Homem atacado por cão perigoso
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
"Dono de cães condenado por homicídio por negligência
por Lusa08 Abril 2010
O proprietário dos quatro cães de raça .....suspeitos de terem morto uma mulher na Várzea de Sintra em 2007, foi hoje condenado a ano e meio de prisão, com pena suspensa, e a pagar 125 mil euros de indemnização.
Orlando Duarte estava acusado de homicídio por negligência e parte da indemnização - 50 mil euros - será paga pela seguradora dos animais, de acordo com a leitura do acórdão hoje divulgado no tribunal de Sintra.
A indemnização da seguradora resulta do facto de se ter provado que durante o ataque efectuado pelos quatro cães (três cadelas e um cão), o macho (único cão abrangido por seguro) ter sido o líder do ataque.
Além das referidas indemnizações, Orlando Costa ainda será obrigado a pagar 700 euros por falta de seguros e licenças.
O tribunal deu como provado o homicídio por negligência, ............segundo revelou a sentença lida em tribunal, adiantou hoje a SIC Notícias.
Os factos remontam a 21 de Março de 2007, quando a ucraniana Vira Chudenko, de 59 anos, se deslocava, cerca das 7:00, para o seu local de trabalho quando terá sido atacada por quatro cães de raça ........., que terão fugido da propriedade de Orlando Duarte, vindo a falecer devido aos ferimentos. "
Editada a raça porque pode ser aplicado a qualquer uma das raças!
Como eu disse num outro Post, é preferível e pode ficar barato fazer o seguro, se o azar nos bater à porta. E digo azar, porque ninguém, no seu perfeito juízo, incita um cão para atacar.
Já agora, é complemento de informação para aqueles que dizem que o dono escapa com uma simples multa por falta de seguro/registo.
P.S. - Não ponho em questão o valor (muito mais elevado) da vida humana, mas é a lei que temos.
por Lusa08 Abril 2010
O proprietário dos quatro cães de raça .....suspeitos de terem morto uma mulher na Várzea de Sintra em 2007, foi hoje condenado a ano e meio de prisão, com pena suspensa, e a pagar 125 mil euros de indemnização.
Orlando Duarte estava acusado de homicídio por negligência e parte da indemnização - 50 mil euros - será paga pela seguradora dos animais, de acordo com a leitura do acórdão hoje divulgado no tribunal de Sintra.
A indemnização da seguradora resulta do facto de se ter provado que durante o ataque efectuado pelos quatro cães (três cadelas e um cão), o macho (único cão abrangido por seguro) ter sido o líder do ataque.
Além das referidas indemnizações, Orlando Costa ainda será obrigado a pagar 700 euros por falta de seguros e licenças.
O tribunal deu como provado o homicídio por negligência, ............segundo revelou a sentença lida em tribunal, adiantou hoje a SIC Notícias.
Os factos remontam a 21 de Março de 2007, quando a ucraniana Vira Chudenko, de 59 anos, se deslocava, cerca das 7:00, para o seu local de trabalho quando terá sido atacada por quatro cães de raça ........., que terão fugido da propriedade de Orlando Duarte, vindo a falecer devido aos ferimentos. "
Editada a raça porque pode ser aplicado a qualquer uma das raças!
Como eu disse num outro Post, é preferível e pode ficar barato fazer o seguro, se o azar nos bater à porta. E digo azar, porque ninguém, no seu perfeito juízo, incita um cão para atacar.
Já agora, é complemento de informação para aqueles que dizem que o dono escapa com uma simples multa por falta de seguro/registo.
P.S. - Não ponho em questão o valor (muito mais elevado) da vida humana, mas é a lei que temos.
Última edição por jofelix em quinta ago 16, 2012 4:11 pm, editado 1 vez no total.
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm
Sei como os miúdos podem ser cruéis. A maioria não são mas alguns são completamente queimados da mioleira.Sasha99 Escreveu:off-topic
Para não abrir um tópico fica aqui a pergunta pois o assunto é sobre algo do género.
Eu tenho uma rottweiler adulta muito meiga para os de casa e para quem cá entra mas tenho duas escolas perto de minha casa cheia de miudos sem educação que se metem com ela do meu pátio, cospem-lhe atiram pedras e hoje vi-os em cima do muro do lado de cá das grades debruçados a meterem-se com ela (ela sem ligar nenhuma pois eram apenas dois, quando sao um grupo grande é ela fica chateada e com motivo).
