Chamo a atenção novamente para a lagarta do Pinheiro.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça mar 22, 2011 11:04 pm

LuluB Escreveu:
Chamarrita Escreveu:...Além disso, as lagartas não são lagartas para sempre. Um dia, algumas chegarão a ser borboletas, polinizarão as flores...

...
O que é a processionária ou lagarta-do-pinheiro?

Os pinheiros e cedros servem de hospedeiros a uma lagarta da família Thaumetopoidea, género Thaumetopoea, e espécie Thaumetopoea pityocampa, que causa por vezes grandes danos em vastas áreas florestais, sendo por muitos considerada o agente mais destrutivo dos pinhais a seguir aos incêndios.

(...)

Efeitos sobre os animais:

A - Edema da face. B. Macroglossia com cianose da língua.
Imagem

Edema da face, macroglossia e cianose:
Imagem

Perda de parte da língua e cegueira:
Imagem

In http://www.naturlink.sapo.pt/article.as ... ewall=true

Tão queridas e tão úteis, as borboletas e lagartas do pinheiro... :evil:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

terça mar 22, 2011 11:04 pm

LuMaria Escreveu:Este tópico é um alerta para um perigo real.
Não é o peace and love da bicharada ou a dissertação de seja lá o que fôr.

Que tamanho disparate para aqui vai.
Haja um pouco de consciência.
Lumaria... aprenda a interpretar antes de chamar surrealista seja ao que for... e dissertação... também convem saber o significado.

as palavras que procura são: realista e assertivo.
LuMaria
Membro Veterano

terça mar 22, 2011 11:10 pm

Sim, sim, como queira. Mas aqui é mesmo a lagarta do pinheiro.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

terça mar 22, 2011 11:13 pm

Ora... nem mais!!!!
VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
quarta mar 23, 2011 12:03 am

Vou ser rápido...já vi dezenas de cães afectados pela lagarta do pinheiro..já vi uma escola ser evacuada por causa da lagarta do pinheiro com n alunos a ir ao hospital...vejo pinhais inteiros em risco de ser destruídos pela lagarta do pinheiro...

Eao alerta que se recebe ? epá, tadinha da lagarta ?
Para quem tenha ideias de belas borboletas a sairem dessas criaturas, desenganem-se...são feias traças.

Feias e perigosas .

Por isso agradeço que não se passe ideias de que quando se veja uma dessas criaturas se deve agarrá-la e deixá-la onde quer que seja.Deve-se passar ao largo, e em caso de ter ninhos em pinheiros perto de sua casa ou em sua casa, devem ser destruidos, de preferência por quem o saiba fazer.

Não as queime, porque fazer fogo é ilegal no meio florestal e se inala os fumos estes são tóxicos..não deite ninhos abaixo pois é um sarilho se os pêlos urticantes entram em contacto consigo.
Não falamos de linda sborboletas ou de bichos da seda..falamos de insectos que podem matar animais facilmente.
Última edição por VascoV2 em quarta mar 23, 2011 12:10 am, editado 1 vez no total.
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
VascoV2
Membro Veterano
quarta mar 23, 2011 12:08 am

cbraga Escreveu:Bem, as lagartas são seres vivos também.
Como se sentirão elas quando estão a arder?
Terão menos ou mais dôr do que se fossem outro animal qualquer? :?
Não sei cbraga, mas se quiser posso dizer-lhe que milhares de cães que todos os anos entram em contacto com elas sofrem atrozmente até serem medicados para as dores.E alguns morrem.
Coitada da lagarta... :roll:

