gaacr Escreveu:Sim, eu sei. Eu fiz só um apanhado das últimas "polémicas" em relação à temática da ração.fang Escreveu:Desculpe lá, mas o que está a bold fui eu que referi!!gaacr Escreveu:BigBrother Escreveu:E qual é o interesse de eu dizer que ração uso?Primeiro, porque não conheço nenhuma ração que sirva para todos os cães, e segundo porque não me pagam para fazer publicidade
![]()
![]()
![]()
Nem esperava outra resposta.... comenta-se sobre tudo e mais alguma coisa, mas na hora da verdade,... assumir-se alguma coisa: "não pode ser por que isso depende do cão e é publicidade gratuita".
Ele é cereais, ele é fibras, lobos, vísceras, trigo, ele é bha,... fala-se mal de tudo e de todas.... mas na hora da verdade (e ainda bem que se chega ao que eu concluí há muito tempo), os nossos cães comem todos o mesmo.
Diga-me lá onde discorda e porquê.
Conclui-se que todos comem o mesmo. (naturalmente com as suas variantes qualitativas e quantitativas). No entanto, não há aqui ninguém que dê algo especial aos seus.
Que interessa o que o lobo come ou deixa de comer na natureza? Há muito que os nossos cães seguiram caminhos diferentes na árvore. Vejam lá que hoje até se fala em tártaro e alergias ou intolerâncias. Mas também se falam em cães de 14, 15 e 16 anos.... coisa que na natureza,...
Carne crua e vísceras - pois, exactamente a primeira parte que os carnívoros ingerem por ser ríca em proteínas e vegetais (estómago/intestinos).
Bem, mas esta conversa não leva a mais lado algum, já que, o tema do tópico não está a ser respondido, a não ser por 2 ou 3 pessoas.
Todas as outras opiniões deviam estar nos outros 1232872382714783246 tópicos relativos à composição de uma ração.
Mas o "off-topic" já é um clássico por aqui.
Ó meu caro, está-me a desiludir a cada topico. Parece que vive da venda de rações.
Está muito enganado quanto a esta parte:
Também está enganado em relação à idade que um canídeo pode atingir na natureza. Existem relatos de 18 anos. E não existem mais porque a longevidade na natureza não depende de todo da alimentação.Carne crua e vísceras - pois, exactamente a primeira parte que os carnívoros ingerem por ser ríca em proteínas e vegetais (estómago/intestinos).
O que eu faço é puramente por questões económicas, não quer dizer que seja o mais correcto!!
A raça dos meus cães não conhecia há 100 anos mais do que carne e peixe crú na alimentação.
Saudades tenho eu em que tinha cheta para frango crú, perú desossado e algum arroz cozido e alguma fruta. Nunca tive os cães tão bonitos e praticamente não apanhava bosta.
Cães são LOBOS genéticamente, tal como porcos são javalís!! A domesticação não cria novas espécies, apenas modifica a sua aparencia!!
E os lobos não necessitam de praticamente matéria vegetal para nada.
As necessidades nutritivas de um cão, enquanto carnívoro, baseiam-se sobretudo em proteina e gordura, sendo a 2ª o principal componente calórico - que lhe dá energia (combustível). Claro que à falta deste, também "queimam" proteinas e hidratos de carbono. Mas estes últimos, provenientes dos cereais e afins, para serem eficazes, necessitam de ser processados com cozeduras a altas temperaturas.
Nenhum cão retira grande energia de cereais em estado puro (o mesmo se passa com as batatas) - amido. Entra por um lado e sai pelo outro.
Mais fácilmente retiram "combustível" da frutose e sacarose presente em fruta e bagas.
Um carnívoro, por mais generalista que seja, não é um herbívoro!!