golden retriever ou retriever do lavrador?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo ago 22, 2004 6:04 am

SeaLords Escreveu: Pedra, casadoscaes, casadofarol, casadotrevo, Vasco, yakov, também pagam à posteriori? E a que propósito?
Falo por mim, e é assim ou pagas ou não há registos para ninguém, mas também nunca experimentei pedir fiado.
Exposições, uma vez o clube decidiu inscrever uma cadela minha, que eu não tinha inscrito, e veio mais tarde pedir-me o dinheiro (de uma exposição) por carta, dizendo que enquanto não pagasse não poderia inscrever mais cães em exposições. Foi uma exposição e na altura deveria ser uns miseros 15 ou 20 euros, sei lá...
Mas isso sou eu, que não sou pessoa importante, penso que aos importantes se calhar eles deixam ficar a dever. ;)

Isabel
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo ago 22, 2004 9:12 am

Pedra Escreveu: Mas isso sou eu, que não sou pessoa importante, penso que aos importantes se calhar eles deixam ficar a dever. ;)

Isabel
Se assim for, também quero! ;)
Como é que a gente fica "importante" :?: :o
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

domingo ago 22, 2004 9:58 am

maktub Escreveu:
maktub Escreveu:Quanto mais alto, menos gravidade.
Daí a justificação para ter as suas ideias um bocadinho a boiar e pouco agarradas à realidade
Nelson, eu não preciso pensar muito, nem consultar livro nenhum.
Mas posso explicar-lhe:

Gravidade consiste na força que as particulas têm para atrair ou repelir para si as particulas que andam à sua volta. Depende da sua massa, neste caso a Terra.
É medida em relação ao centro da massa, neste caso em relação ao centro da Terra.
No local onde estou, tenho uma força a actuar sobre mim.
Se eu me elevar agora a uma altura de 300 metros, tenho uma força gravitica a aturar sobre mim que empurra na vertical e no sentido de cima para baixo. menor que a primeira.
Se me elevasse a altura de 1000 metros, menor seria a força.

Ou seja, a 300 metros menor é a força que o empurra para baixo(relativamente aos 0 metros). E por consequencia, tudo o que está agarrado a si, como os seus neurónios.
nelsonk Escreveu:diga-me lá se ñ há algo de errado naquilo que acabou de dizer !

mas por favor pense bem ñ volte a dar outro tiro no pé , é que você já me começa a suscitar pena e eu detesto ter pena de quem for !

mas olhe se ñ tiver a certeza agarre-se aos seus livros de geologia e de fisica antes de voltar a dar outra calinada que se me conseguir provar que sou eu que estou enganado terei muito prazer em pedir-lhe desculpa !
Ficarei à espera Nelson!
Meu caro amigo como eu sou um mero agricultor que aqui anda só para mandar umas bocas ñ tenho pretensões de saber mais sobre leis da gravidade do que vossa excelencia .
mas de qualquer forma ñ venho da lourinhã e olhe que neste momento estou a pensar se você ñ é uma loira disfarçada :
mas olhe esta discussão dempre me obrigou a acordar alguns professores de fisica e a fazer uma pequena pesquisa que era aquilo que você devia ter feito antes fe mandar bitaites !

mas vejamos :

1º quando lhe digo que moro a 300 metros de altitude você deve partir do principio que a minha casa é um balão ( o que ñ é o caso , é mesmo de granito e está assente em cima de granito )

2º segundo a lei de newton quanto mais próximo do centro da terra menor a gravidade exercida sobre os corpos isto partindo do principio que estamos com os pés assentes em cima da terra e ñ num avião ( ou seja junto ao nucleo teoricamente a gravidade é zero )!

3º tem uma boa maneira de confirmar isso meu caro com a força gravitacional da lua que é seis vezes menor que a da terra pelo simples facto que a lua tb é menor do que a terra ;)

4º tinha outra maneira de confirmar o que lhe digo pelo simples facto que qualquer atleta faz treinos em altitude por duas razões , pela menor concentração de oxigénio e exactamente pela força gravitacional ser maior exactamente derivado ao facto da distancia ao centro da terra ser maior

e neste momento estou a pensar " pk carga de água é que eu perco tempo com este individuo ? "

e a resposta é simples pk já tinha pena dos seus pobres conhecimentos de canicultura e começo tb a ter dos de fisica

NELSON

p.s.

