Meu filho...meu cachorro

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
KANYBOY
Membro
Registado: sexta jan 29, 2010 12:44 pm

quarta fev 03, 2010 11:52 am

é q se o senhor tivesse chamado a atençao como fez a mim eu seria o primeiro a fazer das suas palavras as minhas mas n me parece ser o caso, oq lhe fica muito mal.
desculpe a frontalidade mas custa-me andar a seguir este topic e ter d ficar de fora por uma razao que nao parece ser aplicavel a mais ninguem.
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

quarta fev 03, 2010 12:19 pm

O problema não está naquilo que nos chamamos aos nossos cães nem e muito menos no amor que sentimos por eles, mas o problema está quando os deixamos de ver como eles são, cães.

Para ser um bom dono, não basta ama-lo incondicionalmente, leva-lo ao vet ao primeiro espirro. Temos que saber respeita-los como cães que são, temos que saber interagir com eles de acordo com aquilo que realmente são.

Pega-los ao colo e embala-los como bebés, dar-lhes das melhores comidas caseiras que sabemos cozinhar, quando rosnar ao "papá" ou a "mamã" e estes só abanarem o dedo em sinal de repreenda como se faz a uma criança... tudo isto são pequenos exemplos de algo que não é assertivo de se fazer com um cão, tenha ele 2kg ou 50kg.

Estes comportamentos onde os papás distorcem a realidade dão maus resultados tanto para os donos como para os cães... os actos são muito importantes. Essa é a realidade...
Última edição por n3ka em quarta fev 03, 2010 2:25 pm, editado 1 vez no total.
<p>Cumprimentos</p>
sasha09
Membro Veterano
Registado: quarta ago 26, 2009 2:55 pm

quarta fev 03, 2010 12:45 pm

Kanyboy ninguem está a colocá-lo de fora.

Acho que voce é que nao está a perceber o tema do topico e vem falar de metaforas e nao sei mais o que... Nao estamos a falar de filosofia, estamos a falar de situaçoes reais que ocorrem diariamente entre caes e donos. Pf siga o tema do topico, ja chega de fazer papel de rejeitado.

EDIT: filosofia e nao fisiologia :lol:
Última edição por sasha09 em quarta fev 03, 2010 4:50 pm, editado 1 vez no total.
Saudações da J & Isaac
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta fev 03, 2010 1:36 pm

" papel de rejeitado "... :lol: :lol: :lol:
E no tópico:
Pausas, sabes bem , melhor que muitos, que há imeeeeeensos casos de exageros. E que isso descamba , quase sempre , em problemas de saúde e comportamento. Tanto para o cão, como para o dono.
Não acho que seja cusquice, abordar este assunto. Que está a incomodar alguns, isso já se viu. Mas é um assunto pertinente, mais que não seja para servir de alerta .
Um cão não deve, nem pode servir para as nossas projeções. Nem um cão , nem nada. Cada individuo é único.Geralmente damo-nos mal cada vez que queremos moldar os outros ao nosso modo de viver, sentir e pensar.
Não digo que quem chama " filho", "amor" ou "querido " ao seu animal de estimação o está a "humanizar". ( Tambem há quem chame nomes de animais a pessoas , uns carinhosos , outros nem tanto. Será "animalizar" uma pessoa? :roll: )
O risco começa quando achamos muita piadinha ao cão por rosnar ao dono cada vez que o vai tirar do sofá " porque aquele é o lugar dele",quando o cão empurra a dona, velhota, para entrar por uma porta á frente dela " porque tem pressa" ou quando "obriga " os donos a dormirem todos tortos e encolhidos porque " coitadinho, desde pequenino dorme na nossa cama "...
O perigo , para mim , começa aqui, no achar muita piada, achar que o cão se considera humano.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta fev 03, 2010 1:55 pm

Este tópico não incomoda ninguém. Por muito que queiram veladamente insultar alguém. O problema é que misturam desde psicoses a desleixo com coisas tão simples e normais como dizer "anda cá bébé" que as pessoas se amofinam.

E agora vou passear as minhas ginjas, dar-lhes muitos beijinhos e um biscoito. Minhas ricas filhas mamãe tá indo!
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta fev 03, 2010 2:07 pm

LuMaria Escreveu:Este tópico não incomoda ninguém. Por muito que queiram veladamente insultar alguém. O problema é que misturam desde psicoses a desleixo com coisas tão simples e normais como dizer "anda cá bébé" que as pessoas se amofinam.

