Homem atacado por cão perigoso

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quinta ago 16, 2012 4:06 pm

"Dono de cães condenado por homicídio por negligência
por Lusa08 Abril 2010

O proprietário dos quatro cães de raça .....suspeitos de terem morto uma mulher na Várzea de Sintra em 2007, foi hoje condenado a ano e meio de prisão, com pena suspensa, e a pagar 125 mil euros de indemnização.

Orlando Duarte estava acusado de homicídio por negligência e parte da indemnização - 50 mil euros - será paga pela seguradora dos animais, de acordo com a leitura do acórdão hoje divulgado no tribunal de Sintra.
A indemnização da seguradora resulta do facto de se ter provado que durante o ataque efectuado pelos quatro cães (três cadelas e um cão), o macho (único cão abrangido por seguro) ter sido o líder do ataque.
Além das referidas indemnizações, Orlando Costa ainda será obrigado a pagar 700 euros por falta de seguros e licenças.
O tribunal deu como provado o homicídio por negligência, ............segundo revelou a sentença lida em tribunal, adiantou hoje a SIC Notícias.
Os factos remontam a 21 de Março de 2007, quando a ucraniana Vira Chudenko, de 59 anos, se deslocava, cerca das 7:00, para o seu local de trabalho quando terá sido atacada por quatro cães de raça ........., que terão fugido da propriedade de Orlando Duarte, vindo a falecer devido aos ferimentos. "

Editada a raça porque pode ser aplicado a qualquer uma das raças!

Como eu disse num outro Post, é preferível e pode ficar barato fazer o seguro, se o azar nos bater à porta. E digo azar, porque ninguém, no seu perfeito juízo, incita um cão para atacar.

Já agora, é complemento de informação para aqueles que dizem que o dono escapa com uma simples multa por falta de seguro/registo.

P.S. - Não ponho em questão o valor (muito mais elevado) da vida humana, mas é a lei que temos.
Última edição por jofelix em quinta ago 16, 2012 4:11 pm, editado 1 vez no total.
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

quinta ago 16, 2012 4:10 pm

Sasha99 Escreveu:off-topic

Para não abrir um tópico fica aqui a pergunta pois o assunto é sobre algo do género.
Eu tenho uma rottweiler adulta muito meiga para os de casa e para quem cá entra mas tenho duas escolas perto de minha casa cheia de miudos sem educação que se metem com ela do meu pátio, cospem-lhe atiram pedras e hoje vi-os em cima do muro do lado de cá das grades debruçados a meterem-se com ela (ela sem ligar nenhuma pois eram apenas dois, quando sao um grupo grande é ela fica chateada e com motivo).

A questão é a seguinte, o que pode acontecer caso um destes miudos ao por-se do lado de dentro das grades (o muro tem uns 2metros, 2metros e meio mais meio metro de grade) escorregar, cair e a minha cadela o atacar??

é que sinceramente não vejo outra reacção dela visto que lhe atiram pedras e passam a vida a chatea-la! :evil:

ou com muita sorte deles como ela adora crianças apesar de todas as maldades que lhe fazem pode ate só ficar a olhar.

Mas caso um miúdo caia e ela o ataque o que acontece?
ela tem tudo em ordem!
ta registada, tem vacinas todas em dias, tem chip, tem lop e tem seguro.

Obrigada
Sei como os miúdos podem ser cruéis. A maioria não são mas alguns são completamente queimados da mioleira.

Não tem forma de tornar inacessível esse espaço aos intrusos? Se não tiver, aconselho-a a, se e quando voltar a acontecer, chamar a polícia e formalizar uma queixa contra os ditos miúdos. Pode ser que se assustem mas pode ter o efeito contrário...

Caso a sua cadela os ataque, como já disseram, a culpa é dela (é uma das coisas absurdas na nossa legislação...).
chinchilavis
Membro Veterano

quinta ago 16, 2012 4:15 pm

Sasha99 Escreveu:e o que acontece a mim por pregar dois estalos num menor??-.-'
também sou abatida??