Uma força de mesma intensidade seria exercida sobre a Terra pelo corpo. Para pontos interiores à Terra, estes resultados têm que ser modificados. Se fosse possível cavar um buraco no centro da Terra e medir a força da gravidade sobre um corpo, a várias distâncias do centro, se encontraria a força decresce quando se aproxima do centro. É fácil ver por que deveria ser assim; à medida que o corpo desce ao interior da Terra (ou outro corpo esférico), parte da massa da Terra estará do lado oposto ao seu centro e puxa o corpo na direção oposta. Exatamente no centro da Terra, a força gravitacional sobre o corpo, é nula!

FONTE : CIENCIA ON LINE

TÁ A VER Ñ CUSTA NADA mas se for preciso tenho todo o prazer em enviar-lhe o esquema da calculadora de kepler

um bem haja para si
noInfo
Membro Veterano
Registado: segunda mai 24, 2004 11:36 pm

domingo ago 22, 2004 10:21 am

:lol: Nelson

mas nem comento...ja prometi a mim mesmo que da minha parte iria parar!
Nelson vá lá consentre-se! voçe é forte! contenha-se e não bata lhe "bata" mais :lol:
maktub
Membro
Registado: quinta ago 12, 2004 5:01 pm

domingo ago 22, 2004 10:38 am

Nelson, eu não era para responder mais neste tópico, mas tenho pena de algumas pessoas que leiam, e ainda fiquem com uma visão errada da gravidade!

Ao contrário de si, eu não tenho como prioridade ridicularizar as pessoas.
Em tudo o que você disse, o que é demonstrou que a minha teoria estava errada? acha que as coisas que tirou da cinecia na net é novo para mim?

O que eu lhe disse foi:
"no ponto onde estou, tenho uma força gravitica sobre mim! (não tenho só esta, tenho tb a força centripta devido à translação da Terra etc etc...)
Se eu me elevar deste ponto a uma altura de 300 metros tenho uma força menor, e se me alevar a uma altura de 25000 metros menor ainda"

Se conseguir provar que a frase de cima está errada, eu dou-lhe um biscoito! (de cão porque não tenho cá outros :) )

Voce pode vir agora com casas de granito.. e atletas, etc etc...
Para mim você disse que está 300 metros acima de mim, e estou a imaginá-lo numa nuvem e até com uma auréola na cabeça, de tão perfeito que deve ser, já que para me chamar burro, inculto, blablablabla, só pode mesmo ser muito perfeito.

Eu não estudei só fisica porque tive de estudar. Eu estudei fisica gosto de fisica, e não preciso de ir ver sites nenhuns.
A teoria que puxou da net, não contradiz o que eu disse.

Mas olhe nelson, chame-me lá os nomes que chama, fique lá contente com isso, que se isso for necessário para terminar o baixo nivel eu fico-lhe agradecido.
Você ataca por baixo, e isso não tem a ver com altura, tem a ver com os argumentos!

Bom fim de semana!
nelsonk
Membro Veterano

domingo ago 22, 2004 10:58 am

maktub Escreveu: Nelson, eu não era para responder mais neste tópico, mas tenho pena de algumas pessoas que leiam, e ainda fiquem com uma visão errada da gravidade!

Ao contrário de si, eu não tenho como prioridade ridicularizar as pessoas.
Em tudo o que você disse, o que é demonstrou que a minha teoria estava errada? acha que as coisas que tirou da cinecia na net é novo para mim?

O que eu lhe disse foi:
"no ponto onde estou, tenho uma força gravitica sobre mim! (não tenho só esta, tenho tb a força centripta devido à translação da Terra etc etc...)
Se eu me elevar deste ponto a uma altura de 300 metros tenho uma força menor, e se me alevar a uma altura de 25000 metros menor ainda"

Se conseguir provar que a frase de cima está errada, eu dou-lhe um biscoito! (de cão porque não tenho cá outros :) )

Voce pode vir agora com casas de granito.. e atletas, etc etc...
Para mim você disse que está 300 metros acima de mim, e estou a imaginá-lo numa nuvem e até com uma auréola na cabeça, de tão perfeito que deve ser, já que para me chamar burro, inculto, blablablabla, só pode mesmo ser muito perfeito.

