Localização: 3 cães: 1 epagneul breton, 1 setter inglês e 1 cão de água português

quinta ago 30, 2012 8:29 pm

Não concordo muito com isso, conheço caçadores que tem bracos alemaes e bretons, alguns inclusive cães de provas a viver em apartamentos, e são cães muito equilibrados.
O essencial é dar-lhes exercicio e estimulos mentais.
Isto é a minha opimião eu era incapaz de ter um cão que não fosse de uma linha de trabalho, porque é ai que estão as verdadeiras caracteristicas das raças.
botas96
Membro Veterano

quinta ago 30, 2012 8:32 pm

Tudo em, jPrudencio.
Mas disse tudo, caçadores.
Apesar de viverem em apartamentos, vão espairecer nem que seja ao fim de semana.
Muito diferente, de um cão de trabalho que nunca chega a ser empregado.
Isto é, na minha humilde perspectiva
jPrudencio
Membro

quinta ago 30, 2012 8:40 pm

Percebo o que quer dizer botas96, mas também não percebo qual o interesse de ter um cão para o ter fechado em casa sem fazer nada com ele.

Por exemplo se eu tivesse um cão de uma raça de caça por exemplo que não trabalha-se dava em maluco
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

quinta ago 30, 2012 8:40 pm

Os podengos pequenos sao MARAVILHOSOS!!!
;-)
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa s&atilde;o os animais...
Bugoide
Membro Veterano
Registado: quinta mai 10, 2007 11:04 am

quinta ago 30, 2012 8:54 pm

sasquatch Escreveu:Terriers para principiantes? :lol: :lol:
Ironicamente o meu primeiro cão foi um terrier 8)
There are no dangerous dogs until man "makes" them so.
Bugoide
Membro Veterano
Registado: quinta mai 10, 2007 11:04 am

quinta ago 30, 2012 9:01 pm

Assim derrepente.. surge-me as duas raças com que convivo o meu dia a dia. O Pug e o Labrador Retriever.
Contudo apostava mais no 1º pois é mais sossegado e menos destruidor do que a 2ª opção.. isto no meu caso! :lol:

Os Pug's são fáceis de treinar, adaptam-se a qualquer estilo de vida, não precisam de MUITO exercício, mas precisam de passeios regulares claro... não é um cão que visualmente agrade a todos... é um "love ir or hate it".
Eu neste momento... I'm lovin'it 8)

Os labruscas são cães muito energéticos, super inteligentes, adoram nos agradar... também se moldam a vários estilos de vida mas precisar de muito desgaste de energia ou se não vingam-se na mobília e restante casa...

Por fim, se não souber mesmo que escolher pode sempre optar, como já aconselharam, um rafeirinho. É uma "Pandora's Box", nunca sabemos o que nos poderá calhar ao certo, mas tenho uma e adoooro-a! Moldou-se perfeitamente a mim.

Boa sorte! :wink:
There are no dangerous dogs until man "makes" them so.
botas96
Membro Veterano

quinta ago 30, 2012 10:33 pm

jprudencio escreveu...

"Percebo o que quer dizer botas96, mas também não percebo qual o interesse de ter um cão para o ter fechado em casa sem fazer nada com ele.

Por exemplo se eu tivesse um cão de uma raça de caça por exemplo que não trabalha-se dava em maluco".

Exactamente.
Mas tudo depende da disposição e vontade do dono, que mesmo não sendo a ideal, pode ficar muito perto disso com a aquisição de uma linha de beleza.
Pior são aquelas raças que são só linha de trabalho (isto é, para quem seja um "comum mortal")
jPrudencio
Membro

quinta ago 30, 2012 10:43 pm

botas96 Escreveu: Pior são aquelas raças que são só linha de trabalho (isto é, para quem seja um "comum mortal")
Por mim podiam ser todas assim.

E mesmo que não sejam linhas de trabalho, na minha opinião todos os cães deviam fazer alguma coisa, e não apenas ser pets.
E em relação ás linhas de trabalho, nesse aspecto tenho pena de viver em Portugal.
Não existem muitas raças em Portugal com boas linhas de trabalho.
Eu por exemplo adorava trabalhar um cocker ou um springer spaniel, mas para isso tinha de ir buscalo a italia ou a inglaterra, porque em Portugal não existem.
Responder

Voltar para “Cães”