afinal que marca de ração dão??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta out 03, 2008 11:42 pm

gaacr Escreveu:
fang Escreveu:
gaacr Escreveu:
BigBrother Escreveu:E qual é o interesse de eu dizer que ração uso? :o Primeiro, porque não conheço nenhuma ração que sirva para todos os cães, e segundo porque não me pagam para fazer publicidade :roll:
:P :P :P

Nem esperava outra resposta.... comenta-se sobre tudo e mais alguma coisa, mas na hora da verdade,... assumir-se alguma coisa: "não pode ser por que isso depende do cão e é publicidade gratuita". :o

Ele é cereais, ele é fibras, lobos, vísceras, trigo, ele é bha,... fala-se mal de tudo e de todas.... mas na hora da verdade (e ainda bem que se chega ao que eu concluí há muito tempo), os nossos cães comem todos o mesmo.
Desculpe lá, mas o que está a bold fui eu que referi!!

Diga-me lá onde discorda e porquê.
Sim, eu sei. Eu fiz só um apanhado das últimas "polémicas" em relação à temática da ração.

Conclui-se que todos comem o mesmo. (naturalmente com as suas variantes qualitativas e quantitativas). No entanto, não há aqui ninguém que dê algo especial aos seus.

Que interessa o que o lobo come ou deixa de comer na natureza? Há muito que os nossos cães seguiram caminhos diferentes na árvore. Vejam lá que hoje até se fala em tártaro e alergias ou intolerâncias. Mas também se falam em cães de 14, 15 e 16 anos.... coisa que na natureza,...

Carne crua e vísceras - pois, exactamente a primeira parte que os carnívoros ingerem por ser ríca em proteínas e vegetais (estómago/intestinos).

Bem, mas esta conversa não leva a mais lado algum, já que, o tema do tópico não está a ser respondido, a não ser por 2 ou 3 pessoas.

Todas as outras opiniões deviam estar nos outros 1232872382714783246 tópicos relativos à composição de uma ração.

Mas o "off-topic" já é um clássico por aqui.

:lol:

Ó meu caro, está-me a desiludir a cada topico. Parece que vive da venda de rações.

Está muito enganado quanto a esta parte:
Carne crua e vísceras - pois, exactamente a primeira parte que os carnívoros ingerem por ser ríca em proteínas e vegetais (estómago/intestinos).
Também está enganado em relação à idade que um canídeo pode atingir na natureza. Existem relatos de 18 anos. E não existem mais porque a longevidade na natureza não depende de todo da alimentação.

O que eu faço é puramente por questões económicas, não quer dizer que seja o mais correcto!!

A raça dos meus cães não conhecia há 100 anos mais do que carne e peixe crú na alimentação.
Saudades tenho eu em que tinha cheta para frango crú, perú desossado e algum arroz cozido e alguma fruta. Nunca tive os cães tão bonitos e praticamente não apanhava bosta.

Cães são LOBOS genéticamente, tal como porcos são javalís!! A domesticação não cria novas espécies, apenas modifica a sua aparencia!!
E os lobos não necessitam de praticamente matéria vegetal para nada.

As necessidades nutritivas de um cão, enquanto carnívoro, baseiam-se sobretudo em proteina e gordura, sendo a 2ª o principal componente calórico - que lhe dá energia (combustível). Claro que à falta deste, também "queimam" proteinas e hidratos de carbono. Mas estes últimos, provenientes dos cereais e afins, para serem eficazes, necessitam de ser processados com cozeduras a altas temperaturas.
Nenhum cão retira grande energia de cereais em estado puro (o mesmo se passa com as batatas) - amido. Entra por um lado e sai pelo outro.
Mais fácilmente retiram "combustível" da frutose e sacarose presente em fruta e bagas.

