Ora antes de mais gostaria de pedir a vossa compreensão para o facto de neste post ir juntar um outro de onde (me parece) esta conversa ainda deriva em certa parte, mas tal se deve à longa ausência que tive aqui da arca.
Posto isto... aqui vai
Parece-me a mim que uma certa pessoa ficou "marcada" desde o tópico "Retrivier vs Labrador" e desde então é uma espécie de "alvo a abater". Como calculam a pessoa a quem me refiro é a Anita.
Se a Anita ou qualquer outro criador de qualquer raça é (ou foi) recomendado pelo CPC isso é GRAVISSÍMO! E é grave quer sejam as razões por detrás dessa recomendação de índole meramente comercial (ajudas a vender uns canitos e dou-te X) ou sejam simplesmente por questões degosto pessoal de quem faz tais recomendações (os exemplares do criador X são muito bons, considerados melhores que os outros).
O CPC como entidade reguladora da canicultura em Portugal tem a OBRIGAÇÃO de ser equidistante de todos os seus associados.
Quero crer, baseado no exemplo que atrás noutro post dei, que tal não se passa. Pelo menos das vezes que recorri ao CPC para recolher esse tipo de informações considero que não me foi mostrada ou enaltecida qualquer preferência e/ou recomendação de NENHUM criador.
(agora um à parte para a Anita relativamente ao outro tópico e que a "marcou"... espero que compreenda os motivos pelo qual falo nesse assunto)
Independentemente de quais quer que tenham sido os motivos relativos à sua vida pessoal (que só lhe dizem respeito a si e aos seus) a Anita tem que compreender 3 coisas:
1º É criadora de cães
2º Está num fórum que trata precisamente sobre animais e neste caso cães
3º Como tal, ao vir aqui está a expor a vertente "profissional" da sua vida e como tal a sua conduta enquanto criadora quer com o CPC quer com os seus "clientes" dizem respeito ao âmbito deste fórum
Se a sua vida pessoal foi "arrastada" para o meio deste processo, lamento imenso. Mas a única pessoa que poderá culpar para tal facto é somente a senhora.
Ainda no âmbito do tópico "Retrivier vs Labrador" (mil perdões a todos mais uma vez

) não posso de deixar de comentar os posts e atitude de um membro que não me recordo do nome agora (peço desculpa...) mas que faz criação de cães e que afirma que tem sempre 7 machos na lista de preferências para cruzar as suas cadelas
Quero dizer-lhe em primeiro lugar que, na minha modesta opinião, as duas principais características que definem um BOM criador são, e por esta ordem:
1º O apoio e disponibilidade demonstrados pelo acompanhamento e crescimento dos cachorros que vende até ao fim das suas vidas
2º Os resultados que os exemplares por si criados obtêm junto das entidades competentes (exposições, juízes)
Gostaria por saber que raça(s) é que cria?
É que pelos seus posts e pelo tipo de criador que demonstra ser por esses mesmos, conheço uns quantos aqui nos arredores de Lisboa (Chelas, Cova da Moura, Bairro 6 de Maio, etc...)
O senhor pergunta a certa altura ao PauloC (tudo bem?...) se não acha que é possível criar simultaneamente com intuito comercial e de melhoramento da raça. Eu respondo a essa pergunta... NÃO!
É que, sabe, quem de facto está interessado no melhoramento da raça da sua eleição não tem em lista de reservas 6/7 machos só nos arredores de Lisboa dos quais gostaria de juntar a sua linha de sangue às das suas cadelas. Porque então ou os 6/7 machos são todos irmãos ou o senhor gostaria de juntar QUALQUER linha de sangue às das suas cadelas e isso, não é, definitivamente, melhorar a raça.
Depois, quem pretendem melhorar a raça faz de como a SeaLords (e bem) afirmou: "Quando pretendo cruzar uma cadela com um determinado macho tem que ser aquele e aquele só aquele e acabou". E sabe porque? Porque isso chama-se selecção. Estudar inumeros cães e pedigrees, as suas linhas, o que têm que pode ser adicionado à cadela com o intuito de que a ninhada daí resultante dê boas perspectivas relativamente à qualidade da sua tipicidade, etc.
E isso leva tempo e dinheiro. E depois pagar o cruzamento leva dinherio. As despesas de veterinário da cadela durante a gravidez, após o parto, as despesas das crias, a alimentação da cadela e da sua prole.... tudo leva dinheiro. Vacinações, registos, chips... tudo custa... e se somar tudo vê que não se pode ganhar dinheiro e ao mesmo tempo melhorar a raça.
Um abraço e cumprimentos a todos e uma vez mais as minhas desculpas
Bullie & Gaspar