Corte de orelhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

domingo dez 23, 2007 11:05 am

jvpcspmg Escreveu:
jcsousa Escreveu:
Tomemos o caso do dogo argentino: no nosso país, quantos exemplares se dedicam a essas épicas tarefas da luta com o javali? Percentualmente, quantos são apenas adquiridos para guarda ou simples companhia? Conheço bastantes exemplares desta raça que nem sequer sabem nem saberão nunca o que é caçar, restando-lhes apenas o que fica na sua memória genética...
Dê-me as percentagens de fonte segura então?
Sabe quantos dogos caçam ao javali em portugal? Faz a minima ideia? Sabe qual é a tendência?
Até Breve
Em relação aos que conheço pessoalmente, a percentagem é de 100%...

Quanto às outras questões, na verdade não sei, mas desconfio que você me vai satisfazer a curiosidade. E já agora, qual a percentagem de dogos que caçam em relação ao total (de fonte segura). E se existem ou não criadores da raça que vendem exclusivamente ou quase cachorros para outras funções que não a caça.

De qualquer modo, reafirmo o que disse no primeiro post que coloquei no tópico: concordo com o corte de orelhas por motivos funcionais, desde que efectivamente os cães exerçam essa função.

Já agora, e porque suspeito que é entendido no assunto, gostava que me dissese qual a fequência anual com que os dogos argentinos portugueses participam em batidas ao javali.

E para não centrar a discussão sobre apenas uma raça, como se justifica, hoje em dia, o corte de orelhas ao mastim napolitano?

Boas festas para todos.

José Carlos
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

domingo dez 23, 2007 11:34 am

[Editado pela moderação (tlopes)]
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

domingo dez 23, 2007 11:51 am

CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

domingo dez 23, 2007 1:24 pm

Resumo do tópico :

Há quem corte orelhas e quem não corte.

Os cortes de orelhas surgiram por razões funcionais.

Hoje em dia com o tipo de vida que levamos a maior parte dos cortes não são justificáveis.

São justificáveis quando se trata de animais de trabalho e não de companhia.

Em Portugal o corte de orelhas é ilegal, o de caudas não. Quem corta orelhas fá-lo e forma ilegal e caso não seja por uma razão de trabalho do cão é por vaidade ou por pensar que tem de ser assim.

Quem não corta já se habituou a vê-los com orelhas inteiras e por sua vez não os quer ver de outra forma.

Boas festas.
Pointerman
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm

domingo dez 23, 2007 3:08 pm

JCSousa tenso em conta os dois comentarios que fizeste acho que estas a misturar as coisas o doberman foi um cao apurado para determinada funçao "de guarda" (alem de ser um bracoide com orelhas por norma caidas e "sobredimensionadas para a funçao")enquanto que os outros que falas PAs,PBs sao lupoides mas com uma funçao primordial que esta explicita no seu primeiro nome "pastor",nao misturemos as coisas.
Sao caes diferentes e muito ate de psico,apesar de aptos para funçoes comuns.
O corte de "apendices" por norma e feito nos primeiros tempos de vida antes de serem vendidos logo o criador nao sabe para que vao ser utilizados,logo para amputar e logo e nao depois de vendidos.

Em relaçao ao aspecto de dissuaçao e uma opiniao e cada um tem a sua
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo dez 23, 2007 3:33 pm

jcsousa Escreveu:
Chamou-me no entanto a atenção o que disse acerca da recusa de comida por parte dos serras. Desculpe a ignorância, mas nessa raça esse comportamento é instintivo ou treinado?
Caro Jcsousa,

Peço desculpa pelo atraso da minha resposta mas esta foi uma semana complicada e só hoje tive oportunidade de aqui escrever.

Sobre os Serras, este é um comportamente completamente instintivo, tal como é a desconfiança com estranhos.
Os Serras, como grande parte dos LGDs e afins, são animais de rotinas e de habitos, muito independentes e que dificilmente quebram.

Daí verem aquele "bife na entrada" como algo a cheirar e a virar costas, da mesma maneira que na rua muito possivelmente quando faz festas a um Serra este só olha para si, em vez de ter uma reação efusiva como muitas outras raças.

Cumpts
Nanci
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

domingo dez 23, 2007 6:09 pm

Cindelp, obrigado pela explicação. Sendo esse um comportamento instintivo, é lógico que minimiza as possibilidades de envenenamento.

Pointerman, bracoide ou não bracoide, lupoide ou não lupoide, o que me pareceu que disseste foi que a razão do corte de cauda era retirar ao animal um "elemento de subjugação" e, depreendo eu, para minimizar o possível controle do cão por parte de intrusos ou evitar lesões por parte de outros cães. Ora sendo por exemplo o PA utilizado a maior parte das vezes para guarda e não para pastoreio (então em Portugal é sobretudo para isso)na tua opinião o ideal era amputar-lhes a cauda...

