Alimentar ou não os cães da rua

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder

É a favor ou não que se alimentem os cães de rua?

sim
54
76%
não
17
24%

Total de votos: 71
dicas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

terça out 01, 2002 8:44 pm

Caro nel

Tornando minhas as sua palavras, tive a pachorra de ler a sua intervenção, que me parece correta, sim senhor, mas apetece-me perguntar, com todo o respeito:

... e depois???

Você acabou por fazer uma súmula das posições que têm sido tonadas por dezenas de intervenientes em dezenas de assuntos neste fórum. Claro que não há soluções (sejamos utópicos, haverá sempre a tal do "homem novo" em que já ninguém acredita), claro que vivemos no país em que vivemos, etc.

Ninguém deixa de abandonar cães nem de infrigir as leis, porque é a nossa natureza. Nem mais. Somos assim, e deitar iogurtes para fora do carro é uma pontinha pequenina do iceberg. Lixarmo-nos e até matarmo-nos todos os dias, faz parte da mesma realidade.

Não vou é misturar cães famintos com a minha filosofia ou com os meus ideias. Alimento-os porque sim e isso chega-me. Porque fui educado assim, porque me identifico com eles, pura e simplesmente porque eles têm fome e eu posso saciá-la.

E para mim, isso chega-me, e nem tenho de defender a minha posição, basta-me ver um deles comer o que eu lhe der.

Cumprimentos

JoseLuis
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça out 01, 2002 11:00 pm

as leis dão muito trabalho a cumprir, quando convem. abandonar animais, que eu saiba, é ilegal, mas se o polícia me vir deitar o cão fora, até aposto que não diz nada. mas se me vir a dar-lhe de comer, se calhar chateia, porque isso também é proíbido.
o que tem a caridadezinha a ver com os animais? os pobrezinhos até têem 2 bracinhos para trabalhar... até existe o rendimento mínimo (que leva alguns a preferirem ficar em casa a descansar), subsídios, o padre, etc. claro que há casos de miséria indescrítiveis. mas nunca vi nenhum poderoso deixar os seus privilégios para minorar a sorte dos tais pobrezinhos. seria caridadezinha? não me parece. seria mais uma questão de justiça social! adiante!
em relação aos animais, não tenho ilusões que os vadios estão condenados (muitos de casa, também). mas será que ao menos, não poderão estar minimamente alimentados enquanto cá andarem? o que resolve não os alimentar? é por isso que deixa de haver abandonos? podem crer, que mesmo alimentados, os da rua morrem, sobretudo de doenças.
se o estado nunca teve capacidade para resolver o problema dos pobrezinhos, vai-se preocupar com a sorte dos animais? :lol: :lol: :lol: estes nem chateiam, não se revoltam, não provocam agitação social. em último caso, há sempre a lei - uma injecção "atrás da orelha". isto para não falar em certas "almas mais caridosas" que se encarregam de os mandar para os anjinhos.
anjaazul
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

quarta out 02, 2002 1:51 am

Olá a todos!

Este tópico despertou-me a curiosidade, não só por ser polémico, mas pela quantidade de mensagens... Só não participei ainda porque sabia que ia fical muito irritada com certas opiniões... Nem sequer vou comentá-las, vou antes contar uma breve história:

Uma senhora gosta muito de animais e ajuda todos os gatos (especialmente) em apuros! Como não tem quintal e havia muitos gatos abandonados, mandáva-lhes comida para o quintal da vizinha... Começaram a aparecer mais bichanos e a comida a cheirar mal... As vizinhas não acharam piada à ideia e advertiram-na, ela não ligou (na sua teimosia) e continuou... As vizinhas telef. para a Câmara, de modo a tirarem de lá os animais, mas como, se alguém danificasse ou roubasse as jaulas, elas teriam que pagar 50 contos, desistiram da ideia... Então, mandaram veneno, e os gatinhos alguns de meses, morreram (morte horrorosa)!!! A senhora conseguiu salvar uma gatinha e ficou com ela... Mas apesar dos avisos, não a esterilizou, e a gatinha foi passear... CONCLUSÃO: Veio grávida, e apesar da senhora gostar muito de animais, a solução foi... AFOGÁ-LOS!!!

