Não se compra nem se vende

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

quinta set 09, 2004 8:54 am

Pedra Escreveu:
SarahKay Escreveu:
E eu até fiquei com algumas duvidas:

- Disseram que se a mãe não quisesse saber dos filhos que isso não era impedimento para que estes ficassem na mesma no criador. Isso acontece muitas vezes? A cadela fica agressiva? Qual a diferença entre a sociabilização dos cães com a mãe e só com os irmãos?
Em geral, por volta das 4 semanas (embora isso dependa do tamanho da ninhada, do estado geral da mãe, do aumento de peso satisfatório ou não dos cachorros), começa-se a introduzir gradualmente a alimentação sólida (mas em papa) aos cachorros. A mãe vai começando a ter menos leite, e em geral, quanto menos amamenta, menos leite terá. Chega a uma altura em que os cachorros só são amamentados pela mãe uma ou 2 vezes por dia. Chega também uma altura em que os cachorros já têm dentitos e mordiscam, algumas cadelas evitam a amamentação, e ou rosnam ou se afastam (ou fogem a 7 pés).
Nunca vi casos de verdadeira agressividade, mas é capaz de existir.
Em geral, com 6 semanas, a alimentação principal de um cachorro é aquela escolhida pelo criador (comida seca, ou outra) e a amamentação a existir é praticamente pouca ou zero.
Vantagens de o cachorro estar mais tempo com a mãe. Em geral as mães gostam de observar a bicharada e mete-los na ordem (e garanto.vos que o fazem muito bem e com muita justiça). È comum, a mae estar a comer e quando a filharada vai lá meter o bedelho é recebido com uma bela duma rosnadela. Crueldade? Não. Os pequenos vão assim aprendendo o que é hierarquia.
A ninhada em si. Mesmo não havendo mãe presente, as brincadeiras com os irmãos, as lutas, etc, são muito importantes para o desenvolvimento emocional futuro de um cachorro.
Por outro lado, embora existam excepções, não vale a pena vacinar um cachorro antes das 6 semanas, de forma que é depois disso que se começa o plano de vacinação.
Quanto maior e mais velha está a ninhada, mais come, mais porcaria faz, mais depesas dá.
Portanto quem vende um cachorro com 6 semanas está não só a vender um animal fragil, que não teve tempo suficiente de se relacionar com os da sua especie, como está a poupar bastante dinheiro.
Isabel
Decidi puxar este post por achar que resume muito bem o que deve ser feito e como funciona a sociabilização das crias.

Mas lembro-me de um Criador ter aqui mencionado que só vendia os seus cães aos 3 meses, para conseguir ver quais os melhores exemplares para ficar com um. (acho que foi o Fang)

Esse é outro ponto interessante. A partir de que idade conseguem os criadores ver quais os melhores ou piores exemplares de uma ninhada? Em especial aqueles que dizem vender exemplares da mesma ninhada a preços diferentes consoante asua qualidade?
AlexFaria
Membro Veterano
Registado: domingo ago 15, 2004 5:51 pm
Contacto:

quinta set 09, 2004 9:40 am

Antes de mais peço desculpa por recuar um pouco no topico.

nelsonk Escreveu: Eu detesto ter pena mas dá pena a maneira como tratam a raça :?

Nelson
Sou obrigado a dar razão ao NelsonK.

Vejam este anuncio :
LABRADORES (SCOTEX)
Excelente ninhada de Retriever do Labrador, amarelos, nascidos a 22/08.

Entregamos com:
- Lop (registo no Clube Português de Canicultura)
- Afixo "Terra de Colombo"
- Com as vacinas obrigatória até à data que saírem
- Desparasitados

Até os criadores identificam o cão como sendo o cão do papel higienico...

