KatiaS Escreveu:Então e se, para além do cachorro, eu adoptar também um gatinho para que façam companhia um ao outro?
Acham que eles se distraiam um com o outro e acabava-se com o problema do cachorro ficar sozinho durante o dia?
O que pensam?
KatiaS o que eu penso é o mesmo que pensava antes.
Se tiver dois gatos, eles fazem companhia um ao outro naturalmente. Geralmente nem têm de ser ensinados a ir à caixa de areia... Um gato, ou dois, nunca são tão destrutivos como um cão.
Um cão, principalmente se for cachorro, só vai aprender a fazer as necessidades no sítio (na rua) se for ensinado. E para isso é preciso dar-lhe a oportunidade de ir à rua pelo menos de 2h em 2h no início e ir aumentando o espaço de tempo gradualmente. Quanto mais tarde aprender, mais dificil será depois mudar o hábito de fazer xixi e cocó no sítio que ele escolher. A solução para eles não fazerem por toda a casa é muitas vezes vedar-lhes o espaço. E quanto mais pequeno o espaço melhor, porque eles em regra não fazem as necessidades no mesmo sítio onde dormem. Mas a KatiaS não vai poder deixá-lo fechado num pequeno espaço durante 10h. Este é um exemplo. Claro que sei que a KatiaS compreende que não é o gatinho que poderá ensinar estas coisas ao cachorro. Mas porque é que não nos explica um pouco da sua rotina? Poderá ser mais fácil para encontrarmos alternativas e avaliarmos melhor a situação.