Bem...aquilo não foi bem uma luta, foi mais legitima defesa....mas tudo acabou bem pois o proprietario do rott não tinha seguro do cão e temendo as consequencias desistiu. Entretanto fiquei contente pois encontrei o dito rott e constatei que se encontra a recuperar bem, é um animal muito bonito....pena é a cicatriz no pescoço que devia estar antes no dono!Odemirense Escreveu: Jà agora queria perguntar ao Dogo, como ficou o caso do Simão e do rott com quem ele lutou?
Dogo argentino
Moderador: mcerqueira
baggio - Bem, não leve a mal ao senhor Tavares, quer me parecer que quando ele mencionou "ataque", estava a pensar em algumas miudas que le vê na 24 de Julho, quando sai da disco já noite dentro, aquilo é cada "ataque" que mais parece um bombardiamento no Iraque.
Eu essa de ele mencionar o Doberman nem me lembro, mas enfim, o homem mal teve tempo de ler os apontamentos e começou a disparar em todas as direcções, não fosse o inimigo saltar de um qualquer flanco.
Odemirense - Bem, os Dogos já existem em Portugal faz uns bons anos, pelo menos pela mão de particulares que possuem um exemplar, agora a nivel de criadores será certamenet mais recente, ainda que a meu ver não muito.

Eu essa de ele mencionar o Doberman nem me lembro, mas enfim, o homem mal teve tempo de ler os apontamentos e começou a disparar em todas as direcções, não fosse o inimigo saltar de um qualquer flanco.
Odemirense - Bem, os Dogos já existem em Portugal faz uns bons anos, pelo menos pela mão de particulares que possuem um exemplar, agora a nivel de criadores será certamenet mais recente, ainda que a meu ver não muito.

Perdoem a minha ignorância mas, já q estamos numa de belos esclarecimentos sobre caça, gostava de saber qual a importãncia do branco dos Dogos Argentinos no seu sucesso na caça.
Do pouco q falei com quem caça com Dogos Argentinos não se pense q é pegar num Dogo e levá-lo para a caça q ele traz logo um Javali. É preciso trabalhar o cão para isso de modo a evitar o q alguem já falou de eles lutarem entre si.
Do pouco q falei com quem caça com Dogos Argentinos não se pense q é pegar num Dogo e levá-lo para a caça q ele traz logo um Javali. É preciso trabalhar o cão para isso de modo a evitar o q alguem já falou de eles lutarem entre si.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm
A "Tomi" tem razão quando fala das touradas e outros espectáculos gratuitos cujo único objectivo é, mesmo, entreter. Uma coisa é caçar para conseguir a carne; é mais justo com cães do que com armadilhas (que ficam por aí espalhadas e não apanham só o animal a caçar...
...digo isto porque o meu cão já ficou preso numa armadilha para javalis...
) ou armas de fogo (se bem que estas acabem por ser necessárias para protecção). É um "regresso ás origens", em que se caça para comer e aproveitar a caça para fins úteis...não para as embalsamar e pendurar no escritório como troféu...ou só pelo gozo de perseguir os bichos...

Bem, para evitar lutas entre os Dogos, na base está sempre uma boa sociabilização, para que o animal aprenda a viver em sociedade, quer com humanos quer com outros canitos.
Depois na verdade lutas entre eles, pequenas pelo menos sempre existem, é normal, pois existe um macho Alfa e de quando em vez, algum outros macho coloca a liderança deste em causa.
Depois na verdade lutas entre eles, pequenas pelo menos sempre existem, é normal, pois existe um macho Alfa e de quando em vez, algum outros macho coloca a liderança deste em causa.

Bem, para evitar lutas entre os Dogos, na base está sempre uma boa sociabilização, para que o animal aprenda a viver em sociedade, quer com humanos quer com outros canitos.