Um carnívoro, por mais generalista que seja, não é um herbívoro!!
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
gaacr
Membro
Registado: quarta jun 27, 2007 2:05 pm

sábado out 04, 2008 12:42 am

Anda tudo com muita "sensibilidade" aqui, estou a ver!
Ó meu caro, está-me a desiludir a cada topico. Parece que vive da venda de rações.
Mas o que vem isso ao caso? Nunca vim a fóruns para ganhar estatuto social, nem tão pouco fazer comércio. Só faltava agora aqui na arca querer-se implementar uma "estatística de credibilidade" à medida em que se ia colocando posts...

Limitem-se aos assuntos do tópico. Já não basta o enxovalhamento a que algumas pessoas foram sujeitas aqui no fórum por diversas vezes, agora o Fang também??Por favor...
Também está enganado em relação à idade que um canídeo pode atingir na natureza. Existem relatos de 18 anos. E não existem mais porque a longevidade na natureza não depende de todo da alimentação.
E por acaso agora que existem rações fantásticas passa-se o inverso? Há cães que não tocam em ração a vida inteira e ultrapassam a brincar os 14-15 anos.
O que eu faço é puramente por questões económicas, não quer dizer que seja o mais correcto!!
O que o Fang faz é o que todos fazem. Com a diferença que você faz das tripas coração para oferecer o melhor que pode aos seus animais. Outros há que, mesmo com possibilidades, o factor económico ainda assim pesa, mas para os interesses pessoais. :P
A raça dos meus cães não conhecia há 100 anos mais do que carne e peixe crú na alimentação.
Esteve ao pé de algum para concluír que eram mais saudáveis que os seus? Há 100 anos atrás os habitos de alimentação de animais e humanos era muito diferente. Lá por que os homo sapiens coziam gordura e comiam essencialmente carne (não tinham conhecimentos para muito mais), não quer dizer que façamos o mesmo hoje.

Há 100 anos não havia vacinas e desparasitações para cães, penso eu de que.... muito menos todos os cuidados veterinários que lhes disponibilizamos hoje. Mas estamos agora com uma atitude saudosista??

É a dar frango crú e cabritos a sangrar que os nossos animais vão ser mais saudáveis? Eu não queria ter um cão que estava habituado a sangue fresco.
Tive um que me matou uma ovelha... não o quis dar.... passado 1 mês foram 8 patos e depois nunca mais ninguém o parou.
Cão que prova sangue nunca mais quer outra coisa. Resta saber se isso é bom para um animal que se quer doméstico.

Mas atenção, são opções. Não sou de dogmas, como tal aceito todas as linhas de pensamento.
Cães são LOBOS genéticamente, tal como porcos são javalís!! A domesticação não cria novas espécies, apenas modifica a sua aparencia!!
Tal como nós somos chimpanzés (espero não estar a ferir susceptibilidades, nem que me caiam em cima criacionistas)....
Domesticação não cria novas espécies mas, para além da aparência, muda comportamentos e hábitos - selecção.
Os lobos não necessitam matéria vegetal em estado bruto, naturalmente! Já a fermentada no sistema digestivo de um mamífero herbívoro... sabe-lhe e bem!
As necessidades nutritivas de um cão, enquanto carnívoro, baseiam-se sobretudo em proteina e gordura,
Sobretudo não significa exclusivamente.

Já com os furões é a mesma coisa. Há pessoas que abusam e têm a psicose da proteína. Falem com um veterinário de exóticos e perguntem-lhes quantos furões eles recebem com problemas devido a alimentação com uma carga proteíca excessiva.
Nenhum cão retira grande energia de cereais em estado puro (o mesmo se passa com as batatas) - amido. Entra por um lado e sai pelo outro.
Mais fácilmente retiram "combustível" da frutose e sacarose presente em fruta e bagas.
Naturalmente... sem ptialina também não iam longe.