é que já não suporto apanhar todos os dias miudos a meterem-se com ela, chegar ao pátio e ver pedras e ter de a andar a limpar com dodots pq lhe cuspiram!
Não lhe pregue estalos pois vai meter-se em problemas. Seja qual for o motivo um estalo é considerado uma agressão. :roll:

A culpa não é dos garotos. É dos pais. Esses sim é que lhes deviam ter dado uns estalos quando eram miúdos. Na hora certa só lhes caíam bem.

Por este e outros relatos podem imaginar o que passam os professores...
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

quinta ago 16, 2012 4:20 pm

Sasha99 Escreveu:e o que acontece a mim por pregar dois estalos num menor??-.-'
também sou abatida??

é que já não suporto apanhar todos os dias miudos a meterem-se com ela, chegar ao pátio e ver pedras e ter de a andar a limpar com dodots pq lhe cuspiram!
Pergunto-me que raio de educação dão esses pais aos filhos? :evil:
Pobre cadela, qualquer dia ainda a magoam a sério... Não tem como a manter longe dos ataques desses selvagens? PP's são esses maus vizinhos!
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
ziggyma
Membro Veterano
Registado: segunda fev 15, 2010 8:06 pm

quinta ago 16, 2012 4:29 pm

Como estamos sempre aprendendo algo nessa vida, nesses dois dias de fórum aprendi uma lição muito importante para minha rica vida e dos que amo.
A partir de hoje, sempre que for à rua se voltar a ver qualquer cão PP, como os que vejo na rua da minha casa, soltos sem trela ou com trela mas sem açaime, ligarei imediatamente para o 112 e só saio do local depois da presença das autoridades.
Pelo menos assim, pode ser que os donos tomem um pouco de juízo na cabeça.
<p>&nbsp;</p>
zorra
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 4:56 am

quinta ago 16, 2012 4:30 pm

Sasha, meta queixa na polícia, mesmo que seja contra desconhecidos.

A vantagem é que fica registado que a cadela tem sido sistemáticamente provocada dentro do seu território.

Na eventualidade de haver danos causados pela cadela a um dos miúdos dentro do seu território (da cadela), segundo me foi dito, a decisão de abate da cadela é tomada pelo veternário municipal que deve avaliar a perigosidade da cadela.
Nesse caso, o facto de haver queixas prévias pode ter influência na decisão do veternário ou do tribunal...
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quinta ago 16, 2012 4:32 pm

ziggyma Escreveu:Como estamos sempre aprendendo algo nessa vida, nesses dois dias de fórum aprendi uma lição muito importante para minha rica vida e dos que amo.
A partir de hoje, sempre que for à rua se voltar a ver qualquer cão PP, como os que vejo na rua da minha casa, soltos sem trela ou com trela mas sem açaime, ligarei imediatamente para o 112 e só saio do local depois da presença das autoridades.
Pelo menos assim, pode ser que os donos tomem um pouco de juízo na cabeça.
Aconselho então também a fazer com qualquer cão (seja PP ou não) que ande solto e sem açaime. Também é ilegal e já que quer chamar a policia acho que não deve discriminar somente os PP.
chinchilavis
Membro Veterano

quinta ago 16, 2012 4:34 pm

zorra Escreveu:Sasha, meta queixa na polícia, mesmo que seja contra desconhecidos.

A vantagem é que fica registado que a cadela tem sido sistemáticamente provocada dentro do seu território.

