Pêlo eriçado e "rosnar" a comer... AJUDA! XLABRADOR

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça dez 07, 2010 10:33 am

Acaldeira Escreveu:Quando tiverem um rafeirote de 5 kilos pendurado na vossa mão, venham cá dizer "Enfim " e o "cão tem que ser deixado em paz enquanto come".

...
Não, Acaldeira, nunca tive nenhum rafeirote (nem nenhum cão de marca) pendurado na minha mão precisamente porque respeito as suas necessidades e maneira de ser. O que de maneira nenhuma exclui a educação que forçosamente tenho de lhes dar, mas sempre tendo presente que estou a lidar com um cão e não com miríficas e eruditas representações de lobo, matilha, alpha e restantes etecéteras.

Como foi dito atrás, retirado de um link fornecido pelo jofelix, para sermos respeitados temos de respeitar. O que funciona tanto com pessoas como com cães.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

terça dez 07, 2010 10:41 am

LuluB Escreveu:Não, Acaldeira, nunca tive nenhum rafeirote (nem nenhum cão de marca) pendurado na minha mão precisamente porque respeito as suas necessidades e maneira de ser. O que de maneira nenhuma exclui a educação que forçosamente tenho de lhes dar, mas sempre tendo presente que estou a lidar com um cão e não com miríficas e eruditas representações de lobo, matilha, alpha e restantes etecéteras.

Como foi dito atrás, retirado de um link fornecido pelo jofelix, para sermos respeitados temos respeitar. O que funciona tanto com pessoas como com cães.
Concordo com tudinho o que a Lulub escreveu. :D
E acrescento, da minha experiência, toda a fase de crescimento e educação correu sempre naturalmente.
Aliás, tal como o devemos fazer com crianças, é uma questão de bom senso, disciplina e amor e tudo corre bem. :wink:
PS: Eu é que às vezes rosno, mas isso são outros quinhentos :lol:
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça dez 07, 2010 10:46 am

LuluB Escreveu:
Acaldeira Escreveu:Quando tiverem um rafeirote de 5 kilos pendurado na vossa mão, venham cá dizer "Enfim " e o "cão tem que ser deixado em paz enquanto come".

...
Não, Acaldeira, nunca tive nenhum rafeirote (nem nenhum cão de marca) pendurado na minha mão precisamente porque respeito as suas necessidades e maneira de ser. O que de maneira nenhuma exclui a educação que forçosamente tenho de lhes dar, mas sempre tendo presente que estou a lidar com um cão e não com miríficas e eruditas representações de lobo, matilha, alpha e restantes etecéteras.

Como foi dito atrás, retirado de um link fornecido pelo jofelix, para sermos respeitados temos de respeitar. O que funciona tanto com pessoas como com cães.
Claro Lulu, então explique lá ao caniche do acaldeira, que o dono o respeita e ele não tinha nada que o morder, afinal o dono respeita-o...
Não fosse o treino de reabilitação que o Acaldeira lhe deu, hoje em dia não poderia ter o Amstaff e tampouco passear com o caniche como passeia, junto das pessoas.
Se calhar o conceito de "respeito" varia entre cães e humanos :roll:

Para um cão, o "respeito" que um ser submisso a ele deve demonstrar, é não se aproximar da comida, e se o fizer, leva dentada, amocha e o respeito está novamente imposto...
Eu não funciono assim.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça dez 07, 2010 10:48 am

TheOne Escreveu:
LuMaria Escreveu:
:roll:
Eu passo a vida a fugir das minhas feras. Tou minada de cicatrizes. A lulu, do alto das suas 7 belissimas décadas está um cristo. A lulu dá dó :roll:
As tuas cadelas estão ensinadas, sabem ser submissas, de um modo ou de outro tu ensinaste-as a respeitar-te, e não acredito que aceites que qualquer uma delas te rosne. Aliás, aposto que nem lhes passará pela cabeça rosnar à dona. Tu és a própria a dizer que já tiveste de usar da técnica da palmada na hora H.

Eu não preciso de estar sempre a "ensinar" os meus, eles sabem o lugar deles, e sabem o meu lugar, existe respeito mútuo, a educação que lhes dei faz dos meus cães cães felizes e equilibrados.
Pois texuga. Estão ensinadas. São porreiras. Mas não me esqueço nunca, que o pior erro que cometi foi baseado no argumento, quer mandar. Se tivesse lido uma lulu, tinha equilibrado a balança e não tinha feito ***. Essa é que é essa. Felizmente tirei as palas.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
LuluB
Membro Veterano

terça dez 07, 2010 11:08 am

Texuga, eu não tenho nada que explicar nada a ninguém, seja cão, seja gente. Apenas defendo a minha posição, adoptada depois de muito observar, ler e aprender, quer na prática, quer em teoria. E também não me julgo o suprassumo em questões de educação ou outras.

