Estas últimas mensagens já as considero um pouco do tipo "limar as arestas".
Foram-me colocadas algumas questões pela Cindel às quais eu vou tentar responder.
Em relação à "selecção mais séria a nível funcional" aplicada ao whippet, não vejo qual seja o interesse. Muito honestamente. Se me falar em lhe desenvolver as aptidões para a função de cão de companhia (que ele já possui naturalmente), ainda poderei concordar. Mas a nível funcional ... em que actividade? Para quê? Qual o objectivo?
Em relação à guarda ou vigia, eu dei aquele exemplo sem querer de forma alguma enaltecer as suas qualidades como cão de guarda. Aliás, até me chateia que ele seja assim. Eu não quero nem preciso de um cão de guarda. Dei o exemplo mais pelo facto de se bater apenas e só na mesma tecla: caça, caça, caça, quando ele possui, como qualquer outra raça aliás, outras aptidões que não são exploradas simplesmente porque não.
Se lhe atirar uma bola e um coelho ao mesmo tempo, claro que ele preferirá o coelho. Presumo, embora e sem qualquer demagogia, eu não tenha acerteza absoluta disso, pela simples razão de eles estarem habituados com as bolas diariamente. Mas ainda que eles prefiram os coelhos... será que essa é assim uma diferença tão fundamental que contribua decisiva e obrigatoriamente para a sua felicidade? É que voltamos sempre ao mesmo...
De qualquer modo, sendo a pergunta feita na brincadeira, acho que é bem posta.
Aliás, um dia destes vou fazer a experiência. É que já tenho saudades de um bom arroz de cabidela

...para além do caracter do whippet, pq razão se sente atraido pela raça?...
Boa pergunta. Eu já respondi a esta pergunta várias vezes aqui no fórum e também já abri um tópico há uns tempos a perguntar às pessoas por que motivo gostam da raça que adoptaram. Lembram-se? (bem, eu abri tantos tópicos... que mais parecia os chineses a abrir lojas

A minha resposta poderá parecer irónica, mas não é. Eu sinto-me atraído pela raça porque não conheço outra (repito, já o disse várias vezes). Se me tivessem oferecido um pastor alemão ou um caniche, o mais certo seria eu andar aqui no fórum a enaltecer essas raças e, muito provavelmente a desfazer no whippet: "é pá, puxa, ele há mesmo gostos para tudo"

Eu não disfarço que ao defender o whippet estou a misturar o enorme afecto que sinto pelos meus cães. Mas reconheço, e isso fui aprendendo ao longo dos anos, que é uma raça excepcional como cão de companhia. Mas não enalteço mais virtudes porque sou suspeito.
...Pelo fisico, também, não será ? E agora ... acha que vale a pena manter esse fisico já que não há razão para serem tão lingrinhas ? (afinal, já não correm, já nao caçam , bem podem ser uns balofos, né?) ?
Aqui é que há um grande equívoco, muito generalizado aliás em relação ao whippet.
Como já disse também várias vezes, os meus cães vieram cá para casa "quase" sem eu querer. E na altura achava-os esquisitos e até demasiado lingrinhas para o meu gosto. Só vim a usufruir, a perceber a sua beleza com o convívio, através do seu porte, da sua elegância, que realmente julgo que não é perceptível à primeira vista.
A compreensão do seu carácter também foi sendo formada com o tempo.
Mas o equívoco está aqui. Eles correm diariamente o necessário e o suficiente para se manterem: em primeiro lugar, felizes e em segundo lugar, saudáveis.
Balofos nunca o serão. Para quem já os viu ao vivo, apreciou certamente a sua musculatura muito pronunciada e bem modelada.
E vale a pena manterem-se assim, quanto mais não seja por uma questão estética, pois claro. Ou será que o aspecto estético é de desprezar?
Ora vamos lá a ver, é que eu gosto de me pavonear com os meus lingrinhas e chamar a atenção das pessoas (brincadeirinha)

Bem, puxam-me pela língua, e eu nunca mais me calo a falar do whippet e dos meus cães em especial.
Também não admira. São a melhor raça que há...