E agora vou passear as minhas ginjas, dar-lhes muitos beijinhos e um biscoito. Minhas ricas filhas mamãe tá indo!
:lol: :lol: ( Estou a rir-me, mas não é veladamente... é às claras )
O problema é que as pessoas não vêm (ou não querem ver) que certas " permissividades " podem descambar nessas psicoses, tanto para o animal como para o dono. Claro que as tuas cadelas não vão ficar afectadas por lhes dares beijinhos e biscoitos ( já pelo facto de terem uma dona assim... :roll: :twisted: :twisted: ).
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

quarta fev 03, 2010 2:12 pm

LuMaria Escreveu:Este tópico não incomoda ninguém. Por muito que queiram veladamente insultar alguém. O problema é que misturam desde psicoses a desleixo com coisas tão simples e normais como dizer "anda cá bébé" que as pessoas se amofinam.

Bem dito!

Sinceramente não acho bem vir para aqui expor casos destes, nós não somos psiquiatras, nem psicologos, nem profilers para analisar-mos casos de desiquilibios mentais e emocionais.
Achava bem que se tentasse reunir uma lista dos sinais de "alarme" e possiveis consequencias, nunca vir para aqui expôr situações criticas.
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
sasha09
Membro Veterano

quarta fev 03, 2010 2:30 pm

Sinceramente não acho bem vir para aqui expor casos destes, nós não somos psiquiatras, nem psicologos, nem profilers para analisar-mos casos de desiquilibios mentais e emocionais.
Estamos a falar de casos extremos e começaram a falar de dizer "bebé", "vem à mae" ao cao dizendo que isso era humanizar o cao. O que eu acho que a LuMaria quer dizer é que o criador do topico se referia a esses mesmos casos de psicoses e nao de coisas que a maioria dos donos faz, como chamar "bebé" ao cao e assim... Ninguem expos o caso com o intuito de um pseudo-psicologo virtual dar conselhos e muito menos dizer o que fazer ou nao fazer. O topico pergunta se conhecemos algum caso EXTREMO, nao pergunta se chamamos bebé, filhote, se mimamos o cao e assim...Acho que o objectivo do mesmo nao é dar uma de analista, mas sim tomarmos conhecimentos de situaçoes que ocorrem e muita gente desconhece e que muitas vezes começa com o dormir torto porque o caozinho esta habituado a dormir na cama, a empurrar as pessoas "porque está com pressa" como foi descrito acima... Eu conheço um caso desses, e expus de forma a que todos tivessem uma minima ideia do que o criador do topico pedia.
Última edição por sasha09 em quarta fev 03, 2010 4:08 pm, editado 1 vez no total.
Saudações da J & Isaac
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta fev 03, 2010 3:05 pm

:o Tem a certeza que isso é para mim? Leia lá melhor quem citou faz favor.
Em relação à sua amiga, não comento o que desconheço.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta fev 03, 2010 3:59 pm

Pois se o objectivo era contar casos de excesso de humanização, confesso que eu conheço é mais o oposto - casos de maus tratos patológicos.

Ainda há não muito tempo enviámos o SEPNA a casa de uma mulher que, desde que o companheiro a deixou, se entretinha a espancar o cão, diáriamente.
Claro que os vizinhos ouviam os uivos e ganidos e começaram a falar.
Esta situação resolveu-se com a visita das autoridades - o cão hoje,é bem tratado, felizmente.

Quem lê inglês, leia a seguinte história :

http://www.news-journalonline.com/NewsJ ... 012810.htm

Resumindo - um miúdo de 18 anos esfaqueou os 2 cães da família - um pit com 1 ano e um rafeiro numa crise de fúria por os animais terem roído coisas em casa.
Depois chamou a polícia dizendo que tinha havido um assalto.
Este miúdo já tinha tido queixas por, aos 14 anos, ter torturado gatos até à morte.
Interrogado acabou por confessar a verdade.
Reacção da mamã : "estou orgulhosa por ele ter dito a verdade à polícia"...
Palavras para quê ?
Se alguns donos são excessivos na humanização dos seus animais, pelo menos não são psicopatas.
Já os que tratam mal, são mais perigosos...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
KANYBOY
Membro

