Agressividade, ajudem-me!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

sábado set 26, 2009 11:06 pm

Luiza92 Escreveu:
aisd Escreveu:
Educar baseada no bom senso é o imperativo para uma boa relação entre cão e dono!
Eis uma grande verdade.

Conhecer o animal é essencial.
Só assim podemos interpretar os seus comportamentos - rosnar pode ser por medo, dor, dominância ou uma mensagem simples - a minha cadela rosna aos cães que se aproximam com "más intenções" quando está fora do cio - etc.

Dá-me a impressão que o cão tem más recordações associadas ao pegar na patinha...
Será que o primeiro dono ao cortar as unhas o feria ?
Repare
e ele ao mesmo tempo que rosnou baixinho deu a patinha. Quando lhe fui fazer um miminho pra o elogiar, ele rosnou mostrando os dentes, estava muito nervoso, ate tremia
Esta história de tremer revela medo.
De quê ?
Há aqui qualquer coisa que revela uma motivação...

Desculpem mas não li tudo...
De qualquer forma não me parece que seja o cão a tentar dominar a dona mas um cão com um trauma.
é o que eu tenho pensado e dito. mas neste momento ja nao tenho certeza de nada. so estou a espera de sabe ro que o treinador pensa.
estou preocupada com uma coisa... eu desenrasco-me no frances, mas ainda estou a aprender, e o dele é muito dificil de compreender, espero q nao hajam problemas de comunicaçao...
Tenho muita pena que esteja confusa... e acredite que neste forum é algo de recorrente... :roll:

Como já percebeu eu e a claudia somos os maluquinhos das modernices... ah que não resultam, andamos a deixar os cães governar o mundo... :lol:

Bem você é uma optima dona, disso não há duvida, que é preciso ter bom senso também não há duvida e por fim que a relação dono/cão tem de ser baseada na confiança, também não tenho duvidas.

Sempre tive cães, já lá estavam em casa quando nasci... há 28 anos, sempre foram ensinados na minha casa para a caça, e sempre ouvi e vi as chamadas palmadas terapêuticas... e resultados ... escassos, em 2 anos de treino positivo ... consegui fazer aquilo que sempre quis, treinar e respeitar o cao ao mesmo tempo com resultados muito melhores... por isso aconselho.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

domingo set 27, 2009 7:48 am

Luisa, é natural que se sinta um pouco baralhada, uma vez que lhe foram proporcionadas sugestões baseadas em formas completamente diferentes de entender os cães.

Parece-me, no entanto, que o fundamental para tentar resolver o problema é perceber quais as causas da agressividade que o seu cão manifesta, e que pelo exposto parecem poder resumir-se a duas: agressividade por dominância ou agressividade por medo. O tipo de actuação para resolver o problema depende de saber com que tipo de agressividade estamos a tratar, e sem conhecer bem o cão tudo o que se pode dizer aqui no forum não passa de palpites.

Penso portanto que faz muito bem em fazer observar o cão por um profissional experiente. Ele fará concerteza uma avaliação da situação e há-de propor-lhe a solução que achar mais conveniente. Cabe-lhe a si discutir com ele os fundamentos da sua opinião e dos métodos que propõe para resolver o assunto.

Tudo o que poderá obter aqui são opiniões em abstracto que podem não ser adequadas ao caso do seu cão, e em que cada um "puxa a brasa à sua sardinha".

Espero que o treinador a quem vai recorrer lhe consiga resolver o problema, independentemente do método a utilizar.
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

domingo set 27, 2009 8:22 am

Permitam que sublinhe
jcsousa Escreveu:
Tudo o que poderá obter aqui são opiniões em abstracto que podem não ser adequadas ao caso do seu cão, e em que cada um "puxa a brasa à sua sardinha".

Espero que o treinador a quem vai recorrer lhe consiga resolver o problema, independentemente do método a utilizar.[/
quote]
doglover80
Membro Veterano

domingo set 27, 2009 5:50 pm

jcsousa Escreveu:Luisa, é natural que se sinta um pouco baralhada, uma vez que lhe foram proporcionadas sugestões baseadas em formas completamente diferentes de entender os cães.