Ora que bela história! Desculpem o meu tom sarcástico, mas tem a ver com o meu estado de espírito!!! Tudo tem que ter um peso e uma medida... E quando agimos temos que pensar nas consequências! Muitas pessoas estão cheias de boas intenções, mas, como se diz, "de boas intenções está o inferno cheio", mas depois só fazem asneiras!

Como é que eu podia ser contra dar comida a animais que quase nos comem com os olhos????????? Só que há que saber onde deixar a comida. Se são muitos animais, então o melhor é apanhar os que se conseguir e tentar esterelizar ou doar!

Tinha 7 gatinhos no fundo do meu quintal que foram abandonados pela mãe. No início dava-lhes comida, mas pensei que não era só dar comida e pronto, está resolvido o problema!!! Então trouxe-os para casa e depois de muitos contactos,consegui lares para 5 (2 ficaram comigo)!

Há que resolver o problema e não tapar o problema (o que muitas vezes também é dificil...). Mas om isto não sou a favor de teorias radicais que afirmam que o melhor é acabar com eles (parece o preidente Bush: "A solução para acabar com os incêndios é acabar com as florestas!!!)

E assim me despeço e peço para me desculparem pela extenção da mensagem, mas compreendem, não compreendem?????..........

Beijinhos peludos!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta out 02, 2002 7:27 am

Só mais um àparte.
Desculpem se já estão fartos deste tópico.
Eu fiz uma defesa do acto de Amor - pelo próximo e pela natureza, mas devo dizer - rebato-me a mim própria - que não há nada pior que o amor cego !
É extraordinário o número de tragédias causadas pelo amor insensato!
Em tudo convém que as boas intenções sejam temperadas pelo bom senso.
Eu tenho o maior respeito pelo Paulo C e penso que o radicalismo da sua posição é causado pela irritação que nos provoca a constante insensatez das pessoas "boazinhas".

Não vejo porque é que há-de ser 8 ou 80.
Ou alimentar os animais na rua ignorando as consequências ou matá-los de fome (ou de qualquer outra maneira).

Porque é que não se há-de optar por esterilizar os vadios ? Com o tempo e com boas campanhas de adopção, o problema seria minorado de forma significativa.
Porque não punir quem abandona os seus animais ?
Porque não tornar o 'chip' obrigatório ?
Porque não fazer campanhas de sensabilização da opinião pública e , sobretudo, dos mais novos ?

Eu sei que, neste país, só o pessoal honesto é sujeito à lei.Todos nós sabemos.
Mas tem de se começar por algum lado !
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quarta out 02, 2002 9:57 am

Olá

Lá estamos

O chip obrigatório não resolve o problema dos animais vadios, pode (mas não acredito) resolver parte do problema dos animais abandonados .
Apenas serão um inibidor

As pessoas ainda não perceberam que não têm que abandonar os animais . Basta , quando estão fartos deles , levá-los ao canil municipal da sua residência e deixá-los, tão simples como isto.

Os animais vadios são outra coisa , tiveram origem, possívelmente no abandono mas agora têm capacidade de reprodução e de se alimentarem (lixo etc.) , ou seja existe uma população auto-suficiênte em expansão , que ainda por cima são ajudados por pseudos-amiguinhos-defensores-dos-animais-e-seus "direitos".

São uma praga e têm que ser exterminados ( os animais,claro).

Só nos E.U.A estimam-se em 300 mil animais de espécies protegidas sejam "assassinados " pelo gato doméstico !!!
E os cães selvagens ou seja os vadios que vão para os montes e serras e que por lá formam as suas matilhas alimentam-se de quê ? vão lá as tias e os tios levar os restos? claro que não, além de não dar jeito e também ninguém vê, logo viram~se para a fauna e quando a fome aperta, lá vão os rebanhos e as culpas para o lobo .
Num municipio perto da capital numa semana capturaram 7 ( SETE ) cães e o departamento considera um MUITO BOM NUMERO . Dá para perceber a tarefa gigantesca que temos pela frente . E há tanta coisa útil para fazer.
Um abraço
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta out 02, 2002 10:12 am

Caro dicas

“...e depois???” – pergunta-me.