Desculpem ter colocado isto em bold mas este tipo de intervenções é no minimo absurda.
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
cbraga
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm

quarta mar 23, 2011 2:08 am

Desculpem a minha intervenção.
Não foi com o intuito de fazer uma cruzada contra ou a favor de qualquer insecto.
Acho que já referi, que o que me tocou foi a forma como alguém disse que pegava fogo às ditas, como se fosse prazer, quando se sabe que todos os seres vivos sentem dôr.
Também isso já foi esclarecido pela forista que o mencionou, e como é obvio, nunca hesitaria entre matar uma ou deixá-la morder o meu cão. Mas tomo cuidado com o meu cão, não vou para o pinhal pegar fogo às lagartas.
Quanto ao Sr Vasco, lamento que não goste de todas as intervenções que são feitas, e estou até a pensar pedir à moderação, que em vez dos icons de emoções, arranjem forma de se fazer video-conferencia na arca, para que consiga ver mais além.
E este assunto, que sem querer despoletei, não faz sentido que vá mais além que isto.
Foi a minha opinião explicada e especifica a outro comentário colocado aqui.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta mar 23, 2011 2:12 am

agora fiquei sem saber se este era um tópico informativo alertando para o perigo que esta lagarta representa, deixando ao critério e a escolha de cada sobre o que fazer ao encarar o bicho medonho, ou um apelo ao extermínio, ou alguma manifestação de ... "coisofobias". (procurar aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_fobias)

Eu evito matar, seja uma peçonhenta lagarta, uma asquerosa barata, uma atarefada formiga, uma repugnante aranha ou uma mosca nojenta. Não quer dizer que não o faça. basta que o sentimento de estar a ser fisicamente ameaçada, ou o medo prevaleça sobre a racionalidade. Mas podemos evitar em vez de aniquilar. Eu não presciso de esborrachar um caracol para saber quão poderosa sou. Bolas, eu nem arranco flores, cheirem bem ou mal. Será realmente necessário tirar vidas gratuitamente? Só porque se pode? para mim, isso é semelhante a defender a autanásia em detrimento do controle populacional.

Os meus vizinhos engaiolaram um melro. Talvez os convença agora com o argumento de que os melros são predadores das peludas, a ameaça da argúcia dos meus gatos não foi suficiente, senão terei de passar por ali e abrir a gaiola "sem querer".

Destruimos florestas, devastamos habitats, plantamos espécies não autóctones, praticamos a monocultura, envenenamos o ar e a água, e as processionárias é que são o demo em forma de bicho, que existe com fins maléficos para estragar o que nos agrada e o que queremos proteger.

Matamos o que não gostamos, aprisionamos o que gostamos ou o que não coseguimos matar. Como se fosse tudo nosso. Combatemos os efeitos e não as causas. Que estranha é a humanidade.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta mar 23, 2011 3:03 am

VascoV2 Escreveu:Vou ser rápido...já vi dezenas de cães afectados pela lagarta do pinheiro..já vi uma escola ser evacuada por causa da lagarta do pinheiro com n alunos a ir ao hospital...vejo pinhais inteiros em risco de ser destruídos pela lagarta do pinheiro...

Eao alerta que se recebe ? epá, tadinha da lagarta ?
Para quem tenha ideias de belas borboletas a sairem dessas criaturas, desenganem-se...são feias traças.

Feias e perigosas .

Por isso agradeço que não se passe ideias de que quando se veja uma dessas criaturas se deve agarrá-la e deixá-la onde quer que seja.Deve-se passar ao largo, e em caso de ter ninhos em pinheiros perto de sua casa ou em sua casa, devem ser destruidos, de preferência por quem o saiba fazer.

Não as queime, porque fazer fogo é ilegal no meio florestal e se inala os fumos estes são tóxicos..não deite ninhos abaixo pois é um sarilho se os pêlos urticantes entram em contacto consigo.
Não falamos de linda sborboletas ou de bichos da seda..falamos de insectos que podem matar animais facilmente.
Se tudo o que fosse feio e perigoso tivesse de ser aniquilado, tinha o mundo muito menos gente...

Há dezenas de cães afectados, quando há milhões de lagartas. Eu sei de centanas de florestas destruidas para a plantação de pinhais. os pinheiros não são árvores autóctones, e a limpeza dos matos, essencial para evitar incêndios, ainda piora a situação. Depois, quais são os cães mais afectados? Essencialmente os que não são bem protegidos pelos donos.

Como diz o Vasco, deve passar-se ao largo. As lagartas têm um ar repelente e a sua nocividade é mesmo para que não sejam tocadas. Para destruir ninhos, chame-se quem de direito.