Espero que tenha compreendido que o enfoque às batatas era pura piada :?
Um carnívoro, por mais generalista que seja, não é um herbívoro!!
Obrigado por esta informação tão preciosa ;)
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado out 04, 2008 1:06 am

gaacr Escreveu:
Tal como nós somos chimpanzés (espero não estar a ferir susceptibilidades, nem que me caiam em cima criacionistas)....
Domesticação não cria novas espécies mas, para além da aparência, muda comportamentos e hábitos - selecção.
Os lobos não necessitam matéria vegetal em estado bruto, naturalmente! Já a fermentada no sistema digestivo de um mamífero herbívoro... sabe-lhe e bem!
Quanto ao resto não tenho tempo (nem pachorra) agora para comentar (amanhã talvez...), mas quanto a isto não posso deixar passar:
Está a fazer comparações erradas. Nós e os Chimpanzés não pertencemos à mesma espécie!! Os cães e as mais de 30 sub-espécies de Lobo-cinzento em estado natural, sim!!!
Nós NÃO somos chimpanzés (muito perto, mas demasiado longe!!). Os Cães SÃO Lobos sim, porque são genéticamente a mesma espécie!!!. A domesticação, claro que muda hábitos como muda aparencias, mas não muda o essencial biológico da espécie!

Quem quer realmente saber realmente o que é um cão, devia dedicar-se mais a perceber e informar-se sobre os lobos. Isto não é dogma, é a realidade!!
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
gaacr
Membro

sábado out 04, 2008 2:32 am

Quando fiz a comparação humanos-chimpanzés com lobos-cães, estava a pensar num ancestral comum, não necessariamente na espécie em si.

Apesar de os cães partilharem a herança genética/biológica com o lobo, não significa que tenham as mesmas necessidades energéticas. Além de que, para oferecer carne crua a animais, convém que saibamos muito bem a proveniência da mesma.
Esporadicamente não me choca minimamente. Como alimentação de base, não a vejo com bons olhos, pelos riscos que importa.
Continuo a achar que ao ingeri-la cozida, o animal só tem a ganhar. Pode-se perder em teor vitamínico, mas há forma de contornar a situação.

Não sou, nem nunca fui, defensor acérrimo de ração como alimento exclusivo, para que conste. :)
alexandratavares
Membro Veterano
Registado: sábado jul 19, 2003 11:49 am

sábado out 04, 2008 5:41 am

como sempre ha ataques e ataques e ninguem se assume??

nao se esqueçam do objectivo do topico - afinal, depois de tanta conversa, qual é a ração q escolheram pra ter na despensa pro vosso cao? claro q entra em conta o preço, aquilo q cada um entende como qualidade, as caracteristicas de cada anmimal, etc

mas porque sera q quase ninguem responde a pergunta??
a RC é boa, hills é boa, etc mas afinal o q gastam pros vossos caes???????

é q depois de se rebaixarem e de tanta conversa ficamos na mesma...
BigBrother
Membro Veterano
Registado: sexta mai 16, 2008 6:31 am

sábado out 04, 2008 6:25 am

gaacr Escreveu: Naturalmente... sem ptialina também não iam longe.
Bom, eu já estou como o fang, não me está a apetecer estar com grandes conversas, e só por esta tirada (não que as outras também não tivessem sido úteis para perceber ...) se vê que, de facto, não vale a pena discutir derivadas com quem não sabe fazer contas de multiplicar. É que, meu caro, cão não tem ptialina.

Fique-se lá pelas lavagens cerebrais dos mocinhos da RC 8)
Big Brother is (still) watching you ... And laughing like hell with all the nonsense you say.
gaacr
Membro

sábado out 04, 2008 7:16 am

BigBrother Escreveu:
gaacr Escreveu: Naturalmente... sem ptialina também não iam longe.
Bom, eu já estou como o fang, não me está a apetecer estar com grandes conversas, e só por esta tirada (não que as outras também não tivessem sido úteis para perceber ...) se vê que, de facto, não vale a pena discutir derivadas com quem não sabe fazer contas de multiplicar. É que, meu caro, cão não tem ptialina.

