Requisitos para ser criador

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda jun 28, 2004 4:12 pm

Olá

Estas últimas mensagens já as considero um pouco do tipo "limar as arestas".
Foram-me colocadas algumas questões pela Cindel às quais eu vou tentar responder.

Em relação à "selecção mais séria a nível funcional" aplicada ao whippet, não vejo qual seja o interesse. Muito honestamente. Se me falar em lhe desenvolver as aptidões para a função de cão de companhia (que ele já possui naturalmente), ainda poderei concordar. Mas a nível funcional ... em que actividade? Para quê? Qual o objectivo?

Em relação à guarda ou vigia, eu dei aquele exemplo sem querer de forma alguma enaltecer as suas qualidades como cão de guarda. Aliás, até me chateia que ele seja assim. Eu não quero nem preciso de um cão de guarda. Dei o exemplo mais pelo facto de se bater apenas e só na mesma tecla: caça, caça, caça, quando ele possui, como qualquer outra raça aliás, outras aptidões que não são exploradas simplesmente porque não.

Se lhe atirar uma bola e um coelho ao mesmo tempo, claro que ele preferirá o coelho. Presumo, embora e sem qualquer demagogia, eu não tenha acerteza absoluta disso, pela simples razão de eles estarem habituados com as bolas diariamente. Mas ainda que eles prefiram os coelhos... será que essa é assim uma diferença tão fundamental que contribua decisiva e obrigatoriamente para a sua felicidade? É que voltamos sempre ao mesmo...
De qualquer modo, sendo a pergunta feita na brincadeira, acho que é bem posta.
Aliás, um dia destes vou fazer a experiência. É que já tenho saudades de um bom arroz de cabidela :lol:
...para além do caracter do whippet, pq razão se sente atraido pela raça?...

Boa pergunta. Eu já respondi a esta pergunta várias vezes aqui no fórum e também já abri um tópico há uns tempos a perguntar às pessoas por que motivo gostam da raça que adoptaram. Lembram-se? (bem, eu abri tantos tópicos... que mais parecia os chineses a abrir lojas :lol: )
A minha resposta poderá parecer irónica, mas não é. Eu sinto-me atraído pela raça porque não conheço outra (repito, já o disse várias vezes). Se me tivessem oferecido um pastor alemão ou um caniche, o mais certo seria eu andar aqui no fórum a enaltecer essas raças e, muito provavelmente a desfazer no whippet: "é pá, puxa, ele há mesmo gostos para tudo" :lol:
Eu não disfarço que ao defender o whippet estou a misturar o enorme afecto que sinto pelos meus cães. Mas reconheço, e isso fui aprendendo ao longo dos anos, que é uma raça excepcional como cão de companhia. Mas não enalteço mais virtudes porque sou suspeito.
...Pelo fisico, também, não será ? E agora ... acha que vale a pena manter esse fisico já que não há razão para serem tão lingrinhas ? (afinal, já não correm, já nao caçam , bem podem ser uns balofos, né?) ?

Aqui é que há um grande equívoco, muito generalizado aliás em relação ao whippet.
Como já disse também várias vezes, os meus cães vieram cá para casa "quase" sem eu querer. E na altura achava-os esquisitos e até demasiado lingrinhas para o meu gosto. Só vim a usufruir, a perceber a sua beleza com o convívio, através do seu porte, da sua elegância, que realmente julgo que não é perceptível à primeira vista.
A compreensão do seu carácter também foi sendo formada com o tempo.
Mas o equívoco está aqui. Eles correm diariamente o necessário e o suficiente para se manterem: em primeiro lugar, felizes e em segundo lugar, saudáveis.
Balofos nunca o serão. Para quem já os viu ao vivo, apreciou certamente a sua musculatura muito pronunciada e bem modelada.
E vale a pena manterem-se assim, quanto mais não seja por uma questão estética, pois claro. Ou será que o aspecto estético é de desprezar?
Ora vamos lá a ver, é que eu gosto de me pavonear com os meus lingrinhas e chamar a atenção das pessoas (brincadeirinha) :lol:

Bem, puxam-me pela língua, e eu nunca mais me calo a falar do whippet e dos meus cães em especial.
Também não admira. São a melhor raça que há...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

segunda jun 28, 2004 7:49 pm

Olá Sealords

Há vários tipos de cães de caça: cães de rastro, cães de parar, cães tipo primitivo. O Dogo é fundamentalmente um cão de presa ( digo fundamentalmente por também é um venteador, mas a sua característica principal é a presa). Os cães de presa pertencem ao grupo 2.
Os cães de presa são tradicionalmente utilizados para lutas, guarda e agarre tanto de animais domésticos como selvagens (caça). O Dogo Argentino foi criado exclusivamente com um objectivo __ a caça maior.
Dentro das raças de presa, o Dogo é algo especial pois os seus criadores tentaram juntar num só cão as capacidades de cão de presa e de cão de caça ( no sentido de procurar a presa pelo faro) daí o pointer ter contribuído para a criação do Dogo, mas o que é facto é que o Dogo tem muito mais de cão de presa do que de cão farejador, isto é, o Dogo não é um cão de caça com as características dos cães de caça habituais ( cães de rastro, ou de parar) é um cão de agarre e luta com a caça, por isso está incluído no 2º grupo.

