caça ao cão autorizada pela DGV e pela camara municipal

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

domingo dez 04, 2011 7:22 pm

sasquatch Escreveu:Continuo é a achar piada á GNR...ninguém quer passar por mauzão, o cão é um animal com o qual toda a gente tem mais ou menos afinidade, então agora ninguém quer resolver o problema.
No dia em que houver um acidente sério com esta matilha, resolvem actuar.
A DGV é que tem de tomar decisão de como agir e a partir daí contactar as autoridades...há procedimentos a seguir.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo dez 04, 2011 7:24 pm

Quer apostar que vão fazer tudo por tudo para não serem metidos ao barulho e se for preciso ir lá a tal associação de caçadores em vez deles?
Praziquantel
Membro Veterano

domingo dez 04, 2011 7:25 pm

sasquatch Escreveu:Quer apostar que vão fazer tudo por tudo para não serem metidos ao barulho e se for preciso ir lá a tal associação de caçadores em vez deles?
Não aposto por natureza. Se a tal associação se metr nisso é uma usurpação da função de entidades do estado
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo dez 04, 2011 7:28 pm

É claro que escrevo, mas o problema não é meu.
Está entregue a quem é pago para isso.
Continuo a achar que são incompetentes.
Se fosse comigo, antes de tomar uma decisão, consultava entidades que fossem capazes de dar opiniões válidas - ICN, DGV, outras autarquias, FMV, etc.
Depois fazia um documento apoiado nestas entidades com uma solução.
E atinha-me a ele.
Era isto e mais nada.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
sasquatch
Membro Veterano

domingo dez 04, 2011 7:34 pm

O ICN tem feito boas porcarias, tem....tudo o que cheire a custos, fogem logo! É sempre na lógica da economia.

Uma vez foram retirar animais selvagens de grande porte que um particular mantinha indevidamente em cativeiro. O vet. deles era tão bom que conseguio matar já não sei se um se dois desses animais :x
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo dez 04, 2011 7:40 pm

Pois será assim.
Mas acha que dedilhar no pc arranja soluções ?
São entidades públicas.Se são incompetentes...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Praziquantel
Membro Veterano

domingo dez 04, 2011 8:28 pm

aisd Escreveu:Pois será assim.
Mas acha que dedilhar no pc arranja soluções ?
São entidades públicas.Se são incompetentes...
Pergunte a quem abriu o topico
sasquatch
Membro Veterano

domingo dez 04, 2011 8:51 pm

Tal como pensava, o diferendo é entre a CMM e a GNR que se recusa a abater os cães ou mesmoa recolhê-los. A Câmara acha que são eles que devem lá ir a pedido da Cãmara e eles não vão?
Não percebo....
Praziquantel
Membro Veterano

domingo dez 04, 2011 10:17 pm

sasquatch Escreveu:Tal como pensava, o diferendo é entre a CMM e a GNR que se recusa a abater os cães ou mesmoa recolhê-los. A Câmara acha que são eles que devem lá ir a pedido da Cãmara e eles não vão?
Não percebo....
Não pode ser a câmara a fazer esse pedido..tem de ser a DGV.
Neytiri
Membro Júnior
Registado: sexta dez 02, 2011 2:15 pm

domingo dez 04, 2011 10:21 pm

sasquatch Escreveu:Tal como pensava, o diferendo é entre a CMM e a GNR que se recusa a abater os cães ou mesmoa recolhê-los. A Câmara acha que são eles que devem lá ir a pedido da Cãmara e eles não vão?
Não percebo....
A GNR não se recusa a apanhá-los. Recusa-se a abatê-los a tiro.
sasquatch
Membro Veterano

domingo dez 04, 2011 11:29 pm

A CMM diz que é para os apanhar....
A GNR pode recusar assim um pedido da autarquia?
Neytiri
Membro Júnior
Registado: sexta dez 02, 2011 2:15 pm