Eu já estava à espera desta pergunta. É típico. Quando uma pessoa manifesta uma opinão diferente da maioria, cobra-se-lhe de imediato uma solução para que essa opinião fique validada.

Se me pergunta “... e depois?” eu respondo-lhe de imediato, com toda a seriedade e com todo o respeito: Não sei.

Até poderia usar alguns argumentos do Paulo C ou fazer citações da última intervenção da Aisd, mas isso seria continuar a alimentar uma polémica e a contribuir para um extremar de posições, onde afinal nem creio que existam radicalismos do tipo 8 ou 80, como foi referido.

Parece-me que todos os intervenientes (todos sem excepção) estão de acordo que este problema é grave (abandono de animais) e que urge resolvê-lo.
Quando a questão de alimentar estes animais foi levantada, subjacente estava o problema de fundo, esse sim, verdadeiramente grave: o abandono dos animais. A problemática da alimentação dos animais da rua veio por consequência. É de facto um mal menor e com isto perdeu-se de vista o cerne da questão.

Na minha intervenção anterior não desdenhei nem muito menos quis amesquinhar as pessoas que alimentam os animais da rua. Eu próprio me incluí nesse grupo.
Ao procederem assim, as pessoas não o fazem por mal. Mas continuo a pensar que isso em nada contribui para resolver o problema. Pelo contrário, só o perpetua. Nisto mantenho-me firme.

Para a resolução deste problema não existem soluções fáceis nem imediatas, principalmente no país que temos. Vamos por isso meter a cabeça na areia? Lá porque o problema é difícil de resolver, vamos perpetuá-lo?

Eu, pela parte que me toca, sinto a cosciência muito mais tranquila em tomar esta posição, que, repare-se, nem é fundamentalista nem radical, usando as expressões em voga. Mas não me exijam soluções milagrosas. Se pensarem bem, cada um de vós, à sua maneira, pode fazer uma forcinha no sentido de se sair deste impasse. Eu quando vociferei com a tal senhora que atirou o iogurte pela janela do carro, não endireitei o país. Mas, que diabo, lá porque isto é uma pontinha do iceberg, devemos desistir e demitir-nos? Penso que não.

Sabem o que eu penso de tudo isto? A questão inicial - alimentar ou não os animais da rua - vinha à partida “envenenada” embora, creio, que não intencionalmente. Depois deu toda esta celeuma. E, por um lado, ainda bem...

De qualquer forma, julgo que todos estamos de acordo (repito, todos sem excepção) que alimentar os animais da rua, para além de não resolver o problema, ainda o agrava.
Se esta polémica alguns frutos deu, foi este.
Por que havemos então de nos agredir com palavras? Não estamos todos no mesmo barco?

Cordiais saudações
Manuel Cabral
dicas
Membro Veterano
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

quarta out 02, 2002 12:35 pm

Caro nel:

não, não, não, não etc. Entendeu mal...

"Eu já estava à espera desta pergunta. É típico. Quando uma pessoa manifesta uma opinão diferente da maioria, cobra-se-lhe de imediato uma solução para que essa opinião fique validada. "

Nao tem uma opinião diferente da maioria. Antes pelo contrário, tem todas as opiniões da maioria, e por isso a minha pergunta, que era exactamente ...e depois, a que conclusão chegamos? Não se trata de lhe pedir uma solução porque nem você nem eu temos poderes para tanto...

Podíamos filosofar eternamente sobre este assunto, e era exactamente isso que faríamos...

Alimentar os animais agrava o problema? Claro... Lembrei-me agora de fazer uma recolha de assinaturas para não se matar a fome em África. Passou-me pela cabeça que pode agravar o problema da fome no Mundo.
E vou passar a apoiar o Bush... deitar as árvores abaixo soluciona o problema dos fogos.

Sou algravio, naminha terra os cães saiam de casa e tinham em quase todas as portas comida e água, eram elementos da comunidade e tratados como tal. Pagavam com o seu trabalho ajun«dando os pescadores e tomando conta dos barcos. Isto já foi há uma eternidade, mas ainda hoje se vêm as latas com restos para os cães e água, isto claro na parte velha da cidade.