Francisco desculpe, por não concordar com o que escreveu, mas a minha experiencia junto de matilheiros que cederam à tentação de utilizar os Dogos ensinou-me o contrário.FBC Escreveu:Aqui não concordo, o Dogo, tal como o Alano têm dois tipos de funções: uma é a caça de javalis à faca, outra é o apoio aos cães de levante e corso (geralmente podengos) nos agarres que ocorrem nas montarias. Os cães de agarre não são, nem nunca devem ser o essencial na matilha, apenas servem como cães de recurso durante os agarres. Numa matilha contituida por cães médios (podengos cruzados com mastins ou Dogos) os Dogos podem ser dispensaveis mas numa matilha de podengos é essencial ter alguns verdadeiros cães de presa, mas não muitos.Desistiram e bem porque efectivamente o DOGO não é um cão se se possa adaptar a batidas. Sendo um cão de presa e um ponteiro, faz todo o sentido ser ele a rematar com a ajuda do matilheiro, o porco.
O dogo não é um punteiro, geralmente caça entre os punteiros e o matilheiro, mas é muito rapido e agil, o que faz com que chegue rápido aos agarres e salve muitos podengos. A outra grande vantagem do dogo é ser branco.
Em espanha usam-se para cães de agarre alanos, dogos ou mastins ligeiros e tambem se usam muito as matilhas constituidas só por cães intermedios (podengos cruzados), mas neste caso os cruzamentos são podengo com mastim (conhecidos por Valduezas) ou podengos com dogo e não podengo com alano, pois os espanhois são muito adeptos dos cães brancos, razão pela qual não usam muito o alano para cruzamentos.
Concluindo tanto o dogo como o alano são cães de caça à faca por natureza, mas dão optimos resultados nas montarias desde que em pequeno numero.
Quanto aos cães de raças portuguesas que se usam nas montarias, principalmente rafeiros alantejanos e filas de são miguel e por vezes um ou outro serra ou castro laboreiro, também são bons cães para dar apoio nos agarres tanto puros como cruzados com podengos, mas se for para caçar javalis à faca (como na argentina), já não são muito bons porque não são cães de presa puros
Devido à sua caracteristica unica de aventador, herdado do Pointer, são os primeiros a chegar.
Como já referi os meus comentários são feitos com base em conversas com matilheiros, nunca tive o previlegio de ver uma matilha com Dogos caçar.
Cumprimentos
Tiago
A forma é a imagem plástica da função
Boa Tarde,FBC Escreveu:Aqui não concordo, o Dogo, tal como o Alano têm dois tipos de funções: uma é a caça de javalis à faca, outra é o apoio aos cães de levante e corso (geralmente podengos) nos agarres que ocorrem nas montarias. Os cães de agarre não são, nem nunca devem ser o essencial na matilha, apenas servem como cães de recurso durante os agarres. Numa matilha contituida por cães médios (podengos cruzados com mastins ou Dogos) os Dogos podem ser dispensaveis mas numa matilha de podengos é essencial ter alguns verdadeiros cães de presa, mas não muitos.Desistiram e bem porque efectivamente o DOGO não é um cão se se possa adaptar a batidas. Sendo um cão de presa e um ponteiro, faz todo o sentido ser ele a rematar com a ajuda do matilheiro, o porco.
O dogo não é um punteiro, geralmente caça entre os punteiros e o matilheiro, mas é muito rapido e agil, o que faz com que chegue rápido aos agarres e salve muitos podengos. A outra grande vantagem do dogo é ser branco.
Em espanha usam-se para cães de agarre alanos, dogos ou mastins ligeiros e tambem se usam muito as matilhas constituidas só por cães intermedios (podengos cruzados), mas neste caso os cruzamentos são podengo com mastim (conhecidos por Valduezas) ou podengos com dogo e não podengo com alano, pois os espanhois são muito adeptos dos cães brancos, razão pela qual não usam muito o alano para cruzamentos.
Concluindo tanto o dogo como o alano são cães de caça à faca por natureza, mas dão optimos resultados nas montarias desde que em pequeno numero.
Quanto aos cães de raças portuguesas que se usam nas montarias, principalmente rafeiros alantejanos e filas de são miguel e por vezes um ou outro serra ou castro laboreiro, também são bons cães para dar apoio nos agarres tanto puros como cruzados com podengos, mas se for para caçar javalis à faca (como na argentina), já não são muito bons porque não são cães de presa puros
Concordo plenamente com o Francisco.
A meu ver o que se passa é que em Portugal ainda não houve a adaptação dos matilheiros (nem das matilhas nem do proprio estilo de caça) ao dogo argentino. Tentaram sim adaptar o dogo "ao nosso" tipo de caça o que, como se pode comprovar não é muito viavel.
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Penso que a razão desta cor se prende com a sua facilidade de localização no mato.Baruk Escreveu: Perdoem a minha ignorância mas, já q estamos numa de belos esclarecimentos sobre caça, gostava de saber qual a importãncia do branco dos Dogos Argentinos no seu sucesso na caça.
Para evitar as lutas entre eles e para minimizar os riscos de acidentes (como aquele da foto).Baruk Escreveu: Do pouco q falei com quem caça com Dogos Argentinos não se pense q é pegar num Dogo e levá-lo para a caça q ele traz logo um Javali. É preciso trabalhar o cão para isso de modo a evitar o q alguem já falou de eles lutarem entre si.
Antes de lançar um Dogo no mato, ainda existe algum trabalho de treino e adaptação à presa que vai caçar.
Que não se pense no Dogo só como um cão corajoso que muito raramente vira a cara à luta e que os seus ataques são tipo “Kamikase”. Para o seu sucesso nas caçadas precisa de ser ajudado a desenvolver não só o trabalho em matilha mas também o ataque.
Ataque este, que quando frente a um grande navalheiro deve ser cirúrgico e estratégico aliado a uma grande cooperação com os restantes elementos da matilha.
Esta foi a historia que me venderam, se aquilo que disse não estiver correcto, agradeço que me corrigam.
Bom depois de ter lido 11 paginas apenas digo isto:
A meu ver acho que não ha mal algum neste tipo de caça...depois eu Proprio gostaria de assistir pois a tal não se assiste todos os dias.
Se possivel alguem me mande uma PM.
Quanto ao resto era bom fazer un encontro de todos no forum,eu tenho um Boxer e um Bull Terrier e gostaria de aparecer.
Abracos a todos
E marquem isso o mais rapido possivel 
A meu ver acho que não ha mal algum neste tipo de caça...depois eu Proprio gostaria de assistir pois a tal não se assiste todos os dias.
Se possivel alguem me mande uma PM.
Quanto ao resto era bom fazer un encontro de todos no forum,eu tenho um Boxer e um Bull Terrier e gostaria de aparecer.
Abracos a todos