Eu não estudei só fisica porque tive de estudar. Eu estudei fisica gosto de fisica, e não preciso de ir ver sites nenhuns.
A teoria que puxou da net, não contradiz o que eu disse.

Mas olhe nelson, chame-me lá os nomes que chama, fique lá contente com isso, que se isso for necessário para terminar o baixo nivel eu fico-lhe agradecido.
Você ataca por baixo, e isso não tem a ver com altura, tem a ver com os argumentos!

Bom fim de semana!

E se você voltar a ler aquilo que escrevi eu disse-lhe claramente que ñ morava num balão só assim se percebia a confusão que fez logo é você que deve andar nas nuvens meu amigo !

alem disso eu ñ ataco por baixo nem por cima pk simplesmente ñ ataco !

mas tem razão isto já vai longo e estar a responder-lhe é dar-lhe demasiada importancia , coisa que você para mim ñ tem !

assim está escrito

Nelson

mais uma vez um bem haja só é pena continuar sem perceber qual a raça que você cria , isto é se você na realidade cria algo !
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

domingo ago 22, 2004 5:10 pm

Maktub,
Só para esclarecer:
1) não vendo ração
2) Tive o cuidado de dizer que 20 euros pode não ser muito para quem tem de pagar as despesas todas
3) nunca me ouviu gabar os cães que crio ou deixo de criar
4) Quem é que lhe disse que eu não apresentei queixa no CPC?

Devo também dizer-lhe que uma pessoa pode ser identificada pelo que diz e pelo que não diz. A única questão pertinente para rebater a minha versão não foi posta, o que significa que conhece a resposta e não dá jeito fazê-la.

Sealords, também tenho que pagar antes de receber os documentos :evil: :cry: :cry: :cry:
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo ago 22, 2004 7:31 pm

Bem...parece-me que o problema aqui é que há pessoas que acham que já que se tem de criar cães, quanto mais não seja para perpetuar as raças, também têm direito a uma fatia do Bolo. Se pelo caminho, no meio dos charutos, aparecer uma coisinha boa...olha...optimo!!
Isto é contra os meus principios e NUNCA compraria cães a pessoas assim. Para mim, criar cães não é um negócio! Podem vender-se, mas a actividade comercial não deve ser o "motor" da nossa motivação.

Agora esta frase....
Pois a mim, ao contrário do que a searlods diz, não é só as mães que lhe comunicam, aliás, pelo que ela diz, deve fazer as coisas tão bem, que nem deve desparasitar os cachorros porque os seus cachorrinhos não devem ter nenhuns parasitas!!
Caro Maktub,
O mal da net é que muitas vezes não conseguimos saber com quem estamos a falar. Depois, podemos estar a dar valor a uma opiniao de uma criança que até leu umas coisas na net por pensarmos que é alguém em quem confirar, ou estar a desvalorizar a opinião de alguém que sabe bem do que está a falar por pensarmos que possa ser mais um 'xico esperto' dos que para aqui abundam.
Um conselho: Não entre em confronto de 'saberes' com a Sealords a não ser que saiba MUITO bem do que está a falar ou seja você mesmo alguém com formação e conhecimentos vastos na área de veterinária e cinofilia em geral ;)