Caro amigo, se os cães têm fome, mate-lhes a fome e não pense muito nisso. Eu por mim, sou mais violento para os atiradores de iogurte do que possivelmente foi. Ainda luto pelos meus ideias, não desisti de lutar contra a cretinice e o egoísmo que regem a nossa sociedade. Mas, à pergunta que acha envenenada e que eu acho que não tem razão de ser, eu respondo: A favor, sempre, desde que eles tenham fome...

Estamos de acordo???
mona
Registado: quarta out 02, 2002 12:43 pm

quarta out 02, 2002 1:00 pm

[quote=wasserluft]
Não Concordo !!!
Não se deve alimentar nem caes nem gatos de rua .
Passeio sempre o cão de Trela ,no entanto , quando faço o quarto passeio diario do meu Pastor Belga Tervueren por volta das 23- 01 da noite levo-o solto . Como ele só come ração é mais que natural havendo ossos ou outro tipo de alimento o instinto natural do cão ele a milhas de distância cheire e ,como é natural está pronto a banquetear-se . Não quero que um cão que eu tive a sorte de arranjar pois cá não há criadores ,basta dizer que tive 10 anos a aguardar que aparecesse um pois este veio do Canada e o meu primeiro vaio da Belgica , morra com um osso de galinha que algum Imbecil pôs na rua para alimentar o rafeiro da Esquina .
Já não basta quando estou na minha casa (St Marta de Corroios ) ter sempre cuidado pois existe uma Imbecil (Senhora) que alimenta os caes da rua .
Pois é alimenta-os mas não os vacina ou seja lá estão eles prontos para espalhar Pulgas ou Pior Parmovirose .
Não é que os "Rafeiros não tenham direito a vida . Mas pôr em risco um Tervueren ????

Isso Não !!!!!!

Terv Rules
[/quote]
mona
Registado: quarta out 02, 2002 12:43 pm

quarta out 02, 2002 1:09 pm

:( Fico muito triste ao ler mensagens do tipo desta do sr. Wasserluft...
Como é possível haver tanta insensibilidade a respeito dos animais?
Como é possível escrever frases como esta "pôr em risco a vida de um".."
por causa de uma senhora Imbecil dar comida aos cães da rua"?
Isto chama-se o quê? frieza, vaidade, falta de educação?
Lamento sr. Wasserluft, a minha cadela é rafeira, os meus 5 gatos são rafeiros (dei-lhes comida na rua e apanhei-os na rua) hoje são felizes e vou contnuar a tentar fazer outros felizes apesar de correr o risco de ser chamada de imbecil por alguem tão imbecil quanto o senhor.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta out 02, 2002 2:31 pm

Belo !
Gary e Wasserluf , radicais !
Também conheço alguns ! Que dizem :
- eu cá dava solução ao problema dos drogados com uma 'overdose' em cada um !
- cá para mim os criminosos são gente que não quer trabalhar ! Trabalhos forçados com eles !
- acho que os 'sidosos' deviam ser isolados do resto.Uma aldeia em Trás-os-montes, sei lá !
e por aí fora !
Soluções simples e redutoras da realidade - qual é o problema ?
Se fosse por aí - em relação aos cães - o meu Calvin em vez de ter sido devolvido aos donos,tinha sido abatido - culpado do crime de ter sido roubado e depois abandonado.
A minha vizinha, que está desesperada porque o seu York desapareceu, bem podia perder as esperanças.
A senhora deste fórum que perdeu um Griffon escusava de perder tempo.
Só espero que, quando tocar a vossa vez (ninguém está livre), usem com os vossos cães da misericórdia que vocês negam aos outros.

Desculpem lá, mas parece que as pessoas só se dão conta da realidade, quando lhes toca a elas.
Peço igualmente desculpa, caso tenha interpretado mal as vossas intervenções.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta out 02, 2002 3:17 pm

Caro dicas

Eu não queria entrar neste tipo de argumento/contra-argumento que, creio, não leva a lado nenhum. Mas o meu amigo coloca as coisas de um modo, que não tenho outro remédio senão responder.