A questão é a seguinte, o que pode acontecer caso um destes miudos ao por-se do lado de dentro das grades (o muro tem uns 2metros, 2metros e meio mais meio metro de grade) escorregar, cair e a minha cadela o atacar??
é que sinceramente não vejo outra reacção dela visto que lhe atiram pedras e passam a vida a chatea-la!![]()
ou com muita sorte deles como ela adora crianças apesar de todas as maldades que lhe fazem pode ate só ficar a olhar.
Mas caso um miúdo caia e ela o ataque o que acontece?
ela tem tudo em ordem!
ta registada, tem vacinas todas em dias, tem chip, tem lop e tem seguro.
Obrigada
Não tem forma de tornar inacessível esse espaço aos intrusos? Se não tiver, aconselho-a a, se e quando voltar a acontecer, chamar a polícia e formalizar uma queixa contra os ditos miúdos. Pode ser que se assustem mas pode ter o efeito contrário...
Caso a sua cadela os ataque, como já disseram, a culpa é dela (é uma das coisas absurdas na nossa legislação...).
-
- Membro Veterano
Não lhe pregue estalos pois vai meter-se em problemas. Seja qual for o motivo um estalo é considerado uma agressão.Sasha99 Escreveu:e o que acontece a mim por pregar dois estalos num menor??-.-'
também sou abatida??
é que já não suporto apanhar todos os dias miudos a meterem-se com ela, chegar ao pátio e ver pedras e ter de a andar a limpar com dodots pq lhe cuspiram!

A culpa não é dos garotos. É dos pais. Esses sim é que lhes deviam ter dado uns estalos quando eram miúdos. Na hora certa só lhes caíam bem.
Por este e outros relatos podem imaginar o que passam os professores...
Pergunto-me que raio de educação dão esses pais aos filhos?Sasha99 Escreveu:e o que acontece a mim por pregar dois estalos num menor??-.-'
também sou abatida??
é que já não suporto apanhar todos os dias miudos a meterem-se com ela, chegar ao pátio e ver pedras e ter de a andar a limpar com dodots pq lhe cuspiram!

Pobre cadela, qualquer dia ainda a magoam a sério... Não tem como a manter longe dos ataques desses selvagens? PP's são esses maus vizinhos!
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
Como estamos sempre aprendendo algo nessa vida, nesses dois dias de fórum aprendi uma lição muito importante para minha rica vida e dos que amo.
A partir de hoje, sempre que for à rua se voltar a ver qualquer cão PP, como os que vejo na rua da minha casa, soltos sem trela ou com trela mas sem açaime, ligarei imediatamente para o 112 e só saio do local depois da presença das autoridades.
Pelo menos assim, pode ser que os donos tomem um pouco de juízo na cabeça.
A partir de hoje, sempre que for à rua se voltar a ver qualquer cão PP, como os que vejo na rua da minha casa, soltos sem trela ou com trela mas sem açaime, ligarei imediatamente para o 112 e só saio do local depois da presença das autoridades.
<p> </p>
Sasha, meta queixa na polícia, mesmo que seja contra desconhecidos.
A vantagem é que fica registado que a cadela tem sido sistemáticamente provocada dentro do seu território.
Na eventualidade de haver danos causados pela cadela a um dos miúdos dentro do seu território (da cadela), segundo me foi dito, a decisão de abate da cadela é tomada pelo veternário municipal que deve avaliar a perigosidade da cadela.
Nesse caso, o facto de haver queixas prévias pode ter influência na decisão do veternário ou do tribunal...
A vantagem é que fica registado que a cadela tem sido sistemáticamente provocada dentro do seu território.
Na eventualidade de haver danos causados pela cadela a um dos miúdos dentro do seu território (da cadela), segundo me foi dito, a decisão de abate da cadela é tomada pelo veternário municipal que deve avaliar a perigosidade da cadela.
Nesse caso, o facto de haver queixas prévias pode ter influência na decisão do veternário ou do tribunal...
Aconselho então também a fazer com qualquer cão (seja PP ou não) que ande solto e sem açaime. Também é ilegal e já que quer chamar a policia acho que não deve discriminar somente os PP.ziggyma Escreveu:Como estamos sempre aprendendo algo nessa vida, nesses dois dias de fórum aprendi uma lição muito importante para minha rica vida e dos que amo.