Quanto à historia da Susana, acho que é um risco de quem aceita cães dados e nas condições propostas. Tal como já disse, este é um tipo de "acordo" no qual eu nunca entraria. Na altura, se visse que a cadela estava naquela situação, seria ainda mais uma razão para pensar em não levar o acordo adiante. Neste momento, se eu fosse à Susana, o que procuraria fazer era libertar-me do "acordo" de alguma forma possível.
Não nos compete dizer se o acordo foi vantajoso ou desvantajoso, justo ou injusto, abusivo ou não abusivo, porque isso só as partes envolvidas o podem dizer. Na altura o acordo foi DAR a cadela e, em TROCA, COMPRAR ração por determinado período. Se para além de DAR a cadela, foi referido que seria dado um bom exemplar, se quaisquer tipo de problemas, então a Susana no momento em que verificou que não era assim deveria ter-se sentido lesada, e com legitimidade para dissolver o acordo. Entregava a cadela e acabava-se o acordo, ou então pedia outra com saúde e o acordo mantinha-se. Se não dissolveu o acordo, manteve a cadela em sua posse e continuou a comprar a ração, então deu como válido o acordo e continuou aceitá-lo como tal! Nesta base....é dificil fazer valer eventuais direitos ;) .

Cumprimentos a todos
Paulo C.

P.S. - Este tópico está interessante....agora até se aprendem coisas sobre gravidade!!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo ago 22, 2004 7:53 pm

O meu propósito ao intervir neste tópico foi, sobretudo, o de alertar as pessoas.
Como diz um amigo meu "em Portugal as pessoas têm a mania que o Pai Natal existe".

Isto é, tem a mania de que conseguem por meio tostão aquela viagem aos trópicos, que podem adquirir um Rolls-Royce nas rifas dos bombeiros, que existem oportunidades de não pagar e obter o melhor ali à beira da estrada.

Pois é, a realidade não é assim.
A realidade é que tudo se paga.
E ás vezes, paga-se mais do que se deseja.

A viagem aos trópicos acabou num hotel de 3ª categoria ?
O Rolls-Royce afinal era um brinquedo ?
Aquela barateza afinal resultou em desilusão com custos extra à mistura ?

Já o povo diz "quando a esmola é grande o pobre desconfia".
Ou devia desconfiar se tivesse juízo na cabeça.
maktub
Membro
Registado: quinta ago 12, 2004 5:01 pm

domingo ago 22, 2004 8:35 pm

casadofarol Escreveu: Maktub,
Só para esclarecer:
1) não vendo ração
2) Tive o cuidado de dizer que 20 euros pode não ser muito para quem tem de pagar as despesas todas
3) nunca me ouviu gabar os cães que crio ou deixo de criar
4) Quem é que lhe disse que eu não apresentei queixa no CPC?

Devo também dizer-lhe que uma pessoa pode ser identificada pelo que diz e pelo que não diz. A única questão pertinente para rebater a minha versão não foi posta, o que significa que conhece a resposta e não dá jeito fazê-la.
...
1) Não sabia que não vendia ração, nesse caso as minhas desculpas, como li da sua parte que já tinha trabalhado com 3 rações, pensei que fossem para venda. Afinal são para consumo. Foi má interpretação minha.

2) Todos sabemos do poste anterior da golden que ela não tem loja. E você colocou 2 hipoteses, se tem loja, não ganha bem os 20 euros, mas se vender por fora... ganha os 20€. E conclui que a shiva já estava a dar 240 euros de lucro à golden. Como tudo isso foi dito aos foristas (se fosse para dizer à golden_ tinha sido feito pessoalmente) eu como forista não papei isso! Por mim, uma cadela, a parir das 6 semanas, se comer 9 sacos durante um ano é o mais aceitável, mas não vou discutir isso.

3) não percebi esse ponto. Eu acusei-a de gabar os seus cães?? Se calhar posso ter dito alguma coisa, mas não me estou mesmo a recordar. Nem sequer sei os cães que cria. Não sou daqueles que anda a fazer pesquisas dos posts de à um ano atrás para depois vir aqui atirar á cara.

4) Se apresentou queixa AINDA BEM, se tem lido os meus posts com atenção, é por isso que eu me tenho batido, POR FAVOR, PROVEM AQUILO QUE DISSEM, SENÃO FICA AQUI UM "DIZ QUE DISSE..." E PARA QUEM ESTÁ DE FORA, É MUITO DIFICIL ACREDITAR"

Eu volto a dizer, por muito que estejam fartos de me ouvir, a razão pela qual eu escrevi, foi a seguinte:
Somos todos foristas aqui, e este assunto, não foi entre as queixosas e a golden_. Se assim fosse, a golden_ deu os contactos, e descutíam elas o problema (como eu acho que deveria ser)
Só que o que aqui se passou, foi que me tentaram (a mim e a toda a gente que aqui lê) dar uma imagem da golden_ com argumentos que para mim não encaixam. E pelos quais eu gostaria de obter alguma veracidade.