Na eventualidade de haver danos causados pela cadela a um dos miúdos dentro do seu território (da cadela), segundo me foi dito, a decisão de abate da cadela é tomada pelo veternário municipal que deve avaliar a perigosidade da cadela.
Nesse caso, o facto de haver queixas prévias pode ter influência na decisão do veternário ou do tribunal...
A zorra tem razão. Até podia aconselhar tirar fotos ou gravar um vídeo mas se são menores não sei se será boa ideia....
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

quinta ago 16, 2012 4:38 pm

chinchilavis Escreveu:A zorra tem razão. Até podia aconselhar tirar fotos ou gravar um vídeo mas se são menores não sei se será boa ideia....
Isso é proibido, e pode vir a dar problemas. Já para não dizer que não seria aceite como prova em tribunal (caso viesse a ser caso disso), uma vez que foi filmado sem ter direito a isso...
RS
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

quinta ago 16, 2012 4:39 pm

A nao ser que sejam cameras de vigilancia
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

quinta ago 16, 2012 4:46 pm

Flashorde Escreveu:A nao ser que sejam cameras de vigilancia
Também pensava isso.

Até terem assaltado o carro a um conhecido meu, no parque coberto do Dolce Vita de Coimbra, assalto esse que foi registado em vídeo.
A segurança forneceu o vídeo, onde se viu o culpado, e foi apresentada queixa.
Resultado: não deu em nada, porque neste local não tinham autorização que permitisse que as imagens captadas pelas câmaras de vigilância pudessem ser divulgadas a terceiros e dessa forma usadas como prova...

EDIT: O português não estava bem claro...
Última edição por kelinhapbl em quinta ago 16, 2012 4:50 pm, editado 1 vez no total.
RS
chinchilavis
Membro Veterano

quinta ago 16, 2012 4:47 pm

kelinhapbl Escreveu:
chinchilavis Escreveu:A zorra tem razão. Até podia aconselhar tirar fotos ou gravar um vídeo mas se são menores não sei se será boa ideia....
Isso é proibido, e pode vir a dar problemas. Já para não dizer que não seria aceite como prova em tribunal (caso viesse a ser caso disso), uma vez que foi filmado sem ter direito a isso...
Eu sei kelinhapbl, por isso é que disse que não sabia se seria boa ideia. Se uma câmara de vigilância foi admitida em tribunal seria melhor.

Pela descrição, se a casa for alugada, o ideal era procurar outra longe daí. Miúdos com esse comportamento são complicados e pior é quando vivem em bairros sociais. É que a maior parte desses pais não quer saber de nada. Só se interessavam se a cadela lhes desse uma dentada na mão. Aí vinham para a televisão pedir uma indemnização e outras coisas mais. Enquantos os filhos estragam e agridem não interessa. O contrário já lhes interessa...
carlapt2012
Membro
Registado: quarta mai 23, 2012 10:10 am

quinta ago 16, 2012 4:59 pm

chinchilavis, olhe que não são só os miudos de bairros sociais, eu tenho um petiz que sempre vou ao cafe adora "tourear" a minha cadela e provoca-la e por mais que lhe diga para estar quieto e sair de perto de nós, nao sai e os pais que estão ao lado, nem abrem a boca.

Quanta vezes adultos, vão fazer festas na cadela e nem pedem licença ou perguntam se podem. E muitas vezes antecipo-me e digo - por favor nao faça festas na cadela..., perguntam logo - Porquê?. SE eu respondo ela morde, ja tive gente que continuou o gesto e a dizer-me, A mim minha senhora cão nenhum me morde !! eu fico incredula pela falta de respeito e de tacto das pessoas.. Agora sou simplesmente rude.. e digo - Nao faça festas na cadela porque eu não quero!
Shoosh2
Registado: quinta ago 16, 2012 4:58 pm

quinta ago 16, 2012 5:03 pm

Editado pela moderação
fdfskins1
Membro Júnior
Registado: quinta ago 16, 2012 12:35 pm

quinta ago 16, 2012 5:07 pm

Editado pela moderação
Os membros deste forum deviam ser promovidos pela QUALIDADE e nao pela QUNTIDADE!!
(e nao falo por mim)

Para os espertos: se eu escrever com erros temos pena... nunca fui a escola e aprendi a escrever sozinho!!!!!
Responder

Voltar para “Cães”