Acham isto normal ? Que informação vai dar um criador ás pessoas depois de terem dito isto ? Que tambem existem as novas toalhitas descartaveis ? :|

Se este tipo de anuncios tornam a raça relevante e digna de respeito,vou ali e já venho ...
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

quinta set 09, 2004 9:44 am

...
Última edição por Golden_ em terça fev 07, 2006 1:32 am, editado 1 vez no total.
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

quinta set 09, 2004 9:45 am

AlexFaria Escreveu: Antes de mais peço desculpa por recuar um pouco no topico.

nelsonk Escreveu: Eu detesto ter pena mas dá pena a maneira como tratam a raça :?

Nelson

Vejam este anuncio :
LABRADORES (SCOTEX)

Entregamos com:
- Desparasitados

Acham isto normal ? Que informação vai dar um criador ás pessoas depois de terem dito isto ? Que tambem existem as novas toalhitas descartaveis ? :|

Se este tipo de anuncios tornam a raça relevante e digna de respeito,vou ali e já venho ...
Se fôr a casa desse criador até apanha um susto, parece mais um canil municipal do que a casa de um criador, com isto quero dizer que não tem só "Scottex" tem muuuuuuuuuuuuuuuuitas mais raças. E até dá cães com a desculpa de que não rendem, porque as pessoas só querem Labradores e Golden Retrievers...
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

quinta set 09, 2004 9:53 am

Olhe, Alex, para donos de Labs - donos conscientes dos cães que têm - esses anúncios são uma tristeza. Quantas vezes ouvimos nós isso - "Olha o cão da Scottex" - quando vamos na rua... :o

O que se há-de fazer? É como tentar convencer as pessoas de que os Rotts não são monstros e que é o dono que faz o cão... :roll:

Agora, não digo que essa situação não possa ser prejudicial para a raça quando alguém mete na cabeça que tem de ter um cão igual ao do anúncio. Já conhecia o texto do PauloC, está no fórum dos Labs (sim, nós não passamos a vida apenas a elogiar os cães uns dos outros, também falamos de outras coisas). Aliás, se não forem preguiçosos e tendenciosos, procurem o tópico "Antes de comprar um Labrador". Nós, como donos e frequentadores do "clube de bridge" dos Labs, somos os primeiros a dizer aos potenciais donos que:

- O Lab não é um cão sossegado; precisa de correr, de brincar com os donos, de ir à rua para fazer exercício a sério e não os 10 minutos para fazer xixi;

- Que o Lab é por natureza um cão meigo, mas que - tal como qualquer cão - precisa de ser sociabilizado com outros cães e outras pessoas;

- que um Lab não é pachorrento e submisso; como qualquer cão, precisa de donos que saibam estabelecer uma hierarquia lá em casa, para bem-estar do próprio cão;

- que o Lab adulto é bestante grande e pesado, não vai ser toda a vida o cachorrinho fofinho;

- Que se baba, larga pêlo e que precisa de ser escovado, apesar de ter pêlo curto...

Enfim, está lá tudo. Vindo de nós, donos de Labs, e não de donos desses cães da moda. E espero que os criadores também mantenham um papel pedagógico e não entreguem um Lab a qualquer um. Sei que há muitos que não o fazem. Os que só querem ganhar dinheiro... não são criadores.

Cumprimentos! ;)
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta set 09, 2004 9:53 am

MMPA Escreveu:

Nelson

Vejam este anuncio :
LABRADORES (SCOTEX)

Entregamos com:
- Desparasitados

Se fôr a casa desse criador até apanha um susto, parece mais um canil municipal do que a casa de um criador, com isto quero dizer que não tem só "Scottex" tem muuuuuuuuuuuuuuuuitas mais raças. E até dá cães com a desculpa de que não rendem, porque as pessoas só querem Labradores e Golden Retrievers...
Isabel, desculpe lá estar a fugir novamente ao tópico, mas até acho que está relacionado...