E também já disse logo no início que nestes temas cada um tem a sua opinião e raramente se convence ninguém- o que não nos impede de expôr os nossos argumentos.

CasadeAnal, poupe-me ao trabalho de pesquisas porque as suas opiniões normalmente não me merecem tal importância... mas sobre o seu "resumo do tópico" estou inteiramente de acordo com tudo o que disse à excepção das tais "11 páginas de insultos e ameaças", já que teorias cada um tem as que quer. Insultos e ameaças não vi. Não vale a pena, pois, armar-se em fiscal da moralidade do tópico.
Pointerman
Membro Veterano

terça dez 25, 2007 9:19 am

Contra factos nao ha argumentos.
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 25, 2007 11:23 am

Pointerman Escreveu:Contra factos nao ha argumentos.
Ainda bem que o reconheces.

Bom ano
Pointerman
Membro Veterano

terça dez 25, 2007 1:44 pm

JcSousa a unica coisa que reconheço e que desde ha uns anos para ca que muitos" bem intencionados " teem feito mais mal as raças que bem.
Estas a comparar caes com conformaçoes fisicas (alem de andamentos)e propositos de criaçao diferente mas nao estou aqui para convencer ninguem cada um sabe de si,o que sou contra e algumas regras serem impostas ainda por cima atraves de gente ignorante que so ve aquilo que lhe interessa.
Quem aqui falou favoravelmente as amputaçoes fe-lo porque sabe o que e ter que tratar de feridas que nao existiriam sequer se as mesmas(amputaçoes) tivessem sido feitas.

Foi como disseste e que todos concordamos as amputaçoes sao feitas por ordem funcional se aceitas ou nao a justificaçao,cada um tem a sua opiniao.

Dou-te o exemplo de um braco alemao de um amigo meu que com o cao ja adulto teve de o mandar operar para lhe reduzirem a cauda ja que acabava o dia dia de caça numa chaga.A operaçao correu bem mas o animal ficou de tal forma traumatizado com a dor que sempre que alguem lhe tentava chegar com a mao a menos de meio lombo ele começava a rosnar.
Pegando neste exemplo de caes de parar temos raças que se amputa a cauda e outras nao mesmo em caes similares caso dos bracos e dos pointers ja que teem andamentos diferentes apesar da proximidade de tipo.

E como disse o amputar ou nao devia ser uma opçao nao uma regra imposta (ainda ha pouco tempo fui saber de uma ninhada de springuers e a criadora disse-me que tinham cauda,nem perguntei mais nada pois para chatices ja basta aquelas com que nao conta-mos quanto mais aquelas que ja sabemos).
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 25, 2007 5:39 pm

Pointerman, desde o princípio que disse concordar com amputações por razões funcionais, sobretudo a caça, dado que visam proteger a integridade física do animal, portanto nesse ponto estou de acordo contigo. E também acho quem corta porque gosta mais está no seu direito e deve assumi-lo, como a Cindelp, por exemplo, aqui fez.

Agora, argumentos como o da higiene das orelhas, o de manter tradições ou o que apresentaste sobre a amputação de caudas a cães de guarda, acho demasiado artificiais, mas como tu dizes cada um tem a sua opinião e não vem mal ao mundo por isso. Eu limitei-me a expôr as minhas, tão discutíveis como as tuas.
Pointerman
Membro Veterano

quarta dez 26, 2007 9:00 am

Claro amigo,na boa e bom ano.
tlopes

quarta dez 26, 2007 10:09 am

O tópico foi editado pela moderação. Por favor consultem as regras de utilização em http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=42479

Melhores cumprimentos,
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

domingo dez 30, 2007 2:53 pm

Pointerman Escreveu:Obrigado FBC e pena que tenhas sido o unico :lol: ,as verdades sao por vezes inconvenientes grande abraço e bom Natal para ti e para os teus.
Obrigado e retribuo os votos
Francisco Bica
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

domingo dez 30, 2007 2:54 pm

FAbarm Escreveu:
CasadAnaval Escreveu:
jvpcspmg Escreveu:
jcsousa Escreveu:
Tomemos o caso do dogo argentino: no nosso país, quantos exemplares se dedicam a essas épicas tarefas da luta com o javali? Percentualmente, quantos são apenas adquiridos para guarda ou simples companhia? Conheço bastantes exemplares desta raça que nem sequer sabem nem saberão nunca o que é caçar, restando-lhes apenas o que fica na sua memória genética...
Dê-me as percentagens de fonte segura então?
Sabe quantos dogos caçam ao javali em portugal? Faz a minima ideia? Sabe qual é a tendência?
Até Breve
Boa pergunta.
Infelizmente mais dos que deviam...

Depende do ponto de vista e dos gostos.
Do meu ponto de vista, infelizmente menos do que deviam.
Francisco Bica
Responder

Voltar para “Cães”