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
- Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )
Que potencia de perigosidade!Dogo Escreveu: Viva
Mais umas fotos do Simão com dois meses e meio:
![]()

Com dois mesitos é neorme, em adultos devem ser bem grandes, não?

Aqui está o meu Canito no que ele mais gosta de fazer, MONDIORING.
Exercício: Ataque lançado com cana
O que é o MONDIORING?
O MONDIORING NASCEU no inicio dos anos 80, durante uma final da Taça de França de Ring, encontravam-se reunidos um grupo de aficcionados do mundo canino, estando presentes os representantes oficiais de países como a Holanda, Suíça, Itália, Bélgica, Alemanha e França, que realizaram um estudo de comparação entre os diferentes regulamentos de cães de trabalho/polícia, existentes em cada país. Surgiu assim a ideia de se organizar um encontro a nível internacional, onde cada pais, faria uma demonstração de seu regulamento nacional, de modo a que todos pudessem tomar conhecimento sobre os respectivos regulamentos. De referir que estavam presentes grandes treinadores como por exemplo o Sr. Debonduewe, que foi onze vezes Campeão de França.
Nesse encontro internacional que teve lugar em Tournai (perto da fronteira Franco-Belga), participaram os países acima indicados e ainda outros como os Estados Unidos da América.
Este encontro realizou-se sobe o olhar atento do Sr. Hans Nievergelt, na altura o Presidente da Federação Cinológica Internacional, de onde surgiu a ideia de juntar os aspectos positivos de cada regulamento nacional e fundar um regulamento completo, variável, o mais próximo da realidade quotidiana. Este regulamento seria constituindo por exercícios de Obediência, exercícios de Saltos e exercícios de Defesa, que fosse muito próximo do trabalho de cães de polícia, onde um cão realizaria o trabalho de defesa sobre um fato de protecção integral, pois um assaltante não se passeia com uma manga de protecção, pelo que não importaria onde o cão pudesse morder, tendo o cão que resolver as situações que lhe surgiam sem estar na dependência do dono.
Mais recentemente, devido ás pressões sobre os cães, que os politicos julgam potencialmente perigosos, foi-lhes ainda acrescentado que cada cão para poder fazer Mondioring teria que passar num de Teste expecifico de Sociabilidade. Como se isso não existisse já no respectivo regulamento.
É que até hoje não é conhecido nenhum acidente com cães que praticam Mondioring, Ring Francês, Belga, Holandes ou outras modalidades de trabalho (RCI). Em todos estes regulamentos os cães estão por diversas vezes em contacto com muitas pessoas e não as podem morder. A mordida é controlada e só pode ser feita sobre comando do dono.
O OBJECTIVO DO MONDIORING É SELECIONAR OS CÃES MAIS APTOS FISICA E PSICOLOGICAMENTE PARA REPRODUTORES, BEM COMO AVALIAR AS CAPACIDADES DOS MELHORES TREINADORES.
Qualidades de um cão para a prática de Mondioring:
O cão para o Mondioring tem que ser robusto, ter reflexos rápidos, ter uma grande resistência à fadiga e ao calor, forte capacidade de impulsão, possuir uma grande elasticidade, ser psiquicamente capaz de permanecer numa atitude de tranquilidade, apesar das fortes provocações a que é submetido e caso necessário rapidamente passar a um estado de acção em segundos. Necessita igualmente de ter espírito de iniciativa, mesmo perante uma situação desconhecida, para saber quando e como actuar e permanecer indiferente ás provocações de que é alvo.
EXERCÍCIOS DE MONDIORING NOS SEU VÁRIOS NÍVEIS
1. OBEDIÊNCIA
Junto sem Trela
Deitado com Distracções sem o Condutor
Recusa de Alimento
Busca de um Objecto
Envio em Frente
Posições á Distancia
Busca de Pedaço de Madeira
2. SALTOS (total dos pontos)
Palissada (max. 2.30 m)
Vertical (max. 1.20 m)
Comprimento (max. 4.0 m)
3. DEFESA (total dos pontos)
Ataque com Cana (+ salto no nível 2 e 3)
Ataque em Fuga com Tiros
Ataque com Objectos
Ataque em fuga interrompido
Busca do Homem de Ataque e Escolta
Defesa do Dono ou condutor
Guarda do Objecto
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
- Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )
E que outras raças, participam ou que podem participar no MONDIORING?
E hà cá?
E hà cá?