domingo dez 04, 2011 11:31 pm

BrownEye Escreveu:Parece-me que a resposta dada pela GNR foi a mais aceitável até agora:
"É evidente que achamos que isto é crime e que não estamos disponíveis", declarou, acrescentando que a GNR propôs a "única alternativa legal para esta operação, mas até ao momento ainda não obteve resposta da autarquia". O comandante Sá Pires disse que a GNR recomendou que a captura fosse feita de acordo com as regras, que é "capturar os cães com redes e, em caso de dificuldade acrescida, disparar dardos com sedativos para imobilizar o animal". Nestes casos, acrescentou, os cães seriam recolhidos pelo canil, onde teriam de ficar em quarentena, para adopção, se reunissem condições, ou abatidos de acordo com as normas.
http://revistadocao.blogspot.com/2011/1 ... elada.html

Prontes,é de lei e mai nada!!!
Praziquantel
Membro Veterano

domingo dez 04, 2011 11:34 pm

sasquatch Escreveu:A CMM diz que é para os apanhar....
A autarquia não tem jurisdição sobre as forças da autoridade :)
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda dez 05, 2011 1:16 am

Aproveitando o facto de este tópico estar, de momento, (ligeiramente) menos abardinado, vou dizer o que fazia se fosse presidente da Câmara de Mirandela e me visse com um problema destes entre mãos... bem, para já, provavelmente não me veria, porque teria procurado resolver o problema de uma meia dúzia de cães errantes há três anos, activando os meios de que dispunha antes de o deixar avolumar desta maneira, em vez de me limitar a pedir a outras entidades (no caso, DGV) que me resolvesse o problema e de ficar à espera sentada.

Mas, retomando a premissa inicial, eu, Tassebem, presidente da CMM, ciente da minha quota-parte de responsabilidade na existência de 200 cães assilvestrados no meu concelho, procuraria resolver o problema sem prejudicar os animais, que são os que menos culpas -- nenhumas, mesmo -- têm neste cartório.

Assim, procuraria um terreno amplo, propriedade da câmara, para realojar esses animais. Aproveitando o mediatismo actual e o interesse da sociedade civil no caso, pediria patrocínios a empresas para o vedar. E criava um santuário para esses animais. Não é inédito, já foi feito. Em Portugal.

Concitando vontades, falaria com a OMV para pedir veterinários voluntários para a captura em termos legais, éticos e humanos dos animais. Falaria também com a DGV e com outras entidades que pudessem ajudar, com técnicos especializados neste tipo de capturas.

Os animais seriam passados pelo leitor de chips (e os eventuais proprietários chamados à pedra no caso de abandono, ou devolvidos os animais perdidos aos donos). Seriam eutanasiados os que estivessem muito doentes. Os outros seriam castrados e recolocados no dito santuário, pra viverem como acabaram por se habituar a viver até ao fim dos seus dias naturais. Pediria patrocínios a empresas, locais e não só, para a alimentação desses animais. Pedria patrocínios a farmacêuticas para os produtos necessários a esta operação.

Dava uma reviravolta a este caso, que começou tão mal, e transformava-o num exemplo pela positiva de como é possível resolver um problema sem sacrificar os mais inocentes.

E, a partir daqui, instruía as entidades próprias da câmara e as entidades de nível nacional para nunca mais deixarem que um problema desta envergadura (ou na sua menor escala) se verificasse. Com fiscalização activa, que poderia prevenir tantos problemas destes e semelhantes, e que é aquilo que não existe em lado nenhum.

Se eu fosse presidente da Câmara de Mirandela, poupava e protegia os inocentes e punha o meu município no mapa pela positiva.

Podia não conseguir, mas pelo menos tentava. E sem se tentar nunca se fica a saber se não seria possível.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
DieKalash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm

segunda dez 05, 2011 1:49 am

sasquatch Escreveu:A CMM diz que é para os apanhar....
Pode pois o pedido deles é ilegal. A utilização de armas de fogo por parte das autorizadas está regulamentada e não prevê caçadas...
Com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Morais

<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>

O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
Responder

Voltar para “Cães”