Parece-me, no entanto, que o fundamental para tentar resolver o problema é perceber quais as causas da agressividade que o seu cão manifesta, e que pelo exposto parecem poder resumir-se a duas: agressividade por dominância ou agressividade por medo. O tipo de actuação para resolver o problema depende de saber com que tipo de agressividade estamos a tratar, e sem conhecer bem o cão tudo o que se pode dizer aqui no forum não passa de palpites.

Penso portanto que faz muito bem em fazer observar o cão por um profissional experiente. Ele fará concerteza uma avaliação da situação e há-de propor-lhe a solução que achar mais conveniente. Cabe-lhe a si discutir com ele os fundamentos da sua opinião e dos métodos que propõe para resolver o assunto.

Espero que o treinador a quem vai recorrer lhe consiga resolver o problema, independentemente do método a utilizar.
Acho completamente justo e correcto o que aqui está dito... e felicidades luiza, vai resolver o seu problema, principalmente porque se preocupa com isso.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Luiza92
Membro Veterano
Registado: sexta set 21, 2007 10:10 pm

domingo set 27, 2009 9:11 pm

Muito obrigado a todos! :D
espero ter boas noticias pra dar daqui a uns dias!
Luiza92
Membro Veterano

sábado out 10, 2009 6:23 pm

Ola a todos!
hoje la fui ter com o treinador! perdi-me um pouco, mas la cheguei, passado mais de 1 hora :o
Tivemos alguns problemas de comunicaçao, mas ele foi muito simpatico e atencioso! Disse-me que o problema do Boxy é mesmo medo, e ainda la tivemos 1 hora e uns minutos, ele deu umas guloseimas ao Boxy, ele no inicio nao quiz, mas depois começou a ficar viciado :lol:
depois juntou-o a alguns caes...
Ele disse que ele nao tem perfil para morder alguem ou algum animal. Que so reagira assim se se sentir "preso" e nao tiver por onde fugir.

Mas no final de tudo, como o caminho que eu tenho que fazer ate la é complicado (40 minutos de bus e alguns a pé), rocomendou-me uma escola que fica mais perto daqui. Mas penso que nao tem web-site, por isso nao encontrei...

Ah, nao tenho vindo dar novidades, mas ele comigo esta melhor :) , ja nao rosna tanto, so em algumas situaçoes, como quando esta a comer, quando esta a dormir, na hora de escovar o pelo, e algumas vezes quando o vou pegar ao colo. Embora com os outros continue a mostrar muita agressividade :(
vitorina
Membro Veterano
Registado: quarta abr 29, 2009 4:41 pm
Localização: duas cadelas Pura e Becas. Duas caturras o Zé e a Rosa

sábado out 10, 2009 6:30 pm

Bons progressos :D
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

sábado out 10, 2009 8:29 pm

Luiza92 Escreveu:Disse-me que o problema do Boxy é mesmo medo (...)

Ah, nao tenho vindo dar novidades, mas ele comigo esta melhor :) , ja nao rosna tanto, so em algumas situaçoes, como quando esta a comer, quando esta a dormir, na hora de escovar o pelo, e algumas vezes quando o vou pegar ao colo. Embora com os outros continue a mostrar muita agressividade :(
Então isso é medo?

Eu chamo a isso de pura dominância, ele pode ser algo inseguro e medroso, mas acima de tudo, as atitudes que aqui descreve levam-me a pensar que o seu cão acha-se mesmo o chefe lá de casa! :?
<p>Cumprimentos</p>
Luiza92
Membro Veterano

sábado out 10, 2009 10:22 pm

neka, eu nao sei... mas sempre achei que é por medo.
porque por exemplo, quando eu ralho com ele, ele encolhe-se (apesar de nao parar de rosnar).
E por exemplo, ele esta no sofa/cama eu digo para ele sair, e ele sai sem resmungar. Quando vamos sair/entrar em casa, ele espera-me sempre passar pela porta primeiro. E outras situaçoes que eu considero que ele nao demonstre achar que manda. Quando digo "nao" (sem gritar ou fazer algum gesto ameaçador) ele para de fazer algo, menos rosnar...

