Cara hamsterazul, era bom que as coisas fossem assim tão lineares. Não o são. Não é por um cão ser premiado (e há vários graus de "premiação" ...) que os seus descendentes passam a vender-se que nem pãezinhos quentes nem que o pessoal cai em catadupa em casa do criador para cruzar as suas cadelas. Continuemos ...hamsterazul Escreveu:Caro BigBrother, como é obvio e penso que facilmente entendível, quem aparece nas exposições e tem os seus animais premiados, valoriza os mesmos e futura descendência, nas vendas e cruzas subsequentes.
Eu pessoalmente já deixei de fazer contas, por isso não lhe posso dar valores certos. Mas uma exposição em Portugal não ficará certamente por menos de 100 euros (isto se não for preciso dormir fora), uma exposição em Espanha não fica por menos de 500 euros, e para lá dos Pirinéus é melhor ter uma boa conta bancária. Partindo do princípio que se fazem pelo menos umas 10 exposições em Portugal conte com desde 10^3 euros até 10^n euros por ano para a rubrica exposições. Sabendo que um cachorro que custe x-200 euros, criado por um criadeiro ou vão de escada, se vende muito melhor que um cachorro que custe x, criado por um criador com os tais cães premiados, acha mesmo que quem participa em exposições ganha muito com isso?hamsterazul Escreveu:Mas devolvo-lhe o repto, como autoridade na matéria demonstre-me como a generalidade dos criadores de topo perdem imenso dinheiro com a criação.
Não, não considero que desvirtua a actividade. Simplesmente acho que 1º é muito difícil ganhar rios de dinheiro com a criação responsável e 2º que o dinheiro que se faz com a venda dos cachorros não é, nem de longe nem de perto, a motivação para a actividade.hamsterazul Escreveu:Considera que o facto de se poder ganhar dinheiro com a criação responsável (ou o assumir do mesmo) de algum modo desvirtua a actividade?
Bom, não percebo muito bem este seu parágrafo. É óbvio que o preço dos cães não reflecte só os custos, e posso-lhe dizer que muitos criadores de raças menos "vendáveis" vendem-nos de facto abaixo do preço de custo. O que significa que, se a criação de cães se baseasse na óptica do simples lucro, como a que a hamsterazul tem, o melhor era estar sossegado, ou então estava tudo a criar Chihuahuas e Yorkies.hamsterazul Escreveu:Já agora explique-me também, já que não existe qualquer interesse material, e os preços pedidos apenas reflectem tão somente os custos, porque existem tantas disparidades de preços de umas raças para outras (até de fenotipos semelhantes), porque numas raças os preços sobem, noutras descem e, estranhamente, dentro da mesma raça os valores sobem e descem do forma tão uniforme...
Em que é que isto vem a propósito?hamsterazul Escreveu:Só nos EUA, em 2001, segundo estudo da Business Communications Company, Inc. (BCC), a industria dos produtos para animais de estimação gerou qualquer coisa como US$ 28,7 bilhões de lucro, pelo que me parece que é óbvio que há interesses económicos que permeiam o meio,

Acho que também pode ir, por exemplo, falar com a Vanessa Fernandes, ela seguramente lhe demonstrará por a+b que todos os sacrifícios e horas de treino que ela faz têm como único objectivo aumentar a sua facturaçãohamsterazul Escreveu:mas se me garante que não, óptimo, encontrou-se uma area de actividade onde os humanos que a desenvolvem estão acima das necessidades materiais e são imunes às leis universais da oferta e da procura, diria mesmo acima das falhas proprias da espécie (Humana).
Acha mesmo que os amantes da canicultura etc e tal não fazem nada? Não andam de facto a distribuir panfletos pelas caixas do correio ou a fazer comícios ...hamsterazul Escreveu:Só não percebo um ponto, por uma lado há a percepção que a maioria das pessoas, até as com algum grau de diferenciação (que consultam a net, que frequentam foruns como este) estão desinformadas ou que não percebem a mais valia concreta de comprar um animal a um criador, sendo que é esse mesmo fenómeno que favorece a criação vulgo "de vão de escada", mas por outro acham que não deve partir dos amantes da canicultura, cinófilos em geral e dos orgãos que os representam qualquer acção em sentido contrario, e as pessoas que "se mexam por si"?
Sinceramente, penso que nunca vai mudar, bem pelo contrário. Simplesmente porque as novas gerações são cada vez mais burras, acríticas e preguiçosas.hamsterazul Escreveu:Sendo assim acham que este estado de coisas vai mudar quando e porquê?
Cumprimentos