Um cão, qualquer cão, qualquer animal, partilha este Mundo comigo e tem tanto direito a ele como eu. Se vem viver comigo, vem como companheiro, com todas as suas especificidades e idiossincrasias, e não como uma massa amorfa que tenho de moldar e dominar como me apraz. Se vem na sua infância, vem para ser educado e formado como qualquer ser infantil. Se vem adulto, tenho de perceber as experiências que teve e os traumas que sofreu. E sempre, sempre tenho de não me esquecer de que tenho ali um ser com personalidade própria, a tal "coisa" que eu me sinto obrigada a respeitar.

A partir daí, tudo se torna simples.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
choque
Membro
Registado: quinta ago 05, 2010 1:19 pm

terça dez 07, 2010 12:22 pm

LuluB Escreveu:Texuga, eu não tenho nada que explicar nada a ninguém, seja cão, seja gente. Apenas defendo a minha posição, adoptada depois de muito observar, ler e aprender, quer na prática, quer em teoria. E também não me julgo o suprassumo em questões de educação ou outras.
:lol:
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

terça dez 07, 2010 12:35 pm

o busilis da questão aqui é que cada um de nós apregoa o tipo de educação que dá aos seus cães (e crianças) e consequentemente supomos que a educação que os outros dão não é a mais acertada.

aquilo que estamos a esquecer é que a educação de um animal (ou criança) não é chapa 5, o que funciona com um cão que sempre viveu junto da familia é bem provável que não funcione com um cão adulto acabado de resgatar da rua!

o que importa é que a forma como educamos os nossos cães resulte... o resto são trocos! :wink:
LuMaria
Membro Veterano

terça dez 07, 2010 12:53 pm

omegaa Escreveu:o busilis da questão aqui é que cada um de nós apregoa o tipo de educação que dá aos seus cães (e crianças) e consequentemente supomos que a educação que os outros dão não é a mais acertada.

aquilo que estamos a esquecer é que a educação de um animal (ou criança) não é chapa 5, o que funciona com um cão que sempre viveu junto da familia é bem provável que não funcione com um cão adulto acabado de resgatar da rua!

o que importa é que a forma como educamos os nossos cães resulte... o resto são trocos! :wink:
Et voilá!
E que antes de testar se saiba minimamente o que se está a fazer. É que antes de tirar o prato ao cão, ele só rosna ao prato. Depois de o tirar, arrisco-me a ser mordida. E o que se calhar podia ser simples, torna-se muito mais complicado. Não custa ter isto em mente.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
LuluB
Membro Veterano

terça dez 07, 2010 12:57 pm

omegaa Escreveu:o busilis da questão aqui é que cada um de nós apregoa o tipo de educação que dá aos seus cães (e crianças) e consequentemente supomos que a educação que os outros dão não é a mais acertada.

Nem mais, nem ontem.

E acrescento que também seria bom que as pessoas tivessem isso presente e não se esforçassem tanto por impor as suas opiniões e soluções aos que pensam e agem de maneira diferente.
<p>&nbsp;</p>
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça dez 07, 2010 12:57 pm

O que é importante referir é o resultado final, e eu continuo a bater na mesma tecla: um cão não tem de rosnar ao dono seja em que circunstância for. Resta educar os cães, cada um à sua maneira, sendo que o resultado final seja a harmonia e a paz em casa entre canídeos e humanos.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

terça dez 07, 2010 12:59 pm

ora nem mais. cada um encontra o seu caminho para educar... não há um manual único.

mas há bases que são quase universais... todos sabemos disso ninguem vem agora descobrir a roda...

só não posso concordar quando a Lumaria diz que a primeira coisa que se ensina é o não... antes de ensinar o não há muitos sim que vêm primeiro.
muitos mesmo... tanto para os cães como para os filhotes.
em equipa vencedora não se mexe e até prova cabal em contrário continuarei a ensinar muitos sim... primeiro. :)
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

terça dez 07, 2010 1:00 pm

LuMaria Escreveu:

Et voilá!
E que antes de testar se saiba minimamente o que se está a fazer. É que antes de tirar o prato ao cão, ele só rosna ao prato. Depois de o tirar, arrisco-me a ser mordida. E o que se calhar podia ser simples, torna-se muito mais complicado. Não custa ter isto em mente.
Tudo consequência de em pequenino não se ter torcido o pepino.
&laquo; Se ouvir, esque&ccedil;o, mas se vir, nunca mais esque&ccedil;o &raquo; (Conf&uacute;cio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

terça dez 07, 2010 1:03 pm

LuluB Escreveu:

Nem mais, nem ontem.

E acrescento que também seria bom que as pessoas tivessem isso presente e não se esforçassem tanto por impor as suas opiniões e soluções aos que pensam e agem de maneira diferente.
Também digo ... :lol:
&laquo; Se ouvir, esque&ccedil;o, mas se vir, nunca mais esque&ccedil;o &raquo; (Conf&uacute;cio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

terça dez 07, 2010 1:05 pm

by all means.... viva a liberdade!!!
melhor coisa inventada a seguir à batata frita... 8)
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
LuMaria
Membro Veterano

terça dez 07, 2010 1:10 pm

jofelix Escreveu:
LuMaria Escreveu:

Et voilá!
Tudo consequência de em pequenino não se ter torcido o pepino.
Nem sempre. Nem sempre.
Responder

Voltar para “Cães”