Fique-se lá pelas lavagens cerebrais dos mocinhos da RC 8)
:?: :?: :?:
BigBrother
Membro Veterano

sábado out 04, 2008 7:32 am

Qual é a sua dúvida? São as contas de multiplicar?
Big Brother is (still) watching you ... And laughing like hell with all the nonsense you say.
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sábado out 04, 2008 7:34 am

Muito bem. Eu não sou licenciado em nutrição animal. Dou Hills, há muitos anos que dou Hills, aliás os meus cães comem Hills ainda algumas das pessoas que se registam aqui na cia para vir falar de rações com 21% nem elas sabem de quê mal sabiam escrever ou ainda usavam fraldas( sem ofensa..é literalmente verdade)

Tentei há bastantes anos purina. Maus resultados. Tentei RC há bastantes anos, maus resultados. A RC está melhor mas não vejo razão objectiva para mudar. Experimentei 3 ou 4 rações ao longo dos anos, como a Kronen, agora Bento Kronen, a Mera Dog ( que passei a chamar M... dog ; ) Tentei BARF, mas presentemente não tenho tempo para a dar. Uso uma "ração de combate" para engordar um cão que esteja magro.

È este o meu contributo para o tópico. E mais um já agora. As pessoas que arranjaram um cão há um mês ou um ano e que andam aqui a discutir o aditivo X ou a percentagem Y que me perdoem, mas para se discutir nutrição animal são precisas bases aprofundadas, ou se tem formação académica especifica/ muitos anos de tarimba ou então está-se a usar argumentos sem sentido.

Uma pessoa que tem um cão há um ano e que andou a informar-se no criador e na net nesse tempo estar a argumentar com a BB que tem uma determinada formação e experiência de criação ou com o Fang que tem sobejamente experiência e cabelos brancos na àrea parece na minha opinião ser arrogância ou descuido....para não falar de perda de tempo.

Eu pela minha parte não discuto fisica nuclear com o Feynman..mas enfim há quem pense que por ler um livro de mecânica quântica o pode fazer.

Ao fazer isso só estão a fazer uma coisa Estragar o tópico a quem o abriu .
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
gaacr
Membro

sábado out 04, 2008 7:38 am

BigBrother Escreveu:Qual é a sua dúvida? São as contas de multiplicar?
Eh pah...eu fiquei sem saber se você sabe ler... :?:

Eu acabei de dizer que sem ptialina, os cães naturalmente não fariam grande coisa com o amido das batatas, e que essa piada tinha sido brincadeira.

Sai-me agora com essa deixa... :roll:

off-topic: se quiser falar sobre derivação também pode ser, esteja à vontade.
BigBrother
Membro Veterano

sábado out 04, 2008 7:42 am

gaacr Escreveu: Eu acabei de dizer que sem ptialina, os cães naturalmente não fariam grande coisa com o amido das batatas, e que essa piada tinha sido brincadeira.
Quer então dizer que a ptialina é a enzima chave na digestão do amido? :o
agatha
Membro
Registado: quinta set 25, 2003 9:56 pm

sábado out 04, 2008 7:50 am

TheGreatDane Escreveu:Agatha, sem estar a defender a Bigbrother não acha que não sabendo do que fala, estar a opinar com quem sabe como ela...é um pouco arrogante da sua parte? Para não dizer que é fora do contexto ? Quando vai ao seu médico explica-lhe como ele deve medicar os seus doentes ? :wink:
Mais uma fora do contexto, peço desculpa:

GD eu não conheço a senhora BB por isso não assumi nada, nem como detentora de conhecimento nem como outra coisa qualquer, ela não se apresentou :roll: . Se voltar atrás irá ver que nunca fui arrogante em nada, aliás em várias situações referi não ter formação profissional a este nível. Opinei com experiência pessoal dizendo que ração dava, começaram a colocar questões, e passou à ridicularização.
Com certeza que não vou contra a palavra de quem sabe. E por isso já me calei.