Já agora, e porque ninguém ainda soube responder-me, são atendidos indivíduos de outras espécies nos hospitais ou nos veterinários devido ao contacto com a processionária? São mais ou menos dos que os que sofrem com alergia ao pólen dos pinheiros?
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

quarta mar 23, 2011 6:28 am

Isto faz-me lembrar há uns anos uma senhora que cada vez que sabia que lá no trabalho vinha a empresa de desinfestação, colocava algodão embebido em leite e deixava lá em pontos estratégicos, para que as baratas, pudessem beber leite para se desintoxicarem, tinha muita pena delas.
S&oacute;nia
VascoV2
Membro Veterano
quarta mar 23, 2011 7:48 am

A resposta esta colocada no estudo que postei
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

quarta mar 23, 2011 10:26 am

Ó Chamarrita,
Desculpe lá, eu do que leio da maioria dos seus tópicos até a tenho por inteligente mas desta vez acho que está a fazer a defesa do indefensável!! Mas que raio de comparações e que raio de lógica!
Obviamente estamos perante uma PRAGA e uma PRAGA descontrolada. Não se trata apenas de um bicho asqueroso, que faz impressão e arrepia e se mata ‘porque sim’!! Trata-se de um bicho que, independentemente da causa da sua prosperidade ser o desordenamento florestal, a destruição da camada de ozono ou a invasão do Iraque por conta de grupos económicos gananciosos, representa agora UM PERIGO REAL. Isto não é uma discussão filosófica do direito à vida da lagarta. Este é um perigo real para nós Seres Humanos, onde se incluem crianças que não sabem o perigo que correm, e também para os nossos cães e gatos, que também não o sabem igualmente. Tenho uma filha cujo colégio tem uma zona com bastantes Pinheiros, e todos os anos por esta altura, apesar de todas precauções tomadas pelo colégio aparecem lagartas. As crianças estão avisadas e os funcionários está atentos….mas são crianças, e muitas delas pequeninas. Acha que há aqui lugar para cruzadas de salvem lá a lagartinha, peguem nela e levem-na para longe que já não incomoda? As ‘borboletas’ voam, e lagarta que você leve para longe, nada garante que para o ano seguinte não tenha descendentes aos milhares bem á sua porta!
Quer o quê, abater todos os pinheiros e substituí-los por Carvalhos e outras arvores da nossas florestas ‘originais’ ? E entretanto faz-se o quê às lagartinhas que são tão ‘estranhas’ como o Pinheiro?
Se isso para si não chega, e se o mais importante é continuar a defender o direito à vida desta PRAGA descontrolada, deixando a lagarta prosperar e aproximar-se de nós cada vez mais, força….a cruzada é sua!
Eu por mim, só não as mato se não puder.
Patadas
Membro Veterano
Registado: domingo jan 09, 2011 2:13 pm

quarta mar 23, 2011 10:43 am

Incrível como conseguiram transformar um tópico util, numa discussão de tanga.
Como óbvio, e queria pôr um termo a isto, se nos cruzarmos com uma lagarta do pinheiro, a nossa reacção será matá-la, pois não queremos por em risco tanto a nossa vida, como a dos nossos queridos animais.
CasadoAvenal tem os meus parabéns pelo fantástico trabalho ao tratar de nos informar um pouco mais...
LuMaria
Membro Veterano

quarta mar 23, 2011 11:45 am

CasadeAnaval Escreveu:http://rpcv.fmv.utl.pt/PDF/pdf9_2003/547_151_156.pdf

Miau.

Este é um estudo efectuado há pouco tempo que tem a vantagem de ter fotografias das processionárias, dos ninhos e o descritivo de 5 casos com fotos dos mesmos ( só um sobreviveu). Não sei se é documentação desta que tem mas como é um estudo com fotos das consequências sempre abre melhor os olhos aos incrédulos.

Está em pdf, por isso é necessário o acrobat reader

Uma ou duas das fotos podem não ser adequadas a pessoas sensiveis, apesar de eu jugar que não são nada de avassalador.
Miau Escreveu: Olá,
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta mar 23, 2011 11:58 am

Até que nem é assim tão repelente. O que a torna ainda mais perigosa, especialmente para crianças mais pequenas.
Imagem
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Responder

Voltar para “Cães”