Bom, eu li esta dezena de páginas de ponta a ponta e se não metia a minha colher arrebentava.
Sobre a questão da Golden, acho que já toda a gente disse de tudo. O meu parecer é que houve má fé logo no início deste tópico, a tal mariaqualquercoisa que mandou a bomba e desapareceu, mas acho que as questões foram respondidas correctamente (e satisfatoriamente, na minha opinião).
Mas do que eu venho aqui falar é mesmo de
física!
Nelson, lamento dizer, mas estás errado! A força da gravidade varia no dobro do quadrado da distância. Por outras palavras, a força da gravidade diminui à medida que a distancia aumenta entre os dois corpos. Logo, quanto mais alto estiveres mais leve ficas (a tua massa mantém-se, mas o teu peso diminui). Aliás, houve há muitos anos uns jogos olímpicos em que vários recordes foram batidos pois a cidade em que foram realizados estava bastante alta e por tal era possível saltar mais alto e correr mais rápido. (creio que era perto do México, mas…)
Nelson, o próprio texto que trouxeste diz isso, senão repara:
nelsonk Escreveu:Uma força de mesma intensidade seria exercida sobre a Terra pelo corpo. Para pontos interiores à Terra, estes resultados têm que ser modificados.
Repara no texto! Para pontos
INTERIORES à Terra, estes resultados têm que ser modificados!
E modificados de que forma? O texto explica:
nelsonk Escreveu:Se fosse possível cavar um buraco no centro da Terra e medir a força da gravidade sobre um corpo, a várias distâncias do centro, se encontraria a força decresce quando se aproxima do centro.
A força decresce! Mas porque é que isso acontece?
nelsonk Escreveu:É fácil ver por que deveria ser assim; à medida que o corpo desce ao interior da Terra (ou outro corpo esférico), parte da massa da Terra estará do lado oposto ao seu centro e puxa o corpo na direção oposta. Exatamente no centro da Terra, a força gravitacional sobre o corpo, é nula!
Quanto mais dentro da terra, menos massa temos abaixo de nós (que é o que causa a gravidade) e mais massa temos acima (logo ainda por cima somos puxados para cima).
Essa é a modificação.
À superfície da terra, em que tal situação não acontece, pois temos sempre a mesma massa abaixo de nós (desprezando a massa do ar), quanto mais longe estamos, mais fraca é a gravidade!