Nunca iria adivinhar que a sra era uma conhecedora pois esteve sempre mais preocupada em apanhar "gafes" do que própriamente a fundamentar o que defendia.

Tentei fundamentar o que defendia apenas com conhecimentos na área de nutrição humana (não precisa criticar já sei que não é o mesmo :wink: ) e pelo que em várias conversas com o Vet dos meus cães fui aprendendo (nomeadamente: os meus adoram maça, cenoura, tomate, alface e o Vet disse se eles comem até lhes faz bem claro não desfazendo da carne que também não sabia que era melhor crúa que cozida. Costumo cozê-la porque nas tentativas de crúas dá-lhes diarreia)
Há alguns anos trabalhei com um Vet e tinha acesso a livros de Vet que ia lendo mas claro, tal não se compara a anos de faculdade e o apoio de um prof.

Conseguimos evoluir com a capacidade de ouvir e essa acho que a tenho não sendo arrogante :D
gaacr
Membro

sábado out 04, 2008 7:52 am

BigBrother Escreveu:
gaacr Escreveu: Eu acabei de dizer que sem ptialina, os cães naturalmente não fariam grande coisa com o amido das batatas, e que essa piada tinha sido brincadeira.
Quer então dizer que a ptialina é a enzima chave na digestão do amido? :o
É simplesmente uma amilase. Quer desviar ainda mais o tema?

É que já tocou em derivação, agora quer falar em desdobramento de polissacarídeos, daqui a pouco a este galope estamos no ciclo de krebs...

E só se perguntou que ração dava aos seus animais.... :?:
BigBrother
Membro Veterano

sábado out 04, 2008 8:06 am

agatha Escreveu: GD eu não conheço a senhora BB por isso não assumi nada, nem como detentora de conhecimento nem como outra coisa qualquer, ela não se apresentou :roll: . Se voltar atrás irá ver que nunca fui arrogante em nada, aliás em várias situações referi não ter formação profissional a este nível.
Minha cara, então volte lá atrás. Você começou a meter aqui coisas sobre alimentação humana, eu disse-lhe que para cão as coisas não eram bem assim, e você simplesmente continuou a meter aqui uma lista de coisas tiradas da alimentação humana :roll: Giro, que ao mesmo tempo que dizia não ter formação na área, ia juntando mais lenha :roll:

De resto, este tópicos sobre que ração cada um usa são perfeitamente idiotas. Há no mercado centenas de rações, rações essas que existem porque alguém as compra, e se alguém as compra é porque se dá bem com elas.
agatha
Membro
Registado: quinta set 25, 2003 9:56 pm

sábado out 04, 2008 8:38 am

BigBrother Escreveu: Minha cara, então volte lá atrás. Você começou a meter aqui coisas sobre alimentação humana, eu disse-lhe que para cão as coisas não eram bem assim, e você simplesmente continuou a meter aqui uma lista de coisas tiradas da alimentação humana :roll: Giro, que ao mesmo tempo que dizia não ter formação na área, ia juntando mais lenha :roll:
Disse que não lhe iria responder a mais nenhuma provocação e como estou a responder espero esta não seja mais uma...

Fui juntando lenha porque houve um pedido de fundamentação e foi o que fiz dentro das minhas capacidades. Básicas ou não foram as que achei mais correctas.

Posso-lhe dar um conselho gratuito e entenda se quiser... as suas intrevenções seriam bem valiosas e conseguiria o respeito de todos se não fosse tão agressiva e se não ridicularizasse tudo o que é dito por outros foristas.
Bem sei que não estamos na escola mas um professor não ridiculariza o seu aluno quando este diz algo errado. A senhora pode ser um elemento muito bem considerado aqui na arca se utilizar os seus conhecimentos de outra forma.
Responder

Voltar para “Cães”