quarta fev 03, 2010 4:03 pm

moslie Escreveu:Nunca percebi porque é que para certas pessoas, gostar de animais é incompatível com gostar de crianças e vive-versa.
Não percebo, porque acho que uma coisa não tem anda a ver com outra, dado que são situações completamente diferentes e algo está mal quando se confundem.
Um cão ou um gato por muito que se goste deles precisam de ser tratados como animais que são. O 1º passo talvez seja perceber o que é um cão e o que é um gato, como animais, do ponto de vista biológico. E perceber que se forem tratados como seres humanos ou como crianças, vai ser mau para eles. Tem necessidades diferentes, comportamentos diferentes e é injusto serem tratados como substitutos ou sucedâneos de seres humanos.
Conheci dois casos em que pessoas com graves problemas psicológicos provocados por relações destrutivas, tratavam cães como filhos. Era completamente patético. Pessoalmente acho que encomendar um bolo de aniversário e oferecê-lo ao cão, é bastante mau para o animal.
Atafulhá-lo de roupa também, assim como dedicar-lhe um sentimento asfixiante,mas isto sou eu que sempre tive animais labregos que só queriam correr no mato, dormir no chão, comer carne crua e não toleravam roupa e ainda por cima não tomavam banho de 15 em 15 dias.
Por fim chegou ao ponto de casar o cão. leram bem. Não sei se a fêmea era esterilizada, mas que fez o casamento fez. É claro que o cão morreu 1º que a dona e é claro que foi um drama a juntar aos outros dramas daquela vida. Eu acho que o cão estava já meio humano, era um rafeiro bastante feiote mas portava-se completamente como uma pessoa e estava obeso á conta de comer como um humano....

É horrivel esperar que todas as mulheres se dispusessem a ter filhos, cada um faz a suas opções, mas não gosto de ouvir dizer "detesto crianças", como não gosto de ouvir "detesto animais".
Um animal permite um relacionamento em que os supostos "papás" estão sempre dominantes.É o eterno bebé, daí o sucesso dos cães de colo. Nunca vão ouvir um não, nunca vão ter de lidar uma personalidade, nunca vão ter de enfrentar a responsabilidade de tentar criar um ser humano equilibrado. São opções. Também nunca vão saber o que é a criatividade de um ser humano, a capacidade de aprender, e a capacidaed imensa que as crianças tem de se maravilhar com o mundo, algo que desculpem lá, os cães e gatos nunca terão....
Para mim a rejeição das crianças pode revelar medo de fracassar, medo de ver-se a si próprio em criança, medo de recriar uma infância triste, incapacidade para lidar com os outros.
Eu cá tive uma bela infãncia, por isso gostaria de a recriar outra vez.
sasha09
Membro Veterano

quarta fev 03, 2010 4:06 pm

peço desculpa LuMaria.
Saudações da J & Isaac
KANYBOY
Membro

quarta fev 03, 2010 4:08 pm

sasha09 Escreveu:Kanyboy ninguem está a colocá-lo de fora.

Acho que voce é que nao está a perceber o tema do topico e vem falar de metaforas e nao sei mais o que... Nao estamos a falar de fisiologia, estamos a falar de situaçoes reais que ocorrem diariamente entre caes e donos. Pf siga o tema do topico, ja chega de fazer papel de rejeitado.
como vez o tema continua a ser abordado de formas muito mais complexas, nao acho mal muito pelo contrario, a unica coisa a que faço referencia, é quer se queira quer nao essa abordagem e esse rossar da psicologia é constantemente feito aqui, e so e apenas no meu caso foi levantado o problema, eu acho maravilhoso q se discuta amplamente a questao mais basica, mas essa questao mais basica leva normalmente a que se procurem justificaçoes.
quando se fala de afectos e de carencias existe uma tendencia natural para se divagar sobre o tema e como ja disse n vejo problema absolutamente nenhum nisso.
KANYBOY
Membro

quarta fev 03, 2010 4:10 pm

em longe de mim estar lhe a fazer qualquer tipo de reprimenda, ate hoje tenho visto em si um especial cuidado no tratamento dos assuntos e sobretudo das PESSOAS.
nao tenho nada absolutamente nada a apontar a vossa pessoa, sempre estremamente correta nas abordagens q faz.
KANYBOY
Membro

quarta fev 03, 2010 4:14 pm

sasha09 Escreveu:Kanyboy ninguem está a colocá-lo de fora.

Acho que voce é que nao está a perceber o tema do topico e vem falar de metaforas e nao sei mais o que... Nao estamos a falar de fisiologia, estamos a falar de situaçoes reais que ocorrem diariamente entre caes e donos. Pf siga o tema do topico, ja chega de fazer papel de rejeitado.
permita me mais um reparo, eu n falei de fisiologias mas da questao a nivel da psicologia q envolve este tema.
quando se diz q se faz isto para se tentar colmatar uma qualquer afectiva criada por uma outra razao afectiva, esta se a falar de psicologia.
quando se diz q alguem trata assim ou assado o cao porq n pode ter filhos estamos a falar de que, PSICOLOGIA.
Responder

Voltar para “Cães”