Como não entendeu a minha mensagem, vou repetir e reforçar o que disse anteriormente: Creio já todos termos chegado à conclusão que alimentar os animais abandonados não resolve o problema. Pelo contrário, eterniza-o, com consequências que podem agravá-lo. Por isso, essa acção, que pode ser feita com todo o carinho, tem este aspecto que é altamente perverso. Há que evitá-lo. Parece-me que nisto estamos de acordo. Ou não?
Agora, se se contenta apenas em dar de comer ao animal e ficar-se por aí, bom, assim não. Assim, de facto, não saimos da cepa torta...

Um abraço
Manuel Cabral
Benjamim20
Membro Júnior
Registado: quarta mai 08, 2002 9:22 am

quarta out 02, 2002 3:36 pm

[quote=wasserluft]
Não Concordo !!!
Passeio sempre o cão de Trela ,no entanto , quando faço o quarto passeio diario do meu Pastor Belga Tervueren por volta das 23- 01 da noite levo-o solto . Como ele só come ração é mais que natural havendo ossos ou outro tipo de alimento o instinto natural do cão ele a milhas de distância cheire e ,como é natural está pronto a banquetear-se . Não quero que um cão que eu tive a sorte de arranjar pois cá não há criadores ,basta dizer que tive 10 anos a aguardar que aparecesse um pois este veio do Canada e o meu primeiro vaio da Belgica , morra com um osso de galinha que algum Imbecil pôs na rua para alimentar o rafeiro da Esquina .
Já não basta quando estou na minha casa (St Marta de Corroios ) ter sempre cuidado pois existe uma Imbecil (Senhora) que alimenta os caes da rua .
Pois é alimenta-os mas não os vacina ou seja lá estão eles prontos para espalhar Pulgas ou Pior Parmovirose .
Não é que os "Rafeiros não tenham direito a vida . Mas pôr em risco um Tervueren ????

Isso Não !!!!!!

Terv Rules
[/quote]
Benjamim20
Membro Júnior
Registado: quarta mai 08, 2002 9:22 am

quarta out 02, 2002 3:40 pm

[quote=wasserluft]
Não Concordo !!!

Isso Não !!!!!!

Terv Rules
[/quote]

Meu caro amigo Wasserluft,

Estou chocada com o que escreveste acerca deste assunto. Será o teu cão dtão diferente de um rafeiro da rua??? A única diferença que encontro é que ele teve, de facto, muita sorte em ter uma casa, um dono que o acarinha e comida que o alimenta. A raça importa? Pelos vistos sim.Os cães de rua não têm essa sorte. Se tens medo que se engasgue com um osso de galinha não o leves a passear para o pé dos ditos "rafeiros" que pareces desprezar ou então não o leves à Rua. Ficará mais protegido. Chiça, foste mesmo cruel!
Sempre podes vacinar o teu cão e evitar que apanhe doeças.

Para acrescentar, eu sou um desses"Imbecis" que dá comida aos cães de rua.

Sofia & Benjamim
dicas
Membro Veterano

quarta out 02, 2002 5:56 pm

Aos críticos do wasserluft de má memória:

Pessoal, eu também já caí nessa, a mensagem do fulano é a última da PRIMEIRA página... Nesta altura, o homem está mais que desancado (o que aliás merece!!)

Parece que foi visto pela última vez com a sua raridade de quatro patas a fugir para a Patagónis
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quinta out 03, 2002 2:00 pm

Olá
Para a aisd e etc.

O problema é que voçê confunde as coisas.

O post do wasserluf foi pura brincadeira , aliás já aqui denunciado .
mas mesmo que não seja brincadeira , onde raio vai buscar argumentos para pôr tudo no mesmo saco?, você leu, mesmo, as minhas opiniões sobre não alimentar animais vadios , e a posição que a sociedade deve ter perante este problema, que daqui a pouco vira epidemia.
Porque teima em confundir animais com seres humanos , ainda não percebeu que existem substanciais diferenças.

É leviano e sem sentido as comparações que teima em fazer.
Um abraço
Responder

Voltar para “Cães”