O CPC nunca vai fazer nada por uma simples razão...já viram quanto custa registar uma ninhada? Fazendo as continhas, é uma batelada de dinheiro a entrar no CPC, que em vez de estar realmente preocupado cm a canicultura em Portugal está preocupado com outras coisas...Assim, viva a criação desenfreada, as ninhadas todo o ano, os cruzamentos á balda... raças???? Quais raças qual carapuça, interessa é que entre dinheirinho, nada mais.
Portugal dos pequeninos...é o que é...
Pensar que na Alemanha são registadas pouquissimas ninhadas por exemplo, de Rotts, por ano... e que existe uma coisa chamada fiscalização...cá só para rir, e é vê-los entregues ás vezes com a idade de 1 mês...
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta set 09, 2004 10:32 am

Golden_ Escreveu: No entanto, é um compromisso que assumi comigo após a abertura deste tópico, e por concordar c ele, não voltam a sair cachorros da minha casa com menos de 8 semanas, salvo alguma excepção devidamente fundamentada.
Só por isto, o tópico já valeu a pena.
Depois de se adaptar, a esta nova realidade, aínda a vou tentar convencer a somar mais 2 semanitas. :D
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta set 09, 2004 10:36 am

SarahKay Escreveu: Esse é outro ponto interessante. A partir de que idade conseguem os criadores ver quais os melhores ou piores exemplares de uma ninhada? Em especial aqueles que dizem vender exemplares da mesma ninhada a preços diferentes consoante asua qualidade?
Quanto mais tarde, melhor. Certezas, certezas só em adulto. ;)
Quanto aos preços diferentes, eu só posso falar por mim, aqueles que vendo mais baratos, são os que têm faltas evidentes aos 2 meses.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

quinta set 09, 2004 11:20 am

Nelson

Vejam este anuncio :
LABRADORES (SCOTEX)

Entregamos com:
- Desparasitados

Pois, lá está......

Eu já tinha referido isso mesmo....
SarahKay
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 09, 2004 11:26 am

Pedra Escreveu: Ok, para os mais esquecidos, o assunto deste tópico é
Não se deve comprar nem vender cachorros com menos de 8 semanas.
Durmam bem.

Isabel
Qual é a parte deste post que vocês não estão a entender?
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

quinta set 09, 2004 11:26 am

Mas, como já disse antes, será que podemos chamar "criadores" a essas pessoas? :o
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta set 09, 2004 11:38 am

SarahKay Escreveu:
Durmam bem.

Isabel
As conversas são como as cerejas.... ;)
Qual é o tópico neste forum que se mantém no mesmo assunto do inicio até ao fim? ;) Desde que se fale de cães, tudo e válido! podemos começar a falar de coleiras e acabar a falar de alimentação, por exemplo. O que já não acho tanta piada é começarmos a falar de cães e acabarmos a falar no Aborto (humano)!! Mas....isto é a minha opinião ;)
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

quinta set 09, 2004 11:52 am

...
Última edição por Golden_ em terça fev 07, 2006 1:34 am, editado 1 vez no total.
SarahKay
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 09, 2004 1:06 pm

PauloC Escreveu: As conversas são como as cerejas.... ;)
Qual é o tópico neste forum que se mantém no mesmo assunto do inicio até ao fim? ;) Desde que se fale de cães, tudo e válido! podemos começar a falar de coleiras e acabar a falar de alimentação, por exemplo. O que já não acho tanta piada é começarmos a falar de cães e acabarmos a falar no Aborto (humano)!! Mas....isto é a minha opinião ;)
Eu sei isso Paulo, mas estão novamente a enveredar pelo caminho mais fácil que é dizer mal de quem não está para se defender... E isso não está certo, por muito mal que haja a dizer das pessoas!
AlexFaria
Membro Veterano
Registado: domingo ago 15, 2004 5:51 pm
Contacto:

quinta set 09, 2004 1:09 pm

SarahKay Escreveu:
Durmam bem.

Isabel
Sim e ? Não estou a perceber essa sua subita preocupação ...

Estão a ser trocados pontos de vista de forma educada,apesar de não estarem directamente relacionados com o topico, são de interesse.

É melhor isso que ver o topico estragado por trocas de mimos!
Responder

Voltar para “Cães”