Estarei errado? Vocês papam logo tudo o que vos dizem?
PauloC Escreveu: Bem...parece-me que o problema aqui é que há pessoas que acham que já que se tem de criar cães, quanto mais não seja para perpetuar as raças, também têm direito a uma fatia do Bolo. Se pelo caminho, no meio dos charutos, aparecer uma coisinha boa...olha...optimo!!
Paulo, estás a ver? estás a fazer uma interpretação errada do que eu disse.
Eu discuti contigo, sobre a qualidade de cães menos belos que saiem de uma ninhada de pais "perfeitos" versus a qualidade de bons cachorros que saiem de uma ninhada de uma mãe apelidade de "charuto" para muita gente!

Só isto!
Porque é que estás a deduzir que eu tenho charutos e se aparecer alguma coisa boa... optimo!
pauloC Escreveu:Caro Maktub,
O mal da net é que muitas vezes não conseguimos saber com quem estamos a falar. Depois, podemos estar a dar valor a uma opiniao de uma criança que até leu umas coisas na net por pensarmos que é alguém em quem confirar, ou estar a desvalorizar a opinião de alguém que sabe bem do que está a falar por pensarmos que possa ser mais um 'xico esperto' dos que para aqui abundam.
Paulo, o que é eu sei de ti?
Sei que tens paulo no nick, e sem que tens a foto de um rotweiller no avatar, sei que gostas de apurar a raça, e para ti, criação devia ser elite.
Pareces uma pessoa inteligente (embora estejas a fazer um juízo errado àquilo que disse)

Ou seja, da tua identidade nada sei, mas sei o suficiente para se houver motivo de discussão, ficar uma noite ou 2, ou 3, a falar de cães.

Que queres que te diga? por não saberes a minha identidade vens derrubar-nme? chamar-de de possivel puto, que não entendo nada disto?
Não achas que isso é um problema mais teu que meu?

Eu não sou de espiar. Eu nem sei a raça que a Sealords cria nem o nelson! E o nelson está farto de me perguntar aqui qual é a raça que não é carne nem peixe que eu crio, e com focinho do qual levou uma tabuada... Então já está respondido! Ou não? Porque é que está tudo tão interessado na minha pessoa se eu não estou nem aí para o que as pessoas criam (porque não é disso que se está a falar)
Dou muito valor à educação.
PauloC Escreveu:Um conselho: Não entre em confronto de 'saberes' com a Sealords a não ser que saiba MUITO bem do que está a falar ou seja você mesmo alguém com formação e conhecimentos vastos na área de veterinária e cinofilia em geral
Paulo, não entrei em confronto.
Voltando à minha ideia base, andaram-me aqui a contar uma história que é verdade ou é mentira. A Sealords leu o mesmo que eu, e disse "A anita deu um cão cheio de parasitas" Achei de uma arrogancia gratuita muita grande para alguém que nunca o foi aqui (golden_)
Para mim isso não colou muito bem, que queres que faça?

Supõe tu que eu ficava com um bébé(cão) teu, que tinha sido desparasitado à 10 dias. Hoje levava-o para casa e daqui a 10, ou 20 dias desprasitava-o eu, e como tinha em casa mais um cão, etc etc no dia a seguir a ter dado o desparasitante, via parasitas. Ficava-me bem vir aqui armar pé de vento e depois alguém dizer "O pauloC vendeu/deu um cachorro cheio de parasitas"

Se tem largos conhecimentos na area não fala assim.
E mais, por muitos conhecimentos que se tenham, ninguém é detentor do saber. Prezo muito a humildade!
PauloC Escreveu:Quanto à historia da Susana...
Concordo 100% contigo!