Por outro lado, sim, ele pode estar a tentar mostrar que manda, começando por essas situaçoes em que ele rosna..
doglover80
Membro Veterano

domingo out 11, 2009 4:05 pm

Pronto o treinador afinal disse que era medo... não disse que o cão se estava a auto proclamar rei do domicilio... :lol:

Mas parece que ainda existem aqui pessoas que mesmo assim não estão muito convencidas apesar das melhoras e de saber que ele deixa a dona mandar noutras alturas... enfim... o problema da dominância!

Poderá ter medo e ter um pouco de "guarda do objecto valioso"... se calahr por ter observado que se rosnar ninguém lhe tira... basta substituir por outra coisa mais valiosa para ele e passará a dar a comida e outras coisas de bom grado...

Pelo que disse o treinador parece-me bem... não por causa de ser da opinião que é medo, mas por ter usado o reforço positivo depois dessa observação.... como ter dito que não se deve forçar.

Vai correr tudo bem... com o tempo devido! :wink:
Luiza92
Membro Veterano

domingo out 11, 2009 4:21 pm

Doglover, obrigado! espero que tudo melhore mesmo!

nao percebi isso:
doglover80 Escreveu: Poderá ter medo e ter um pouco de "guarda do objecto valioso"... se calahr por ter observado que se rosnar ninguém lhe tira... basta substituir por outra coisa mais valiosa para ele e passará a dar a comida e outras coisas de bom grado...
Eu tenho pena de ser tao longe, gostei do treinador, pareceu-me mesmo competente.
doglover80
Membro Veterano

domingo out 11, 2009 4:42 pm

Luiza92 Escreveu:Doglover, obrigado! espero que tudo melhore mesmo!

nao percebi isso:
doglover80 Escreveu: Poderá ter medo e ter um pouco de "guarda do objecto valioso"... se calahr por ter observado que se rosnar ninguém lhe tira... basta substituir por outra coisa mais valiosa para ele e passará a dar a comida e outras coisas de bom grado...
Eu tenho pena de ser tao longe, gostei do treinador, pareceu-me mesmo competente.
Procure "guarding valuable objects", em sites de treino ou no google e vai ver do que tou a falar.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo out 11, 2009 4:45 pm

O problema com a agressividade é que pode ter várias causas - medo, dominância, proteção ou mesmo doença.

Só mesmo o dono ou alguém - de preferência um treinador - que observe o cão e conheça a sua história pode destinguir.

A gressividade por medo pode ser mais perigosa que a agressividade por qualquer outra razão.
Muita gente maltrata os seus cães para que eles se tornem perigosos.
Eu já vi vários exemplos - pex, chamam o canito com voz suave e quando ele chega perto batem-lhe ou dão pontapés.
Uma "madame" - já contei aqui - disse que uma receita infalível para criar um bom cão de guarda era fechar o bicho às escuras num caixote e depois passar por lá, de vez em quando, batendo no caixote e fazendo barulho ensurdecedor.
O animal, assim tratado, tem medo de tudo e de todos e passa a actuar com agressividade por medo.

A agressividade por medo é imprevisível.
Normalmente actua com estranhos mas, a qualquer momento, pode-se voltar contra o dono.
Para mim a história daquele serra da estrela que atacou a dona, que o alimentava, e muitos outros que atacam os donos, têm a ver com estes "contos" de cães de guarda,tão populares entre o povinho.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Luiza92
Membro Veterano

domingo out 11, 2009 8:46 pm

aisd, infelizmente isso nem é metade do que fazem aos animais para os tornarem agressivos (ou qualquer outro motivo)... :(

mas que fique bem claro que eu nunca maltratei, nem hei-de maltratar qualquer animal, muito menos o meu Boxy... mas nao duvido que ele tenha passado por mas experiencias nos seus primeiros 6 meses... :|
Responder

Voltar para “Cães”