Cumprimentos
Francisco Bica
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda jun 28, 2004 8:14 pm

Última edição por SeaLords em domingo nov 23, 2008 7:18 pm, editado 1 vez no total.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

terça jun 29, 2004 11:24 pm

...
Última edição por Pedra em sábado jul 31, 2004 1:10 am, editado 1 vez no total.
Frei
Membro Júnior
Registado: domingo abr 04, 2004 8:21 pm

quarta jun 30, 2004 12:49 am

Penso que as ultimas respostas ao topico fugiram do mesmo.
na minha opiniao por mais que a gentes socialize os animais eles nunca esqueçem as suas origens. se o cao e de caça de caça ele sera por mais que a gente tente que nao como um rafeiro o pode ser desde que ensinado para isso.....
eu falo por mim pois tenho dois cocker's do grupo 8º levantamento e cobrimento de caça a minha Leizy nao pode ver nada do mato que corre logo atras como (gatos,passaros,galinhas, patos) mas nao os ataca pensando que serei eu a faze-lo e ela nunca foi ensinada para tal.
Ja o meu Black super calmo mas muito protector a dias deparei com ele atras dos patos coisa que ele nunca fez em tres anos. La esta corre no sangue a veia de caçador por mais que a gente diga que nao e isso serve para todos as raças de animais mesmo que digamos que nao. ;) ;)
nel
Membro Veterano
Contacto:

quarta jun 30, 2004 9:01 am

Pedra Escreveu: Mas, olhe Nel, a minha sogra se o visse na rua com os seus lingrinhas, dava-lhe uma descasca tão grande, que nem imagina :p Então o Senhor, com tão boa aparência não dá comida que chegue aos cãezinhos?!!!! 8)
Eu já passei por situações desse tipo, que aliás já contei aqui.
Como o whippet e os galgos de uma forma geral não são muito populares, algumas pessoas ficam surpreendidas com a sua magreza. Umas acham-nos esquisitos e outras acham-nos giros, enfim...
Como já os tenho há cinco anos, as pessoas daqui da zona já se habituaram a vê-los e já não ligam. Mas inicialmente, numa fase em que ainda por cima eram ainda mais lingrinhas por serem novinhos e ainda não terem ganho massa muscular, causavam as reacções mais estranhas.
Uma senhora ao vê-los exclamou com ar reprovador: "ai coitadinhos, tão magrinhos". Respondilhe eu: pois olhe que eles até comem muito. Ela limitou-se a responder: "Hummmmm...." :lol:

Mas a mais gira foi quando eles, ainda novinhos também, tinham o hábito de comer a cáca dos outros cães, que como se sabe é normal acontecer na gereralidade dos cães enquanto cachorros. Embora sabendo que isto é natural, contrariava sempre essa tendência não só por me causar nojo mas principalmente porque nunca se sabe se as fezes estão contaminadas.
Numa destas situações, em que eles se aproximaram de um montinho desses e eu os estava a reprimir, reparei que em sentido contrário vinha um senhor que, num ar espantado e reprovador deve ter pensado: "pudera, miserável, não lhes dar de comer e eles até m*** comem" :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nel
Membro Veterano
Contacto:

quarta jun 30, 2004 9:06 am

Frei Escreveu: Penso que as ultimas respostas ao topico fugiram do mesmo.
na minha opiniao por mais que a gentes socialize os animais eles nunca esqueçem as suas origens. se o cao e de caça de caça ele sera por mais que a gente tente que nao como um rafeiro o pode ser desde que ensinado para isso.....
eu falo por mim pois tenho dois cocker's do grupo 8º levantamento e cobrimento de caça a minha Leizy nao pode ver nada do mato que corre logo atras como (gatos,passaros,galinhas, patos) mas nao os ataca pensando que serei eu a faze-lo e ela nunca foi ensinada para tal.
Ja o meu Black super calmo mas muito protector a dias deparei com ele atras dos patos coisa que ele nunca fez em tres anos. La esta corre no sangue a veia de caçador por mais que a gente diga que nao e isso serve para todos as raças de animais mesmo que digamos que nao. ;) ;)
Mas alguém aqui contradisse que os cães originalmente usados na caça perderam esse instinto?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AnaS
Membro Veterano
Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
Contacto:

quarta jun 30, 2004 11:25 am

nel Escreveu: Mas o ter metido aqui aquelas fotografias dos meus cães a nadar, foi intencionalmente, em contraposição a umas outras que foram postas anteriormente de forma um tanto triunfal. Recorde-se uma das frases: "isto não é uma mancha de óleo a flutuar na água..."
Pois não é, e daí? A gente deve bater palmas? É assim um feito tão extraordinário? Por favor!
Nas minhas fotos, reparem, olhem que não é um peluche a flutuar... foi o meu cão que se atirou à água na brincadeira e sem saber ler nem escrever pôs-se para ali a nadar que parecia um campeão, sem alardes nem sensacionalismos.
Caro Nel,

Foi de facto com orgulho que coloquei aqui aquelas fotos, pois tenho orgulho no meu cão e em todos os que de alguma maneira trabalham, mostrando as aptidões para as quais foram sendo seleccionados. Não percebo a ofensa... :o
Além do mais elas serviram para ilustrar o seguimento dos posts colocados em relação a beleza vs trabalho. (Um dos cães que está nas fotos faz as duas coisas, e bem. Penso que é motivo de orgulho para qualquer criador).
E quanto à mancha de óleo, não é um cão a nadar, mas sim a mergulhar, e não me parece ter visto nenhum foto dos seus cães a fazer o mesmo, pelo que não percebo a comparação.
Nadar, quase todos os cães nadam (o meu Rott com 6 anos é um nadador exímio ;) ), mas o que torna os cães de água diferentes dos outros é não só a forma de nadar, mas acima de tudo a capacidade de mergulharem e efectuar tarefas dentro de água.

Agora e em relação ao trabalho e às provas dos cães de guarda (RCI), gostaria de dizer que em nenhum momento se pretende que o cão que morde a manga, ande por aí a morder os braços das pessoas. Aquilo é uma prova com regras, e o que se pretende á avaliar o carácter dos cães. Fala-se muito na parte da Defesa, mas o RCI é composto por 3 disciplinas: Pistagem, Obediência e Defesa. Todas elas contribuem para a avaliação dos cães. Em certos países é até obrigatório que um cão das raças sujeitas a este tipo de provas as tenham superado para poderem ser utilizados como reprodutores.
Nesses mesmos países, onde a caça é proibida, existem provas de caça (para seleccionar reprodutores). Em vez de as fazerem com peças de caça vivas, adaptaram o uso de objectos que simulem os animais.

O que se pretende é única e exclusivamente testar o carácter, pois a beleza só não chega.

Como alguém disse um dia:

"De que serve um prato bonito, se não tiver nada dentro"?
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta jun 30, 2004 3:02 pm

Olá,
"O meu cão é de caça, mas corre que nem um Galgo!"
"O meu cão é de guarda, mas caça tudo o que é bicho e depois traz-mos na boca como um retriver"
"O meu cão é de uma raça criada para lutas, mas nada tão bem como um Cão de Àgua"
" o meu cão é de companhia, mas guarda tão bem que até parece um Dobermann!".
Enfim....de certeza que todos temos conhecimento ou experiência com casos destes e, eventualmente, até podemos ter um cão em casa (com ou sem raça) que faz isto tudo! São aptidões instintivas de qualquer cão, vigiar um território, caçar animais, nadar ( até já 'nascem ensinados') e perseguir, correndo, as "presas" ! Agora o que acontece é que determinadas raças, fruto de anos de selecção, têm maior aptidão para prosseguir determinadas tarefas que os instintos ditam a todos os cães.
Acho que os donos dos cães têm o direito de usá-los ou não usá-los para as tarefas para as quais foram originalmente criados. No entanto, não os usando para esses efeitos têm o DEVER de encontrar-lhes tarefas alternativas que os mantenham ocupados, saudáveis e felizes ( nem que seja a brincar com eles)! Se assim for, tudo está bem.
Já no que se refere a criadores, e avaliação de reprodutores, nas minha opinião o caso muda de figura! Estes devem ter cães que RESPEITEM a raça em TODOS os aspectos! Isso passa por provas de beleza, mas também de trabalho. Já repararam como em muitas raças a morfologia do cão é moldada e condicionada pelo trabalho que faz?
Uma raça é um cão completo, não é só uma parte do cão! É a morfologia, é o caracter e é a conjugação dos dois! Hoje gostamos do Pastor Alemão mas estamos pouco ligando para se trabalham bem ou não e depois temos as aberrações que por aí se vêm de cães muito "bonitos" ( a linha de beleza é discutível) mas que depois não servem para nada! (e com outras raças é igual). Já viram o que era se, tal como hoje se desvalorizam assim as aptidões e o caracter, depois se desvalorizasse a côr, o tipo de pêlo, o formato da cabeça, etc.? Em alguns anos teriamos as raças completamente fora dos estalões! Ou seja, em vez de raças teriamos uma especie de pizzas "faça você mesmo" em que cada um escolhe o que quer e 'fabrica' o seu próprio cão! ;) Estou mesmo a ver o pessoal: "eu quero um Pastor alemão de orelhas caídas, cauda cortada e pelo de arame que não ladre e seja muito sociável com toda a gente".