PauloC Escreveu:Este tópico está interessante....agora até se aprendem coisas sobre gravidade!!
:lol: O saber não ocupa lugar

P.S.
Eu honestamente não era para falar aqui, só que houve alguém que me deu umas respostas que eu pedi. E por uma questão de respeito, respondi.
A outra causa foi por falar de um assunto de IDENTIDADE, assunto pelo qual eu tenho andado a fazer uma luta muito grande e é uma causa que eu acho que vale a pena falar.
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

domingo ago 22, 2004 10:01 pm

PauloC Escreveu:

P.S. - Este tópico está interessante....agora até se aprendem coisas sobre gravidade!!
pois, mas é mais fácil de fixar aquela: não se deve cuspir para o ar
nelsonk
Membro Veterano

domingo ago 22, 2004 10:02 pm

pois ñ sabe mas fica a saber maktub !
nada , 0 , niente !
sou um mero agricultor mas ñ faço produção animal seja ela qual for !

e por uma simples razão ñ tenho conhecimentos cientificos para tal !
quando quero um cão compro um sempre evito problemas de parto ás minhas cadelas !
a unica diferença é que gosto de ter bons exemplares das minhas raças de eleição e para tal ñ me importo com o dinheiro que tenha que gastar !

espero que o tenha esclarecido !

bem haja

Nelson
yakov
Membro Veterano

segunda ago 23, 2004 8:42 am

[quote=SeaLords]
Desculpem estas brincadeiras com o nelsonK, mas de facto gostava de saber a resposta à minha pergunta anterior. Eu quando vou ao CPC, para fazer seja o que for, pago na hora (ai de mim se não o fizer ...). Há gente que usa os serviços e fica a dever, é? Pedra, casadoscaes, casadofarol, casadotrevo, Vasco, yakov, também pagam à posteriori? E a que propósito?
[/quote]

Isabel, eu pago tudo na hora, excepto as inscrições para as Exposições que são enviadas por fax, e depois vou lá pagar (mas sempre muito antes da Exposição)
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda ago 23, 2004 9:04 am

Só isto!
Porque é que estás a deduzir que eu tenho charutos e se aparecer alguma coisa boa... optimo!
A minha afirmação não se destinava ao Maktub! Até porque não sei nada sobre a qualidade dos cães que cria! Esperava que a carapuça tivesse servido a outros!

Antes de mais, embora eu já o tenha repetido um milhão de vezes, devo dizer que EU NÃO CRIO, NEM VENDO, CÃES!
Quando escrevi acerca de não sabermos com quem estamos a falar sobre cães na net não foi por minha causa, porque eu sou um mero curioso que gosta de ler umas coisas e falar sobre o assunto. Mas no meio dos 'curiosos', dos 'putos sem aulas', dos 'defensores das causas perdidas', dos 'clones vingativos' e dos 'detentores da verdade suprema', há por aqui umas pessoas que até percebem bastante do tema. Há quem tenha largos anos de experiência de criação ( boa criação com um 'C' bem grandalhão), há quem tenha formação académica e larga experiência em veterinária, etc. É pena que estas coisas não saltem logo à vista de quem chega de novo, mas quem anda por aqui há uns anos tem obrigação de já conhecer estas pessoas ;)
Foi neste sentido que o 'alertei' para que tivesse mais calma e tentásse digerir melhor as intervenções da Sealords.

Cumprimentos
Paulo C.
MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

segunda ago 23, 2004 10:25 am

Uma vez que este tópico já vai longo, e com muita conversa que não interessa de todo, tenciono apenas deixar aqui o meu testemunho no que respeita à questão da situação da Shiva, a Golden comprada pela Susana. Trata-se de factos!

- a cadela saiu da criadora às 6 semanas
- a cadela pesava cerca de 3 kg (não chegava) a essa idade
- a cadela estava parasitada
- a cadela defecava fezes com sangue
- a cadela não comia a ração que a Susana comprou à criadora
- a Susana fartou-se de ir ao Vet para solucionar esta situação
- a Susana queixou-se várias vezes e pediu apoio à criadora
- hoje a Shiva está de boa saúde

Cumps
Responder

Voltar para “Cães”