Decidi puxar este post por achar que resume muito bem o que deve ser feito e como funciona a sociabilização das crias.Pedra Escreveu:Em geral, por volta das 4 semanas (embora isso dependa do tamanho da ninhada, do estado geral da mãe, do aumento de peso satisfatório ou não dos cachorros), começa-se a introduzir gradualmente a alimentação sólida (mas em papa) aos cachorros. A mãe vai começando a ter menos leite, e em geral, quanto menos amamenta, menos leite terá. Chega a uma altura em que os cachorros só são amamentados pela mãe uma ou 2 vezes por dia. Chega também uma altura em que os cachorros já têm dentitos e mordiscam, algumas cadelas evitam a amamentação, e ou rosnam ou se afastam (ou fogem a 7 pés).SarahKay Escreveu:
E eu até fiquei com algumas duvidas:
- Disseram que se a mãe não quisesse saber dos filhos que isso não era impedimento para que estes ficassem na mesma no criador. Isso acontece muitas vezes? A cadela fica agressiva? Qual a diferença entre a sociabilização dos cães com a mãe e só com os irmãos?
Nunca vi casos de verdadeira agressividade, mas é capaz de existir.
Em geral, com 6 semanas, a alimentação principal de um cachorro é aquela escolhida pelo criador (comida seca, ou outra) e a amamentação a existir é praticamente pouca ou zero.
Vantagens de o cachorro estar mais tempo com a mãe. Em geral as mães gostam de observar a bicharada e mete-los na ordem (e garanto.vos que o fazem muito bem e com muita justiça). È comum, a mae estar a comer e quando a filharada vai lá meter o bedelho é recebido com uma bela duma rosnadela. Crueldade? Não. Os pequenos vão assim aprendendo o que é hierarquia.
A ninhada em si. Mesmo não havendo mãe presente, as brincadeiras com os irmãos, as lutas, etc, são muito importantes para o desenvolvimento emocional futuro de um cachorro.
Por outro lado, embora existam excepções, não vale a pena vacinar um cachorro antes das 6 semanas, de forma que é depois disso que se começa o plano de vacinação.
Quanto maior e mais velha está a ninhada, mais come, mais porcaria faz, mais depesas dá.
Portanto quem vende um cachorro com 6 semanas está não só a vender um animal fragil, que não teve tempo suficiente de se relacionar com os da sua especie, como está a poupar bastante dinheiro.
Isabel
Mas lembro-me de um Criador ter aqui mencionado que só vendia os seus cães aos 3 meses, para conseguir ver quais os melhores exemplares para ficar com um. (acho que foi o Fang)
Esse é outro ponto interessante. A partir de que idade conseguem os criadores ver quais os melhores ou piores exemplares de uma ninhada? Em especial aqueles que dizem vender exemplares da mesma ninhada a preços diferentes consoante asua qualidade?