Abraços
Paulo C.
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quarta jun 30, 2004 9:15 pm

Exactamente
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta jul 01, 2004 7:34 am

...
Última edição por Pedra em sábado jul 31, 2004 1:12 am, editado 1 vez no total.
SeaLords
Membro Veterano

domingo jul 04, 2004 4:19 pm

Última edição por SeaLords em domingo nov 23, 2008 7:24 pm, editado 1 vez no total.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

domingo jul 04, 2004 5:09 pm

SeaLords Escreveu: Trabalho é trabalho, desporto é desporto. E para aqueles que vêem com bons olhos um cão deixar o seu trabalho original para fazer o dito "trabalho" de defesa, eu não. É que aqui nem sequer é folclore - é mesmo fantochada.
Boas,

Aqui Sealords concordamos. Concordamos, porque para mim RCI ou mondioring leva treino em cima. Ou seja, mesmo que o canito não tenha aptidão natural com treino em cima consegue ser posto a ferrar. De tal maneira, que vemos por exemplo, labradores a fazer mondioring.

E convêm salientar, pelo menos para mim, a diferença base entre o RCI e o mondioring. O RCI é mt mais mecanizado de forma que até um canito com nervos frageis consegue fazer uma prova razoavel; enquanto no mondioring, onde já há o elemento supresa (nunca se sabe que distrações são, que ataques são ...) já obriga o cão a ter algum nervo e capacidade de resposta.

Agora, uma coisa também é verdade, se um cão tiver aptidão natural para a guarda, defesa já é meio caminho andado - por isso é que vemos os P. Belgas, rotts, PAs no topo destas modalidades.

São para mim, até certo ponto, provas de selecção de reprodutores? São, até certo ponto, já que mostram a capacidade de ensino do canito. Mas considero como já referi desde o 1º post as situações reais e os TAN (onde o cão é testado sem o menor ensino).
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
SeaLords
Membro Veterano

domingo jul 04, 2004 7:57 pm

Última edição por SeaLords em domingo nov 23, 2008 7:24 pm, editado 1 vez no total.
FallenAngel
Membro
Registado: quinta mar 25, 2004 1:04 pm

segunda jul 05, 2004 1:12 pm

Casadicães escreveu:

A casa da minha mãe (onde tinha a maior parte dos meus cães) fica perto. quase nas trazeiras de uma moagem, pelo que as ratazanas são do tamanho de gatos...

Todos os meus AmStaffs já mataram uma ou duas, que eu tenha assistido, fora as que eu não vi, e para quem nunca viu, percebe-se o porquê da eficiência dos terriers nos Rat Pits do sec XIX... é à primeira dentada, partem a espinha da presa e partem para a seguinte... numa zona reservada do pátio (tem uma pequena vedação só para evitar despiques à porta dos canis, numa sequência de 2 segundos, a Brindle despachou duas enormes, apanhando-as na diagonal do pátio (cerca de 27 m2)... teste funcional melhor não pode haver... Já agora e para que não poensem que foi intencional, eu estava a entrar no canil dela para lhe dar de comer e ela passou por baixo das minhas pernas para efectuar a proeza...
[/quote]

Eu vivo encostado à praia, e fiz uma descoberta terrível graças aos canitos, na praia existe um molhe feito de rochas e nesse molhe abrigam-se ratazanas enormes, algo que eu nunca teria imaginado, já não é a primeira vez que vejo uma a ser apanhada, os pits saltam pelas rochas e enfiam-se nas fendas maiores com tal impeto e rapidez que impressiona, e na dunas também já os vi a apanharem ratazanas. Realmente este tipo de cães é tremendamente agil e forte, mas a situação que mais me impressionou e nojo me meteu( desculpem lá mas as ratazanas enojam-me) foi quando a minha menina querida, a quem eu tinha dado banho nesse dia, quando eu abro a mala do carro junto ao canal central da ria em Aveiro me salta carro fora para dentro do canal atrás duas ratazanas enormes que eu nem sei como ela as viu e apanhou uma dentro de água, vocês não imaginam o cheiro com que ficou a bicha,e eu que nesse dia estava tão bem vestido, sim porque depois da euforia de uma caçada bem conseguida armada em retriver tinha que vir festejar e sacudir-se junto ao dono....
Responder

Voltar para “Cães”