-
- Membro Veterano
A zorra tem razão. Até podia aconselhar tirar fotos ou gravar um vídeo mas se são menores não sei se será boa ideia....zorra Escreveu:Sasha, meta queixa na polícia, mesmo que seja contra desconhecidos.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am
Isso é proibido, e pode vir a dar problemas. Já para não dizer que não seria aceite como prova em tribunal (caso viesse a ser caso disso), uma vez que foi filmado sem ter direito a isso...chinchilavis Escreveu:A zorra tem razão. Até podia aconselhar tirar fotos ou gravar um vídeo mas se são menores não sei se será boa ideia....
RS
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am
Também pensava isso.Flashorde Escreveu:A nao ser que sejam cameras de vigilancia
Até terem assaltado o carro a um conhecido meu, no parque coberto do Dolce Vita de Coimbra, assalto esse que foi registado em vídeo.
A segurança forneceu o vídeo, onde se viu o culpado, e foi apresentada queixa.
Resultado: não deu em nada, porque neste local não tinham autorização que permitisse que as imagens captadas pelas câmaras de vigilância pudessem ser divulgadas a terceiros e dessa forma usadas como prova...
EDIT: O português não estava bem claro...
Última edição por kelinhapbl em quinta ago 16, 2012 4:50 pm, editado 1 vez no total.
RS
-
- Membro Veterano
Eu sei kelinhapbl, por isso é que disse que não sabia se seria boa ideia. Se uma câmara de vigilância foi admitida em tribunal seria melhor.kelinhapbl Escreveu:Isso é proibido, e pode vir a dar problemas. Já para não dizer que não seria aceite como prova em tribunal (caso viesse a ser caso disso), uma vez que foi filmado sem ter direito a isso...chinchilavis Escreveu:A zorra tem razão. Até podia aconselhar tirar fotos ou gravar um vídeo mas se são menores não sei se será boa ideia....
Pela descrição, se a casa for alugada, o ideal era procurar outra longe daí. Miúdos com esse comportamento são complicados e pior é quando vivem em bairros sociais. É que a maior parte desses pais não quer saber de nada. Só se interessavam se a cadela lhes desse uma dentada na mão. Aí vinham para a televisão pedir uma indemnização e outras coisas mais. Enquantos os filhos estragam e agridem não interessa. O contrário já lhes interessa...
-
- Membro
- Registado: quarta mai 23, 2012 10:10 am
chinchilavis, olhe que não são só os miudos de bairros sociais, eu tenho um petiz que sempre vou ao cafe adora "tourear" a minha cadela e provoca-la e por mais que lhe diga para estar quieto e sair de perto de nós, nao sai e os pais que estão ao lado, nem abrem a boca.
Quanta vezes adultos, vão fazer festas na cadela e nem pedem licença ou perguntam se podem. E muitas vezes antecipo-me e digo - por favor nao faça festas na cadela..., perguntam logo - Porquê?. SE eu respondo ela morde, ja tive gente que continuou o gesto e a dizer-me, A mim minha senhora cão nenhum me morde !! eu fico incredula pela falta de respeito e de tacto das pessoas.. Agora sou simplesmente rude.. e digo - Nao faça festas na cadela porque eu não quero!
Quanta vezes adultos, vão fazer festas na cadela e nem pedem licença ou perguntam se podem. E muitas vezes antecipo-me e digo - por favor nao faça festas na cadela..., perguntam logo - Porquê?. SE eu respondo ela morde, ja tive gente que continuou o gesto e a dizer-me, A mim minha senhora cão nenhum me morde !! eu fico incredula pela falta de respeito e de tacto das pessoas.. Agora sou simplesmente rude.. e digo - Nao faça festas na cadela porque eu não quero!
Editado pela moderação
Os membros deste forum deviam ser promovidos pela QUALIDADE e nao pela QUNTIDADE!!
(e nao falo por mim)
Para os espertos: se eu escrever com erros temos pena... nunca fui a escola e aprendi a escrever sozinho!!!!!
(e nao falo por mim)
Para os espertos: se eu escrever com erros temos pena... nunca fui a escola e aprendi a escrever sozinho!!!!!